O Observador preparou para si uma lista de aplicações móveis que, acreditamos, quererá instalar no seu dispositivo móvel (smartphone ou tablet). Algumas são mais conhecidas, outras mais obscuras, algumas são gratuitas, outras pagas, mas merecedoras do seu investimento. São apps que querem ajudá-lo a organizar o seu dia-a-dia, aplicações que querem entretê-lo ou ajudá-lo a encontrar um bom restaurante. Mas também apps que querem estimular a sua criatividade e ajudar a proteger-se dos hackers. E também aplicações que querem ajudá-lo a comunicar com quem lhe é próximo, porque nem sempre estamos juntos. Nem sempre é Natal.

Conheça a lista

sleep

A app que o ajuda a acordar mais bem-disposto

Acontece-lhe muitas vezes acordar aturdido, à hora marcada pelo alarme, com a sensação de que, apesar de ter dormido horas suficientes, não descansou tanto quanto gostaria? Provavelmente isso acontece porque o alarme o acordou numa fase em que dormia profundamente. Há algumas apps, entre as quais o Sleep Cycle, que podem resolver este problema. Graças ao dispositivo interno que existe no seu smartphone que deteta oscilações – o acelerómetro – o Sleep Cycle vai analisar, em tempo real, a fase do sono em que se encontra e procura acordá-lo no melhor momento possível num intervalo de tempo definido por si (idealmente meia hora). Basta colocar o telefone ao lado da almofada e deixar a app a funcionar. Esta vai, também, analisar a sua qualidade do sono, através dos seus movimentos e do ritmo da respiração. Faz-lhe confusão dormir com o telefone ao lado da cabeça? Três palavras para si: Modo de Avião. Experimente, diga ao Sleep Cycle que quer acordar, no máximo, às 7h30. Não se surpreenda se às 7h17 o seu smartphone o acordar, lentamente, quando o sono é mais leve. O leitor vai agradecer, tal como irão as pessoas com quem se cruzar nas primeiras horas de cada dia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Disponível em iOS e Android

Custo 0,89 euros na App Store da Apple e 1,49 euros na Google Play

emel

Moedinhas para o parquímetro? Isso pertence ao passado

Esta foi a app do ano para muitas pessoas que vivem ou trabalham em Lisboa, em especial os automobilistas. A empresa que gere o estacionamento na cidade, a EMEL, lançou a ePark, que permite pagar a tarifa do estacionamento de forma remota, com o seu smartphone. A ePark quer fazer com que passe a ser uma coisa do passado vasculhar a carteira por trocos, ser multado porque deixou passar o tempo de estacionamento que tinha comprado e, também, pagar por mais tempo do que acabou por necessitar. A app funciona com pré-carregamento, permite definir o tempo que se pretende, terminar o estacionamento a qualquer momento e ser alertado no smartphone quando o tempo contratado expirou. Aí, pode prolongar o estacionamento sem ter de interromper o que está a fazer.

Disponível em iOS, Android e Windows Phone

Custo Gratuita

FullSizeRender (23)

Não tem imagens flash no iPad ou iPhone? Não há problema

As imagens e animações flash continuam a ser um formato muito utilizado por muitos sites na internet, mas os dispositivos da Apple (como o iPhone ou o iPad) bloqueiam a leitura destes elementos. Porquê? É uma longa história, mas basicamente porque o falecido fundador da Apple, Steve Jobs, acreditava que esta tecnologia tornava os dispositivos vulneráveis à infestação por vírus e outros programas maliciosos. Surgiu, então, o Puffin Web Browser, que nestas situações pode substituir o Safari e vai permitir-lhe ver imagens ou animações em flash, o que recomendamos que faça apenas com “sites” em que confia. Há uma versão gratuita, com algumas limitações, mas também uma versão paga.

Disponível em iOS e Android

Custo 3,59 euros na App Store da Apple e 2,91 euros na Google Play


FullSizeRender (27)

E agora? Onde vamos jantar?

Tem disparado em popularidade lá fora mas também em Portugal a Zomato, uma app que ajuda a descobrir novos restaurantes perto de si. A base de dados está cada vez mais completa, sendo possível a pesquisa por tipo de culinária, custo médio e muitos outros parâmetros de pesquisa. A app conta neste momento com 311.100 restaurantes listados em 18 países, pelo que pode também ser muito útil quando está a viajar. Para cada restaurante é comum encontrar comentários de utilizadores e fotografias dos pratos e, também, das ementas, para saber o que há e quanto custa antes de se sentar à mesa.

Disponível em iOS e Android

Custo Gratuita

FullSizeRender (22)

Uma app portuguesa com (muito) sucesso

Teve grande sucesso uma app feita por portugueses e que promete “transformar as suas fotos em histórias”: a Storyo. A partir da informação que está armazenada em cada uma das suas fotos, como a data e o local onde foi tirada (o chamado “metadata”), a Storyo compõe sequências personalizáveis em vídeo, acompanhadas pelas músicas fornecidas pela app. Fez uma viagem inesquecível? Sentiu-se bem e em família na noite da Consoada? Selecione as fotos que quer ver incluídas e a app vai organizá-las num slideshow em vídeo, que poderá guardar para si ou partilhar nas redes sociais. A Storyo foi eleita a “Best Consumer App de 2014” dos Xammy Awards, promovidos pela empresa americana Xamarin.

Disponível em iOS

Custo Gratuita

FullSizeRender (24)

O pesadelo dos taxistas já chegou a Portugal

Já chegou a Portugal a Uber, a app que um pouco por todo o mundo está a levar os taxistas ao desespero. A Uber quer ser uma alternativa aos tradicionais táxis, uma empresa formada na Califórnia que começou por ser um serviço de transporte de luxo mas que, entretanto, já se massificou. Através das capacidades de geolocalização do seu smartphone, basta definir um local onde quer ser recolhido e onde quer ir. O motorista de “carro negro” que estiver mais perto de si – e são cada vez mais – irá ao seu encontro e irá transportá-lo até ao local desejado. O pagamento é feito online, de forma imediata, através do cartão de crédito. Não há aqui moedas nem notas.

Disponível em iOS e Android

Custo Gratuita

FullSizeRender (25)

Hyperlapse

Ninguém passou indiferente este ano à Hyperlapse, uma app de criação de vídeo lançada pela rede social Instagram. Se não conhece, não perca. A aplicação grava em time lapse, ou seja, acelerando a recolha das imagens em movimento e criando um efeito só possível, até recentemente, com material fotográfico específico. Veja neste vídeo promocional alguns vídeos feitos pela Hyperlapse. E inspire-se.

Disponível em iOS (Android deverá estar disponível em breve)

Custo Gratuita

14877-b

Um jogo que o vai pôr a sonhar com múltiplos de três

É cada vez mais fácil encontrar excelentes jogos para dispositivos móveis, desde os mais elaborados aos mais simples e viciantes. Por falar em simples e viciante, conheça o Threes, um jogo em que terá de arrastar blocos de um lado para o outro numa grelha, com o objetivo de fazer múltiplos de três. Diz-se que o jogo foi concebido durante uma noite mas mais de meio milhão de pessoas já estão viciadas. Além de jogos, encontra também quizzes (desafios), falámos de um há poucos dias. Foi feito em Portugal e chama-se Sei+.

Disponível em iOS e Android

Custo 1,79 euros na App Store da Apple e 0,81 euros na Google Play

og-logo-sunrise

A melhor alternativa ao calendário que vem com o smartphone?

Não está satisfeito com a aplicação nativa de calendário e gestão de tarefas que vem com o seu iPhone, iPad ou dispositivo Android? Mesmo que esteja, conheça alternativas e o que estas podem fazer. A Sunrise Calendar parece ser a eleita pela imprensa especializada internacional como a melhor alternativa. A aplicação aposta num design simples mas elegante, com funcionalidades como a integração com o ecrã “Hoje”, para que possa saber o que tem agendado para cada dia, assim que o sol se ergue no céu. Experimente.

Disponível em iOS e Android

Custo Gratuita

FullSizeRender (28)

Festejar os golos da sua equipa antes de passarem na TV

Há várias aplicações que lhe entregam notificações em tempo real sobre o que está a passar-se nos jogos da sua equipa favorita. A LiveScore é uma das mais conhecidas em todo o mundo. Mas uma empresa portuguesa lançou no ano passado uma aplicação que lhe mostra o que está a acontecer no jogo em velocidade recorde, antes mesmo de passar na TV. A Kickoff, que só no primeiro mês após o lançamento teve mais de meio milhão de downloads, é a aplicação de eleição para os maiores fanáticos e para quem costuma fazer apostas online em jogos de futebol. Como funciona? Há alguém que está no estádio equipado com um iPad a “contar” o que vê e a fazer chegar essa informação em frações de segundo aos utilizadores. Nada que se compare com os vários segundos de atraso com que chegam as transmissões televisivas.

Disponível em iOS

Custo 1,79 euros na App Store da Apple

snapseed

Um editor de fotografias poderoso. E gratuito

É feito pela Google um dos melhores editores de fotografia que existem para dispositivos móveis como o iPad (e iPhone, claro) e os gadgets com o sistema operativo Android. O Snapseed gaba-se de conseguir transformar qualquer utilizador num profissional da edição de fotografia. Exageros à parte, trata-se de uma aplicação capaz de aplicar vários filtros que alteram o aspeto da fotografia, com destaque para os efeitos Retrolux, Tilt-Shift e Center Focus. Experimente. É gratuita.

Disponível em iOS e Android

Custo Gratuita

nc_024736

Escrever no smartphone é como arrastar uma varinha mágica

A Apple liberalizou, com a última versão do seu sistema operativo, a utilização de teclados feitos por terceiros. Ou seja, passou a ser possível ter alternativas ao teclado nativo do iOS. Há muito que os utilizadores do sistema Android, mais aberto, utilizam aplicações como a Swype, uma das mais populares num conjunto de rivais que inclui, ainda, por exemplo, a SwiftKey. Com estas aplicações é possível escrever não com toques no ecrã mas arrastando o dedo pelas letras pretendidas. Leva algum tempo a habituar mas, para muita gente, torna-se impossível voltar aos teclados convencionais. A esta funcionalidade, estas apps acrescentam as sugestões inteligentes de palavras, que “aprendem” as expressões que mais usa e torna possível, por vezes, escrever frases inteiras sem digitar mais do que a primeira letra de cada palavra.

Disponível em iOS e Android

Custo 0,89 euros na App Store da Apple e 0,75 euros na Google Play (há também uma versão gratuita)

FullSizeRender (26)

Uma app que guarda todas as suas palavras-passe

Consegue lembrar-se de todas as palavas-chave para as várias redes sociais, lojas online, jornais onde está registado? Isto para não falar das caixas de correio eletrónico, é claro. É uma regra básica para quem navega na Internet não ter a mesma palavra-passe para todos estes serviços. Portanto uma app poderosa como a 1Password é essencial para quem quer centralizar numa aplicação apenas todas as senhas que tem espalhadas pelos locais em que está registado. Para que nunca mais tenha de clicar em “recuperar password“. A app permite, também, gerar palavras-chave aleatórias e complexas, para dificultar a vida aos hackers numa altura em que a segurança online é cada vez mais importante.

Disponível em iOS e Android

Custo Gratuita para instalar, mas a versão ilimitada custa 5,49 euros na App Store

vsetop.com_1408963125_maps_me_pro_offline_maps

Os mapas offline dão um jeitão e poupam-lhe dinheiro. Sabia?

Está numa cidade estrangeira e não faz ideia como chegar a um recanto onde está o museu que quer visitar ou onde esperam por si para jantar? Se não for adepto de mapas em papel, vai socorrer-se do seu iPhone. Mas o smartphone vai recorrer ao tráfego de dados para descarregar o mapa da cidade onde está, o que lhe pode sair caro. É por isso que existe o Maps.Me, uma aplicação que lhe permite fazer download, antes de apanhar o avião, de uma imagem que é, justamente, um mapa da cidade para onde vai. Vai agradecer a si próprio, mais tarde, por ter feito esta descarga enquanto estava perto do seu wi-fi em casa ou no emprego. O número de mapas disponíveis está a crescer muito rapidamente. Faça o download e descubra se a cidade para onde vai viajar, em lazer ou trabalho, já está disponível. Um conselho: os mapas são ficheiros de grande dimensão, que pesam no armazenamento do dispositivo. No regresso, apague o mapa da cidade onde esteve. Isto, claro, se não estiver a pensar voltar.

Disponível em iOS e Android

Custo Gratuita

whatsapp

A campeã das comunicações móveis

Provavelmente já conhece a Whatsapp, não fosse esta a campeã absoluta das comunicações por texto entre smartphones com ligação à internet móvel. Que são praticamente todos, correto? Se ainda não conhece, fique a saber que com esta “app” pode comunicar gratuitamente (recorrendo ao seu plafond de dados), num substituto das mensagens escritas (SMS). Mesmo que tenha um iPhone e o seu amigo um Android, a comunicação é feita de forma gratuita, o que a distingue, por exemplo, do serviço iMessage da Apple, em que apenas não é cobrado um SMS se ambos tiverem um iPhone. É também possível enviar fotos e vídeos e é também muito utilizado o serviço de mensagens em grupo.

Disponível em iOS e Android (entre outros)

Custo Gratuito (0,99 dólares por ano depois do primeiro ano)

vlc-logo

VLC: O canivete suíço dos ficheiros vídeo

O VLC é conhecido como o canivete suíço dos ficheiros vídeo (e multimédia) bem antes da proliferação dos dispositivos móveis. É feito por um conjunto de voluntários, sem fins lucrativos, e o código de programação é aberto. Desafiamo-lo a encontrar um formato de vídeo que o VLC não consiga descodificar. Recentemente foi, contudo, retirado da App Store, continuando disponível para quem fez o download enquanto esteve disponível.

Disponível em Android

Custo Gratuito shazambrand-7cca5ad9

Que música é esta que está a tocar na rádio?

Outra “app” que já se tornou bem conhecida mas sem a qual esta lista não ficaria completa é o Shazam. O ecrã principal tem apenas um botão: “Touch to Shazam”. Se estiver a passar na rádio, na TV, ou num restaurante ou bar uma música da qual quer saber o nome, basta pressionar o botão e a app vai, em poucos segundos, encontrar o nome da faixa. Vai ficar boquiaberto com a rapidez com que a aplicação consegue encontrar a música na extensíssima base de dados disponível.

Disponível em iOS e Android

Custo Gratuita

Duolingo_logo

Aprender uma língua estrangeira é tão fácil

Foi a app do ano para a Apple em 2013, a primeira educacional a conseguir esta distinção. A Duolingo é uma aplicação que vai ajudá-lo (e muito) a aprender uma nova língua estrangeira. É gratuita, não tem fins lucrativos e na sua base estão contribuições de gente de todo o mundo. A aplicação usa os recursos do smartphone ou tablet para ensinar a pronúncia, grafia e gramática de uma nova língua, motivando a utilização com uma abordagem que se assemelha aos progressos num videojogo. Aproveite.

Disponível em iOS e Android

Custo Gratuita

cinamatic

Cinamatic é mais do que um clone do Vine

A Cinamatic está a fazer estrondo. Foi criada pelas mesmas pessoas que fizeram a app Hipstamatic, a primeira a popularizar as fotografias quadradas que viriam a impulsionar a popularidade do Instagram. Esta app permite fazer pequenos vídeos, com colagens e retalhos, prometendo resultados mais artísticos do que as concorrentes. A principal concorrente é a Vine, detida pela rede social Twitter, que faz vídeos de seis segundos. As ferramentas à disposição de quem utiliza o Cinamatic são bem mais vastas. Compare.

Disponível em iOS

Custo Gratuita mas oferece compras dentro da aplicação

apps

A app que o avisa sobre as aplicações que estão (temporariamente) gratuitas

O mundo das apps é uma imensidão. É, também, por isso que o leitor está a consultar esta lista até ao fim (aqui, no Observador, agradecemos a atenção). Com tantas apps que fazem mil e uma coisas, é crucial existir não só quem o ajude a escolher as melhores mas também quem o alerte acerca de quando uma dada aplicação está mais barata ou gratuita (por tempo limitado). A AppsGoneFree envia para o seu smartphone todos os dias uma lista com aplicações que passaram a estar gratuitas, de forma promocional. A aplicação irmã, a AppAdvice, inclui não só as que ficaram gratuitas mas também as que estão a ser vendidas a um preço mais baixo. É que, se é possível encontrar boas apps gratuitas, outras tantas merecem o seu investimento.

Disponível em iOS

Custo Gratuita

og_thumb O Observador trabalha todos os dias para lhe fazer chegar as últimas notícias e as melhores análises e reportagens

Terminamos esta lista sugerindo-lhe que, se ainda não o fez, faça o download da aplicação do Observador. Trabalhamos todos os dias para lhe fazer chegar as últimas notícias (as mais importantes seguirão com alerta para o seu smartphone) e também as melhores análises e reportagens sobre os mais variados temas. Faça a descarga e visite-nos sempre que quiser, sem prejuízo de nos seguir nas redes sociais Facebook e Twitter, partilhando com os seus amigos as suas peças favoritas. Boas Festas.

Disponível em iOS e Android

Custo Gratuita