Em 1995, ficou célebre o combate de Mike Tyson frente a Peter McNeeley, em Las Vegas. Tyson regressava aos ringues, depois de ter estado três anos preso na sequência de um caso de violação. O adversário foi o norte-americano Peter McNeeley. A luta ficou decidida em menos de dois minutos. No entanto, deu origem a uma teoria da conspiração que ainda hoje continua a ser propagada.
Vários utilizadores nas redes sociais acreditam que houve um “viajante do tempo” que esteve a assistir a este combate. Isto porque aparece nas imagens um indivíduo a fotografar ou filmar o combate com o que aparenta ser um telemóvel com câmara, algo que não existia em 1995.
Os primeiros telemóveis com câmara a serem vendidos ao público surgiram apenas alguns anos depois do combate. Em maio de 1999 surge o Kyocera VP 201 produzido pela Kyocera Fineceramics GmbH. Em junho de 2000, a Samsung junta-se a este segmento do mercado e lança o SCH-V200. No mesmo ano, em 2000, a Sharp coloca no mercado o J-SH04. Estes estão registados como os primeiros telemóveis com câmara integrada a surgirem no mercado. Ou seja, todos eles foram lançados claramente depois, anos depois, do combate entre Mike Tyson e Peter McNeeley.
Além disso, todos os modelos citados foram lançados inicialmente no continente asiático. A realidade dos telemóveis com câmara apenas chegou aos Estados Unidos em 2002.
Acaba então por surgir uma questão. É que de facto, as imagens do combate dão a sensação de que o espectador está a segurar num telemóvel com câmara. Afinal de que se trata? De acordo com o site de verificador de informações falsas Snopes, trata-se de uma das câmaras de fotografar que à época estavam disponíveis no mercado, a CasioQV-10A (ver imagem seguinte).
Também é admitida a possibilidade de a câmara em questão ser a Dycam Logitech, que na altura já disponível no mercado e que pode ver na imagem seguinte.
Há um dado seguro, não se trata de um telemóvel com câmara. E não há, naturalmente, qualquer evidência que suporte a teoria de que se trata de um “viajante no tempo” que voltou a 1995 para filmar o combate entre Tyson e McNeeley com um telemóvel com câmara integrada.
Conclusão
As imagens que circulam nas redes sociais a sustentar a teoria da conspiração são reais, não são manipuladas. No entanto, não se trata de um telemóvel com câmara. O combate entre Mike Tyson e Peter McNeeley teve lugar em 1995, e este tipo de telemóveis surge anos depois. O espectador está a segurar uma câmara.
Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:
ENGANADOR
No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:
PARCIALMENTE FALSO: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.
NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.