Grande Arraial Sagres, Campo Pequeno

Campo Pequeno, 1000-082 Lisboa. De 7 a 23 de junho. Entrada livre.

Três semanas, muita música e cheiro a sardinha no ar. É assim que se vai viver o Santo António nos jardins do Campo Pequeno, em Lisboa. De 7 a 23 de junho, a Freguesia de Avenidas Novas volta a trazer este familiar arraial para a rua, com 12 artistas confirmados a subir ao palco. A abrir no dia 7 está o cantor Jorge Guerreiro, que partilha o cartaz com nomes como Rosinha, Avô Cantigas, Toy e Irmãos Verdades. Estes últimos fecham a grande noite de 22 de junho. Com entrada livre, o Grande Arraial Sagres pretende ser a festa dos moradores, dos trabalhadores locais e dos simpatizantes desta freguesia lisboeta.

O Grande Arraial Sagres vai decorrer nos jardins do Campo Pequeno

Arraial de São Miguel, Alfama

Escadinhas de São Miguel, 1100-117 Lisboa. De 31 de maio a 29 de junho. Entrada livre.

É o maior arraial do coração de Alfama e começa mesmo antes do mês dos Santos Populares arrancar. A 31 de maio, as escadinhas de São Miguel vão encher-se de manjericos, sardinhas e bifanas para se despedirem da primavera e dar início ao mês mais animado de Lisboa. O Arraial de São Miguel promete assim música popular ao vivo nos dias 31 de maio e 1, 7, 8, 9, 12, 13, 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de junho. Às quartas, quintas-feiras, domingos e feriados termina às 00h00; sextas-feiras, sábados e véspera de feriado vai até à 1h00; e na noite mais aguardada do ano pelos lisboetas — de 12 para 13 de junho — a música só para às 4h00 da manhã.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Arraial de São Miguel, em Alfama

Grande Arraial de Belém, Belém

Parque dos Moinhos de Santana, 1400-353 Lisboa. De 31 de maio a 15 de junho. Entrada livre.

Vamos aos Santos? De 31 de maio a 15 de junho o Parque dos Moinhos de Santana, em Belém, convida locais, família e amigos a aparecerem no Grande Arraial de Belém e festejarem o Santo António com muita música, comida e carrosséis e insufláveis para os mais novos. O cartaz conta com DJ Tiago Machado, Host Bernardo e Toy Cascão a abrir no dia 31 de maio e continua com Tio Jel (dia 1), Duo Pimbalhudo By 4Litro (dia 6), Micaela (dia 7), Jorge Crispim (dia 8) e Deixa Rolá (dia 9 e 15). O arraial decorre de segunda a sexta-feira a partir das 17h00 e aos fins de semana a partir das 15h00.

Tio Jel é um dos nomes confirmados para o Grande Arraial de Belém

Black Pavilion Restaurant, Torel

Torel Palace Lisbon, R. Câmara Pestana 45, 1150-082 Lisboa. Dia 12 de junho às 19h30. Jantar a 90 euros por pessoa. Reservas online.

Assim como no ano passado, é com vista para a cidade de Lisboa, com o Tejo ao longe e o Miradouro de São Pedro de Alcântara a fazer de espelho, que o Black Pavilion Restaurant preparou uma noite de Santo António fora da habitual. Com música e os sabores tradicionais portugueses a marcarem presença, o restaurante do Torel Palace sugere um menu de jantar especial para o dia dos Santos Populares mais importante de Lisboa. O jantar tem início às 19h30 e é composto por um buffet de showcooking, assinado pelo chef estrelado Vitor Matos. No final, fica à liberdade de cada convidado de ficar a desfrutar o restaurante ou ir explorar os arraiais desta zona lisboeta.

O Black Pavilion é o restaurante do Torel Palace Lisbon

Arraial de Santo António, Praça da Alegria

Praça da Alegria, 1250-117 Lisboa. De 27 de maio a 16 de junho. Entrada livre.

Não fosse a Praça da Alegria estar localizada na freguesia do Santo padroeiro de Lisboa, esta festa bem animada adota o seu nome e apresenta-se como Arraial de Santo António. Já começou a encher o Jardim Alfredo Keil de música, petiscos, bebidas e, claro, alegria, no dia 27 de maio mas vai continuar mês de junho adentro até dia 16. De domingo a quinta-feira decorre das 12h00 às 22h00 e às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados entre as 12h00 e as 00h00, com música ao vivo a animar.

O Arraial de Santo António decorre na Praça da Alegria, Jardim Alfredo Keil

Santos Populares Vistos de Cima, Rossio

Rossio Gastrobar, R. 1º de Dezembro 118, 1200-360 Lisboa. Dia 12 de junho das 18h30 às 00h00. Jantar a 130 euros por pessoa. Reservas através do rossio@altishotels.com ou 210440018.

Um arraial pode ter glamour? Para o Rossio Gastrobar pode. É esta a proposta do restaurante no 7º andar do Altis Avenida Hotel que, tal como no ano passado, preparou um jantar que vem unir a tradição à alta cozinha. A cargo do chef executivo João Correia, tendo como convidado o chef Paulo Alves, do Praia no Parque, o menu da noite de Santo António passa palas ostras, caviar, pregos de carne de novilho, enchidos, caldo verde e a bela da sardinha na brasa. A acompanhar há espumantes, vinhos e três cocktails exclusivos: o Santo António na Talha, o Parque na Box e Orto Botânico de Pádua, sem álcool. Esta festa de Santos Populares Vistos de Cima tem início às 18h30 e segue noite adentro com a música do Dj Zeca e as marchas populares de Lisboa, que podem ser avistadas deste alto andar no Rossio. O menu completo pode ser consultado na página do hotel.

A primeira edição do Santos Populares Vistos de Cima decorreu no ano passado

Santos no Tejo, Doca da Marinha

Doca da Marinha, A, Av. Infante Dom Henrique, Lisboa. Dia 31 de maio e 1, 6, 7, 8 e 9 de junho. Bilhetes entre os 15 e 48 euros.

Depois da primeira edição em 2023, o Santos no Tejo está de volta à Doca da Marinha para ser “o maior santódromo de Lisboa”. Este ano o cartaz apresenta-se diferente, com os Duetos POPulares a subirem ao palco durante seis dias. O programa arranca logo ainda antes de junho começar, com o dueto de Ana Bacalhau e Marante, a 31 de maio. Áurea & Emanuel seguem-se no dia 1 e os duetos continuam com João Só, Rosinha e Bárbara Tinoco (dia 6), Cláudia Pascoal e Rebeca (dia 7), D.A.M.A e Jorge Guerreiro (dia 8) e Gisela João e José Pinhal Post Mortem Experience (dia 9). Os bilhetes estão à venda no site por 15 euros com bebida incluída, mas também podem ser comprados em pack de 4 por 48 euros.

Reportagem da 1ª edição do "Santos no Tejo", auto-proclamado como o "maior santódromo da capital", com o artista e músico Quim Barreiros a abrir a festa. Ao mesmo tempo, pelas ruas de alfama, começa também a tradicional festa popular dos Santos. 1 de Junho de 2023 Doca da Marina, Lisboa Alfama, Lisboa TOMÁS SILVA/OBSERVADOR

A primeira edição do Santos no Tejo decorreu no ano passado com Quim Barreiros a abrir o festival

LUMEN Hotel & The Lisbon Light Show, Picoas

R. Sousa Martins 20, 1050-217 Lisboa. Todas as quinta-feiras de junho a partir das 18h00. Festa a 20 euros por pessoa.

O Páteo Fotossíntese promete transformar-se num verdadeiro pátio alfacinha durante todas as quinta-feiras do mês de junho. Decorado a rigor e com a brasa acesa, o arraial de Santo António do LUMEN Hotel & The Lisbon Light Show tem o valor de 20 euros por pessoa e, para além do bom ambiente e música, inclui uma bebida (cerveja, sangria ou refrigerante), um snack quente (sardinhas no pão, bifana no pão, sandes de courato ou hambúrguer) e ainda uma sobremesa (arroz doce, aletria, pastel de nata ou fruta). No final da festa, a noite termina com o espetáculos de video-mapping do hotel, intitulado The Lisbon Light Show.

O Páteo Fotossíntese, do LUMEN Hotel & The Lisbon Light Show

Santos à Campolide, Campolide

Quinta do Zé Pinto, Rua de Campolide, Lisboa. De 31 de maio a 15 de junho. Entrada livre.

O rei do pimba português chegou por fim a esta festa dos Santos que vai voltar a invadir a Quinta do Zé Pinto a tempo do verão começar. De 31 de maio a 15 de junho, o Santos à Campolide apresenta um cartaz completo, com Quim Barreiros a subir ao palco no dia 8. Entre os nomes confirmados para dar música a esta festa estão também Rebeca, Micaela, Mónica Sintra, Jorge Guerreiro, Ruth Marlene, Toy e Bombocas. O Santos à Campolide tem entrada livre e vai decorrer de domingo a quinta-feira das 16h00 às 00h00, sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados das 16h00 às 2h00. No entanto, na grande noite de Santo António a música só termina às 4h00.

Reportagem da 1ª edição do "Santos no Tejo", auto-proclamado como o "maior santódromo da capital", com o artista e músico Quim Barreiros a abrir a festa. Ao mesmo tempo, pelas ruas de alfama, começa também a tradicional festa popular dos Santos. 1 de Junho de 2023 Doca da Marina, Lisboa Alfama, Lisboa TOMÁS SILVA/OBSERVADOR

Quim Barreiros vai subir ao palco do Santos à Campolide no dia 8 de junho

Arraiais de São Vicente, Graça

Largo da Graça, 1170-135 Lisboa. De 6 a 13 de junho. Entrada livre.

O Largo da Graça vai voltar a ser palco de uma das mais concorridas festas de Santo António de 6 a 13 de junho. Iluminado e bem composto — com as várias barraquinhas de comida e bebida — este arraial da Freguesia de São Vicente promete, como todos os anos, muita animação, música — com o palco de caras para o coreto —, sardinha assada e manjericos.

O arraial de São Vicente decorre no Largo da Graça

Vila Berta, Graça

Vila Berta, 1170-313 Lisboa. De 1 a 12 de junho. Entrada livre.

No caso de a Graça encher muito, há sempre forma de escoar para a Vila Berta. Numa rua mesmo lá ao lado, este arraial tornou-se também ele num dos eleitos pelos lisboetas. Vai decorrer de 1 a 12 de junho e arranca logo com José Malhoa em palco no primeiro dia, a apertar com a malta. Nos dias seguintes, há nomes como Dj Cota Ruizadas, Duo Pimbalhudo by 4 Litro, Toy Cascão e Deixa Rolá, para fechar a noite das marchas.

O arraial da Vila Berta tem entrada livre e começa todos os dias às 18h00

Arraial dos Navegantes, Parque das Nações

Junto à Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, Passeio do Levante n6, 1990-503 Lisboa. Até dia 2 de junho. Entrada livre.

Curto mas animado, o Arraial dos Navegantes começou a 30 de maio e termina já no domingo, 2 de junho. É tempo de aproveitar e rumar à zona oriental da cidade para viver aquele que se auto-intitula de “melhor e maior arraial de Lisboa”. A programação e horários podem ser consultados na página da organização.

O Arraial dos Navegantes decorre de 30 de maio a 2 de junho

Arraial da Misericórdia, Miradouro São Pedro de Alcântara

Miradouro de São Pedro Alcântara, 1200-470 Lisboa. De 1 a 30 de junho. Entrada livre.

A cor e alegria de todos os anos vai voltar a encher o Miradouro São Pedro de Alcântara com o Arraial da Misericórdia. Aqui o Santo António festeja-se durante todo o mês, de 1 a 30 de junho, com um programa que oferece 12 espetáculos. A subir ao palco e a animar as noites, que se esperam quentes, estão nomes como Ágata, Quim Barreiros, Toy, Mónica Sintra e Berg. De segunda a quinta-feira há música até às 22h00 e sextas-feiras, fins de semana e véspera de feriado vai até às 00h00. Já a comida, há a qualquer hora, com as sardinhas a saltar para a brasa e as imperiais a encher o copo.

GettyImages-590676639

O Arraial da Misericórdia vai decorrer no Miradouro São Pedro de Alcântara

Santos em Santos

Terrapleno de Santos, Av. Brasília 254, 1200-868 Lisboa. Até dia 16 de junho. Entrada livre.

Uma roda gigante, carrinhos de choque, jogos, trampolins, música, comida e cheiro a verão — e a sardinha assada. São estes os Santos em Santos, o arraial de Santo António que a Freguesia da Estrela organiza todos os anos no Terrapleno de Santos. A festa já começou a 24 de maio, com Toy a subir ao palco, mas continua até dia 16  de junho com um cartaz que promete animar o bailarico. A 31 de maio há acordeão com Quim Barreiros e na grande noite de Santo António, a 12, com Rosinha. Os Santos em Santos decorrem de domingo a quinta-feira das 16h00 às 1h00 e sextas-feiras, sábados e vésperas de feriados das 16h00 às 2h00. Na noite das marchas, há festa até às 4h00.

Os Santos em Santos decorreu no Terrapleno de Santos

Arraial Santos Populares n’Os Combatentes, Estrela

Rua do Possolo, Lisboa. De 1 a 29 de junho. Entrada livre.

É de toalha estendida e grelhador pronto para as sardinhas e bifanas que os Combatentes recebem vizinhos e lisboetas para mais um arraial. Vai decorrer durante todo o mês de junho, de 1 a 29, com o trio Jotapê Band a arrancar no primeiro dia. A 7, pela 22h00, é a vez do rei do pimba, Quim Barreiros, fazer o bailarico, seguido de Nicole Viviana e Banda Compacto a 8 e 9, respetivamente. A programação do Arraial Santos Populares n’Os Combatentes pode ser consultada nas redes sociais da organização.

O Arraial n’Os Combatentes acontece na rua do Possolo, na Estrela

Grande Arraial de Benfica

Alameda Padre Álvaro Proença, Lisboa. De 20 a 23 de junho. Entrada livre.

Por esta altura já a grande noite passou mas o mês de junho continua a pedir por festas de Santo António. E, por isso, de 20 a 23 de junho, Benfica vai encher a Alameda Padre Álvaro Proença de música e comes e bebes. Este ano, e para assinalar a 10ª edição deste Grande Arraial de Benfica, o cartaz destaca-se pelos nomes que tem como cabeça. Bárbara Bandeira, Sara Correia, Quim Barreiros, GNR e os Gipsy Kings, que vão subir ao palco pelas 23h00 de dia 22 de junho. A entrada é livre e a programação completa pode ser consultada na página da organização.

epa07130082 Members of French world music group Gipsy Kings perform during their concert in Budapest, Hungary, 29 October 2018. The band performs in in Andalusian Spanish. EPA/Balazs Mohai HUNGARY OUT

O grupo Gipsy Kings vai atuar no Grande Arraial de Benfica no dia 22 de junho

Arraial de Carnide

Rua Neves Costa, 1600-537 Lisboa. De 1 a 29 de junho. Entrada livre.

Não há ano que Carnide não tenha o seu bailarico e, por isso, 2024 não é exceção. A zona histórica desta freguesia vai voltar encher-se de alegria e cheiro a sardinha com o Coreto a ser, mais uma vez, o coração desta festa. É aqui também que a animação acontece: não fosse este ser o palco dos artistas que por cá passam para dar música ao baile. A entrada é livre, a bifana não falta e o manjerico faz-se cheirar.

O Arraial de Carnide tem sempre lugar no Coreto da zona histórica da freguesia