Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • O acompanhamento das cerimónias fúnebres de Bento XVI termina aqui. Obrigada por ter escolhido o Observador.

    Boa noite!

  • O coro ancestral, o paralelo com Jesus e a luta contra os abusos na Igreja. Francisco lembrou um Papa incompreendido, mas firme na fé

    O funeral de Bento XVI foi simples, como o próprio pediu — tão simples quanto pode ser o funeral de um Papa: Francisco apeou-se para a última despedida e ouviu-se o coro da Capela Sistina.

    O coro ancestral, o paralelo com Jesus e a luta contra os abusos na Igreja. Francisco lembrou um Papa incompreendido, mas firme na fé

  • Anglicanos em Portugal manifestam “pesar” pela morte de papa emérito

    A Igreja Lusitana da Comunhão Anglicana manifestou esta quinta-feira “pesar” pela morte do papa emérito Bento XVI, “dedicado servo de Deus e anterior Bispo de Roma”.

    Numa nota assinada pelo bispo Jorge Pina Cabral, a Comissão Executiva da Igreja Lusitana da Comunhão Anglicana considera que, “no desenvolvimento do seu pontificado, e em tempos de aceleradas mudanças culturais, Bento XVI contribuiu, enquanto grande teólogo, para o aprofundamento da abertura entre a fé e o mundo da cultura e da arte, apelando ao diálogo e à cooperação, como via de comunicação ao mundo moderno da Verdade única presente na pessoa de Jesus Cristo”.

    “A sua renúncia ao pontificado expressou um ato de profunda humildade perante Deus e o mundo e abriu portas a uma nova fase na vida da Igreja que sempre amou e soube servir”, acrescenta a nota dos responsáveis anglicanos em Portugal.

  • A história da cripta onde Bento XVI ficará sepultado começou há quase 2.000 anos

    Cripta fica próxima dos restos mortais que alegadamente pertencem a São Pedro. Construção remonta aos primórdios da Igreja, durante o Império Romano e dominou o Vaticano durante 1200 anos.

    A história da cripta onde Bento XVI ficará sepultado começou há quase 2.000 anos

  • O adeus entre dois Papas. As imagens e o relato do enviado do Observador ao Vaticano

    O funeral do Papa emérito aconteceu esta quinta-feira na praça de São Pedro, no Vaticano, presidido pelo Papa Francisco. Milhares de fiéis despediram-se de Bento XVI, com cartazes de agradecimento.

  • Presidente teve encontro com Papa Francisco durante a manhã

    O Presidente da República teve um encontro com o Papa Francisco hoje pela manhã, antes do funeral de Bento XVI, esta quinta-feira na Cidade do Vaticano, disse à agência Lusa uma fonte da Presidência.

    O encontro de Marcelo Rebelo de Sousa com o Papa Francisco aconteceu no Vaticano, antes do início das cerimónias fúnebres do Papa Bento XVI.

    Cerca das 11h30, o Presidente português já estava de regresso a Lisboa.

  • Marcelo assistiu a cerimónia junto a rainha Sofia de Espanha

    O Presidente português, que viajou até ao Vaticano a título pessoal (apenas os chefe de Estado de Itália e Alemanha foram convidados), assistiu ao funeral de Bento XVI junto à rainha Sofia de Espanha.

    Uma série de fotografias captadas pela agência Getty Images mostram um momento de conversa entre Marcelo e Sofia, antes do início da cerimónia:

    The Funeral Of Pope Emeritus Benedict XVI Takes Place In St Peter's Basilica

    (Christopher Furlong/Getty Images)

    The Funeral Of Pope Emeritus Benedict XVI Takes Place In St Peter's Basilica

    (Christopher Furlong/Getty Images)

  • Fiéis abandonam Praça de S. Pedro

    A Praça de S. Pedro, que esteve cheia durante a celebração da missa fúnebre de Bento XVI, encontra-se agora praticamente vazia.

    Com o final da cerimónia, pelas 10h (hora de Lisboa), os crentes começaram a abandonar a praça.

  • Bento XVI sepultado em três caixões e com vestes, moedas e medalhas cunhadas durante pontificado

    A urna de madeira de cipreste Papa emérito será colocada dentro de outras duas, em zinco e madeira de carvalho. Será depois levada para a cripta da Basílica de S. Pedro, onde Bento será sepultado.

    Bento XVI sepultado em três caixões e com vestes, moedas e medalhas cunhadas durante pontificado

  • Cerimónia privada com cardeais decorre dentro da basílica

    Terminada a cerimónia pública, decorrerá agora um momento privado, com a presença dos cardeais, dentro da basílica de São Pedro.

    Bento XVI será depois enterrado na cripta existente por baixo da basílica.

  • Papa Francisco aproxima-se de caixão

    O caixão de Bento XVI é agora transportado, enquanto a multidão continua a aplaudir.

    O Papa Francisco aproximou-se do caixão a pé, apesar de estar a coxear, e tocou-lhe com a mão. Baixou depois a cabeça.

    O caixão foi de seguida transportado de novo para a basílica.

  • A era dos dois Papas terminou ou começou?

    Com a morte de Bento XVI, Francisco poderá agora renunciar? Será este o novo paradigma na liderança da Igreja? Um episódio gravado em Roma pelo enviado especial do Observador João Francisco Gomes.

    Ouça aqui o podcast “A História do Dia”.

    A era dos dois Papas terminou ou começou?

  • Caixão de Bento é benzido. Multidão aplaude

    O caixão que transporta o Papa emérito Bento XVI está agora a ser benzido.

    Ouve-se agora um cântico que pede descanso final para Bento XVI. “Que os anjos te guiem até ao paraíso. Que os mártires venham e te recebam e te levem para a cidade santa, a nova e eterna Jerusalém.”

    De seguida, quando se aproximam pessoas para carregar o caixão, ouve-se um grande aplauso e gritos de “Benedetto!” da multidão.

  • Papa Francisco faz encomendação final da alma de Bento XVI

    O Papa Francisco lê agora a encomendação final, depois de partes da cerimónia terem sido conduzidas pelo cardeal Giovanni Batista, para auxiliar Francisco que não se encontra tão bem de saúde.

    A encomendação, porém, foi diretamente feita pelo Papa: “Oferecemos agora a nossa despedida final ao Papa emérito Bento e encomendamo-lo a Deus, o nosso Pai extremoso e misericordioso”, diz Francisco.

    E acrescenta: “Que ele possa cantar hinos a Deus na Jerusalém paradisíaca, à espera da ressurreição do seu corpo mortal no dia final”.

  • Milhares de fiéis na Praça de São Pedro para despedida ao papa emérito

    Sob um espesso manto de neblina a envolver a cúpula da Basílica de São Pedro, centenas de fiéis começaram, esta quinta-feira de madrugada, a juntar-se na Praça de São Pedro, Vaticano, para assistir ao funeral do Papa emérito Bento XVI.

    Quando os sinos batiam as 07h00 locais (06h00 em Lisboa), já a italiana Daniela Notarbartolo, de 69 anos, caminhava na Praça de São Pedro, no Vaticano, após sete horas de comboio onde aproveitou para dormir.

    Para Daniela, a sua presença no funeral do papa emérito Bento XVI tem uma justificação: “Gostamos muito dele. Reconhecemos nele uma ajuda para a nossa fé.”

    À mesma hora, mãe e filho, Maria, de 46 anos, e Emanuele, de 12 anos, também se dirigiam à praça. “É uma oportunidade muito importante”, resumiu Emanuel Sevi, enquanto Maria Vicentini contava que já tinha assistido ao funeral do Papa João Paulo II (1920-2005).

  • Comunhão dos fiéis já decorre

    A cerimónia prossegue, estando agora os fiéis a comungar.

    O cântico que se escuta em fundo diz “A minha alma espera pelo Senhor. Conto com a Sua palavra”.

  • Oração por Bento XVI lida

    São agora lidas as orações da comunidade, que incluem naturalmente uma prece por Bento XVI.

    “Pelo Papa emérito Bento, que adormeceu no seio do Senhor: possa o Pastor eterno recebê-lo no seu reino de luz e paz”, pede-se.

  • As primeiras imagens do funeral de Bento XVI na Praça de S. Pedro

    O Papa emérito é sepultado esta quinta-feira na Basílica de S. Pedro, no Vaticano. A cerimónia fúnebre está a ser conduzida de forma inédita pelo Papa Francisco perante uma multidão.

    As imagens do funeral de Bento XVI na Praça de S. Pedro

  • Papa Francisco termina a homília: "Bento, que a tua alegria seja perfeita escutando para sempre a sua voz"

    A homília do Papa Francisco termina. “Queremos dizer juntos: ‘Pai, nas tuas mãos entregamos o seu espírito’”, afirma. “Bento, fiel amigo do Esposo, que a tua alegria seja perfeita escutando definitivamente e para sempre a sua voz”.

    Getty Images

  • "Que estas mãos encontrem a sua lâmpada acesa com o azeite do Evangelho, que ele testemunhou toda a vida"

    A homília prossegue, com uma referência direta a Bento XVI, que Francisco diz querer “confiar às mãos do Pai”.

    “Também nós, firmemente unidos às últimas palavras do Senhor e ao testemunho que marcou a sua vida, queremos, como comunidade eclesial, seguir as suas pegadas e confiar o nosso irmão às mãos do Pai: que estas mãos misericordiosas encontrem a sua lâmpada acesa com o azeite do Evangelho, que ele difundiu e testemunhou durante a sua vida”

1 de 2