Momentos-chave
- Reino Unido com 1.288 casos positivos de Covid-19
- Infeções continuam a subir nas ilhas. Há sete dias que há mais novos casos do que recuperados
- Mais 2 mortos e 241 casos de Covid-19 em Portugal nas últimas 24 horas
- Covid-19 já provocou a morte de mais 800 mil pessoas no mundo inteiro
- Oito novos casos elevam para 62 o número de infetados no surto de Mora
- Número de casos ativos em Montemor-o-Novo sobe para 32
- Alemanha ultrapassa os dois mil casos diários. Número é o maior desde abril
Histórico de atualizações
-
Este liveblog fica por aqui. Pode continuar a acompanhar os últimos desenvolvimentos relativos à Covid-19 aqui:
-
Investigadores defendem ensaios clínicos nas prisões
Deixar os presos fora dos ensaios clínicos de fase 3 pode ser um “exemplo das consequências involuntárias de políticas bem intencionadas”, dizem os autores de um artigo de opinião publicado na revista científica JAMA.
As normas atuais servem para proteger os indivíduos encarcerados das experiências pouco éticas de que foram alvo durante décadas, mas agora podem impedi-los de ter acesso a estudos que os podem beneficiar.
Isto porque a taxa de infeção por SARS-CoV-2 nas prisões é 5,5 vezes mais alta do que na população em geral e a taxa de mortalidade nas prisões devido à Covid-19 é três vezes mais alta do que na população norte-americana da mesma idade.
Não incluir os presos nos ensaios clínicos pode ser pouco ético
-
Rui Rio volta a criticar Festa do Avante!
Rui Rio voltou a lançar um ataque à realização da Festa do Avante! aproveitando a notícia do teste realizado na Alemanha que pretendia avaliar o melhor modelo para organizar concertos minimizando o risco de contágio com o novo coronavírus.
Na Alemanha foram testadas mais de duas mil pessoas e Rui Rio aproveita a comparação: “Nós cá em Portugal estamos muito à frente. Vamos testar com 33.000 na Quinta da Atalaia”.
A publicação foi feita no Twitter e compara também o PIB alemão com o português. “O PIB deles é 16 vezes maior do que o nosso e nós testamos com 16 vezes mais público. Nalguma coisa temos de ser maiores.”
Nós cá em Portugal estamos muito à frente. Vamos testar com 33.000 na Quinta da Atalaia.
O PIB deles é 16 vezes maior do que o nosso e nós testamos com 16 vezes mais público. Nalguma coisa temos de ser maiores. https://t.co/dQcjdtnA0e— Rui Rio (@RuiRioPT) August 22, 2020
Rui Rio tem sido muito crítico da realização da Festa do Avante!, especialmente quanto ao número de participantes, e já o mostrou anteriormente no Twitter. O líder do PSD cancelou, ainda em maio, as duas festas de verão do partido, uma decisão tomada “seguindo as regras do bom senso, e de respeito pela lei e pela saúde de todos”, disse, numa clara crítica ao PCP.
Rui Rio cancela Chão da Lagoa e Festa do Pontal e alega “bom senso”
-
Brasil regista 50.032 novos casos
É um aumento superior a 20 mil novos casos, em relação aos registos de sexta-feira: nas últimas 24 horas, foram confirmados no Brasil 50.032 novas infeções e 892 mortes provocadas pela Covid-19, anunciou este sábado o ministério da Saúde.
Desde o começo da pandemia, o país, o mais afetado depois dos EUA, somou já 3.582,362 casos positivos.
-
Covid-19. Pessoas com doença moderada podem beneficiar com tratamentos de cinco dias
Um novo ensaio clínico com o medicamento remdesivir no tratamento de doentes com Covid-19 mostrou benefícios, em relação ao tratamento-padrão, em pessoas com doença moderada tratadas ao longo de cinco dias.
Dois estudos anteriores tinham mostrado resultados diferentes: um não mostrava benefícios, outro mostrava uma recuperação mais rápida em doentes tratados ao longo de 10 dias.
Assumindo que o remdesivir pode ser importante para tratar milhões de pessoas em todo o mundo, é preciso verificar se estes medicamento, que terá custos elevados de produção e distribuição, se mostra mais eficaz do que os corticosteroides que s baratos e estão mais amplamente disponíveis.
Remdesivir mostrou benefícios em casos de doença moderada. Mas compensará os custos?
-
França regista mais 3.602 novos casos
É uma ligeira subida em relação aos valores de sexta-feira. França soma mais 3.602 novas infeções nas últimas 24 horas, anunciou este sábado o ministério da Saúde francês. Foram registadas mais 9 mortes, elevando o total de óbitos para 30.512. Quanto ao total de casos confirmados até à data, situam-se agora nos 238.002.
-
Mais 109 casos em Moçambique elevam total para 3.304
O Ministério da Saúde de Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais 109 casos positivos de Covid-19, elevando o total para 3.304 e mantendo-se com 20 óbitos, informou hoje a entidade em comunicado.Os novos casos, seis dos quais menores de cinco anos, estão distribuídos entre as províncias de Maputo (39), Inhambane (um), Sofala (dois), Manica (seis), Nampula (seis), Niassa (um), cidade de Maputo (47), e Cabo Delgado (sete).“Os casos hoje reportados encontram-se em isolamento domiciliário. Neste momento decorre o processo de mapeamento dos seus contactos”, acrescenta o comunicado.Das 3.304 infeções que o país já registou, 3.063 casos são de transmissão local e 241 casos são importados.O Ministério da Saúde contabiliza 1.474 indivíduos (44%) totalmente recuperados, havendo também o registo de 20 óbitos.
-
Angola registou 66 novas infeções sem qualquer óbito
Angola registou este sábado 66 novas infeções de Covid-19, somando o total de 2.134 casos positivos, e a recuperação de dez pessoas, nas últimas 24 horas, informaram as autoridades sanitárias angolanas.Segundo secretário de Estado para a Saúde de Angola, Franco Mufinda, do total de infeções reportadas hoje, sete são da província de Benguela, dois do Bié, seis do Zaire e os restantes de Luanda, capital do país, com idades entre os 13 a 90 anos, sendo 58 do sexo masculino e oito sexo feminino.O país regista, de março até à data, um total acumulado de 2.134 casos positivos, 94 óbitos, 814 recuperados e 1.226 ativos, dos quais quatro são críticos, sob ventilação mecânica evasiva, 14 graves, 31 moderados, 29 leves e 1.092 assintomáticos.
-
Covid-19. Duas mil pessoas em concertos na Alemanha para testar modelo que evite contaminação
O cantor ‘pop’ alemão Tim Bendzko aceitou participar no estudo da Universidade de Halle e deu três “mini-concertos” durante o dia em Leipzig, testando várias variáveis e diferentes medidas de higiene.
Covid-19. Duas mil pessoas em concertos na Alemanha para testar modelo que evite contaminação
-
Itália. Migrantes infetados saem do confinamento sem autorização
O surto de SARS-CoV-2 num centro de acolhimento para migrantes na província italiana Massa-Carrara obrigou-os a ficarem de quarentena, mas fartos do confinamento os migrantes saíram das instalações e a população chamou a polícia, noticiou o jornal italiano La Republica.
Todos os migrantes no centro de acolhimento testaram positivo para o novo coronavírus e a população de Massa reclama que há dias que não cumprem o isolamento. A polícia conseguiu que voltassem aos seus quartos pelas 23 horas.
-
Quatro ciclistas da INEOS em isolamento devido a caso positivo
Quatro ciclistas italianos da INEOS, que estão fora do alinhamento para a Volta a França, foram colocados em isolamento, devido a um caso positivo de Covid-19, anunciou hoje a formação britânica.Leonardo Basso, que testou positivo hoje depois de ter tido um resultado negativo na terça-feira, treinou durante a semana com os companheiros Filippo Ganna, Gianni Moscon e Salvatore Puccio, pelo que foram os quatro colocados em isolamento e vão falhar os campeonatos de Itália, agendados para domingo.A INEOS, que venceu sete das últimas oito edições do Tour, a última das quais pelo colombiano Egan Bernal, referiu que outros quatro elementos de equipa também vão ficar em isolamento, por terem tido contactos secundários com os ciclistas, apesar de terem respeitado a norma de distanciamento social e usado máscaras.
-
Itália: 1.071 novos casos e mais três mortes
Nas últimas 24 horas, Itália registou mais de mil novos casos (1.071), num total que já ultrapassa os 258 mil e mais três mortes, num total de 35. 430, segundo os dados do Ministério da Saúde italiano.Neste momento, há 17.503 pessoas infeção ativa (mais 825 do que no dia anterior), das quais 16.515 (também mais 825 que no dia anterior) estão em isolamento domiciliário e 924 em internamento hospitalar (mais cinco do que na sexta-feira). Entre os internados, 64 estão nos cuidados intensivos — menos cinco do que nos últimos dados reportados.Houve 243 pessoas que recuperaram nas últimas 24 horas, num total que ascende aos 205.203.
-
Reino Unido com 1.288 casos positivos de Covid-19
O Reino Unido anunciou 1.288 novos casos de Covid-19 este sábado, uma subida relativamente a ontem, quando foram confirmadas 1.033 infeções. Foram também confirmadas 18 mortes, um número que é também superior ao de sexta-feira (2 vítimas mortais), refere o The Guardian.
-
Iraque regista quase 4 mil novos casos
O Iraque contabiliza quase 4.000 novos casos, elevando o número de infeções para um total de 201,050. Até à data, 6,353 pessoas morreram, sendo que 143,393 recuperaram desde que a pandemia começou.
O jornal britânico The Guardian esclarece os aumentos diários no país andam à volta de 4.000 desde há uma semana, ainda assim as autoridades recusam voltar a impor lockdown restritivo.
-
Infeções continuam a subir nas ilhas. Há sete dias que há mais novos casos do que recuperados
O número total de casos de Covid-19 registados em Portugal subiu este sábado, 22 de agosto, para 55.452, depois de nas últimas 24 horas terem sido detetados mais 241 casos. Segundo o boletim divulgado pela Direção-Geral da Saúde, o número de óbitos subiu para 1.794: são mais 2 do que ontem.https://observador.pt/2020/08/22/covid-19-infecoes-continuam-a-subir-nas-ilhas-ha-sete-dias-que-ha-mais-novos-casos-do-que-recuperados/A região de Lisboa e Vale do Tejo continua a ser mais afetada, com 127 novos casos, seguida da região Norte, com 67 infeções. O Alentejo soma 17 casos, a região Centro 14 e o Algarve 7. As novas infeções continuam, no entanto, a subir nas ilhas: registam-se ainda 7 novos casos nos Açores e 2 na Madeira.Esta sexta-feira registavam-se mais sete novos casos nas ilhas (4 nos Açores e 3 na Madeira). Feitas as contas, 24,3% de todos os casos na Madeira dizem respeito a estas três semanas de agosto, enquanto os Açores passaram de 167 para 199 em três semanas este mês, ou seja, o arquipélago teve 16% de todos os casos desde o início da pandemia só em agosto.Leia o artigo completo aqui.
-
Nicola Sturgeon preocupada com o aumento de casos na Escócia
A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, mostrou-se preocupada com o aumento de casos no país — de acordo com o The Guardian, é o maior aumento desde maio.
123 new positive #Covid cases today is of course of concern. However, it also needs some context – 78 of them are in Tayside where we’re dealing with the outbreak at the 2 Sisters food processing plant. Important that all workers and household contacts follow advice to isolate. https://t.co/U9D7omhhUm
— Nicola Sturgeon (@NicolaSturgeon) August 22, 2020
Na respetiva conta de Twitter, Sturgeon esclareceu que 78 dos 123 novos casos dizem respeito a Tayside, onde existe um surto numa fábrica de processamento de alimentos.
-
Presidente ucraniano apela à população na sequência de aumento de novos casos no país
Volodymyr Zelenskiy pediu à população que ajudasse na contenção na propagação do novo coronavírus e que levasse a sério os números mais recentes, que apontam para um surgimento de uma nova vaga de infeções na Ucrânia.“Por favor, ajudem os médicos. Tenham cuidado. Não tivemos a primeira vaga quando o resto da Europa a teve. Está a chegar agora. [Os casos] estão a crescer (…) quase diariamente”, alertou o Presidente ucraniano, citado pela Reuters, numa entrevista televisiva.Zelenskiy defendeu que o país conseguiu evitar números elevados de infeções de março a maio devido ao confinamento, mas que os casos diários aumentaram assim que as restrições começaram a ser levantadas.Em junho, eram confirmados menos de mil novos casos por dia na Ucrânia. Esta semana, ultrapassaram os dois mil.Os números mais recentes, divulgados estes sábado, apontam para a existência de 2.328 novas infeções nas últimas 24 horas e 37 mortes devido à Covid-19, refere a Reuters.
-
Açores com mais um caso positivo na ilha de São Miguel
Os Açores registaram nas últimas 24 horas um novo caso de Covid-19, na ilha de São Miguel, sendo atualmente 24 os doentes infetados na região, informou hoje a autoridade de saúde local.
Em nota, a entidade realça que foram realizadas 1.385 análises nas últimas 24 horas tendo sido diagnosticado um novo caso de Covid-19 na maior ilha da região.
O caso diagnosticado reporta-se a um homem, com 55 anos de idade, residente nos Açores, “que desembarcou na região a 20 de agosto proveniente de ligação aérea com o território continental, tendo realizado teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2 à chegada e obtido resultado positivo”.
A Autoridade de Saúde dos Açores diz ainda que o homem “apresenta situação clínica estável e foram já diligenciados, pela delegação de saúde concelhia, os procedimentos definidos para caso confirmado, testagem e vigilância de contactos próximos”.
Aé ao momento, foram detetados nos Açores 203 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se atualmente 24 casos positivos ativos: 21 na ilha de São Miguel, dois na ilha Terceira e um na ilha do Pico.
Morreram até ao momento 16 pessoas com Covid-19 nos Açores.
-
Maior parte dos casos continua a ser em Lisboa e Vale do Tejo
Dos 241 casos confirmados este sábado, 127 são em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) e 67 corresponde à região Norte. A região Centro conta com 14 casos, o Alentejo com 17 e o Algarve com 7. Registam-se ainda 7 novas infeções nos Açores e 2 na Madeira.As duas vítimas mortais deste sábado, ambas do sexo masculino, dizem respeito a Lisboa e Vale do Tejo. Uma tinha mais de 80 anos e a outra situa-se na faixa etária entre os 70 e os 79 anos. Neste momento há 13.006 casos ativos, mais 60 do que no dia anterior.
-
316 pessoas internadas, 42 em cuidados intensivos
De acordo com o boletim divulgado pela DGS, há neste momento 316 pessoas internadas com Covid-19. São menos 5 do que ontem.Em cuidados intensivos estão 42 pessoas, mais 1 do que ontem.