Momentos-chave
- Brasil com mais de 13 milhões de infeções
- EUA. Mais de 40% da população adulta e 75% dos idosos já receberam pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19
- Aprovado memorando para Centro de Vacinação drive-Thru no Porto
- Cabo Verde com 68 infetados em 24 horas
- Vacinação de últimos nove mil bombeiros a partir de 12 de abril
- Moçambique sem óbitos pelo segundo dia consecutivo e com 108 novos casos
- Madeira regista 19 novos casos e soma mais 29 doentes recuperados
- Centeno em Belém. Marcelo informado sobre os mais recentes números e perspetivas para a economia
- Boris Johnson: "Na próxima segunda-feira, eu próprio vou ao pub, beber um pint"
- Boletim DGS. Penela e Ribeira Brava são os únicos concelhos que continuaram acima da linha vermelha no espaço de uma semana
- Boletim DGS. Alcoutim apresenta a maior descida na incidência acumulada e Carregal do Sal e Ribeira de Pena as maiores subidas
- Boletim DGS. Beja é a única capital de distrito acima da linha vermelha
- Boletim DGS. Área metropolitana de Lisboa desce incidência deste o início de março
- Boletim DGS. Uma das vítimas mortais era uma mulher na casa dos 60 anos
- Boletim DGS. Machico continua a ser o único concelho no nível de risco muito elevado
- Boletim DGS. Internamentos sobem pelo segundo dia consecutivo
- Boletim DGS. Óbitos ocorreram em Lisboa e Vale do Tejo, Norte e Centro
- Boletim DGS. Dados de concelhos são os mesmos anunciados por António Costa na quinta-feira
- Boletim DGS. R(t) chega a 1 em Portugal continental. Valor nacional é 0,98
- Boletim DGS. Portugal com 6 mortes e 159 novos casos
- Casos de infeção no mundo superam os 131 milhões
- Reino Unido vai oferecer testes para todos duas vezes por semana
- “Esmagadora maioria” dos municípios do Norte autorizou reabertura das feiras
- Fenprof quer turmas reorganizadas para melhor aprendizagem e distanciamento
- Alemanha regista diminuição de novos casos e mortes. Descida pode ser efeito dos feriados
- Governo da Coreia do Sul teme nova vaga no país
- Desconfinar desde cedo. Transportes com mais movimento e corrida aos ginásios
- Brasil com quase 13 milhões de casos no pior momento da pandemia
- Arranca segunda fase de desconfinamento com reabertura de esplanadas e ginásios
- Alunos dos 2.º e 3.º ciclos retomam aulas presenciais num terceiro período "nada fácil"
Histórico de atualizações
-
Bom dia! Este liveblog fica por aqui. Pode continuar a seguir a evolução da pandemia de Covid-19 em Portugal e no mundo neste novo liveblog que aqui segue.
13% das pessoas já receberam a primeira dose da vacina e 6% tem vacinação completa
-
Covid-19. Angola já vacinou 181.578 pessoas, a maior parte delas na província de Luanda
Desde que a 2 de março iniciou o processo de inoculação, Angola já vacinou mais de 181 mil pessoas contra a Covid-19, a maior parte delas na província de Luanda.
Covid-19. Angola já vacinou 181.578 pessoas, a maior parte delas na província de Luanda
-
Brasil com mais de 13 milhões de infeções
Com mais 28.645 casos registados nas últimas 24 horas, o Brasil, segundo país mais afetado no mundo pela pandemia, depois dos Estados Unidos, ultrapassou esta segunda-feira a barreira dos 13 milhões de infetados com o SARS-CoV-2.
O país já contabilizou 13.013.601 casos positivos e 332.752 mortes, 1.319 nas últimas 24 horas.
-
EUA. Mais de 40% da população adulta e 75% dos idosos já receberam pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19
Segundo a mais recente atualização do CDC, o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças, já foram administradas nos Estados Unidos mais de 167 milhões de doses da vacina contra a Covid-19.
O processo de vacinação no país segue agora a uma média de 3,1 milhões de doses administradas nos últimos sete dias.
Neste momento, cerca de 32% da população (mais de 107,5 milhões de pessoas) já recebeu pelo menos uma dose da vacina e quase 19% já tem as duas tomas.
Mais de 40% dos adultos e mais de 75% dos idosos já receberam a primeira dose, detalha ainda o CDC. 23% dos adultos e 55% dos idosos já estão devidamente vacinados contra a doença.
-
São Tomé e Príncipe regista um óbito e 19 infeções no fim de semana
São Tomé e Príncipe registou mais um óbito associado à Covid-19 este fim de semana, aumentando o número de mortes para 35, registando ainda 17 novas infeções, segundo o Ministério da São Saúde.
De acordo com a porta-voz do ministério, Isabel dos Santos, dos 17 casos positivos do novo coronavírus registados no fim de semana, nove foram na ilha do Príncipe, que já conta 21 pessoas em isolamento domiciliar.
Segundo a mesma responsável, o total de pessoas com Covid-19 no país são 2.244 e 69 estão sob vigilância.
-
Presidente moçambicano alerta para “importação” de variante durante a Páscoa
O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, alertou hoje para o risco de o país ter importado uma nova variante de covid-19 devido ao fluxo migratório proveniente da África do Sul durante a Páscoa, apelando ao cumprimento rigoroso das medidas de prevenção.
No período que antedeu a Páscoa, entraram no país milhares de concidadãos moçambicanos e sul-africanos vindo da República da África do Sul. Este movimento migratório poderá resultar na importação de casos de covid-19 e consequente alastramento de cadeias de transmissão de uma variante do novo coronavírus”, declarou Nyusi.
-
Aprovado memorando para Centro de Vacinação drive-Thru no Porto
A Câmara do Porto aprovou hoje o memorando de entendimento com o Centro Hospitalar de São João, com vista à implementação de um Centro de Vacinação Covid-19 em regime Drive-Thru, no Queimódromo.
Na reunião do executivo desta manhã, o presidente da autarquia, o independente Rui Moreira, indicou que o plano de vacinação em massa na cidade do Porto tem sido articulado com a task force, tendo adiantado ainda que durante a tarde teria lugar um encontro com o presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte), Carlos Nunes e com o secretário de Estado Eduardo Pinheiro, nomeado pelo Governo para coordenar o plano de combate à Covid-19 na Região Norte.
Numa nota publicada na sua página oficial, o município refere que nesse encontro deu a conhecer os passos que o Porto tem dado para se preparar para a vacinação em larga escala, a começar pelo centro de vacinação drive-thru, pronto a operar no Queimódromo do Parque da Cidade há sensivelmente dois meses, e que foi hoje formalizado com a aprovação da proposta na reunião do executivo municipal.
-
Cabo Verde com 68 infetados em 24 horas
As autoridades sanitárias cabo-verdianas diagnosticaram mais 68 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando para 17.939 o total de casos desde o início da pandemia, divulgou hoje o Ministério da Saúde.
Em comunicado, aquele ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 665 amostras desde domingo, com o concelho da Praia, capital do país, a confirmar mais 14 infetados (em 53 amostras) com o vírus que provoca a Covid-19, contando agora com 617 casos ativos.
Ainda na ilha de Santiago foram confirmados casos do novo coronavírus nos concelhos de São Domingos (dois), Santa Catarina (dois), São Salvador do Mundo (um) e Santa Cruz (um).
-
Vacinação de últimos nove mil bombeiros a partir de 12 de abril
A secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, disse hoje que os nove mil bombeiros que estão ainda por vacinar começam a receber as vacinas contra a Covid-19 na próxima segunda-feira.
No âmbito da luta contra a pandemia de Covid-19 já foram vacinados numa primeira fase 15 mil bombeiros, devendo começar a segunda fase no próximo dia 12, disse a responsável aos jornalistas no final da cerimónia de posse da nova direção da Escola Nacional de Bombeiros, em Ranholas, no concelho de Sintra.
Patrícia Gaspar assegurou que os nove mil bombeiros são os que faltam para concluir a vacinação de todos os que estão “na linha operacional” e disse que a primeira dose de vacinação já confere “um elevado grau de imunização”, pelo que é com base nessa informação que o planeamento de combate aos fogos está a ser feito
-
Madeira avança para vacinação no setor do Turismo após concluir processo na Educação
Todas as pessoas do setor da Educação (9.600) vão estar vacinados contra a Covid-19 até ao final da semana na Madeira. Estão a ser realizados testes PCR a 40 mil alunos e professores.
Madeira avança para vacinação no setor do Turismo após concluir processo na Educação
-
Universidade de Aveiro inicia na terça-feira testagem na comunidade académica
A testagem vai ser feita entre as 8h00 e as 20h00 no Pavilhão Artistides Hall, na Escola Superior Aveiro Norte (ESAN) e Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda.
Universidade de Aveiro inicia na terça-feira testagem na comunidade académica
-
4% de taxa de ocupação. Hóteis do Algarve com o pior mês de março desde que há registo
A taxa de ocupação global média por quarto na região registou uma quebra de 86% em relação ao mesmo período de 2020 e de 92,2% em comparação com 2019. Foi o pior março registado.
4% de taxa de ocupação. Hóteis do Algarve com o pior mês de março desde que há registo
-
Moçambique sem óbitos pelo segundo dia consecutivo e com 108 novos casos
Moçambique não registou qualquer morte por Covid-19 pelo segundo dia consecutivo, tendo diagnosticado, nas últimas 24 horas, mais 108 casos de infeção pelo novo coronavírus, anunciou hoje o Ministério da Saúde.
“Temos a satisfação de anunciar que, pelo segundo dia consecutivo, o país não notificou a ocorrência de óbito em pacientes infetados pelo novo coronavírus”, declarou o ministério numa nota de atualização de dados sobre a Covid-19.
Segundo o documento, o país mantém-se com 782 óbitos, tendo elevado o número de casos para 68.227, dos quais 83% recuperados. Setenta pacientes estão internados.
-
Reaberta da prática de pesca lúdica apeada, embarcada e submarina
A pesca lúdica volta a ser permitida por ser equiparada a atividade desportiva de baixo risco. O setor tem exigido a retoma da atividade e ameaçou que faria uma manifestação.
Reaberta da prática de pesca lúdica apeada, embarcada e submarina
-
Covid-19. Ensaios passam a ser permitidos para todos os espetáculos
Durante o estado de emergência, a realização de ensaios só era permitida para preparação de espetáculos com estreia até ao final de abril. Agora, entende-se que o teletrabalho não é compatível.
Covid-19. Ensaios passam a ser permitidos para todos os espetáculos
-
França com cerca de 11 mil infeções nas últimas horas
As autoridades francesas, através do boletim epidemiológico revelado esta segunda-feira, dão conta de 10.793 infetados pela Covid-19 nas últimas 24 horas, menos de aproximadamente 56.000 casos do que ontem.
Já o número de óbitos foi de 197, ascendendo a 96.847 o número total de mortos no país.
-
Espanha com contágios a subir. Detetados mais de 15.000 casos desde sábado
O ministério da saúde espanhol notificou hoje 15.978 novos casos de Covid-19, fixando o número total de infeções registadas em 3.311.325. A incidência por cem mil habitantes situa-se agora nos 163,4 casos, um aumento de 12 valores desde sábado, segundo o El País.
O número de vítimas mortais foi de 85. Morreram 75.783 pessoas desde o início da pandemia. -
Centenas de pessoas saíram à rua em Viseu para a despedida, com palmas, do presidente Almeida Henriques
Centenas de pessoas saíram à rua esta segunda-feira em Viseu, para aplaudirem o cortejo fúnebre do autarca Almeida Henriques, que este domingo não resistiu a complicações provocadas pela Covid-19.
-
Covid-19. "Grande exercício" de vacinação de professores será no próximo fim de semana, diz ministro da Educação
O “grande exercício” de vacinação contra a Covid-19 de professores vai decorrer no próximo fim de semana (10 e 11 de abril) e é esperado que “todos possam ser vacinados”.
-
Madeira regista 19 novos casos e soma mais 29 doentes recuperados
A Madeira registou 19 novos casos de infeção por SARS-Cov-2 e mais 29 recuperações nas últimas 24 horas, tendo atualmente 350 situações ativas e 11 doentes hospitalizados, informou a Direção Regional de Saúde (DRS) do arquipélago.
“Hoje há a reportar 19 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 na Região Autónoma da Madeira, pelo que a região passa a contabilizar 8.466 casos confirmados de Covid-19”, lê-se no boletim epidemiológico divulgado pela autoridade regional de saúde.
A DRS adianta que, destes novos casos, um é importado da Venezuela e 18 são de transmissão local, “na sua maioria já associados a contactos de casos positivos”, cujas investigações epidemiológicas estão em curso.