Histórico de atualizações
  • Este liveblog fica por aqui. Pode continuar a acompanhar as notícias referentes à pandemia do novo coronavírus aqui:

    Covid-19. Nova Iorque anuncia novas restrições perante aumento de novos casos

  • Covid-19. AHRESP elogia medidas da CML para comércio e pede adoção noutros municípios

    A Câmara de Lisboa vai lançar um programa para o comércio e restauração da cidade no valor de 20 milhões de euros, com apoios a fundo perdido entre quatro e oito mil euros.

    Covid-19. AHRESP elogia medidas da CML para comércio e pede adoção noutros municípios

  • Surto com 49 infetados em lar do concelho de Celorico da Beira

    Os casos positivos de infeção pelo novo coronavírus dizem respeito a 30 utentes da instituição, que apoia 61 idosos, e a 19 funcionários, de um universo de 44.

    Surto com 49 infetados em lar do concelho de Celorico da Beira

  • Surto com 21 infetados em estrutura da Cruz Vermelha de Elvas

    A diretora indicou que o primeiro caso surgiu no dia 30 de outubro. Estão infetados 17 utentes da estrutura residencial para pessoas idosas e um utente da unidade de cuidados continuados.

    Surto com 21 infetados em estrutura da Cruz Vermelha de Elvas

  • Brasil com mais de 48 mil casos e 544 mortes nas últimas 24 horas

    O Brasil ultrapassou esta quarta-feira as 163 mil mortes por Covid-19, de acordo com informações do Ministério da Saúde brasileiro citadas pela Reuters.

    Nas últimas 24 horas, verificaram-se no Brasil:

    • 48.331 novos casos, elevando o total de casos desde o início da pandemia para 5.748.375;
    • 544 mortes, elevando o total para 163.373 óbitos.

  • Presidente da África do Sul anuncia retoma de voos internacionais para todos os países

    O Presidente sul-africano anunciou hoje a retoma dos voos internacionais para todos os países, de forma a ajudar a economia em recessão a enfrentar uma possível segunda vaga do novo coronavírus, que causou mais de 20.000 mortos no país.

    Todos os voos internacionais serão agora permitidos de acordo com os protocolos de contenção da pandemia e da apresentação de um certificado negativo da Covid-19″, disse Cyril Ramaphosa, numa declaração à nação pela televisão sobre os esforços do Governo sul-africano no combate à pandemia.

    “Ao usarmos testes rápidos e estritas medidas de observação, visamos limitar a propagação da infeção através da sua importação”, afirmou o Presidente da República.

    O chefe de Estado adiantou que a decisão visa “assistir as empresas sul-africanas, nomeadamente no setor da hotelaria e turismo”, salientando que o Governo decidiu também normalizar o horário de funcionamento do comércio de bebidas alcoólicas.

  • Covid-19. Surto em lar no Pego, em Abrantes, com três óbitos

    O surto na Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas do Pego, no concelho de Abrantes, já causou a morte a três idosos. Há 80 infetados, entre utentes e funcionários.

    Covid-19. Surto em lar no Pego, em Abrantes, com três óbitos

  • EUA batem novo recorde e ultrapassam os 140 mil casos de Covid-19 num só dia

    Os Estados Unidos ultrapassaram esta quarta-feira a barreira dos 140 mil casos num só dia, escreve o jornal The Washington Post.

    Trata-se de um novo recorde de novos casos em 24 horas.

    Na terça-feira, o número de casos de Covid-19 nos EUA subiu em mais de 200 mil, mas incluiu informações relativas ao fim-de-semana passado que ainda não estavam contabilizadas.

    De acordo com os dados oficiais do CDC, 134.383 novos casos foram registados apenas na terça-feira — número que também tinha sido um novo recorde.

    Já morreram cerca de 240 mil pessoas nos EUA vítimas de Covid-19.

  • Porto. Há 48 surtos ativos em lares, Pousada da Juventude abre amanhã para acolher idosos negativos à Covid-19

    No dia em que se registaram 48 surtos ativos em lares no Porto, a Pousada da Juventude abre portas para acolher idosos negativos à Covid-19. Rui Moreira teme que respostas sejam “insuficientes”.

    Porto. Há 48 surtos ativos em lares, Pousada da Juventude abre amanhã para acolher idosos negativos à Covid-19

  • Governo sueco quer banir venda de álcool a partir das 22h

    O governo da Suécia propôs esta quarta-feira a proibição de vender álcool a partir das 22h, como forma de conter a disseminação do coronavírus, numa altura em que o número de casos de Covid-19 está a subir devido aos frequentes ajuntamentos em estabelecimentos noturnos.

    “Parece que estamos a caminhar para tempos mais escuros no que toca à disseminação desta infeção”, disse o primeiro-ministro sueco, Stefan Löfven, numa conferência de imprensa. “Cada decisão que tomarmos faz a diferença.”

    No início da pandemia, a Suécia foi criticada por ter adotado uma estratégia mais relaxada. Recentemente, o primeiro-ministro afirmou que o país precisaria de restrições mais firmes e acabou com as festas em discotecas.

    Covid-19. Suécia responde a aumento de casos com novas medidas restritivas

    A medida terá agora de ser aprovada pelo parlamento sueco, para entrar em vigor a partir do dia 20 de novembro.

  • Estado do Texas ultrapassa 1 milhão de casos de Covid-19

    O estado norte-americano do Texas, o segundo mais populoso dos EUA, ultrapassou esta quarta-feira a barreira de 1 milhão de casos de Covid-19, de acordo com a Associated Press. É o primeiro estado norte-americano a ultrapassar a barreira.

    Até ao momento, já se verificaram naquele estado 1,01 milhões de casos de infeção e mais de 19 mil pessoas morreram vítimas da Covid-19.

    O estado está numa situação ainda pior que a Califórnia, o estado mais populoso do país, onde já se registaram mais de 991 mil casos.

    Os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia da Covid-19. Mais de 10,3 milhões de pessoas já foram infetadas com a doença, que já matou mais de 240 mil pessoas.

  • Madeira com mais 15 casos eleva para 212 situações ativas

    A Madeira registou hoje 15 novos casos de Covid-19 — cinco importados e 10 de transmissão local — e sete recuperações, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

    Segundo o Instituto, “são 212 os casos ativos, dos quais 142 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 70 são casos de transmissão local”.

  • Câmara de Ourique contrata testes em escola após caso de infeção

    A Câmara de Ourique anunciou esta quarta-feira ter contratado a realização de testes de Covid-19 na escola da vila que fechou após detetada a infeção numa funcionária e devido à alegada falta de respostas das autoridades de saúde.

    Os testes vão começar a ser feitos na quinta-feira aos alunos do jardim-de-infância e do 1.º ciclo do ensino básico do centro escolar, com a devida autorização dos pais e encarregados de educação e para “avaliar a situação e tranquilizar as famílias e toda a comunidade de Ourique”.

  • Centro de Saúde do Cadaval encerrado até domingo

    O Centro de Saúde do Cadaval, no distrito de Lisboa, está encerrado até domingo, depois de os quatro médicos terem ficado infetados pelo novo coronavírus, disse o diretor do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Sul, esta quarta-feira.

    O primeiro caso de infeção foi conhecido na quarta-feira, tendo os restantes três médicos sido sujeitos a teste à Covid-19, cujo resultado deu positivo.

  • Treinador Vasco Seabra e mais seis elementos do Boavista estão infetados

    O treinador Vasco Seabra e mais seis elementos da estrutura do Boavista tiveram testes positivos para o novo coronavírus, responsável pela pandemia de covid-19, confirmou hoje à agência Lusa fonte do clube da I Liga de futebol.

    A mais recente bateria de despistagem, realizada na terça-feira, indicou sete novos casos de infeção, que se juntam ao defesa Ricardo Mangas e ao médio Miguel Reisinho, ausentes da derrota no terreno do Farense (3-1), no domingo, da sétima jornada.

    Em causa, estão atletas, membros da equipa técnica e outros elementos do ‘staff’ do Boavista, cuja maioria das identidades é desconhecida, à exceção do treinador principal Vasco Seabra, tendo sido isolados do restante plantel para cumprirem isolamento.

    Depois do triunfo caseiro sobre o Benfica (3-0), o único em toda a temporada, as ‘panteras’ voltaram a escorregar no campeonato e somaram a terceira derrota, ocupando o 15.º posto, com seis pontos em 21 possíveis, um acima da zona de despromoção.

    O próximo compromisso da formação de Vasco Seabra é a visita ao Vizela, da II Liga, integrada na terceira eliminatória da Taça de Portugal e aprazada para 22 de novembro, às 20:00, no Estádio do FC Vizela, no distrito de Braga.

  • França. Número de doentes internados próximo do pico da pandemia

    França registou mais 35.879 infetados com o novo coronavírus esta quarta-feira, um valor diário bem abaixo do máximo reportado no domingo (86.852).

    Nas últimas 24 horas morreram no país 328 pessoas por complicações associadas à infeção.

    Hoje estão internadas 31.918 pessoas devido à doença e 4.789 desses pacientes estão nos cuidados intensivos,anunciaram as autoridades francesas citadas pela Lusa. Este número aproxima-se do pico de internamentos do mês de abril, 32.131 pacientes.

    Desde o início da pandemia, França acumulou um total de 1.829.659 infetados e 42.207 vítimas mortais.

  • Câmara de Braga autoriza abertura do comércio às 8h no fim de semana

    O município de Braga decidiu que, nos dias 13, 14, 20 e 21 de novembro os estabelecimentos de comércio do concelho cujo funcionamento não esteja interditado por lei podem abrir a partir das 8h.

    Desta forma, o município contribui para evitar situações de potencial concentração de pessoas que possam decorrer das limitações horárias impostas, incentivando a diluição da intensidade do público no acesso aos estabelecimentos, justifica a autarquia.

  • Covid-19. Espanha exige teste negativo a quem chega de Portugal

    Esta quarta-feira, o Ministério da Saúde espanhol anunciou que vai pedir aos viajantes que chegarem de países de elevado risco de transmissão que façam testes ao novo coronavírus 72 horas antes de entrarem em Espanha.

    Portugal é considerado um país de risco pelas autoridades espanholas, que se baseiam no mapa do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, na sigla em ingês) para os países. O mapa avalia o risco de transmissão da Covid-19 no espaço Schengen. Apenas a Noruega, a Finlândia e a Grécia não serão obrigadas a apresentar testes, adianta o El País.

    A medida entra em vigor dia 23 de novembro.

  • Covid-19. Comércio pede “resposta urgente” a dúvidas sobre restrições “discriminatórias”

    Estabelecimentos ainda não perceberam se são obrigados a fechar sábado e domingo, depois das 13h00, nem se podem alterar o horário de abertura para mais cedo.

    Covid-19. Comércio pede “resposta urgente” a dúvidas sobre restrições “discriminatórias”

  • Maioria das lojas Pingo Doce antecipa abertura para as 6h30 no fim de semana

    O grupo Jerónimo Martins não esclareceu ainda como pretende organizar os turnos dos trabalhadores por forma a abrir mais cedo, nem como será feita a compensação pelas eventuais horas extra.

    Maioria das lojas Pingo Doce antecipa abertura para as 6h30 no fim de semana

1 de 4