437kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Santos Populares

Santos Populares

Venda de manjericos em alta para o São João

Depois das celebrações menos expansivas nos últimos dois anos, devido às restrições da pandemia de Covid-19, os produtores acreditam que este ano haverá uma maior procura de manjericos.
Noticiário

10h. País na 4ª vaga, alerta hospital de São João

Sem dramatismos, o responsável pela urgência do São João avisa que casos vão continuar a aumentar depois dos festejos dos santos populares no norte do país. "Este é o momento de agir".
Reportagem Observador

Da sardinha ao futebol, uma noite tímida de S.João

Houve sardinha assada e até se ouviram os típicos martelos e fogo de artifício, mas a pandemia voltou a impedir a grande festa da noite de São João. Jogo da seleção nacional ajudou nos festejos.
Santos Populares

S. João: entre o futebol e um "cheirinho" de festa

Houve futebol, bailes negacionistas, passeios tranquilos na Ribeira, estudantes Erasmus e muito álcool na Cordoaria. A noite de S. João no Porto foi quente em temperatura, mas tímida nos festejos.
Pandemia

Um arraial de mentiras

Se há partido que se tem batido pela transparência dos dados, é a Iniciativa Liberal. Não só como suporte à decisão política, mas também para que os portugueses possam entender a situação.
Santos Populares

Sardinhada da IL no Porto é, afinal, um "jantar"

Coordenador do núcleo do Porto diz que a "dimensão do evento é completamente diferente", mas admite "precipitação" na publicação e lançamento do evento.
Pandemia

Avante liberal

O festival comunista foi feito em três dias, cada um com capacidade máxima para quase 17 mil pessoas em simultâneo. O arraial liberal aconteceu em apenas uma noite e juntou cerca de mil pessoas.
Explicador

"Governo com problema grave passa bola à polícia"

Críticas do presidente do OSCOT sobre arraiais e possíveis ajuntamentos para assistir aos jogos do Euro. Restauração pede mais policiamento. Especialista defende locais específicos com testagem.
Rádio Observador

IL: Era possível fazer arraiais? Ligue 910024185

O arraial da Iniciativa Liberal foi a prova de que era possível ter montado arraiais em Lisboa. Porque se mantêm as regras? Participe no Contra-Corrente e dê a sua opinião a partir das 10h10
Santos Populares

De Alfama ao Cais: como foram os Santos Populares

Sto. António não se acabou, mas a tristeza de quem o vive de perto (e fatura com ele) não é brincadeira. Em noite de Santos Populares, a fiscalização apertou e até os festejos possíveis foram murchos.
Santos Populares

Roupas nas janelas decoram bairro de Alfama

A música parou e o cheiro a sardinhas faz parte do passado. Sem festas populares, Alfama perdeu a "vida" num mês que seria de celebração. Noutros tempos, nesta altura, Alfama enchia-se de visitantes.
Comida

Da bola aos Santos: 18 sítios para petiscar

As regras têm de ser cumpridas e os festejos estão proibidos. Mas há formas de celebrar este mês de Santos e também de Europeu de futebol sem pisar a linha, em casa ou em eventos controlados em Lisboa
Pedro Nuno Santos

Não há Santos Populares, mas há Santos impopular

A popularidade do Ministro das Infraestruturas não estará, ainda, ao nível da de um Santo António ou de um São João, mas dêem-lhe tempo, e mais 2 ou 3 mil milhões para torrar na TAP, e logo falamos.
Santo António

Arraiais: polícia atenta a incumprimento de regras

O Presidente da Câmara de Lisboa está "certo" de que as autoridades farão "o seu trabalho" para evitar o incumprimento das normas. Polícia Municipal vai fiscalizar "zonas mais sensíveis".
Pandemia

O Governo vive numa bolha

Esqueçam os tratados de teoria política. Se vivem em Portugal, vendam-nos e substituam-nos por manuais de psiquiatria.
Santos Populares

Santos populares. Sim ou não? Ligue 910024185

Rui Moreira autoriza São João, Medina proíbe o Santo António. Afinal podemos ou não ter festas populares? Entre em direto no Contra-Corrente e dê a sua opinião a partir das 10h10
Noticiário

23h. Marcelo só fala dos arraiais em Portugal

Marcelo Rebelo de Sousa só comenta as festas dos Santos Populares quando estiver em território nacional, mas avisa: em Belém também se alterou a programação para evitar "aglomerações"
Resposta Pronta

Arraiais. "É penoso. Fernando Medina desistiu"

Bruno Horta Soares, candidato à autarquia, confirma a organização de um arraial da Iniciativa Liberal e denuncia "contradição" entre Fernando Medina e DGS. "É uma desconsideração pelas pessoas".
Resposta Pronta

Arraiais. João Ferreira: "Teria feito diferente"

Lisboa não vai ter arraiais este ano. João Ferreira, candidato da CDU, critica a falta de "medidas de proteção para programar estas atividades". Promete que teria feito "diferente".
Resposta Pronta

Cancelar Santos Populares? "Faria o mesmo"

Não há arraiais nos bairros tradicionais de Lisboa. Miguel Coelho (do PS), presidente da Junta de Santa Maria Maior aplaude a decisão: "Não podemos morrer na praia, seria uma irresponsabilidade".  
Coronavírus

Lisboa. Câmara decide que não há arraiais este ano

A não realização dos arraiais é "a decisão sensata, é a decisão avisada nesta fase da pandemia em que são precisos ainda cuidados, são precisos alertas", explica Fernando Medina.
Noticiário

10h. Santos. Autarcas pedem mais flexibilidade

Juntas de Freguesia de Lisboa e do Porto concordam que limitar as festas populares vai dar origem a celebrações descontroladas. É a mesma opinião do investigador Tiago Correia que pede alternativas.
Explicador

Santos. "Ou damos alternativas, ou há descontrolo"

"Ou planeamos ou passamos a um estado policial", alerta presidente da Estrela. No Porto haverá festejos limitados, mas sem planeamento. "Estamos às cegas", lamentam freguesias do centro histórico
Lisboa

Coletividades contra arraiais nos Santos populares

"Não podemos dizer: olha fizeram aquilo no Porto, temos de fazer (eventos) em Lisboa, porque o Porto fez", indicaram Coletividades de Lisboa que reforçaram que a doença "não é para brincadeiras".
Santos Populares

S. João. Moreira: "PSP não pode reprimir pessoas"

Devido à pandemia, o S. João no Porto não terá fogo de artifício nem concertos na Avenida dos Aliados. Rui Moreira acredita que haverá mais gente na rua e mostra-se "perplexo" com medidas do Governo.
Resposta Pronta

"Há incoerência, mas permitir Santos não"

Presidente da Sociedade Portuguesa de Virologia diz que a "credibilidade das autoridades fica machucada" em eventos como o da Champions. Paulo Paixão acredita em novas regras "até ao final do mês".
Noticiário

8h. Champions. Permitir Santos seria "erro maior"

O virologista diz que depois do que aconteceu no Porto, as autoridades podem ser acusadas de incoerência ao proibir por exemplo os Santos Populares, embora seja necessário fazê-lo.
Coronavírus

PSD questiona Governo sobre ações das FA em lares

O PSD questionou as ações de sensibilização em lares realizadas pelas Forças Armadas desde outubro. Os sociais-democratas querem saber quais são os critérios para definir os lares abrangidos.
Santos Populares

PSP. São João no Porto sem quebras de regras

No Porto, "foi tudo até mais calmo do que o que se previa". A polícia detetou "um ou outro ajuntamento, mas rapidamente as pessoas acataram a ordem de dispersar", adianta a PSP.
Coronavírus

Porto e Gaia criticam DGS: "São João foi ontem"

DGS publicou na manhã de quarta uma mensagem de sensibilização para o cumprimento das medidas de prevenção durante o São João. Mas as Câmaras dizem que a festa decorreu na noite de terça e em segurança.
Coronavírus

S. João em Braga com ajuntamentos até 20 pessoas

A Câmara de Braga apelou à população para adotar "comportamentos responsáveis" nesta noite de S. João, não lançando os tradicionais balões e evitando aglomerações com mais de 20 pessoas.
Santos Populares

Malaca. Bairro português assinala São João

Os cerca de mil a dois mil lusodescendentes em mais de 110 casas vão acender velas "na frente das casas hoje à noite", para celebrar o São João.
Resposta Pronta

Matosinhos. Praia na noite de S. João é "crime"

Em noite de S. João as praias de Matosinhos encerram às 19h. A autarca de Matosinhos, Luísa Salgueiro, realça as "reações positivas" da população que "teme o retrocesso" da pandemia no concelho.
Coronavírus

Póvoa de Varzim proíbe arraiais de S. Pedro

A Póvoa de Varzim vai proibir arrais de S. Pedro na via pública, limitar os horários de estabelecimentos de restauração e interditar a frequência noturna das praias, durante os dias 27, 28 e 29 junho.
Resposta Pronta

FC Porto-Boavista no São João. "É risco sério"

Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, pede "cautelas" e defende adiamento de "derby da Invicta" marcado para a noite de 23 de junho.
Resposta Pronta

Santos. "Toda a polícia municipal disponível"

Os arraiais de Lisboa dão lugar a 880 agentes disponíveis para intervir "de forma educada, mas firme". Miguel Gaspar, Vereador da Segurança e Mobilidade, pode responsabilidade e comemorações em casa. 
Noticiário

10h. Coletividades de Lisboa em risco de fechar

Presidente da Associação de Coletividades de Lisboa está preocupado com "falta de receitas provenientes das Marchas Populares". Não estão previstas iniciativas para assinalar noite de Santo António.
Direto ao Assunto

Lisboa sem marchas, nem arraiais

Como vive Lisboa sem os Santos Populares? “Algumas coletividades estão aflitas. Temos dúvidas se irão reabrir", admite Pedro Franco, Presidente da Associação de Coletividades do Concelho de Lisboa.
Noticiário

8h. Arraiais proibidos com polícia nas ruas

Proibidas actividades que facilitem a aglomeração de pessoas e horários mais limitados para cafés, restaurantes ou casas de fado. A venda de álcool vai estar proibida durante a noite.
Santos Populares

“Lisboa sem Santo António é como a praia sem mar"

Ana Rosa tem saudades de ser miúda na Madragoa. Vanessa vai descer a avenida com os filhos. Américo recorda histórias loucas do 12 de junho. Memórias de lisboetas que este ano não podem marchar.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.