Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia!

    Este liveblog sobre a evolução da pandemia no país e no mundo fica por aqui. Mas pode continuar a seguir tudo sobre o tema neste novo que criámos esta quarta-feira.

    EUA batem novo recorde, Suécia quer banir venda de álcool a partir das 22h e Espanha passa a pedir testes negativos nas fronteiras

  • Covid-19. Duzentos reclusos do Estabelecimento Prisional de Lisboa em quarentena, testes indicam seis casos positivos

    Na sequência de testes efetuados aos reclusos colocados nos serviços clínicos do Estabelecimento Prisional de Lisboa, foram identificados seis casos positivos. Há 200 reclusos em quarentena.

    Covid-19. Duzentos reclusos do Estabelecimento Prisional de Lisboa em quarentena, testes indicam seis casos positivos

  • Covid-19. Bolsonaro diz que Brasil tem de deixar de ser um país de “maricas”

    Jair Bolsonaro voltou a defender que a atual pandemia foi “sobredimensionada” e criticou quem referiu a possibilidade de uma segunda vaga da doença no país sul-americano.

    Covid-19. Bolsonaro diz que Brasil tem de deixar de ser um país de “maricas”

  • EUA ultrapassam 1 milhão de casos só em novembro

    Em apenas 10 dias, os EUA já acumularam 1 milhão de casos de infeção por Covid-19 em Novembro, segundo a Associated Press.

    Estão em causa cerca de 100 mil novas infeções todos os dias.

    Desde que a pandemia começou, os EUA registaram mais de 10,5 milhões de casos. E 245 mil mortes.

  • Internamentos por Covid-19 atingem um novo recorde nos EUA

    O número de doentes que tiveram de ser hospitalizados por Covid-19 nos EUA atingiu um novo recorde, com 61.964 pacientes nessas condições, de acordo com o New York Times.

    Os dados, disponibilizados pela plataforma The Covid Tracking Project, mostram que o número duplicou desde setembro, ultrapassando o maior pico anterior, de 15 de abril (59.940 internamentos).

  • Covid-19. Infeção de profissional encerra a Unidade de Saúde da Lagoa em São Miguel

    Um caso positivo do novo coronavírus num profissional de saúde levou ao encerramento da Unidade de Saúde da Lagoa, em São Miguel, até dia 20. Os contactos de risco estão a ser identificados.

    Covid-19. Infeção de profissional encerra a Unidade de Saúde da Lagoa em São Miguel

  • Anthony Fauci: "Muitas pessoas" nos EUA "podem não querer ser já vacinadas”

    Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA, disse à CNN que “muitas pessoas neste país podem não querer ser já vacinadas” e, por isso, “convencer as pessoas” pode levar o processo “até ao segundo ou terceiro trimestre”.

    Fauci acredita que a mais recente novidade da Pfizer — que desenvolveu uma vacina com 90% de eficácia — pode convencer muitos americanos a aceitar serem vacinados. “Quando ouvimos que algo tem 90 ou 95% de eficácia, torna muito mais provável que alguém queira ser vacinado”.

    Mas o responsável acredita que a generalidade das famílias americanas só deverá estar vacinada para prevenir a Covid-19 até abril do próximo ano, como já tinha adiantado o secretário da Saúde na administração de Donald Trump.

    Alex Azar referiu à televisão NBC que todos os americanos deverão receber a vacina até ao final de março ou início de abril. E que os americanos mais vulneráveis deverão estar vacinados até ao final de dezembro.

  • EUA. Estado do Iowa alerta para limite da capacidade dos hospitais

    A governadora do Iowa, Kim Reynolds, alertou esta terça-feira que há risco de a capacidade dos hospitais atingir o limite por causa do recente pico da pandemia, segundo a CNN.

    Na última semana houve 21 mil casos no estado de 3 milhões de habitantes. E há neste momento 1.131 pacientes hospitalizados.

  • Covid-19. Morreu o jornalista e escritor Artur Portela Filho, fundador do Jornal Novo

    O autor foi hospitalizado em Abrantes com diagnóstico de pneumonia e infecção com Covid-19. Como jornalista, fundou o Jornal Novo e passou pela RTP e TSF.

    Covid-19. Morreu o jornalista e escritor Artur Portela Filho, fundador do Jornal Novo

  • Boris Johnson enfrenta cada vez mais oposição interna ao confinamento

    A oposição ao confinamento no Reino Unido cresce dentro do Partido Conservador, de acordo com o Guardian, com 32 políticos a exigirem ao primeiro-ministro Boris Johnson que que não haja uma renovação da medida no próximo mês.

    O parlamento inglês aprovou um segundo “lockdown” para o país, durante um mês, até 2 de dezembro.

  • Hospitalizações disparam 32% na Califórnia

    O número de doentes hospitalizados com Covid-19 disparou 32% em 15 dias, de acordo com a agência Reuters, que cita as autoridades estatais.

    Da mesma forma, os casos mais graves, em cuidados intensivos, também aumentaram 30%.

    O estado mais populoso dos EUA, com perto de 40 milhões de habitantes, é o segundo com mais infeções no país, a seguir ao Texas — acumula 988 mil casos desde que começou a pandemia.

    No número de mortes com Covid-19 é o terceiro estado mais fustigado (18 mil), atrás de Nova Iorque e Texas, de acordo com a plataforma Worldometers, que acompanha de forma exaustiva os números da pandemia.

  • Bolsonaro criticado por comemorar suspensão de testes de vacina. “Cadeia é muito pouco”, disse Ciro Gomes

    Uma das figuras políticas brasileiras que se posicionou contra Jair Bolsonaro foi o seu rival nas presidenciais de 2018, Ciro Gomes, que pediu “cadeia” para o chefe de Estado.

    Bolsonaro criticado por comemorar suspensão de testes de vacina. “Cadeia é muito pouco”, disse Ciro Gomes

  • Brasil atinge 5 milhões e 700 mil casos de infeção

    Com mais 25 mil casos nas últimas 24 horas, o Brasil ultrapassou agora os 5,7 milhões de casos desde que a pandemia teve início.

    A seguir aos EUA (10,2 milhões de casos) e à Índia (8,6 milhões), o Brasil surge como terceiro país com mais casos.

    Houve ainda 201 mortes no último dia, aumentando para 162.829 o número total de óbitos, de acordo com os dados das autoridades brasileiras.

  • Suspensão de testes da Coronavac no Brasil gera descrédito gratuito, diz diretor do Instituto Butantan

    A suspensão dos testes da vacina Coronavac no Brasil foi anunciada na segunda-feira pela Anvisa, órgão regulador oficial, após ser notificada da ocorrência de um “evento adverso grave”.

    Suspensão de testes da Coronavac no Brasil gera descrédito gratuito, diz diretor do Instituto Butantan

  • Donos de restaurantes de Aveiro preparam manifestações de protesto

    A primeira das duas manifestações que estão a ser preparadas foi marcada para as 9h desta quarta-feira, com concentração na Praça do Peixe. A segunda será sábado, em hora e local a divulgar.

    Donos de restaurantes de Aveiro preparam manifestações de protesto

  • Câmara de Ourique critica não terem sido feitos testes em escola após caso positivo

    O filho de uma funcionária do Centro Escolar de Ourique, e que é aluno da Escola dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e Secundária de Ourique, ficou infetado na sequência de uma ida ao hospital.

    Câmara de Ourique critica não terem sido feitos testes em escola após caso positivo

  • Covid-19. Brasil mantém paralisação dos testes da Coronavac após relato de suicídio

    Os media brasileiros informaram que a morte de um voluntário que participava na terceira fase do ensaio da Coronavac motivou a suspensão. Homem de 33 anos ter-se-á suicidado.

    Covid-19. Brasil mantém paralisação dos testes da Coronavac após relato de suicídio

  • Investigadores portugueses defendem testes alargados a sintomas ligeiros

    A transmissão silenciosa da Covid-19, através de sintomas ligeiros não valorizados, pelo menos dois dias antes do início de sintomas, “é uma forma importante de disseminação da doença”, alertam.

    Investigadores portugueses defendem testes alargados a sintomas ligeiros

  • Modalidades de pavilhão remarcam jogos para "fugir" às restrições

    As federações de andebol, basquetebol, patinagem, voleibol e futebol (pelo futsal) anunciaram hoje a intenção de “alterar a calendarização da sua atividade desportiva agendada para os 121 concelhos” com restrições devido à pandemia de Covid-19.

    As federações e os seus clubes, cientes das suas responsabilidades, estão a fazer todos os esforços para alterar a calendarização da sua atividade desportiva agendada para os 121 concelhos, no sentido de acomodar a realização dos jogos e recalendarizar os restantes, para que todos se disputem nos períodos em que não se verifiquem restrições legais à circulação, seguindo assim as orientações das autoridades”, pode ler-se na nota hoje divulgada.

    As restrições trazidas pelo estado de emergência já levaram a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) a marcar para as 11h os jogos previstos para o fim de semana de 14 e 15 de novembro.

  • Covid-19. INML faz autópsias virtuais a cadáveres infetados e cujas mortes sejam violentas ou levantem suspeitas

    A pandemia trouxe alterações ao modo como as autópsias estão a ser realizadas. A aposta no virtual, através da TAC, aumentou, para que os profissionais se protejam do novo coronavírus.

    Covid-19. INML faz autópsias virtuais a cadáveres infetados e cujas mortes sejam violentas ou levantem suspeitas

1 de 4