Resultados finais de Freguesia de Póvoa de São Miguel
Resultados das eleições Póvoa de São Miguel em 2025
O Partido Socialista manteve a liderança na Assembleia de Freguesia da Póvoa de São Miguel nas eleições autárquicas de outubro de 2025, conquistando 44,57% dos votos válidos e elegendo o presidente de junta. Segundo os resultados oficiais para a Freguesia de Póvoa de São Miguel Interativo de Resultados do Observador, o PS obteve 193 votos, garantindo quatro mandatos na assembleia de freguesia.
A composição da assembleia de freguesia ficou distribuída da seguinte forma:
- PS: 4 mandatos (44,57%)
- PPD/PSD.CDS-PP: 2 mandatos (32,79%)
- PCP-PEV: 1 mandato (18,71%)
A taxa de participação eleitoral registou um ligeiro aumento face a 2021, passando de 63,95% para 65,81%, com 433 votantes num universo de 658 eleitores inscritos. Comparativamente aos resultados anteriores, o PS perdeu cerca de quatro pontos percentuais (de 48,86% para 44,57%), mas manteve os quatro mandatos. O Chega, que em 2021 havia obtido dois mandatos com 28,18% dos votos, não se apresentou nestas eleições, sendo substituído pela coligação PPD/PSD.CDS-PP como segunda força política. O PCP-PEV manteve a sua representação com um mandato, registando uma ligeira descida de 20,45% para 18,71%.
Para consultar todos os resultados, aceda à cobertura completa das Eleições Autárquicas 2025 do Observador.
Liderança atual da Póvoa de São Miguel
António Montezo (PS) é o atual presidente da Junta de Freguesia de Póvoa de São Miguel, tendo Luís Neves (PS) como secretário. O executivo socialista tem enfrentado desafios significativos na gestão local, com um orçamento limitado entre os 200 a 220 mil euros, em que 60% do valor vai para a gestão de pessoal e 40% para as restantes despesas.
Veja também: Carpool com Rita Matias. Remigração para imigrantes legais? “É esse o caminho que temos de fazer”
Entre as principais preocupações identificadas pelo presidente cessante estão a gestão do ordenamento do território, nomeadamente do trânsito, já que continuam a passar os veículos pesados no centro da aldeia, constituindo um problema de segurança para os residentes. Os esgotos ainda a céu aberto representam outro problema estrutural que está a ser resolvido com a Câmara de Moura.
Evolução eleitoral na freguesia de Póvoa de São Miguel desde 2013
A análise dos resultados eleitorais das últimas três eleições autárquicas revela uma evolução significativa no panorama político local. Em 2013, com 848 eleitores inscritos, a participação foi de 51,18%, registando-se uma disputa equilibrada entre duas forças políticas principais, com a lista vencedora a obter 50,46% dos votos (219 votos) e 4 mandatos.
As eleições de 2017 marcaram uma mudança no cenário político, com o aparecimento de uma terceira força. A participação aumentou para 59,43% (460 votantes em 774 inscritos). A lista vencedora obteve 56,30% dos votos (259 votos) e conquistou 5 mandatos, enquanto as outras duas listas obtiveram 22,17% (102 votos) e 19,35% (89 votos), respetivamente.
Em 2021, manteve-se a configuração tripartida, com uma participação ainda mais elevada de 63,95% (440 votantes em 688 inscritos). O PS conquistou a presidência com 48,86% dos votos (215 votos) e 4 mandatos, seguido pelo CH com 28,18% (124 votos) e 2 mandatos, e pela coligação PCP-PEV com 20,45% (90 votos) e 1 mandato.
Veja também: Carpool com João Ruivo. “Nem todo o eleitorado de Cascais é de direita”
Candidatos à presidência da junta de freguesia 2025 em Póvoa de São Miguel
Para as eleições de outubro de 2025, estão confirmados três candidatos à presidência da Junta de Freguesia de Póvoa de São Miguel. Manuel Patinho, 57 anos, empresário, é o candidato do PS à presidência da Junta de Freguesia, sendo natural da Póvoa de São Miguel, casado e profundamente ligado à terra onde nasceu e cresceu.
Rui Santana, de 46 anos, agricultor de profissão, é o candidato da coligação “Acreditar na Mudança” do PSD/CDS. Natural da freguesia a que se candidata, onde cresceu e sempre viveu, é conhecedor das suas gentes e dos problemas que a mesma enfrenta.
A CDU também apresentará candidatura, mantendo a tradição de participação nas eleições locais, embora o nome do cabeça de lista ainda não tenha sido oficialmente divulgado para 2025.
Demografia e território da Póvoa de São Miguel
A freguesia de Póvoa de São Miguel tem 186,94 km² de área e 761 habitantes segundo o censo de 2021, tendo uma densidade populacional de 4,1 hab./km². A área total da freguesia é de 18.694 hectares, sendo a maior do concelho de Moura.
Os dados do INE confirmam a tendência de decréscimo populacional, na medida em que, em 1991, a Póvoa de São Miguel apresentava 1.218 habitantes e, em 2001, houve um decréscimo acentuado, tendo somente 1.094 habitantes. Esta freguesia integra também o lugar da Estrela desde 1888, que tem cerca de uma centena de habitantes, tendencialmente envelhecida.
A Póvoa de São Miguel situa-se a 1,5 km da margem esquerda da ribeira do Zebro e a cerca de 9 km da margem esquerda do Guadiana, distando 15 km da sede do concelho. A base económica da freguesia está fortemente associada ao setor primário, nomeadamente à agricultura, com destaque para a olivicultura, a vinicultura e a criação de gado.
Contexto político no concelho de Moura e impacto local
As eleições na freguesia de Póvoa de São Miguel inserem-se no contexto mais amplo das eleições autárquicas no concelho de Moura, onde Álvaro José Pato Azedo, atual presidente da Câmara Municipal, foi a escolha unânime da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista para continuar à frente da autarquia.
A dinâmica política concelhia influencia diretamente as questões locais da freguesia, especialmente no que se refere a investimentos estruturais e resolução de problemas como os esgotos que estão a ser resolvidos com a Câmara de Moura. O plano de rega – Circuito Hidráulico Póvoa-Moura e respetivos Blocos de Rega para desenvolver a parte agrícola representa uma das principais expectativas para o desenvolvimento futuro da freguesia.
Equipamentos e serviços da Póvoa de São Miguel
A freguesia dispõe de equipamentos essenciais para servir a população local. A Junta tem vindo a prosseguir com algumas obras, nomeadamente a requalificação do acesso ao cemitério de Póvoa de São Miguel, a rampa na Igreja da aldeia da Estrela e a pavimentação do piso do recreio na escola EB1.
A freguesia conta com uma escola básica do 1.º ciclo, onde são entregues anualmente os prémios de Mérito Escolar aos melhores alunos, numa cerimónia que reúne toda a comunidade educativa. Os serviços relacionados com a construção civil, a carpintaria, panificação, lacticínios, comércio a retalho e oficinas existentes são atividades importantes para o desenvolvimento local.
No artesanato da freguesia destacam-se as miniaturas em madeira, cadeiras de buinho, cestaria de verga, pintura em madeiras, rendas e bordados, mantendo vivas as tradições locais.
Participação cívica e proximidade local em Póvoa de São Miguel
A evolução da participação eleitoral na freguesia tem sido positiva, passando de 51,18% em 2013 para 63,95% em 2021, demonstrando um crescente envolvimento cívico dos residentes. Esta tendência contrasta com a média nacional e reflete a proximidade característica das comunidades rurais, onde as questões locais têm impacto direto no quotidiano dos habitantes.
A redução do número de eleitores inscritos, de 848 em 2013 para 688 em 2021, espelha o fenómeno demográfico mais amplo do interior do país, mas a maior participação percentual indica que os residentes mantêm um forte interesse na vida política local.
Localidades e lugares da Póvoa de São Miguel
A freguesia integra o lugar da Estrela desde 1888, constituindo assim um território diversificado que abrange duas comunidades distintas mas complementares. A Póvoa de São Miguel situa-se junto da margem esquerda da Ribeira do Zebro, distando 16 km da sede do município e cerca de 20 km da Barragem de Alqueva.
A origem da povoação remonta aos finais do século XIV, na sequência da Lei das Sesmarias publicadas por D. Fernando em 1375. Em 1527, no numeramento de D. João III, a Póvoa de São Miguel apresentava 61 fogos (cerca de 240 habitantes).
É presentemente a freguesia com o maior número de sítios histórico-arqueológicos inventariados fruto dos trabalhos de investigação relacionados com a construção da Barragem de Alqueva, o que sublinha a riqueza patrimonial do território e o seu potencial para o desenvolvimento do turismo cultural e rural.