Histórico de atualizações
  • Bom dia. Encerramos por aqui o nosso liveblog diário dedicado às notícias sobre a pandemia de Covid-19. Pode continuar a acompanhar-nos, esta terça-feira, aqui.

    Portugal registou mais 7 mortes e 600 novos casos com Covid-19

  • Macau regista 68.º caso, mais um segurança de hotel designado para quarentenas

    Macau detetou uma nova infeção por Covid-19, o 68.º caso desde o início da pandemia, anunciaram hoje as autoridades de saúde, numa altura em que o território está prestes a terminar os testes em massa à população.

    Trata-se de mais um segurança de um hotel onde decorrem quarentenas obrigatórias para quem chega a Macau, que tinha sido colocado em isolamento a 25 de setembro e que se encontrava vacinado contra a Covid-19.

    Macau está a concluir testes à Covid-19 a toda a população, após ter detetado um caso num viajante, na sexta-feira, e os outros dois casos conexos no dia seguinte, os dois seguranças, um do mesmo local de trabalho, outro de um hotel contíguo.

  • Pfizer lança testes para vacina contra a gripe com RNA mensageiro

    Segundo a Pfizer, “a flexibilidade da tecnologia de RNA mensageiro e a sua produção rápida” podem facilitar o fornecimento e a eficácia das vacinas contra a gripe.

    Pfizer lança testes para vacina contra a gripe com RNA mensageiro

  • Pandemia de Covid-19 custou ao Estado 5.139,5 milhões de euros até agosto

    A pandemia de Covid-19 custou ao Estado 5.139,5 milhões de euros até agosto, devido ao aumento da despesa de 4.657,9 milhões de euros e redução de receita de 481,6 milhões, foi hoje conhecido.

    “Até ao final de agosto, a execução das medidas adotadas no âmbito do combate e da prevenção da Covid-19, bem como as que têm por objetivo repor a normalidade, conduziu a uma redução da receita de 481,6 milhões de euros e a um aumento da despesa total em 4.657,9 milhões de euros”, pode ler-se na Síntese da Execução Orçamental, hoje divulgada pela Direção-Geral do Orçamento (DGO).

    De acordo com a DGO, na redução da receita destaca-se “o impacto estimado associado à prorrogação do pagamento da autoliquidação do IRC (119,8 milhões de euros) e isenção de pagamento da TSU (estimado em 206 milhões de euros)”.

    Já na despesa “os apoios às empresas e ao emprego atingiram 2.438,2 milhões de euros, destacando-se o programa Apoiar (1.008,1 milhões de euros), o apoio extraordinário à retoma progressiva da atividade (489,5 milhões de euros) e o ‘layoff’ simplificado (366,0 milhões de euros)”.

  • Biden já recebeu a vacina de reforço da Covid-19: "Vamos fazer a nossa parte"

    O presidente dos EUA, Joe Biden, arregaçou a manga da camisa e já levou a terceira dose da vacina Covid-19, na esperança de dar um exemplo aos norte-americanos sobre a necessidade de obter uma “dose extra”.

    Citado pela Reuters, Biden rejeitou as críticas de que deveria repartir as vacinas disponíveis pelos países que ainda não têm toda a população vacinada com a primeira dose. “Vamos fazer a nossa parte”, disse.

    Revelou ainda que também a sua mulher, Jill, receberá a sua vacina de reforço em breve.

    Os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA apoiaram na semana passada uma dose adicional da vacina Pfizer para norte-americanos com 65 ou mais anos, para adultos com condições médicas e para adultos em trabalhos de alto risco.

  • Reino Unido regista subida nas infeções mas descida nos internamentos

    O Reino Unido registou 40 mortes e 37.960 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados oficiais atualizados hoje, com destaque para uma subida nas infeções, mas descida nas mortes e internamentos.

    Nos últimos sete dias, entre 21 e 27 de setembro, a média diária foi de 137 mortes e 34.457 casos, o que corresponde a uma descida de 3,5% no número de mortes e uma subida de 13,4% no número de infeções relativamente aos sete dias anteriores. Desde o início da pandemia, foram notificados 136.208 óbitos de Covid-19.

  • Cerca de 100 mil pessoas já foram vacinadas na Guiné-Bissau

    O Alto Comissariado para a Covid-19 da Guiné-Bissau informou hoje que cerca de 100.000 pessoas já foram vacinadas no país contra a doença.

    “O último boletim informativo indica que cerca de 100.000 pessoas já foram vacinadas, o que equivale a 13% da população”, afirmou Plácido Cardoso, secretário do Alto Comissariado.

    “Até dezembro contamos ter 50% da população vacinada”, disse, salientando que 9% da população já tem a vacinação completa.

    A Guiné-Bissau pretende vacinar 70% da população, que ronda os dois milhões de habitantes, a partir dos 18 anos.

  • Moçambique regista mais uma morte e 10 novos casos

    Moçambique registou mais uma morte associada ao novo coronavírus e 10 casos de infeção nas últimas 24 horas, o menor número registado este ano, anunciou hoje o Ministério da Saúde, em comunicado.

    “Desde o início do presente ano, este é o menor número de casos positivos diagnosticados num intervalo de 24 horas”, referiu o ministério, no comunicado de atualização diária de dados sobre a pandemia.

    Moçambique eleva o número total de óbitos por Covid-19 para 1.910 e o de casos para 150.540, dos quais 97% recuperados e 38 internados.

    O país tem ainda 2.038 casos ativos, de um total de 900.559 casos suspeitos testados, dos quais 479 nas últimas 24 horas, avançou o ministério.

  • Regulador europeu avalia pedido da Moderna para dar dose de reforço na UE

    A Agência Europeia do Medicamento está a avaliar o pedido da farmacêutica Moderna para administrar uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 a maiores de 12 anos na União Europeia.

    Regulador europeu avalia pedido da Moderna para dar dose de reforço na UE

  • Biden recebe terceira dose da vacina da Pfizer esta segunda-feira

    O presidente dos EUA, Joe Biden, vai receber a terceira dose da vacina da Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 esta segunda-feira às 13h00 de Washington D.C. (18h00 de Lisboa), como avançou a CNN. O momento vai ser filmado e, no final, o líder norte-americano vai fazer uma declaração, disse a Casa Branca.

    Biden anuncia que vai tomar a dose de reforço enquanto apela à vacinação e critica não vacinados

    Joe Biden tinha referido no fim de semana que ia tomar a terceira dose da vacina “assim que pudesse”. Em janeiro, antes de ter tomado posse, o presidente dos EUA foi vacinado com duas doses da vacina contra a Covid-19. O governante tem 78 anos.

    O Centro de Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês), recomendou recentemente que pessoas com 65 anos ou mais, residentes de instalações de cuidados de longo prazo que receberam a série de vacinas Pfizer / BioNTech Covid-19 há pelo menos seis meses, e pessoas com idades entre 50 e 64 anos com necessidades médicas acrescidas recebessem uma terceira dose da vacina.

  • Presidente do Turquemenistão reporta zero casos e mortes por causa da pandemia. Jornalistas e ativistas dizem que é falso

    A pandemia de Covid-19 espalhou-se por quase todos os países do mundo, mas o Turquemenistão continua a afirmar que a política de prevenção lhes permite registar zero casos e nenhuma morte.

    Presidente do Turquemenistão reporta zero casos e mortes por causa da pandemia. Jornalistas e ativistas dizem que é falso

  • Boletim DGS. Desde maio que não se registavam tão poucos casos numa segunda-feira

    As segundas-feiras são conhecidas por apresentarem menos casos do que os dias mais perto do fim da semana, resultado de menos testes e menos resultados reportados durante o fim de semana. Mas, neste caso, esta é mesmo a segunda-feira com menos casos dos últimos quatro meses.

    Agora, foram registados 230 casos de infeção. No dia 24 de maio tinham sido registados 241 e, na semana anterior (a 17 de maio), foram 199. A diferença é que na altura estávamos a entrar numa nova vaga e não a terminar.

  • Boletim DGS. Grupo com menos casos entre os 10 e 19 anos

    A faixa etária dos 10 aos 19 anos foi a que apresentou menos casos de infeção nas últimas 24 horas (11), ainda menos que acima dos 80 anos (16) ou na casa dos 70 anos (19).

    O grupo com mais casos está na casa dos 40 anos, com 37 casos (23 entre mulheres e 14 entre os homens), seguido da faixa dos 20 aos 29 anos, com 35 casos, e a casa dos 30 anos, com 31 casos (20 homens e 11 mulheres). Os restantes grupos apresentam menos de 30 casos.

  • Boletim DGS. Único óbito na região Norte, Lisboa e Vale do Tejo com um terço dos casos

    O único óbito registado nas últimas 24 horas aconteceu na região Norte e corresponde a uma idosa com mais de 80 anos.

    Lisboa e Vale do Tejo foi a região com mais casos (78), seguida do Norte (54). As restantes regiões tiveram todas menos de 50 casos: 38 no Alentejo, 35 no Algarve, 17 no Centro, cinco nos Açores e três na Madeira.

  • Boletim DGS. 420 pessoas internadas com Covid-19, 79 nos cuidados intensivos

    Estão 420 pessoas internadas com Covid-19 — mais cinco do que no dia anterior —, das quais 79 estão nas unidades de cuidados intensivos — menos quatro do que no domingo.

    Esta segunda-feira, a DGS reporta ainda 479 pessoas recuperadas da infeção e menos 452 contactos em vigilância (num total de 27.845). No total, são 31.285 casos ativos — menos 250 nas últimas 24 horas.

  • Boletim DGS. Índice de transmissibilidade volta a subir, incidência continua a descer

    Esta segunda-feira, o boletim da DGS revela uma incidência acumulada de 111,6 em todo o país e 113,5 só no continente — uma descida em relação aos dados da última sexta-feira, quando a incidência era, respetivamente, 127,3 e 129,7 novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias.

    O índice de transmissibilidade subiu de 0,83 a nível nacional e 0,82 no continente para 0,85 e 0,84, respetivamente.

  • Boletim DGS. Um óbito e 230 casos de infeção com SARS-CoV-2

    Portugal registou 230 novos casos de infeção com SARS-CoV-2 e uma morte com Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.

    A última vez que Portugal tinha registado um único óbito num dia tinha sido a 6 de julho. A média de óbitos a sete dias está agora em 5,9 e não era tão baixa desde 10 de julho, quando registava 5,1.

    Desde o início da pandemia já se registaram 1.067.175 casos de infeção e 17.955 óbitos.

  • África com mais 251 mortes e 6.647 infetados nas últimas 24 horas

    África registou 251 mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 209.998 o total de óbitos desde o início da pandemia, e 6.647 novos contágios, de acordo com os dados oficiais mais recentes.

    Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o total acumulado de casos de infeção no continente desde o início da pandemia é agora de 8.275.465 e o de recuperados é de 7.600.246, mais 7.771 nas últimas 24 horas.

    A África Austral continua a ser a região mais afetada do continente, com 3.870.363 casos e 108.747 óbitos associados à Covid-19. Nesta região, encontra-se o país mais atingido pela pandemia, a África do Sul, que contabiliza 2.896.943 casos e 87.052 mortes.

    O Norte de África, que sucede à África Austral nos números da Covid-19, atingiu hoje 2.513.196 contágios pelo vírus SARS-CoV-2 e 67.306 mortes associadas à Covid-19.

    A África Oriental contabiliza 1.010.464 infeções e 21.137 mortos, e a região da África Ocidental regista 644.636 casos de infeção e 9.463 mortes. A África Central é a que tem menos casos de infeção e de mortes, 236.806 e 3.345 respetivamente.

    A Tunísia, o segundo país africano com mais vítimas mortais a seguir à África do Sul, regista 24.732 mortes e 704.914 infetados, seguindo-se o Egito, com 17.187 óbitos e 301.625 casos, e Marrocos, com 925.507 contágios, mas menos mortes do que os dois países anteriores, 14.167 óbitos associados à doença.

    Entre os países mais afetados estão também a Argélia, com 5.777 óbitos e 202.772 pessoas infetadas, a Etiópia, com 5.401 vítimas mortais e 341.714 infeções, e o Quénia, com 5.102 mortes associadas à doença e 248.461 contágios acumulados.

  • Turismo só gastou um terço das linhas de crédito Covid-19

    Secretaria de Estado do Turismo indicou ao Negócios que, meio ano depois de terem sido lançadas as linhas de crédito para o setor, a utilização desse instrumento continua muito aquém das expectativas.

    Turismo só gastou um terço das linhas de crédito Covid-19

  • Vacinação da gripe arranca esta segunda-feira. As farmácias já têm centenas de marcações para vacinas com receita

    A vacinação contra a gripe é gratuita, para maiores de 65 anos, pessoas portadoras de determinadas doenças, grávidas e profissionais de saúde. A 25 de outubro pode comprar a vacina na farmácia.

    Vacinação da gripe arranca esta segunda-feira. As farmácias já têm centenas de marcações para vacinas com receita

1 de 2