Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia. Este liveblog do Observador termina aqui. Clique aqui para continuar a acompanhar as notícias que marcam esta sexta-feira, nomeadamente os novos máximos de óbitos que estão a ser atingidos na Austrália.

    Linhas vermelhas. Incidência e mortalidade com “tendência crescente”

  • Adele adia concertos em Las Vegas. Metade da sua equipa está infetada com Covid-19

    O anúncio foi feito pela própria artista na rede social Twitter, depois de metade da sua equipa ter testado positivo. “Fomos totalmente destruídos pela Covid-19.”

    Adele adia concertos em Las Vegas. Metade da sua equipa está infetada com Covid-19

  • Autoridades descartam relação entre vacina e paragem cardíaca em criança brasileira

    “Concluiu-se que não é um evento adverso à vacina” e espera-se que a vacinação dos 5 aos 11 anos seja retomada, depois de ter sido suspendida por por sete dias.

    Autoridades descartam relação entre vacina e paragem cardíaca em criança brasileira

  • Madeira regista mais duas mortes e 1.927 novos casos

    A Madeira registou hoje mais duas mortes por Covid-19, elevando o total de óbitos associados à doença para 152, indicou a Direção Regional da Saúde, que reporta também 1.927 novos casos e 2.124 recuperações.

    De acordo com a autoridade regional, os óbitos são dois homens, de 89 e 82 anos, um vacinado contra o SARS-CoV-2 e outro não, ambos com outras doenças, que estavam internados no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal.

    A região autónoma regista agora 152 mortos relacionados com a Covid-19 desde o início da pandemia.

    Em relação aos novos positivos, 47 foram importados e 1.880 são de transmissão local.

  • Áustria é o primeiro país da UE a adotar vacinação obrigatória

    O parlamento da Áustria aprovou hoje a lei sobre a vacinação obrigatória para todos os adultos, tornando-a o primeiro país da União Europeia (UE) a tomar essa medida para combater a pandemia de Covid-19, apesar da violenta contestação popular.

    O diploma, anunciado em novembro para impulsionar uma vacilante campanha de vacinação, foi aprovado por uma larga maioria (137 votos a favor e 33 contra, num total de 183 assentos parlamentares) e a medida entrará em vigor a 04 de fevereiro.

    “A vacinação é a oportunidade da nossa sociedade para alcançar uma liberdade duradoura e contínua, sem que o vírus nos limite”, declarou o chanceler conservador, Karl Nehammer, à imprensa, antes da abertura da sessão.

    É “um assunto que está no centro de um debate muito intenso e acalorado”, reconheceu.

    Áustria é o primeiro país da UE a adotar vacinação obrigatória

  • Açores vão seguir regras da DGS e isolar apenas casos positivos nas escolas

    O secretário da Saúde do Governo açoriano revelou hoje que as escolas da região vão adotar as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS), que determinam apenas o isolamento dos casos positivos de Covid-19, em vez da turma inteira.

    Em declarações aos jornalistas após uma reunião com sindicatos e a Ordem dos Médicos, em Ponta Delgada, Clélio Meneses avançou que “vai sair uma circular” que “aplica, na região, aquilo que foi determinado pelo Direção-Geral da Saúde” sobre o isolamento dos alunos infetados nas escolas.

    “Haverá sempre aqui autonomia dos delegados de saúde, mas o princípio será esse: não fechar turmas nem escolas por haver um caso positivo ou dois casos positivos. Isolam-se os alunos e a atividade letiva mantém-se”, afirmou o governante, destacando que as medidas se vão aplicar também nas creches.

  • França começa a aligeirar restrições a partir de fevereiro

    O Governo francês anunciou hoje o fim de algumas restrições contra a Covid-19 a partir de fevereiro, como teletrabalho obrigatório ou lotação limitada de espaços fechados, com o ‘passe vacinal’ a entrar em vigor segunda-feira.

    O primeiro-ministro francês, Jean Castex, defendeu hoje que a França atravessa “uma fase difícil” devido à quinta vaga da Covid-19, mas que as características da variante Ómicron, menos severa do que a variante Delta, fazem com que seja possível acabar já em fevereiro com algumas restrições adotadas no fim de dezembro do ano passado.

    “Temos boas razões para esperar uma melhoria sanitária a médio prazo”, assegurou Jean Castex, em conferência de imprensa.

  • Fumar pode propagar Covid-19 até oito metros de distância, alertam pneumologistas

    Além de associar o tabaco aos casos mais graves da Covid-19, a Sociedade Espanhola de Pneumologia alerta que o fumo pode ser um veículo de transmissão da doença. Nem as esplanadas são seguras.

    Fumar pode propagar Covid-19 até oito metros de distância, alertam pneumologistas

  • Avião com destino a Londres obrigado a voltar para trás depois de mulher recusar usar máscara

    Já decorrida uma hora e meia de viagem o avião que partiu de Miami inverteu o sentido e voltou para a Flórida, depois de uma passageira “disruptiva” recusar utilizar máscara.

    Avião com destino a Londres obrigado a voltar para trás depois de mulher recusar usar máscara

  • Assinado acordo para dar acesso a medicamento antiviral a 105 países pobres

    O contrato assinado com 27 empresas surge na sequência do acordo de licenciamento voluntário assinado com a Merck em outubro de 2021 para facilitar o acesso global, a um preço acessível.

    Assinado acordo para dar acesso a medicamento antiviral a 105 países pobres

  • Mais de 400 reclusos e 68 guardas entre casos positivos no sistema prisional

    Um total de 466 reclusos e 68 guardas prisionais estão infetados com o vírus SARS-CoV-2, havendo também casos ativos em quatro profissionais de saúde, um jovem de Centro Educativo e 22 outros trabalhadores dos Serviços Prisionais e Reinserção.

    Segundo dados fornecidos hoje à agência Lusa pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), há 466 casos ativos entre os 11.432 reclusos, numa altura em que o número de casos clinicamente recuperados ascende a 1.932.

    A contrastar com um caso ativo de um jovem internado em Centro Educativo, a DGRSP contabiliza 27 casos clinicamente recuperados entre estes jovens à guarda da DGRSP.

    Quanto aos trabalhadores da DRRSP, verificam-se 94 casos ativos, repartidos por 68 guardas prisionais, quatro profissionais de saúde e 22 outros trabalhadores. O número de trabalhadores clinicamente recuperados é agora de 933.

  • Mais 78.586 pessoas receberam a dose de reforço nas últimas 24 horas

    Segundo o relatório de vacinação diário da DGS, nas últimas 24 horas foram vacinadas mais 78.568 pessoas com a dose de reforço contra a Covid-19. No total, já receberam a dose de reforço mais de quatro milhões de portugueses (4.083.529).

    Em termos percentuais, 91% das pessoas com mais de 80 anos já tomaram a dose de reforço, enquanto 93% dos cidadãos entre os 70 e os 79 anos já receberam uma toma extra. Dos 60 aos 69 anos, 85% receberam uma dose de reforço, enquanto 61% da faixa etária dos 50 aos 59 anos também já foi vacinado.

    Completaram ainda o esquema vacinal da Covid-19 mais 3.043 pessoas, contabilizando-se 8.769.011 pessoas totalmente vacinadas.

    E receberam a primeira dose da vacina mais 8 crianças dos cinco aos onze anos (300.949 no total).

  • Macau reabre fronteira com o exterior a partir de segunda-feira

    O Governo de Macau anunciou hoje que a partir de segunda-feira vai voltar a permitir que aviões civis provenientes de regiões fora da China possam aterrar no território.

    “Esta medida terminará às 23h59 do dia do dia 23 de janeiro de 2022, ou seja, a partir das 00h00 do dia 24 de Janeiro de 2022, é autorizado o transporte de indivíduos por aviões civis provenientes de regiões fora da China com destino Macau”, lê-se no comunicado emitido pelas autoridades.

    Esta proibição vigorava de 9 de janeiro, na sequência do surgimento de surtos um pouco por toda a China e em regiões perto de Macau, numa altura em que muitas pessoas, entre os quais portugueses, regressavam das férias de Natal.

  • Falta de funcionários "extremamente grave" já provocou fecho de escolas, dizem diretores

    Diretores apresentam dificuldades na gestão das escolas no meio desta “incerteza”. A falta de funcionários tem levado muitas vezes a transferir trabalhadores de uns setores para outros.

    Falta de funcionários “extremamente grave” já provocou fecho de escolas, dizem diretores

  • Vila do Conde cria área para doentes respiratórios em albergue de peregrinos

    A Câmara Municipal de Vila do Conde, distrito do Porto, anunciou hoje a cedência do edifício do Albergue Santa Clara para a instalação de uma área dedicada a doentes com problemas respiratórios, decorrentes da Covid-19.

    O equipamento vai funcionar aos fins de semana e feriados, entre as 8:00 e as 13:00, substituindo o serviço que estava a ser prestado no Centro de Diagnóstico Pneumológico, na cidade da Póvoa de Varzim, mas servirá as populações dos dois concelhos.

    “A Câmara Municipal de Vila do Conde cedeu o espaço do albergue que oferece melhores condições para os doentes e profissionais de saúde. Durante a semana, este serviço funciona nas várias unidades do ACES [Agrupamento de Centros de Saúde]”, esclareceu autarquia.

    O Albergue de Santa Clara, que habitualmente acolhe os peregrinos que percorrem os Caminhos de Santiago, estava atualmente desativado devido à situação pandémica.

  • Hostels fechados e Alojamentos Locais falidos ou em arrendamento a meio termo no Porto

    Na plataforma digital Booking em 2019 estavam inscritos 62 hostels, enquanto agora estão inscritos 37. “A redução foi brutal”, desabafa Diogo Nogueira, proprietário do Being Porto Hostel.

    Hostels fechados e Alojamentos Locais falidos ou em arrendamento a meio termo no Porto

  • Desfiles do Carnaval de Loures cancelados

    A decisão é justificada com a necessidade de garantir a segurança dos participantes, tendo em conta que o evento origina uma “concentração de largas dezenas de milhares de pessoas”.

    Desfiles do Carnaval de Loures cancelados

  • Açores com 862 novos casos e 5.007 infeções ativas

    Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 862novos casos positivos de Covid-19 e a região tem 5.007 infeções ativas em oito das nove ilhas, revelou hoje a Autoridade de Saúde.

    Na quarta-feira feira, os Açores atingiram um novo máximo diário de casos de Covid-19, com 1.082 infeções diagnosticadas.

    No boletim diário de hoje, a Autoridade de Saúde informa que foram detetados mais 862 novos casos: 417 em São Miguel, 328 na Terceira, 43 no Pico, 35 no Faial, 17 em Santa Maria, nove em São Jorge, sete nas Flores e seis na Graciosa, resultantes de 4.788 testes efetuados.

    Nas últimas 24 horas registaram-se 445 recuperações.

  • Unidade de Saúde do Pico promove testagem em massa no sábado e domingo

    A Unidade de Saúde da Ilha do Pico (USIP) realiza, no fim de semana, uma testagem em massa de despiste à Covid-19, com o objetivo de “quebrar cadeias de transmissão” e prevenir surtos, foi hoje anunciado.

    De acordo com uma nota enviada às redações pela autarquia da Madalena do Pico, esta operação vai decorrer no sábado e no domingo nos três concelhos da ilha, nomeadamente Lajes e São Roque.

    “A testagem massiva é realizada em parceria com as Câmara Municipais e a PSP”, lê-se na nota da autarquia, que apela à participação de “todos os munícipes”.

    O rastreio gratuito “visa monitorizar a situação epidemiológica na ilha Montanha, que conta atualmente com mais de trezentos casos ativos, de modo a quebrar cadeias de transmissão e prevenir o surgimento de potenciais surtos”, sublinha a Câmara.

  • Aberto autoagendamento para maiores de 35 anos

    Já está disponível o autoagendamento da dose de reforço da vacina contra a covid-19 para utentes com mais de 35 anos.

    O autoagendamento pode ser feito aqui.

1 de 3