1242,7kWh poupados 1242,7 kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

PS e PCP exigem medidas face a aumentos dos combustíveis nos Açores

Gasolina sobe 3,5 cêntimos e gasóleo 16,3 cêntimos por litro no arquipélago. Francisco César pede preços mais baixos; PCP quer intervenção pública na formação de preços.

"Precisamos de preços dos combustíveis mais baixos e de decisões que protejam verdadeiramente quem vive e trabalha nos Açores"
i

▲"Precisamos de preços dos combustíveis mais baixos e de decisões que protejam verdadeiramente quem vive e trabalha nos Açores"

DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

▲"Precisamos de preços dos combustíveis mais baixos e de decisões que protejam verdadeiramente quem vive e trabalha nos Açores"

DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

O PS/Açores e o PCP exigem medidas do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) para proteger as famílias e as empresas face ao aumento dos combustíveis, verificado a partir desta terça-feira.

Numa publicação na rede social Facebook, o líder do PS/Açores, Francisco César, defende “uma coisa muito simples: os açorianos não podem continuar a suportar sempre mais custos”.

“Precisamos de preços dos combustíveis mais baixos e de decisões que protejam verdadeiramente quem vive e trabalha nos Açores”, lê-se na publicação.

O socialista lembra que “os combustíveis voltam a subir nos Açores” e “isso sente-se diretamente na vida de quem trabalha, de quem tem uma empresa e de quem depende do carro todos os dias”.

“A gasolina sobe 3,5 cêntimos por litro e o gasóleo 16,3 cêntimos. Para muitas famílias e empresas açorianas, estes aumentos significam mais despesa ao fim do mês e menos margem para tudo o resto”, alerta Francisco César.

O líder regional socialista considera ainda que “há uma questão que não pode ser ignorada”, sustentando que “quando os preços sobem, o Governo também arrecada mais”.

“Esse aumento da receita deve servir para aliviar o esforço das pessoas, e não para lhes pedir sempre mais. É essa posição que vou continuar a defender”, sustenta.

Também o PCP/Açores condenou o aumento “abrupto” dos preços dos combustíveis na Região, considerando que as subidas “empurram os preços para níveis incomportáveis” com impacto nas famílias e economia, “num território já marcado por desigualdades estruturais, baixos salários e elevados custos de transporte” e reafirma a necessidade urgente de uma intervenção pública na formação dos preços dos combustíveis.

O PCP/Açores defende, numa nota de imprensa, a regulação dos preços dos alimentos, a criação de mecanismos de compensação para os setores mais afetados, nomeadamente a pesca, a agricultura e os micro, pequenos e médios empresários.

A direção regional do PCP quer uma revisão e reforço do regime específico de formação de preços, de forma a assegurar uma resposta adequada às condicionantes e à realidade insular.

Depois de três meses consecutivos em que se registaram descidas, o preço dos combustíveis no arquipélago voltou hoje a aumentar.

O preço dos combustíveis nos Açores aumentou hoje, com a gasolina a custar mais 3,5 cêntimos por litro e o gasóleo mais 16,3 cêntimos por litro.

A partir de hoje, o preço da gasolina sem chumbo I.O. 95 octanas é fixado em 1,854 euros por litro nos Açores. Já o gasóleo rodoviário passa a custar 1,885 euros por litro.

O gasóleo colorido e marcado consumido na agricultura passa a custar 1,585 euros por litro e o gasóleo colorido e marcado consumido na pesca 1,395 euros por litro.

Quanto ao gás butano, verifica-se uma subida de 4,6 cêntimos por quilo.

Assim, o gás butano vendido ao público, no estabelecimento do revendedor, em garrafas de 26 litros ou mais, custa 1,731 euros por quilo e o vendido em garrafas de 24 litros, construídas em materiais leves (até oito quilos de vasilhame), 1,931 euros por quilo.

O gás butano canalizado custa 1,731 euros por quilo e o gás butano a granel 1,323 euros por quilo.

Nos meses de abril e maio, o Governo dos Açores baixou o ISP em 3,5 cêntimos por litro na gasolina e quatro cêntimos por litro no gasóleo, para atenuar a subida acentuada dos preços do petróleo.

Em junho, o executivo açoriano decidiu aumentar o desconto no ISP, mas o Bloco de Esquerda/Açores acusou o Governo Regional de não aplicar a redução prevista numa resolução aprovada, em maio, pelo parlamento açoriano, de 10 cêntimos por litro na gasolina e 15 cêntimos no gasóleo.

O aumento dos preços dos combustíveis acontece num contexto de forte tensão geopolítica no Médio Oriente e após o ataque dos Estados Unidos ao Irão, com os preços do petróleo pressionados pelo encerramento do estreito de Ormuz e pela volatilidade dos mercados internacionais.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.