Resultados finais de Freguesia de Margaride (Santa Eulália)
Resultados das eleições de Margaride (Santa Eulália), Várzea, Lagares, Varziela e Moure em 2025
A Lista do Partido Socialista (L.PS) manteve a liderança na União das Freguesias de Margaride, Várzea, Lagares, Varziela e Moure nas eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, conquistando 61,07% dos votos válidos e elegendo o presidente da junta de freguesia. Segundo os resultados oficiais para a Freguesia de Margaride, Várzea, Lagares, Varziela, Moure no Interativo de Resultados do Observador, os socialistas obtiveram 6.138 votos, assegurando a continuidade da liderança política local.
A composição da assembleia de freguesia ficou distribuída da seguinte forma:
- L.PS: 9 mandatos (61,07%)
- PPD/PSD.CDS-PP: 4 mandatos (26,69%)
- CH: 0 mandatos (6,13%)
- PCP-PEV: 0 mandatos (1,94%)
- NC: 0 mandatos (0,95%)
A taxa de participação eleitoral registou 62,16%, com 10.051 votantes num universo de 16.170 eleitores inscritos, representando um aumento significativo face aos 56,37% registados em 2021. Comparativamente às eleições anteriores, o PS perdeu um mandato na assembleia (de 10 para 9), enquanto a coligação PSD-CDS ganhou um mandato (de 3 para 4). O Chega estreou-se nestas eleições locais com 6,13% dos votos, não conseguindo eleger representantes.
Para consultar todos os resultados, aceda à cobertura completa das Eleições Autárquicas 2025 do Observador.
Liderança atual da União das Freguesias de Margaride (Santa Eulália), Várzea, Lagares, Varziela e Moure
A União das Freguesias de Margaride (Santa Eulália), Várzea, Lagares, Varziela e Moure é atualmente presidida por José António Lemos de Araújo, eleito pela lista “Sim Acredita L.PS”. A freguesia conta com 16.280 eleitores inscritos e representa uma das maiores circunscrições eleitorais do concelho de Felgueiras.
Veja também: Carpool com Manuel Pizarro. "Tenho a expectativa de poder vencer as eleições"
A sede da junta de freguesia localiza-se na Rua Leonor Rosa da Silva, nº 30, em Margaride, funcionando com horários específicos ao longo da semana para atendimento ao público. O atendimento decorre de segunda, terça e sexta-feira das 8h00 às 12h45 e das 13h45 às 17h00, à quarta-feira das 8h00 às 12h45 e das 13h45 às 16h45, e à quinta-feira das 8h00 às 12h45 e das 13h45 às 17h15.
Evolução eleitoral na freguesia de Margaride (Santa Eulália), Várzea, Lagares, Varziela e Moure desde 2013
Em 2013, registou-se uma participação de 58,28% dos eleitores inscritos, com o PPD/PSD.PPM a obter 53,73% dos votos válidos e 8 mandatos, seguido pelo PS com 32,62% e 5 mandatos.
Em 2017, a participação eleitoral aumentou para 62,78%. O PS alcançou a liderança com 50,16% dos votos e 7 mandatos, enquanto o PSD obteve 37,27% e 6 mandatos.
Nas eleições de 2021 a participação desceu para 56,37%. A lista “L.PS” conseguiu uma vitória expressiva com 71,77% dos votos válidos, conquistando 10 mandatos dos 13 disponíveis. O PSD obteve 22,23% dos votos e 3 mandatos.
Veja também: Carpool com João Paulo Correia: "Tenho frescura política, intelectual e física para governar Gaia"
Candidatos à presidência da junta de freguesia 2025 em Margaride (Santa Eulália), Várzea, Lagares, Varziela e Moure
Para as eleições autárquicas de 2025 são conhecidas as seguintes candidaturas:
- José António Lemos de Araújo (Sim Acredita – L-PS)
- Helder Manuel Martins Peixoto (AGORA FELGUEIRAS)
- Luís Miguel Sampaio Maia Segadães (CDU)
- Délio José Pinto Lopes de Carvalho (NÓS CIDADÃOS)
- António Manuel Teixeira Francisco (CHEGA)
Demografia e território da União das Freguesias de Margaride (Santa Eulália), Várzea, Lagares, Varziela e Moure
A União das Freguesias de Margaride (Santa Eulália), Várzea, Lagares, Varziela e Moure é uma freguesia portuguesa do município de Felgueiras, com 17,44 km² de área e 17.695 habitantes segundo o censo de 2021. Esta união de freguesias é a mais populosa de toda a região do Tâmega e Sousa, registando cerca de 17 mil habitantes e aproximadamente seis mil agregados familiares.
Segundo dados anteriores do INE, a população era de 9.653 habitantes, distribuída por 4.633 homens e 5.020 mulheres, com uma densidade populacional de 16,13 habitantes por hectare. O crescimento populacional significativo reflete o dinamismo económico e social desta região.
Dada a sua dimensão geográfica e populacional, esta união de freguesias ultrapassa o número de habitantes de alguns concelhos periféricos de Felgueiras, demonstrando a sua importância no contexto regional.
Participação cívica e proximidade local em Margaride (Santa Eulália), Várzea, Lagares, Varziela e Moure
A evolução da participação eleitoral nesta freguesia revela oscilações significativas: 58,28% em 2013, 62,78% em 2017 e 56,37% em 2021. Esta última taxa de participação situa-se ligeiramente abaixo da média nacional para eleições autárquicas, sugerindo espaço para maior envolvimento cívico.
A dimensão populacional da freguesia, sendo a maior da região do Tâmega e Sousa, coloca desafios específicos à participação democrática e à proximidade entre eleitos e eleitores. As eleições autárquicas de 2025 realizar-se-ão a 12 de outubro, oferecendo nova oportunidade para o exercício da cidadania ativa.
A assembleia de freguesia, composta por 13 membros, representa a diversidade política local e constitui o órgão deliberativo mais próximo dos cidadãos, desempenhando papel fundamental na fiscalização da ação da junta de freguesia.
Localidades e lugares da União das Freguesias de Margaride (Santa Eulália), Várzea, Lagares, Varziela e Moure
Esta união de freguesias resulta da agregação de cinco antigas freguesias, cada uma com identidade e história próprias. Margaride tem origens que remontam a período anterior à Nacionalidade, quando em 1059 era denominada Villa Margariti. Em 1290 era conhecida por Santa Eulália de Margaride.
Lagares tem origens na antiguidade romana, tendo sido nesta localidade que, em 999, se reuniu a primeira Assembleia Municipal (Concilium) conhecida na área. Varziela, cujo primeiro documento data de 1052, tem o nome como diminutivo de Várzea.
Lugares como “Vinha”, “Souto”, “Monte”, “Moínho” ou “Gandra” sugerem um espaço rural e campesino, assim como o próprio nome de “Várzea”, originado pelo topónimo pré-romano “Varcena”, significando “campina cultivada”. Esta diversidade toponímica reflete a riqueza histórica e geográfica do território.
A união destas cinco freguesias criou uma das maiores circunscrições eleitorais do distrito do Porto, combinando tradição histórica com dinamismo contemporâneo, constituindo um caso de estudo interessante sobre a reorganização administrativa territorial em Portugal.