2000
Demite-se do Benfica
Com a entrada de Manuel Vilarinho na presidência do Benfica, Mourinho fica em cheque. Ganha 3-0 ao Sporting e pede, publicamente, um aumento. Vilarinho ignora porque prefere Toni. E assim acontece: Mourinho sai, Toni entra. “Se pudesse voltar atrás, faria exatamente o oposto”, confessou Vilarinho.
Getty Images
2002
“Na próxima época vamos ser campeões”
Mourinho chega ao FC Porto, vindo da União de Leiria, em janeiro de 2002. Percebe que nesse resto de época a tarefa de ganhar a Liga é difícil, mas assume de imediato que na próxima será campeão. Bem dito, bem feito.
AFP/Getty Images
2004
O golo de Costinha e a corrida de fundo
O FC Porto defrontava o Manchester United para a Liga dos Campeões. Costinha, médio do clube português, marca um golaço, garantindo a passagem do FC Porto. Mourinho correu até à bandeirola de canto onde os jogadores festejavam. Seria campeão europeu ao ganhar ao Mónaco na final (3-0). Não comemora. E sai a seguir.
Man Utd via Getty Images
2004
O “Special One”
Na primeira conferência de imprensa ao comando do Chelsea, Mourinho apelidou-se de “Special One”, criando assim a sua própria alcunha até aos dias de hoje: “Por favor não me chamem arrogante, eu sou campeão europeu e acho que sou especial”.
Getty Images
2005
Mourinho manda calar e ganha final
Durante a final da taça da liga inglesa, contra o Liverpool, José Mourinho festejou o auto-golo de Gerrard em frente aos adeptos da equipa rival, enquanto os mandava calar. Mais tarde, alegou que o gesto seria para a imprensa inglesa.
AFP/Getty Images
2005
“Aquele que tem 30 anos de carreira nunca ganhou nada”
“Aquele que tem 30 anos de experiência, nunca ganhou nada; o que tem três anos, já ganhou muito. Esta é a história de um burro que trabalhou 30 anos mas nunca se converteu em cavalo”, disse sobre o treinador português Jesualdo Ferreira.
Getty Images
2006
Barcelona e os seus teatros
Após derrota com o Barcelona na Liga dos Campeões, Mourinho não se poupou na ironia: “Barcelona é uma cidade muito cultural, com grandes teatros”, disse após expulsão de Del Horno, do Chelsea, por uma falta sobre Messi. “E ele está muito bem. Ele aprendeu a representar”, disse o português.
Getty Images
2007
José abandona o Chelsea
Mourinho sai do clube inglês por acordo mútuo, rumo ao Inter de Milão. O treinador português deixa o Chelsea como o treinador mais bem sucedido da história do clube londrino.
AFP/Getty Images
2009
“Zeru Tituli”
Foi a expressão que Mourinho utilizou numa conferência de imprensa, quando estava no Inter, para falar das prestações dos seus rivais: zero títulos, foi aquilo que ganharam.
AFP/Getty Images
2010
O algemado
Em Itália, quando treinava o Inter, após um empate contra a Sampdoria e com dois jogadores do Inter expulsos, José Mourinho fez o gesto das algemas como forma de criticar as arbitragens. Resultado: três jogos de suspensão e 48 mil euros de multa.
AFP/Getty Images
2010
Despedida em lágrimas com Materazzi
José Mourinho ganhou a sua segunda Liga dos Campeões pelo Inter no dia 22 de maio, sabendo que ia abandonar o clube nos próximos dias. O técnico português e o defesa do Inter encontraram-se no final do jogo para um abraço em que ambos acabaram em lágrimas.
Getty Images
2010
“Sou um treinador, não sou o Harry Potter”
Após um empate por 0-0 contra o Maiorca e confrontado com os maus resultados do seu Real Madrid, Mourinho afirmou não ser um feiticeiro: “Magia é ficção e eu vivo para o futebol que é algo bem real”.
Getty Images
2011
“Dedada” no clássico
Quando treinava o Real Madrid, num clássico com o Barcelona, no meio de um grande confusão entre jogadores e técnicos, Mourinho aproveitou para colocar o dedo dentro do olho do treinador adjunto do Barça, Tito Vilanova. Foi castigado com dois jogos de suspensão.
AFP/Getty Images
2011
Guardiola, o rival
Guardiola, que treinava o Barcelona, já estava farto dos “mindgames” de Mourinho. Chegou mesmo a dizer que ele era o “puto amo”, ironizando que Mourinho era o rei.
Real Madrid via Getty Images
2013
“Prefiro o Diego López ao Casillas”
Foi o que disse José Mourinho quando estava no Real Madrid sobre a sua escolha de quem colocar na baliza. O treinador português teve um mau relacionamento com o atual guarda-redes do FC Porto e nunca teve problemas em mostrá-lo.
AFP/Getty Images
2014
Mourinho e o seu “amigo” Wenger
Desde que chegou a Inglaterra, Mourinho nunca mostrou qualquer tipo de simpatia pelo treinador francês. Nem Wenger por Mourinho. O treinador português chegou a dizer que o técnico do Arsenal era um “especialista em fracassos”.
Getty Images
2015
José vs Eva
O caso entre Eva Carneiro, antiga médica do Chelsea, e José Mourinho, começou no momento em que a médica brasileira entrou no relvado para assistir Eden Hazard, atitude que Mourinho considerou irresponsável, face à desvantagem no jogo frente ao Swansea. Eva processou Mourinho por discriminação.
AFP/Getty Images