“E lá vamos nós outra vez…” A afirmação está a ser partilhada nas redes sociais juntamente com uma notícia que dá conta de que “Dunga é o novo técnico da seleção [do Brasil] e será apresentado nesta terça”. Depois da eliminação do Brasil nos quartos-de-final do Mundial do Qatar — onde perdeu frente à Croácia nos penáltis —, confirmou-se algo que já se sabia: era o fim da era Tite na seleção canarinha.

A saída foi tudo menos surpreendente. Já era público que o selecionador, que estava a comandar a equipa desde 2016, iria sair no final do Campeonato do Mundo, acontecesse o que acontecesse, e a queda dos brasileiros aos pés dos croatas só antecipou uma viagem que podia ter sido mais longa, tendo em conta que o Brasil era um dos favoritos da competição e sonhava conquistar o hexa.

Não aconteceu, mas Tite cumpriu o que tinha dito: “O ciclo acabou.”

Não demorou muito até que vários nomes começassem a surgir como possibilidades para agarrar a seleção canarinha, mas nas redes sociais dava-se o de Dunga como certo e partilhavam-se notícias exatamente com essa informação. Uma delas, do jornal brasileiro Correio do Estado, não deixava qualquer dúvida e tinha até uma data: “Dunga é o novo técnico da Seleção e será apresentado nesta terça.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A simples abertura do link corrige qualquer imprecisão: a notícia foi verdade, mas em 2014. “Dunga está de volta à seleção brasileira. O regresso do treinador, que comandou a equipa canarinha na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, será oficializado pela CBF (federação brasileira) na próxima terça-feira, às 11h (de Brasília), numa conferência de imprensa, na nova sede da entidade, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro”, podia ler-se na notícia divulgada pelo jornal brasileiro no dia 20 de julho de 2014, pelas 17h16.

É verdade que nessa altura Dunga regressou à seleção canarinha, onde esteve até junho de 2016. Mas antes dessa passagem, o selecionador esteve aos comandos da equipa do Brasil entre 2006 a 2010 e conquistou uma Copa América em 2007, frente à Argentina, num jogo que terminou 3-0.

Mas foi a eliminação nos quartos-de-final do Mundial de 2010, num jogo em que o Brasil perdeu com os Países Baixos, que ditou a saída de Dunga da seleção brasileira. Agora, nada indica que será o novo selecionador brasileiro e as notícias que circulam já têm oito anos.

Conclusão

Não é verdade que Dunga tenha sido escolhido para ser o novo treinador da seleção brasileira, naquele que seria um segundo regresso. A notícia partilhada é de 2014 — altura em que o ex-jogador voltou a treinar o Brasil depois de uma primeira passagem que terminou em 2010 — e é partilhada como se fosse atual. Mas é falso. O jornal brasileiro tem a data em que a notícia foi dada (20 de julho de 2014) e não há qualquer atualização depois do Mundial do Qatar, pelo que é errado partilhar a notícia como sendo atual.

Segundo a classificação do Observador, este conteúdo é:

ERRADO

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

FALSO: As principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas. Geralmente, esta opção corresponde às classificações “falso” ou “maioritariamente falso” nos sites de verificadores de factos.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge