Resultados finais de Freguesia de Celeirós, Aveleda e Vimieiro

Resultados das eleições de Celeirós, Aveleda e Vimieiro em 2025

O Partido Socialista conquistou a presidência da União das Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro nas eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, obtendo 35,33% dos votos (1.433 votos). Esta vitória representa uma mudança significativa face a 2021, quando a coligação PPD/PSD.CDS-PP.PPM detinha a liderança com 44,58% dos votos.

A composição da assembleia de freguesia reflete um cenário de grande proximidade entre as duas principais forças políticas:

  • PS: 5 mandatos (35,33%)
  • PPD/PSD.CDS-PP.PPM: 5 mandatos (33,65%)
  • ASB: 2 mandatos (14,55%)
  • Chega: 1 mandato (6,11%)

A taxa de participação eleitoral registou um aumento notável para 66,81%, comparativamente aos 61,13% de 2021, demonstrando maior mobilização dos 6.071 eleitores inscritos. Segundo os resultados oficiais para a Freguesia de Celeirós, Aveleda e Vimieiro Interativo de Resultados do Observador, destaca-se a entrada de novos partidos como o Chega e a Iniciativa Liberal, que obteve 5,05% sem conseguir mandato.

O PCP-PEV perdeu representação, descendo de 1 mandato em 2021 para zero mandatos em 2025, com apenas 2,27% dos votos. Para consultar todos os resultados, aceda à cobertura completa das Eleições Autárquicas 2025 do Observador.

Liderança atual da União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro

Carlos Miguel da Silva Abreu Guimarães é o atual presidente da União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro, exercendo funções desde 2021. O executivo atual é composto por Vítor Manuel de Oliveira Brito como vogal tesoureiro, Sílvia Liliana Ferreira Ribeiro, Manuel Jorge Fernandes da Costa como vogal e Sónia Maria da Silva Peixoto.

Veja também: Marco Almeida: "Comigo não vai haver rebaldaria"

Um dos momentos mais marcantes da sua liderança foi a celebração do Dia da Freguesia em 2025, que reuniu 27 das 32 associações da União de Freguesias, num verdadeiro espírito de união e cooperação. Durante o mandato, destacaram-se intervenções na rede viária, cemitério, campo de futebol do CD Celeirós, parques infantis, implementação do Espaço Cidadão, requalificação do campo de futebol do ADC Aveleda, renovação do ringue e parque infantil de Vimieiro, e a reposição das ATMs em Aveleda e Vimieiro.

Evolução eleitoral na freguesia de Celeirós, Aveleda e Vimieiro desde 2013

A análise dos resultados eleitorais revela uma evolução significativa no comportamento eleitoral da freguesia. Em 2013, com 5.968 eleitores inscritos, a participação foi de 64,54% (3.852 votantes). A força política vencedora obteve 58,36% dos votos (2.248 votos), seguida de 27,26% (1.050 votos) e 8,49% (327 votos).

Em 2017, manteve-se praticamente o mesmo número de inscritos (5.967), mas a participação desceu ligeiramente para 63,95% (3.816 votantes). Os resultados mostraram uma maior competitividade: 48,14% (1.837 votos) para o vencedor, 39,7% (1.515 votos) para o segundo lugar, 4,8% (183 votos) e 3,14% (120 votos).

Em 2021, com 6.048 eleitores inscritos, a participação foi de 61,13% (3.697 votantes). A coligação PPD/PSD.CDS-PP.PPM.A obteve 44,58% dos votos (1.648 votos), o PS conseguiu 43,41% (1.605 votos) e a CDU (PCP-PEV) alcançou 6,63% (245 votos). Carlos Guimarães foi eleito presidente pela coligação Juntos por Braga com 47,11% dos votos, derrotando Manuel Gastão do PS.

Veja também: Carpool com Bruno Nunes (Chega/Loures). “Se fosse presidente da câmara, tinha demolido todas as casas”

Candidatos à presidência da junta de freguesia 2025 em Celeirós, Aveleda e Vimieiro

Para as eleições de 2025, estão confirmados vários candidatos à presidência da União de Freguesias:

  • Carlos Guimarães – Recandidata-se pela coligação Juntos por Braga (PSD/CDS/PPM) à presidência da União de Freguesias. Com 53 anos, casado, tem um percurso profissional no setor dos transportes e logística, onde desempenha funções como chefe de tráfego.
  • Manuel Oliveira (Manuel Gastão) – Candidata-se pelo PS, sendo um antigo Presidente da Junta de Freguesia de Aveleda e Presidente da União das Freguesias entre 2017 e 2021. Reconhecido empresário de Mazagão, após 4 anos como líder da oposição na Assembleia de Freguesia, volta a dar a cara pelo Partido Socialista.
  • Miguel Mendes – Candidato da Iniciativa Liberal (IL) à presidência da Junta da União de Freguesias. Com 36 anos, é natural de Braga e residente em Celeirós, licenciado em Administração Pública pela Universidade do Minho e atualmente frequenta o mestrado em Gestão Digital para Serviços Públicos no IPCA.
  • João Baptista Silva – Encabeça a lista da CDU para a Assembleia da União de Freguesias, com 72 anos, pequeno empresário localizado em Ferreiros, membro da União de Resistentes Antifascistas Portugueses e militante do PCP desde 1975.
  • Elisabete Capela – Candidata pelo Movimento Independente Amar e Servir Braga, é casada, mãe de uma filha, natural de Celeirós, licenciada em Contabilidade pelo Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

Demografia e território da União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro

A União das Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro é uma freguesia portuguesa do município de Braga, com 7,57 km² de área e 6.742 habitantes (censo de 2021). A sua densidade populacional é 890,6 hab./km². Foi constituída em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, pela agregação das antigas freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro.

A freguesia apresenta uma densidade populacional significativamente superior à média nacional, refletindo o seu carácter periurbano e a proximidade ao centro de Braga. O crescimento populacional registado entre os censos de 2011 e 2021 demonstra a atratividade da região para novos residentes, beneficiando da sua localização estratégica e das boas acessibilidades.

Contexto político no concelho de Braga e impacto local

A União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro insere-se no contexto político mais amplo do concelho de Braga, onde as eleições autárquicas de 2025 prometem ser competitivas. O território representa “um polo de vitalidade importantíssimo” para o concelho, sendo necessário “continuar a requalificar equipamentos públicos, valorizar equipamentos desportivos e apoiar as dinâmicas sociais existentes”.

As prioridades municipais para a região incluem o prolongamento da Ecovia do Rio Este, apoio às respostas à primeira idade com criação de nova valência de creche, implementação de novos equipamentos públicos e investimento na requalificação da rede viária. Para mais informação sobre o contexto concelhio, consulte o artigo sobre o concelho de Braga.

Equipamentos e serviços da União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro

A freguesia dispõe de um Espaço Cidadão localizado na Av. Covedelo, N.º 57 em Celeirós, contactável através do telefone 253673209 e email freguesia@celeirosaveledavimieiro.pt. A freguesia oferece ainda inscrições para férias de Verão na Piscina Municipal de Celeirós e diversos serviços na secretaria do edifício da Junta de Freguesia.

A União de Freguesias disponibiliza Serviços de Enfermagem à população, das 14h às 17h nas juntas de freguesia de Aveleda e Vimieiro. Destaca-se também a implementação do balcão dos CTT no edifício da autarquia local, facilitando o acesso dos cidadãos a serviços postais.

Participação cívica e proximidade local em Celeirós, Aveleda e Vimieiro

A análise da participação eleitoral revela uma tendência de ligeiro decréscimo ao longo dos anos: 64,54% em 2013, 63,95% em 2017 e 61,13% em 2021. Esta evolução acompanha a tendência nacional de menor participação em eleições autárquicas, embora se mantenha acima da média nacional para este tipo de eleições.

A freguesia caracteriza-se por um tecido associativo dinâmico, com 32 associações identificadas na região. A celebração do Dia da Freguesia em 2025 conseguiu reunir 27 destas associações, demonstrando a vitalidade do movimento associativo local. Esta rede associativa constitui um importante fator de coesão social e participação cívica.

Equipamentos desportivos e culturais na União de Freguesias

A freguesia dispõe de várias infraestruturas desportivas e culturais importantes. Em Celeirós, destaca-se o campo de futebol do CD Celeirós, que foi requalificado, bem como os ringues desportivos nas escolas e parques infantis. Em Aveleda, foi intervencionado o campo de futebol do ADC Aveleda e as infraestruturas desportivas do Aveleda Parque.

A região beneficia ainda de património natural e cultural, como as Voltas de Macada, no limite entre Vimieiro e Priscos, que são objeto de iniciativas culturais em colaboração com a Fundação Bracara Augusta. Em Vimieiro, foi renovado o ringue, o parque infantil e o tanque de Macada, com reconhecimento e valorização das Voltas de Macada.

Desafios e prioridades para o mandato 2025-2029

Os principais desafios identificados pelos candidatos incluem questões de infraestruturas, serviços sociais e desenvolvimento económico. A ausência de uma creche e de um lar de idosos com múltiplas valências é identificada como um exemplo claro de como as prioridades da comunidade têm sido descuradas.

Para o futuro, entre as prioridades estão a requalificação integral do edifício da autarquia em Celeirós e o parque infantil envolvente, bem como a continuidade das obras na rede viária, com destaque para a Rua Penedo da Cruz, em Aveleda, e a Rua 13 de Maio, em Vimieiro. Identificam-se também como principais desafios as questões da mobilidade e o crescimento da zona industrial como peças-chave para o futuro das freguesias.

Localidades e lugares da União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro

A União de Freguesias tem a sua sede em Celeirós, sendo constituída pelas três antigas freguesias que lhe dão nome. Cada uma das localidades mantém características próprias e identidade singular, com Celeirós a assumir o papel de centro administrativo da união.

A freguesia beneficia de uma localização estratégica no concelho de Braga, com boas acessibilidades e proximidade ao centro urbano. Esta posição geográfica tem contribuído para o desenvolvimento de um importante tecido empresarial, particularmente visível no parque industrial de Celeirós, que constitui um dos principais motores económicos da região.

As três localidades mantêm tradições e festividades próprias, contribuindo para a riqueza cultural da união de freguesias. A preservação desta diversidade cultural, aliada à necessidade de criar uma identidade comum, constitui um dos desafios da gestão autárquica local.

Para realizar o projeto “Eleições 308”, o Observador juntou-se ao Movimento Eu Voto, uma plataforma independente fundada em 2020 de incentivo ao voto consciente e informado. Em 2023, o Movimento Eu Voto recebeu o Prémio Cidadão Europeu, atribuído pelo Parlamento Europeu, e em 2024 foi-lhe atribuído um voto de congratulação da Assembleia Legislativa da Madeira aprovado por unanimidade pelo trabalho apartidário durante as eleições regionais de 2023. Desde maio de 2024, o Movimento Eu Voto tem um programa semanal de comentário político jovem em parceria com a Rádio Observador, chamado “Geração V”. Para o projeto “Eleições 308”, o Movimento Eu Voto reuniu mais de 200 voluntários em todo o país, responsáveis por recolher e confirmar dados.