2000

Demite-se do Benfica

Com a entrada de Manuel Vilarinho na presidência do Benfica, Mourinho fica em cheque. Ganha 3-0 ao Sporting e pede, publicamente, um aumento. Vilarinho ignora porque prefere Toni. E assim acontece: Mourinho sai, Toni entra. “Se pudesse voltar atrás, faria exatamente o oposto”, confessou Vilarinho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Getty Images

2002

“Na próxima época vamos ser campeões”

Mourinho chega ao FC Porto, vindo da União de Leiria, em janeiro de 2002. Percebe que nesse resto de época a tarefa de ganhar a Liga é difícil, mas assume de imediato que na próxima será campeão. Bem dito, bem feito.

AFP/Getty Images

2004

O golo de Costinha e a corrida de fundo

O FC Porto defrontava o Manchester United para a Liga dos Campeões. Costinha, médio do clube português, marca um golaço, garantindo a passagem do FC Porto. Mourinho correu até à bandeirola de canto onde os jogadores festejavam. Seria campeão europeu ao ganhar ao Mónaco na final (3-0). Não comemora. E sai a seguir.

Man Utd via Getty Images

2004

O “Special One”

Na primeira conferência de imprensa ao comando do Chelsea, Mourinho apelidou-se de “Special One”, criando assim a sua própria alcunha até aos dias de hoje: “Por favor não me chamem arrogante, eu sou campeão europeu e acho que sou especial”.

Getty Images

2005

Mourinho manda calar e ganha final

Durante a final da taça da liga inglesa, contra o Liverpool, José Mourinho festejou o auto-golo de Gerrard em frente aos adeptos da equipa rival, enquanto os mandava calar. Mais tarde, alegou que o gesto seria para a imprensa inglesa.

AFP/Getty Images

2005

“Aquele que tem 30 anos de carreira nunca ganhou nada”

“Aquele que tem 30 anos de experiência, nunca ganhou nada; o que tem três anos, já ganhou muito. Esta é a história de um burro que trabalhou 30 anos mas nunca se converteu em cavalo”, disse sobre o treinador português Jesualdo Ferreira.

Getty Images

2006

Barcelona e os seus teatros

Após derrota com o Barcelona na Liga dos Campeões, Mourinho não se poupou na ironia: “Barcelona é uma cidade muito cultural, com grandes teatros”, disse após expulsão de Del Horno, do Chelsea, por uma falta sobre Messi. “E ele está muito bem. Ele aprendeu a representar”, disse o português.

Getty Images

2007

José abandona o Chelsea

Mourinho sai do clube inglês por acordo mútuo, rumo ao Inter de Milão. O treinador português deixa o Chelsea como o treinador mais bem sucedido da história do clube londrino.

AFP/Getty Images

2009

“Zeru Tituli”

Foi a expressão que Mourinho utilizou numa conferência de imprensa, quando estava no Inter, para falar das prestações dos seus rivais: zero títulos, foi aquilo que ganharam.

AFP/Getty Images

2010

O algemado

Em Itália, quando treinava o Inter, após um empate contra a Sampdoria e com dois jogadores do Inter expulsos, José Mourinho fez o gesto das algemas como forma de criticar as arbitragens. Resultado: três jogos de suspensão e 48 mil euros de multa.

AFP/Getty Images

2010

Despedida em lágrimas com Materazzi

José Mourinho ganhou a sua segunda Liga dos Campeões pelo Inter no dia 22 de maio, sabendo que ia abandonar o clube nos próximos dias. O técnico português e o defesa do Inter encontraram-se no final do jogo para um abraço em que ambos acabaram em lágrimas.

Getty Images

2010

“Sou um treinador, não sou o Harry Potter”

Após um empate por 0-0 contra o Maiorca e confrontado com os maus resultados do seu Real Madrid, Mourinho afirmou não ser um feiticeiro: “Magia é ficção e eu vivo para o futebol que é algo bem real”.

Getty Images

2011

“Dedada” no clássico

Quando treinava o Real Madrid, num clássico com o Barcelona, no meio de um grande confusão entre jogadores e técnicos, Mourinho aproveitou para colocar o dedo dentro do olho do treinador adjunto do Barça, Tito Vilanova. Foi castigado com dois jogos de suspensão.

AFP/Getty Images

2011

Guardiola, o rival

Guardiola, que treinava o Barcelona, já estava farto dos “mindgames” de Mourinho. Chegou mesmo a dizer que ele era o “puto amo”, ironizando que Mourinho era o rei.

Real Madrid via Getty Images

2013

“Prefiro o Diego López ao Casillas”

Foi o que disse José Mourinho quando estava no Real Madrid sobre a sua escolha de quem colocar na baliza. O treinador português teve um mau relacionamento com o atual guarda-redes do FC Porto e nunca teve problemas em mostrá-lo.

AFP/Getty Images

2014

Mourinho e o seu “amigo” Wenger

Desde que chegou a Inglaterra, Mourinho nunca mostrou qualquer tipo de simpatia pelo treinador francês. Nem Wenger por Mourinho. O treinador português chegou a dizer que o técnico do Arsenal era um “especialista em fracassos”.

Getty Images

2015

José vs Eva

O caso entre Eva Carneiro, antiga médica do Chelsea, e José Mourinho, começou no momento em que a médica brasileira entrou no relvado para assistir Eden Hazard, atitude que Mourinho considerou irresponsável, face à desvantagem no jogo frente ao Swansea. Eva processou Mourinho por discriminação.

AFP/Getty Images