Em meados de maio, começaram a surgir no Facebook publicações a fazerem eco de uma notícia publicada na imprensa irlandesa e que referia que aquele país tinha registado, em 2023, a mais elevada taxa de emigração ilegal em toda a União Europeia. “Prevejo que a imigração em massa derrubará o governo. Eles [os imigrantes] estão a avançar, embora a Irlanda esteja repleta”, diz um dos posts, partilhando ao mesmo tempo uma notícia que dá conta da alegada alta taxa de imigração ilegal na Irlanda, dez vezes superior à média da UE.

A notícia em causa, publicada no site informativo Breakingnews.ie (mas que também surgiu noutros órgãos de comunicação irlandeses como o Echolive.ie) baseia-se em dados do Eurostat, a entidade que gera as estatísticas da União Europeia, para afirmar que os “números da UE mostram que a taxa de imigrantes ilegais na Irlanda é 10 vezes maior que a média da UE”. Será verdade?

Num primeiro momento, a 12 de maio, o Eurostat publicou, de facto, dados que referiam que a Irlanda tinha, no ano passado, 28,9 imigrantes ilegais por mil habitantes — o que, a confirmar-se, representava, de longe, a taxa mais elevada da UE, dez vezes superior à média dos 27, que foi de 2,8 imigrantes ilegais por mil habitantes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No entanto, apenas cinco depois, o Eurostat viria a corrigir (como se pode ver no relatório) o valor referente à Irlanda para 0,3 — um dos valores mais baixos da União Europeia, apenas superior às taxas de imigração ilegal de Suécia, Finlândia, Dinamarca e Portugal (todos com 0,2 imigrantes ilegais por mil habitantes). Tratou-se, aparentemente, de um erro de digitação por parte do Eurostat, e que transformou 0,28 (o valor detalhado à centésima da taxa irlandesa) em 28.

A título de curiosidade, foi a Eslovénia a registar a taxa mais elevada em 2023 (com 28,9), seguida pela Croácia (17,6) e pela Hungria (16,6).

Conclusão

A Irlanda não teve, no ano passado, a taxa de emigração ilegal mais elevada da União Europeia. Tratou-se de um erro da entidade estatística da UE, corrigido em poucos dias. Na verdade, o país tem uma das cinco taxas mais baixa do bloco comunitário — apenas 0,3 imigrantes ilegais por mil habitantes.

Assim, de acordo com o sistema de classificação do Observador, este conteúdo é:

ENGANADOR

No sistema de classificação do Facebook, este conteúdo é:

PARCIALMENTE FALSO: as alegações dos conteúdos são uma mistura de factos precisos e imprecisos ou a principal alegação é enganadora ou está incompleta.

NOTA: este conteúdo foi selecionado pelo Observador no âmbito de uma parceria de fact checking com o Facebook.

IFCN Badge