Resultados finais de Freguesia de Pindelo dos Milagres
Resultados das eleições de Pindelo dos Milagres em 2025
O Partido Socialista reforçou a sua liderança na freguesia de Pindelo dos Milagres nas eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025, conquistando 62,53% dos votos válidos e elegendo o presidente da junta de freguesia. Segundo os resultados oficiais para a Freguesia de Pindelo dos Milagres Interativo de Resultados do Observador, o PS obteve uma vitória expressiva face ao principal adversário.
A composição da assembleia de freguesia ficou distribuída da seguinte forma:
- PS: 5 mandatos (62,53% dos votos)
- PPD/PSD: 2 mandatos (34,68% dos votos)
A taxa de participação eleitoral registou 62,40%, representando um aumento face aos 60,12% verificados em 2021. Dos 633 eleitores inscritos, 395 exerceram o direito de voto, com apenas 5 votos em branco e 6 nulos.
Comparativamente com o anterior mandato, o PS consolidou a sua posição dominante, passando de 55,78% para 62,53% dos votos, ganhando um mandato adicional na assembleia (de 4 para 5 mandatos). O PSD, por sua vez, viu a sua representação reduzida de 3 para 2 mandatos, com a percentagem de votos a diminuir de 41,65% para 34,68%.
Para consultar todos os resultados, aceda à cobertura completa das Eleições Autárquicas 2025 do Observador.
Veja também: Carpool com Gonçalo Caroço: "Ninguém está contra as demolições. Agora, deixar as pessoas na rua não pode ser"
Liderança atual da freguesia de Pindelo dos Milagres
António Marques Rolo preside atualmente à Junta de Freguesia de Pindelo dos Milagres, conforme confirmado no site oficial da autarquia. O presidente destaca que “é com enorme satisfação que presido a freguesia de Pindelo dos Milagres uma freguesia recheada de história e encanto” e que “esta Junta de Freguesia é de todos e é a casa de todos nós”.
A Junta de Freguesia funciona na Rua do Centro Social, N.º 1, em Pindelo dos Milagres, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. A funcionária encontra-se no posto médico de Pindelo às segundas, quartas e sextas-feiras no período da manhã, e na última segunda-feira de cada mês antes do dia 25, no período da tarde, encontra-se em Rio de Mel a fazer a cobrança da água.
Evolução eleitoral na freguesia de Pindelo dos Milagres desde 2013
A análise dos resultados eleitorais das últimas três eleições autárquicas revela uma evolução significativa no comportamento eleitoral da freguesia. Em 2013, com 866 eleitores inscritos, a participação foi de 53,12%, registando-se 460 votantes. O partido mais votado obteve 49,57% dos votos (228 votos) e conquistou 4 mandatos, enquanto o segundo partido alcançou 41,96% (193 votos) e 3 mandatos.
Em 2017, observou-se um ligeiro aumento da participação para 54,81%, com 444 votantes num universo de 810 eleitores inscritos. Neste pleito, verificou-se uma clara vitória de uma força política que obteve 65,54% dos votos (291 votos) e conquistou 5 mandatos, contra 31,53% (140 votos) e 2 mandatos do segundo partido mais votado.
Veja também: Carpool com João Paulo Correia: "Tenho frescura política, intelectual e física para governar Gaia"
As eleições de 2021 registaram a maior taxa de participação do período analisado, com 60,12% de votantes (389 eleitores) num total de 647 inscritos. O PS obteve 55,78% dos votos (217 votos) e conquistou 4 mandatos, incluindo a presidência da Junta de Freguesia, enquanto o PSD alcançou 41,65% (162 votos) e 3 mandatos, segundo dados oficiais da CNE.
Tendências de participação eleitoral
- 2013: 53,12% de participação (460 votantes em 866 inscritos)
- 2017: 54,81% de participação (444 votantes em 810 inscritos)
- 2021: 60,12% de participação (389 votantes em 647 inscritos)
A tendência crescente da participação eleitoral contrasta com a diminuição do número de eleitores inscritos, reflexo do envelhecimento demográfico da freguesia.
Candidatos à presidência da junta de freguesia 2025 em Pindelo dos Milagres
O prazo para apresentação de candidaturas às eleições autárquicas de 2025 terminou em 2 de setembro, conforme estabelecido pela Comissão Nacional de Eleições. As listas devem ser entregues na comarca cível do município a que se candidatam, com partidos políticos, coligações de partidos e grupos de cidadãos eleitores tendo até às 18:00 para apresentarem as candidaturas.
A informação sobre os candidatos confirmados para a Assembleia de Freguesia de Pindelo dos Milagres será atualizada assim que as listas sejam oficialmente validadas e divulgadas pelas autoridades competentes. As listas candidatas apresentadas são afixadas imediatamente à porta do edifício do tribunal e o juiz sorteará a ordem das listas no boletim de voto.
Demografia e território da freguesia de Pindelo dos Milagres
Pindelo dos Milagres tem uma área de 19,36 km² e 571 habitantes segundo o censo de 2021, resultando numa densidade populacional de 29,5 hab./km², de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística. A freguesia dista cerca de 14 km da sede do município de São Pedro do Sul e 23 km de Viseu.
A Freguesia de Pindelo dos Milagres confina com Figueiredo de Alva, Vila Maior, Pinho, Ribafeita e Calde (ambas do Município de Viseu), Moledo e Mamouros (Município de Castro Daire). Atualmente, é constituída por duas povoações, Pindelo dos Milagres e Rio de Mel, e um lugar onde existe apenas uma família, lugar dos Súmios.
Evolução demográfica
A freguesia tem registado uma tendência de diminuição populacional, reflexo do fenómeno de despovoamento do interior. Esta realidade demográfica tem impacto direto no número de eleitores inscritos, que diminuiu de 866 em 2013 para 647 em 2021.
Contexto político no concelho de São Pedro do Sul e impacto local
A freguesia de Pindelo dos Milagres insere-se no contexto político mais amplo do concelho de São Pedro do Sul, onde as dinâmicas eleitorais locais podem influenciar os resultados paroquiais. As eleições autárquicas de 2025 decorrem num momento de particular importância para o desenvolvimento regional, com diversos projetos de investimento público em curso.
Para uma análise completa do contexto político concelhio e das suas implicações nas freguesias, consulte o nosso artigo sobre as eleições autárquicas no concelho de São Pedro do Sul.
Equipamentos e serviços da freguesia de Pindelo dos Milagres
Pindelo dos Milagres possui uma igreja, duas capelas (uma delas numa ermida, consagrada à Nossa Senhora dos Milagres), uma escola básica (EB1) e um jardim de infância, uma secção de bombeiros, duas padarias com pastelaria própria, dois cabeleireiros, um pelourinho, seis fontes públicas, dois jardins, uma Extensão de Saúde (USF São Pedro do Sul) e uma farmácia.
A freguesia possui também um centro paroquial, um snack-bar, dois cafés e um mini-mercado, uma bomba de combustível, um clube desportivo, um campo polidesportivo, uma associação cultural, uma lagoa, duas pistas de rally, um parque de merendas, um parque empresarial entre outros, conforme informação disponível no site oficial da Junta de Freguesia.
Infraestruturas culturais e desportivas
A freguesia destaca-se pela realização do festival Milagre Metaleiro, evento cultural de referência nacional que atrai milhares de visitantes anualmente. O festival, que já vai na sua 13.ª edição, celebra-se em Pindelo dos Milagres e tem-se tornado cada vez mais popular, contribuindo significativamente para a projeção da freguesia.
Participação cívica e proximidade local em Pindelo dos Milagres
A taxa de participação eleitoral em Pindelo dos Milagres tem-se mantido consistentemente acima da média nacional para freguesias rurais. O crescimento da participação de 53,12% em 2013 para 60,12% em 2021 demonstra um envolvimento crescente da população nos processos democráticos locais.
Esta tendência positiva na participação cívica reflete-se também na vida comunitária da freguesia, com diversas iniciativas locais que promovem a coesão social. A participação nos Jogos Sem Fronteiras de São Pedro do Sul, onde participaram 10 jovens da freguesia, exemplifica o espírito comunitário local, com a Junta de Freguesia a felicitar “a equipe, pela força, garra e pela vontade de vencer”.
Localidades e lugares da freguesia de Pindelo dos Milagres
A freguesia é constituída por duas povoações principais: Pindelo dos Milagres e Rio de Mel, além do lugar dos Súmios, onde existe apenas uma família. Antes de ser designada como tal, esta freguesia tivera o nome de Pindelo de Lafões, tendo deixado de pertencer ao concelho de Lafões ou Vouzela no século anterior para ser integrada no concelho de São Pedro do Sul.
No local da freguesia houve, possivelmente uma capela de São Domingos, que terá desaparecido para ficar apenas a de Nossa Senhora dos Milagres. Esta capela dá nome à freguesia e constitui um dos seus principais marcos históricos e religiosos.
Património histórico e religioso
O património religioso da freguesia inclui elementos de grande valor histórico. A capela de Nossa Senhora dos Milagres, situada num pequeno monte, possui uma inscrição que dá a conhecer o ano da sua edificação: “esta capela mandou fazer o Pe José de Paiva por sua devoção em 1655”, existindo nas traseiras outra inscrição onde se pode ler: “esta obra mandou reedificar o Arcediago António Coelho de Cárceres, Ano de 1736”.
As eleições autárquicas de 12 de outubro de 2025 representam uma oportunidade para os eleitores de Pindelo dos Milagres escolherem os seus representantes locais para os próximos quatro anos, num contexto de continuidade do desenvolvimento sustentável da freguesia e preservação da sua identidade cultural única.