Resultados finais de Freguesia de Loulé (São Sebastião)

Resultados das eleições de Loulé (São Sebastião) em 2025

O Partido Socialista manteve a liderança na freguesia de Loulé (São Sebastião) nas eleições autárquicas de outubro de 2025, conquistando a presidência com 42,52% dos votos (1.486 votos). Segundo os resultados oficiais para a Freguesia de Loulé (São Sebastião) Interativo de Resultados do Observador, o PS perdeu dois mandatos face a 2021, passando de 8 para 6 mandatos na assembleia de freguesia.

A coligação PPD/PSD.CDS-PP.IL obteve o segundo lugar com 33,22% dos votos (1.161 votos), conquistando 5 mandatos, mais um do que a anterior coligação de direita em 2021. O Chega registou um crescimento significativo, passando de 6,35% para 17,25% dos votos (603 votos), obtendo 2 mandatos na assembleia de freguesia.

Composição da assembleia de freguesia:

  • PS: 6 mandatos (42,52%)
  • PPD/PSD.CDS-PP.IL: 5 mandatos (33,22%)
  • CH: 2 mandatos (17,25%)
  • BE.L: 0 mandatos (2,55%)
  • PCP-PEV: 0 mandatos (1,77%)

A taxa de participação eleitoral foi de 52,65%, representando um aumento significativo face aos 42,85% registados em 2021. Dos 6.638 eleitores inscritos, 3.495 exerceram o direito de voto, com apenas 60 votos em branco e 34 nulos.

Para consultar todos os resultados, aceda à cobertura completa das Eleições Autárquicas 2025 do Observador.

Veja também: Carpool com Ana Mendes Godinho: "Quando o candidato do PSD diz que não tem linhas vermelhas com o Chega é um alerta total para todos nós"

Liderança atual da Loulé (São Sebastião)

O atual presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião é Analídio Ponte, que lidera o executivo socialista desde as últimas eleições autárquicas. De acordo com o PS, “o autarca, que tem São Sebastião no coração, tem promovido a revitalização dinâmica da Freguesia e dos serviços prestados à comunidade, dando especial foco a novas abordagens na resolução dos problemas do território”.

A freguesia integra o concelho de Loulé, no distrito de Faro, e representa uma das principais freguesias urbanas do município. A Freguesia de S. Sebastião confina com cinco freguesias do concelho e, voltada a poente, compreende uma área de cerca de um terço da cidade de Loulé.

Evolução eleitoral na freguesia de Loulé (São Sebastião) desde 2013

A análise dos resultados eleitorais das últimas três eleições autárquicas revela uma evolução significativa no panorama político da freguesia:

Eleições de 2013

  • Inscritos: 6.220 eleitores
  • Participação: 48,25% (3.001 votantes)
  • Vencedor: Lista com 40,79% dos votos (1.224 votos) – 7 mandatos
  • Segunda força: Lista com 38,19% dos votos (1.146 votos) – 6 mandatos

Eleições de 2017

  • Inscritos: 6.281 eleitores
  • Participação: 46,87% (2.944 votantes)
  • Vencedor: Lista com 50,31% dos votos (1.481 votos) – 7 mandatos
  • Segunda força: Lista com 39,06% dos votos (1.150 votos) – 6 mandatos

Eleições de 2021

  • Inscritos: 6.360 eleitores
  • Participação: 42,85% (2.725 votantes)
  • PS: 50,02% dos votos (1.363 votos) – 8 mandatos e presidência
  • PPD/PSD.CDS-PP.MPT.PPM: 30,09% dos votos (820 votos) – 4 mandatos
  • CH: 6,35% dos votos (173 votos) – 1 mandato
  • B.E.: 4,62% dos votos (126 votos)
  • PCP-PEV: 3,34% dos votos (91 votos)

Os dados revelam uma tendência de diminuição da participação eleitoral, passando de 48,25% em 2013 para 42,85% em 2021, situando-se abaixo da média nacional para eleições autárquicas.

DIOGO VENTURA/OBSERVADOR

Veja também: Carpool com João Paulo Correia: "Tenho frescura política, intelectual e física para governar Gaia"

Candidatos à presidência da junta de freguesia 2025 em Loulé (São Sebastião)

Para as eleições autárquicas de outubro de 2025, foram já anunciados alguns candidatos:

Partido Socialista (PS)

Analídio Ponte foi designado pelo PS como candidato à presidência da Junta de São Sebastião, procurando a recondução no cargo. A designação foi aprovada em reunião da Comissão Política Concelhia do PS no dia 29 de janeiro de 2025.

CDU (PCP-PEV)

A CDU apresenta João Guerreiro como candidato à Assembleia de Freguesia de São Sebastião, integrando a estratégia da coligação para “reforçar a sua voz nos vários órgãos autárquicos do concelho de Loulé”.

Outros partidos e movimentos independentes poderão ainda anunciar as suas candidaturas até ao prazo limite estabelecido pela Comissão Nacional de Eleições.

Demografia e território da Loulé (São Sebastião)

A freguesia é constituída por setores muito distintos como são as várzeas de regadio, com as riquezas dos citrinos, e o barrocal. É de salientar, em toda a Freguesia, a produção de amêndoa e de alfarroba.

A freguesia integra parte significativa da cidade de Loulé, sendo uma das mais populosas do concelho. Em 2021, a população de todo o município de Loulé era de 72.373 habitantes, numa área de aproximadamente 763,67 quilómetros quadrados.

O crescimento populacional do Algarve tem beneficiado o concelho de Loulé. Loulé registou um aumento de 2.210 residentes entre 2011 e 2021, sendo um dos concelhos com maior crescimento da região.

Contexto político no concelho de Loulé e impacto local

As eleições na freguesia de São Sebastião inserem-se no contexto mais amplo das eleições municipais de Loulé. O Partido Socialista apresenta-se “renovado e empenhado com o seu candidato à Câmara Municipal de Loulé, Telmo Pinto, e os candidatos às Freguesias”.

A CDU apresenta Catarina Piedade, de 28 anos, licenciada em Artes Visuais e Dirigente do Sindicato de Hotelaria do Algarve, como candidata à presidência da Câmara Municipal de Loulé.

Para informação detalhada sobre as eleições municipais, consulte o nosso artigo sobre o concelho de Loulé.

Equipamentos e serviços da Loulé (São Sebastião)

A principal Igreja desta freguesia é a Igreja de S. Francisco, constituindo um importante marco religioso e cultural da comunidade local.

A freguesia beneficia da proximidade ao centro urbano de Loulé, tendo acesso aos principais equipamentos municipais, incluindo serviços de saúde, educação e cultura. A Junta de Freguesia de São Sebastião localiza-se na Rua José António Madeira, n.º23, 8100-670 Loulé, com contacto telefónico 289 410 100.

Participação cívica e proximidade local em Loulé (São Sebastião)

A taxa de participação eleitoral na freguesia tem registado uma tendência decrescente, situando-se em 42,85% nas eleições de 2021, valor inferior à média concelhia. Este fenómeno reflete desafios comuns às freguesias urbanas, onde a mobilização eleitoral tende a ser menor.

A proximidade entre autarcas e cidadãos constitui uma prioridade para o desenvolvimento local, especialmente numa freguesia que integra parte significativa da área urbana de Loulé e enfrenta desafios específicos de crescimento e ordenamento territorial.

Localidades e lugares da Loulé (São Sebastião)

As principais localidades da Freguesia são: Vale Judeu, Parragil, Monte Seco, Soalheira, Varjota, Palmeiral, Picota, Loulé e Vale da Boa Hora. Estas localidades representam a diversidade territorial da freguesia, que combina áreas urbanas consolidadas com zonas rurais de características distintas.

A freguesia beneficia de uma localização estratégica, integrando parte do centro histórico de Loulé e estendendo-se para áreas periurbanas que mantêm características rurais tradicionais do barrocal algarvio.

A freguesia de São Sebastião foi criada em 1890 após a divisão de São Clemente, integrando a nova fase de urbanização da Quinta do Olival de São Francisco, o que demonstra a sua importância histórica no desenvolvimento urbano de Loulé.

As eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025 constituem uma oportunidade para os eleitores da freguesia escolherem os representantes que irão definir as políticas locais para os próximos quatro anos, num contexto de crescimento demográfico e novos desafios de desenvolvimento sustentável.

Para realizar o projeto “Eleições 308”, o Observador juntou-se ao Movimento Eu Voto, uma plataforma independente fundada em 2020 de incentivo ao voto consciente e informado. Em 2023, o Movimento Eu Voto recebeu o Prémio Cidadão Europeu, atribuído pelo Parlamento Europeu, e em 2024 foi-lhe atribuído um voto de congratulação da Assembleia Legislativa da Madeira aprovado por unanimidade pelo trabalho apartidário durante as eleições regionais de 2023. Desde maio de 2024, o Movimento Eu Voto tem um programa semanal de comentário político jovem em parceria com a Rádio Observador, chamado “Geração V”. Para o projeto “Eleições 308”, o Movimento Eu Voto reuniu mais de 200 voluntários em todo o país, responsáveis por recolher e confirmar dados.