Resultados finais de Freguesia de Casal Comba

Resultados das eleições de Casal Comba em 2025

O Movimento de Munícipes e Moradores Independentes (MMMI) manteve a liderança na Assembleia de Freguesia de Casal Comba nas eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, reforçando a sua posição com 54,8% dos votos válidos e conquistando 6 mandatos dos 9 disponíveis.

Segundo os resultados oficiais para a Freguesia de Casal Comba Interativo de Resultados do Observador, a taxa de participação eleitoral atingiu os 56,62%, representando um aumento significativo face aos 52,42% registados em 2021.

Composição da Assembleia de Freguesia

A distribuição dos 9 mandatos ficou assim definida:

  • MMMI: 6 mandatos (54,8% dos votos)
  • PS: 3 mandatos (32,62% dos votos)
  • PPD/PSD.CDS-PP: 0 mandatos (6,66% dos votos)
  • PCP-PEV: 0 mandatos (2,08% dos votos)

Análise Comparativa

Face a 2021, o MMMI consolidou a sua liderança, passando de 50,26% para 54,8% dos votos e ganhando um mandato adicional (de 5 para 6). O PS manteve os 3 mandatos mas aumentou a percentagem de votos de 29,84% para 32,62%. A coligação PSD perdeu representação, ficando sem mandatos após ter conquistado 1 em 2021.

Para consultar todos os resultados, aceda à cobertura completa das Eleições Autárquicas 2025 do Observador.

Veja também: João Paulo Correia. "Legado de Eduardo Vítor é positivo"

Liderança atual da freguesia de Casal Comba

A Junta de Freguesia de Casal Comba é atualmente presidida por Álvaro Ferreira Pires, que lidera um executivo composto por Sónia Cristina Vicente Antunes Vinagre como 1º Secretário e Carla Marina Dinis Lopes como 2º Secretário. O executivo conta ainda com os vogais Emília Manuela Figueiredo Ramalheira Batista, Isilda Maria Carvalho Simões, Mafalda Sofia Gomes Várzeas e Nuno Simão Ribeiro Batista da Cruz.

A atual liderança resulta das eleições de 2021, quando o movimento independente “MMMI” obteve a maioria absoluta com 50,26% dos votos, conquistando 5 dos 9 mandatos da Assembleia de Freguesia.

Evolução eleitoral na freguesia de Casal Comba desde 2013

A análise dos resultados eleitorais das últimas três eleições autárquicas revela uma evolução significativa no panorama político local. Em 2013, a força política dominante obteve 63,81% dos votos (924 votos), conquistando 7 mandatos e a presidência da Junta de Freguesia. A segunda força política alcançou 22,58% (327 votos) e 2 mandatos, enquanto a terceira obteve 7,53% (109 votos) sem mandatos.

Em 2017, verificou-se uma redução da força dominante para 57,58% (817 votos) e 6 mandatos, mantendo contudo a presidência. A segunda força cresceu para 31,22% (443 votos) e 3 mandatos, enquanto a terceira manteve-se nos 6,69% (95 votos) sem representação.

Veja também: Carpool com João Paulo Correia: "Tenho frescura política, intelectual e física para governar Gaia"

As eleições de 2021 trouxeram uma mudança significativa no panorama político local. O movimento “MMMI” conquistou a presidência com 50,26% dos votos (773 votos) e 5 mandatos. O PS obteve 29,84% (459 votos) e 3 mandatos, enquanto a coligação “PPD/PSD.CDS-PP.IL.MPT.PPM” alcançou 11,18% (172 votos) e 1 mandato. O PCP-PEV conseguiu 2,86% (44 votos) e o Bloco de Esquerda 1,95% (30 votos), ambos sem representação.

A taxa de participação eleitoral tem-se mantido relativamente estável: 46,35% em 2013, 46,79% em 2017 e 52,42% em 2021, registando-se um aumento significativo na última eleição.

Candidatos à presidência da junta de freguesia 2025 em Casal Comba

O Partido Socialista apresenta Nuno Simão como candidato à Junta de Freguesia de Casal Comba. Com 52 anos, trabalha há mais de 25 anos na ALRON – Produção de Jantes em Alumínio, onde é atualmente team leader. Desde 2021, integra a Assembleia de Freguesia e apresenta-se com o objetivo de reforçar a identidade da terra, unindo a comunidade em torno da cultura, do associativismo e do desporto.

O atual presidente, Álvaro Ferreira Pires, deverá anunciar em breve se se recandidatará pelo movimento independente que lidera desde 2021. As restantes candidaturas serão confirmadas até ao prazo limite estabelecido pela Comissão Nacional de Eleições.

Demografia e território da freguesia de Casal Comba

Casal Comba é uma freguesia portuguesa do município da Mealhada, com 18,80 km² de área e 3073 habitantes (censo de 2021), tendo uma densidade populacional de 163,5 hab./km². Esta população representa uma ligeira diminuição face aos 3183 habitantes registados no censo de 2011.

A freguesia tem uma história rica, tendo constituído o couto de Casal Comba até ao início do século XIX, sendo integrada no concelho da Mealhada em 4 de julho de 1837, por decreto de D. Maria II. Localizada numa colina, a oeste do rio Cértoma, Casal de Comba desfruta de uma panorâmica paisagem, com a serra do Buçaco, a leste e o conjunto de vinhedos a oeste.

A origem do topónimo “Casal Comba” está envolto em incertezas, sendo a explicação mais comum aquela que fala da pertença destas terras a um casal de moradores, tendo a senhora o nome de Columba que na língua latina significa Pomba. Esta teoria defende que, por corrupção, o termo passaria a Comba.

Contexto político no concelho da Mealhada e impacto local

As eleições autárquicas de 2025 em Casal Comba inserem-se no contexto mais amplo do concelho da Mealhada, onde se verificam dinâmicas políticas que influenciam as freguesias. A proximidade geográfica e administrativa com a sede concelhia cria sinergias importantes para o desenvolvimento local.

Para uma análise completa do panorama político concelhio, consulte o nosso artigo sobre as eleições autárquicas no concelho da Mealhada, onde são abordadas as candidaturas municipais e as suas implicações para todas as freguesias.

Equipamentos e serviços da freguesia de Casal Comba

A Junta de Freguesia de Casal Comba tem sede na Rua do Campo de Futebol, 3050-159 Casal Comba, funcionando de segunda a sexta-feira das 9h às 16h. A Câmara da Mealhada aprovou recentemente o lançamento do concurso para a construção de três fogos de habitação na Pedrulha, com um preço base de 500 mil euros e prazo de execução de 1 ano.

Os três fogos são de tipologia T3 e serão construídos a partir da reabilitação do edificado existente, junto à Capela da Pedrulha. A intervenção inclui a requalificação de toda a zona circundante, construindo-se uma praça nesta zona central da localidade.

A freguesia beneficia da proximidade à EN-1, onde estão instalados diversos restaurantes, aproveitando a localização estratégica para o setor da restauração.

Participação cívica e proximidade local em Casal Comba

A taxa de participação eleitoral em Casal Comba tem evoluído positivamente, passando de 46,35% em 2013 para 52,42% em 2021, superando a média nacional das freguesias rurais. Este aumento reflete um maior envolvimento da população nos processos democráticos locais.

A freguesia mantém uma vida associativa ativa, com eventos como o “Metaleiro também chora Fest” organizado pela Associação Reboliço Heróico no Carqueijo, e o “XL Festival de Folclore da Vimieira” pelo Grupo Folclórico e Etnográfico da Vimieira.

A proximidade entre eleitos e eleitores é uma característica marcante da governação local, facilitada pela dimensão da freguesia e pela tradição de participação cívica das comunidades rurais.

Localidades e lugares da freguesia de Casal Comba

A freguesia de Casal Comba é composta por vários lugares: Casal Comba, Pedrulha, Vimieira, Mala, Ponte de Viadores, Lendiosa, Carqueijo e Silvã. Cada um destes lugares mantém um arreigado sentimento bairrista, facto que não compromete a unidade da freguesia.

Cada localidade tem as suas características específicas: a Vimieira é conhecida pelo seu grupo folclórico, o Carqueijo acolhe eventos musicais alternativos, e a Pedrulha beneficiará em breve dos novos fogos habitacionais. Esta diversidade territorial enriquece a oferta cultural e social da freguesia, criando oportunidades para diferentes tipos de atividades e eventos.

A dispersão geográfica dos lugares exige uma gestão autárquica atenta às especificidades de cada comunidade, garantindo que os serviços e investimentos chegam a todo o território da freguesia de forma equilibrada.

Para realizar o projeto “Eleições 308”, o Observador juntou-se ao Movimento Eu Voto, uma plataforma independente fundada em 2020 de incentivo ao voto consciente e informado. Em 2023, o Movimento Eu Voto recebeu o Prémio Cidadão Europeu, atribuído pelo Parlamento Europeu, e em 2024 foi-lhe atribuído um voto de congratulação da Assembleia Legislativa da Madeira aprovado por unanimidade pelo trabalho apartidário durante as eleições regionais de 2023. Desde maio de 2024, o Movimento Eu Voto tem um programa semanal de comentário político jovem em parceria com a Rádio Observador, chamado “Geração V”. Para o projeto “Eleições 308”, o Movimento Eu Voto reuniu mais de 200 voluntários em todo o país, responsáveis por recolher e confirmar dados.