A notícia editorial desta quinta-feira foi a compra da Livros do Brasil pela Porto Editora, mas o grupo português apresentou também, em Lisboa, os livros que vão sair entre janeiro e julho com as chancelas da Porto Editora, Assírio & Alvim, Sextante, 5 Sentidos, Ideias de Ler e Coolbooks. O lançamento dos mais recentes romances do Nobel da Literatura Patrick Modiano, L’Herbes des nuits e Pour que tu ne te perdes pas dans le quartier, chegam a Portugal pela primeira vez em abril e maio, respetivamente.

Paris e o período negro da Segunda Guerra Mundial, temas marcantes na obra de Patrick Modiano, dominam os mais recentes romances do escritor francês que em outubro de 2014 foi galardoado com o Nobel da Literatura. Já em janeiro chega às livrarias Dora Bruder, também de Modiano, publicado em Portugal pela ASA em 1998 e que agora pertence ao catálogo da Porto Editora.

Para maio, Cláudia Gomes da Porto Editora destacou o lançamento do novo livro do brasileiro Laurentino Gomes, 1889, último volume de uma trilogia sobre a história do Brasil do século XIX, que vai desde a fuga da corte portuguesa para o Rio de Janeiro até à proclamação da República. Do escritor cubano Leonardo Padura vai ser publicado em fevereiro o romance Hereges, sobre um transatlântico que em 1939 levava a bordo 900 judeus fugidos da Alemanha, e cuja história chega até ao século XXI.

La fin de l’homme rouge, da russa Svetlana AlexievitchHotel Locarno, de António Mega Ferreira, uma nova edição do livro Os passos em volta, de Herberto Hélder, que estava esgotado, e novos lançamentos atualizados da coleção “Guias de Viagem” são outros dos destaques.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No ano em que se comemora o centenário da revista Orpheu, os modernistas vão marcar presença no catálogo da Assírio & Alvim. Em março vão ser publicados Sobre Orpheu e o Sensacionalismo, de Fernando Pessoa, e Almada, os painéis, a geometria e tudo: as entrevistas com António Valdemar, de Almada Negreiros e António Valdemar. A estrada do esquecimento e outros contos, de Fernando Pessoa, chega em abril. Organizado por Ana Maria Freitas, reúne um conjunto de contos do poeta fingidor, 20 dos quais nunca antes publicados.

Ainda pela Assírio & Alvim vai chegar em maio o premiado En la orilla, do escritor espanhol Rafael Chirbes. O romance da crise foi considerado o melhor de 2013 pelos suplementos literários de jornais espanhóis de prestígio como El Mundo, El País e ABC.

en-la-orilla

“En la orilla” foi eleito o melhor romance em 2013 por várias publicações espanholas

 

Pela Sextante vai ser publicado em fevereiro As raízes do céu, de Romain Gary, que em 1956 venceu o Prémio Goncourt e que foi descrito na apresentação como “um livro visionário”, quer sobre o abate de elefantes da África Ocidental quando ainda não se falava de ecologia, quer sobre os nacionalismos e o islamismo radical que surgiu no continente africano. O escritor judeu alemão-holandês Hans Keilson, falecido em 2011, vai ser publicado pela primeira vez em Portugal em março, com o livro Comédia em modo menor, cuja história se passa durante a ocupação nazi da Holanda e que foi publicado pela primeira vez em 1947.

Manuel Alberto Valente, da Porto Editora, anunciou que Francisco José Viegas deverá publicar este ano um novo livro, ainda não concluído, mas que será um policial, adiantou a editora ao Observador. Já em janeiro chega às livrarias a reedição de Um Crime na Exposição, policial publicado pelo autor português, e editor da Quetzal, em 1998.

Para além da já noticiada nova edição de O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, nas reedições destaca-se Obra Poética, de Sophia de Mello Breyner Andresen a reedição da obra de Mário de Carvalho, de Fantasia para dois coronéis e uma piscina até A paixão do Conde de Fróis e de grande parte da obra de Luísa Ducla Soares.

O público juvenil pode rejubilar com o lançamento de O Prisioneiro, quinto livro da coleção “Henderson’s Boys”, do escritor britânico Robert Muchamore Para os mais pequenos haverá uma nova edição de A maior flor do mundo, de José Saramago e um livro para aprender história de forma divertida: Espreita a história de Portugal, de José Jorge Letria.