Grande Arraial Sagres, Campo Pequeno
Campo Pequeno, 1000-082 Lisboa. De 7 a 23 de junho. Entrada livre.
Três semanas, muita música e cheiro a sardinha no ar. É assim que se vai viver o Santo António nos jardins do Campo Pequeno, em Lisboa. De 7 a 23 de junho, a Freguesia de Avenidas Novas volta a trazer este familiar arraial para a rua, com 12 artistas confirmados a subir ao palco. A abrir no dia 7 está o cantor Jorge Guerreiro, que partilha o cartaz com nomes como Rosinha, Avô Cantigas, Toy e Irmãos Verdades. Estes últimos fecham a grande noite de 22 de junho. Com entrada livre, o Grande Arraial Sagres pretende ser a festa dos moradores, dos trabalhadores locais e dos simpatizantes desta freguesia lisboeta.
Arraial de São Miguel, Alfama
Escadinhas de São Miguel, 1100-117 Lisboa. De 31 de maio a 29 de junho. Entrada livre.
É o maior arraial do coração de Alfama e começa mesmo antes do mês dos Santos Populares arrancar. A 31 de maio, as escadinhas de São Miguel vão encher-se de manjericos, sardinhas e bifanas para se despedirem da primavera e dar início ao mês mais animado de Lisboa. O Arraial de São Miguel promete assim música popular ao vivo nos dias 31 de maio e 1, 7, 8, 9, 12, 13, 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de junho. Às quartas, quintas-feiras, domingos e feriados termina às 00h00; sextas-feiras, sábados e véspera de feriado vai até à 1h00; e na noite mais aguardada do ano pelos lisboetas — de 12 para 13 de junho — a música só para às 4h00 da manhã.
Grande Arraial de Belém, Belém
Parque dos Moinhos de Santana, 1400-353 Lisboa. De 31 de maio a 15 de junho. Entrada livre.
Vamos aos Santos? De 31 de maio a 15 de junho o Parque dos Moinhos de Santana, em Belém, convida locais, família e amigos a aparecerem no Grande Arraial de Belém e festejarem o Santo António com muita música, comida e carrosséis e insufláveis para os mais novos. O cartaz conta com DJ Tiago Machado, Host Bernardo e Toy Cascão a abrir no dia 31 de maio e continua com Tio Jel (dia 1), Duo Pimbalhudo By 4Litro (dia 6), Micaela (dia 7), Jorge Crispim (dia 8) e Deixa Rolá (dia 9 e 15). O arraial decorre de segunda a sexta-feira a partir das 17h00 e aos fins de semana a partir das 15h00.
Black Pavilion Restaurant, Torel
Torel Palace Lisbon, R. Câmara Pestana 45, 1150-082 Lisboa. Dia 12 de junho às 19h30. Jantar a 90 euros por pessoa. Reservas online.
Assim como no ano passado, é com vista para a cidade de Lisboa, com o Tejo ao longe e o Miradouro de São Pedro de Alcântara a fazer de espelho, que o Black Pavilion Restaurant preparou uma noite de Santo António fora da habitual. Com música e os sabores tradicionais portugueses a marcarem presença, o restaurante do Torel Palace sugere um menu de jantar especial para o dia dos Santos Populares mais importante de Lisboa. O jantar tem início às 19h30 e é composto por um buffet de showcooking, assinado pelo chef estrelado Vitor Matos. No final, fica à liberdade de cada convidado de ficar a desfrutar o restaurante ou ir explorar os arraiais desta zona lisboeta.
Arraial de Santo António, Praça da Alegria
Praça da Alegria, 1250-117 Lisboa. De 27 de maio a 16 de junho. Entrada livre.
Não fosse a Praça da Alegria estar localizada na freguesia do Santo padroeiro de Lisboa, esta festa bem animada adota o seu nome e apresenta-se como Arraial de Santo António. Já começou a encher o Jardim Alfredo Keil de música, petiscos, bebidas e, claro, alegria, no dia 27 de maio mas vai continuar mês de junho adentro até dia 16. De domingo a quinta-feira decorre das 12h00 às 22h00 e às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados entre as 12h00 e as 00h00, com música ao vivo a animar.
Santos Populares Vistos de Cima, Rossio
Rossio Gastrobar, R. 1º de Dezembro 118, 1200-360 Lisboa. Dia 12 de junho das 18h30 às 00h00. Jantar a 130 euros por pessoa. Reservas através do rossio@altishotels.com ou 210440018.
Um arraial pode ter glamour? Para o Rossio Gastrobar pode. É esta a proposta do restaurante no 7º andar do Altis Avenida Hotel que, tal como no ano passado, preparou um jantar que vem unir a tradição à alta cozinha. A cargo do chef executivo João Correia, tendo como convidado o chef Paulo Alves, do Praia no Parque, o menu da noite de Santo António passa palas ostras, caviar, pregos de carne de novilho, enchidos, caldo verde e a bela da sardinha na brasa. A acompanhar há espumantes, vinhos e três cocktails exclusivos: o Santo António na Talha, o Parque na Box e Orto Botânico de Pádua, sem álcool. Esta festa de Santos Populares Vistos de Cima tem início às 18h30 e segue noite adentro com a música do Dj Zeca e as marchas populares de Lisboa, que podem ser avistadas deste alto andar no Rossio. O menu completo pode ser consultado na página do hotel.
Santos no Tejo, Doca da Marinha
Doca da Marinha, A, Av. Infante Dom Henrique, Lisboa. Dia 31 de maio e 1, 6, 7, 8 e 9 de junho. Bilhetes entre os 15 e 48 euros.
Depois da primeira edição em 2023, o Santos no Tejo está de volta à Doca da Marinha para ser “o maior santódromo de Lisboa”. Este ano o cartaz apresenta-se diferente, com os Duetos POPulares a subirem ao palco durante seis dias. O programa arranca logo ainda antes de junho começar, com o dueto de Ana Bacalhau e Marante, a 31 de maio. Áurea & Emanuel seguem-se no dia 1 e os duetos continuam com João Só, Rosinha e Bárbara Tinoco (dia 6), Cláudia Pascoal e Rebeca (dia 7), D.A.M.A e Jorge Guerreiro (dia 8) e Gisela João e José Pinhal Post Mortem Experience (dia 9). Os bilhetes estão à venda no site por 15 euros com bebida incluída, mas também podem ser comprados em pack de 4 por 48 euros.
LUMEN Hotel & The Lisbon Light Show, Picoas
R. Sousa Martins 20, 1050-217 Lisboa. Todas as quinta-feiras de junho a partir das 18h00. Festa a 20 euros por pessoa.
O Páteo Fotossíntese promete transformar-se num verdadeiro pátio alfacinha durante todas as quinta-feiras do mês de junho. Decorado a rigor e com a brasa acesa, o arraial de Santo António do LUMEN Hotel & The Lisbon Light Show tem o valor de 20 euros por pessoa e, para além do bom ambiente e música, inclui uma bebida (cerveja, sangria ou refrigerante), um snack quente (sardinhas no pão, bifana no pão, sandes de courato ou hambúrguer) e ainda uma sobremesa (arroz doce, aletria, pastel de nata ou fruta). No final da festa, a noite termina com o espetáculos de video-mapping do hotel, intitulado The Lisbon Light Show.
Santos à Campolide, Campolide
Quinta do Zé Pinto, Rua de Campolide, Lisboa. De 31 de maio a 15 de junho. Entrada livre.
O rei do pimba português chegou por fim a esta festa dos Santos que vai voltar a invadir a Quinta do Zé Pinto a tempo do verão começar. De 31 de maio a 15 de junho, o Santos à Campolide apresenta um cartaz completo, com Quim Barreiros a subir ao palco no dia 8. Entre os nomes confirmados para dar música a esta festa estão também Rebeca, Micaela, Mónica Sintra, Jorge Guerreiro, Ruth Marlene, Toy e Bombocas. O Santos à Campolide tem entrada livre e vai decorrer de domingo a quinta-feira das 16h00 às 00h00, sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados das 16h00 às 2h00. No entanto, na grande noite de Santo António a música só termina às 4h00.
Arraiais de São Vicente, Graça
Largo da Graça, 1170-135 Lisboa. De 6 a 13 de junho. Entrada livre.
O Largo da Graça vai voltar a ser palco de uma das mais concorridas festas de Santo António de 6 a 13 de junho. Iluminado e bem composto — com as várias barraquinhas de comida e bebida — este arraial da Freguesia de São Vicente promete, como todos os anos, muita animação, música — com o palco de caras para o coreto —, sardinha assada e manjericos.
Vila Berta, Graça
Vila Berta, 1170-313 Lisboa. De 1 a 12 de junho. Entrada livre.
No caso de a Graça encher muito, há sempre forma de escoar para a Vila Berta. Numa rua mesmo lá ao lado, este arraial tornou-se também ele num dos eleitos pelos lisboetas. Vai decorrer de 1 a 12 de junho e arranca logo com José Malhoa em palco no primeiro dia, a apertar com a malta. Nos dias seguintes, há nomes como Dj Cota Ruizadas, Duo Pimbalhudo by 4 Litro, Toy Cascão e Deixa Rolá, para fechar a noite das marchas.
Arraial dos Navegantes, Parque das Nações
Junto à Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, Passeio do Levante n6, 1990-503 Lisboa. Até dia 2 de junho. Entrada livre.
Curto mas animado, o Arraial dos Navegantes começou a 30 de maio e termina já no domingo, 2 de junho. É tempo de aproveitar e rumar à zona oriental da cidade para viver aquele que se auto-intitula de “melhor e maior arraial de Lisboa”. A programação e horários podem ser consultados na página da organização.
Arraial da Misericórdia, Miradouro São Pedro de Alcântara
Miradouro de São Pedro Alcântara, 1200-470 Lisboa. De 1 a 30 de junho. Entrada livre.
A cor e alegria de todos os anos vai voltar a encher o Miradouro São Pedro de Alcântara com o Arraial da Misericórdia. Aqui o Santo António festeja-se durante todo o mês, de 1 a 30 de junho, com um programa que oferece 12 espetáculos. A subir ao palco e a animar as noites, que se esperam quentes, estão nomes como Ágata, Quim Barreiros, Toy, Mónica Sintra e Berg. De segunda a quinta-feira há música até às 22h00 e sextas-feiras, fins de semana e véspera de feriado vai até às 00h00. Já a comida, há a qualquer hora, com as sardinhas a saltar para a brasa e as imperiais a encher o copo.
Santos em Santos
Terrapleno de Santos, Av. Brasília 254, 1200-868 Lisboa. Até dia 16 de junho. Entrada livre.
Uma roda gigante, carrinhos de choque, jogos, trampolins, música, comida e cheiro a verão — e a sardinha assada. São estes os Santos em Santos, o arraial de Santo António que a Freguesia da Estrela organiza todos os anos no Terrapleno de Santos. A festa já começou a 24 de maio, com Toy a subir ao palco, mas continua até dia 16 de junho com um cartaz que promete animar o bailarico. A 31 de maio há acordeão com Quim Barreiros e na grande noite de Santo António, a 12, com Rosinha. Os Santos em Santos decorrem de domingo a quinta-feira das 16h00 às 1h00 e sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados das 16h00 às 2h00. Na noite das marchas, há festa até às 4h00.
Arraial Santos Populares n’Os Combatentes, Estrela
Rua do Possolo, Lisboa. De 1 a 29 de junho. Entrada livre.
É de toalha estendida e grelhador pronto para as sardinhas e bifanas que os Combatentes recebem vizinhos e lisboetas para mais um arraial. Vai decorrer durante todo o mês de junho, de 1 a 29, com o trio Jotapê Band a arrancar no primeiro dia. A 7, pela 22h00, é a vez do rei do pimba, Quim Barreiros, fazer o bailarico, seguido de Nicole Viviana e Banda Compacto a 8 e 9, respetivamente. A programação do Arraial Santos Populares n’Os Combatentes pode ser consultada nas redes sociais da organização.
Grande Arraial de Benfica
Alameda Padre Álvaro Proença, Lisboa. De 20 a 23 de junho. Entrada livre.
Por esta altura já a grande noite passou mas o mês de junho continua a pedir por festas de Santo António. E, por isso, de 20 a 23 de junho, Benfica vai encher a Alameda Padre Álvaro Proença de música e comes e bebes. Este ano, e para assinalar a 10ª edição deste Grande Arraial de Benfica, o cartaz destaca-se pelos nomes que tem como cabeça. Bárbara Bandeira, Sara Correia, Quim Barreiros, GNR e os Gipsy Kings, que vão subir ao palco pelas 23h00 de dia 22 de junho. A entrada é livre e a programação completa pode ser consultada na página da organização.
Arraial de Carnide
Rua Neves Costa, 1600-537 Lisboa. De 1 a 29 de junho. Entrada livre.
Não há ano que Carnide não tenha o seu bailarico e, por isso, 2024 não é exceção. A zona histórica desta freguesia vai voltar encher-se de alegria e cheiro a sardinha com o Coreto a ser, mais uma vez, o coração desta festa. É aqui também que a animação acontece: não fosse este ser o palco dos artistas que por cá passam para dar música ao baile. A entrada é livre, a bifana não falta e o manjerico faz-se cheirar.