Cada vez são mais as mulheres que seguem um estilo de vida saudável e praticam desporto. Mas no meio de todos os exercícios e alongamentos, esquecem-se que o soutien que usam é fundamental para manter uma boa postura durante a prática de várias atividades físicas. Consoante a modalidade, as mulheres devem escolher um tipo de peça confortável que suporte e acondicione o peito. Um soutien de desporto adequado pode evitar que os tecidos fiquem flácidos e que o peito seja espalmado com alguns movimentos. Quanto maior for a copa, maior deve ser o suporte, e quanto maior for o impacto de uma modalidade, também.

Com a ajuda de algumas escolhas do Observador, conheça a peça ideal para ter uma maior flexibilidade de movimentos segundo o tipo de atividades que pratica:

Atividades com baixo impacto

4 fotos

Se é adepta de ioga, pilatesmusculação ou caminhadas, este tipo de modelo é para si. Os sutiãs de desporto com suporte leve garantem uma mobilidade total para atividades com movimentos mais lentos — como abdominais, por exemplo. Já as alças cruzadas permitem uma maior flexibilidade de movimentos e proporcionam a sensação de uma segunda pele. Mas atenção: este tipo de soutiens é apenas indicado para copas A e B, uma vez que não acondiciona peitos maiores com copas superiores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Atividades com médio impacto

4 fotos

Se pratica modalidades como crossfit, kickboxing, spinning ou musculação com barras, é recomendável que opte por um modelo com suporte médio para reduzir impactos e ressaltos. Este é indicado para copas A, B e C e deve ser composto por materiais mais elásticos para garantir um maior suporte e durabilidade. Já as alças convém serem reguláveis, com costas à nadador ou cruzadas, para fornecerem estabilidade e distribuírem o peso do peito ao longo da coluna.

Atividades com alto impacto

4 fotos

Os soutiens com acondicionamento elevado são recomendáveis em todas as modalidades que exijam grandes impactos com o solo ou movimentos rápidos: corrida, dança ou ginástica. Por ser mais indicado para copas C e D, acaba por ter um suporte reforçado com decotes mais subidos. Já as alças são normalmente ajustáveis para permitirem um ajuste perfeito do sutiã ao corpo e promoverem total liberdade de movimentos. Alguns modelos chegam ainda a ter almofadas removíveis para uma melhor modelação do peito. Em caso de dúvida entre três tipos de modelos, opte por este.

Texto editado por Ana Dias Ferreira.