Um voo da American Airlines que partiu de Miami na noite desta quarta-feira, com destino a Londres, teve de voltar para o aeroporto de partida ao fim de uma hora e meia de viagem, depois de uma mulher se recusar a usar máscara dentro do avião.

A American Airlines, segundo o Miami Herald, não especificou o comportamento “disruptivo” da passageira, mas este foi o suficiente para que a polícia de Miami aguardasse pela mulher no Aeroporto Internacional de Miami.

A polícia explicou que o caso ficou a cargo da companhia de aviação, não tendo a passageira sido detida pelas forças policias, e ninguém ficou ferido em consequência das altercações verificadas durante o voo.

O avião, um Boeing 777, composto por 129 passageiros e 14 membros de tripulação, tinha já percorrido mais de 800 quilómetros quando inverteu o sentido e voltou ao Estado da Flórida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O voo 38 da America Airlines com linha entre Miami e Londres teve de voltar a Miami em consequência de um passageiro disruptivo que se recusou a obedecer ao requerimento federal [específico] de máscaras”, explicou a companhia num comunicado emitido esta quinta-feira de manhã.

“O voo aterrou em segurança no Aeroporto Internacional de Miami, onde as autoridades locais esperavam a aeronave. Agradecemos à nossa tripulação pelo seu profissionalismo e pedimos desculpa aos nossos clientes pela inconveniência.”

Um jornalista dos Estados Unidos da América, encontrava-se no Aeroporto de Heathrow, em Londres, para apanhar o mesmo avião, mas para realizar a viagem oposta, quando a aeronave chegasse ao Reino Unido.

[Os] 129 passageiros foram afetados nas suas viagens de negócios, férias, regresso a casa. Assim como os passageiros em Londres que aguardavam para embarcar no mesmo avião de volta para Miami. Além disso, os testes à Covid-19 exigidos um dia antes da viagem, ficam agora sem efeito”, afirmou o jornalista, Greg Angel, na rede social Twitter.

A lei federal dos Estados Unidos da América dita que todas as pessoas estão obrigadas a utilizar máscara dentro de aviões e outros meios de transporte públicos, como autocarros, táxis e comboios.

Em outubro, de acordo com o New York Times, um passageiro da American Airlines esmurrou uma hospedeira de bordo no nariz, depois de altercações que envolveram igualmente o uso de máscara dentro do avião.

Em maio, durante um voo da Southwest Airlines, uma mulher agrediu repetidamente uma hospedeira de bordo, tendo a funcionário ficado com a cara ensanguentada e três dentes lascados, depois de ter pedido à passageira, segundo escreve o jornal, que “apertasse o cinto, e usasse corretamente a sua máscara”.