A Universidade de Aveiro vai iniciar na terça-feira a primeira fase de realização de testes de despiste à Covid-19 na comunidade académica, divulgou esta segunda-feira fonte daquela instituição de ensino superior.

Na primeira fase “serão testados todos os membros da comunidade académica que desenvolvem atividade presencial nos campi (conjuntos de edifícios académicos)”.

A testagem vai ser feita entre as 8h00 e as 20h00, no Pavilhão Artistides Hall para quem tem atividade no Campus de Santiago e no Campus do Crasto, decorrendo no mesmo horário na Escola Superior Aveiro Norte (ESAN) e Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, para quem ali se encontra em atividade.

A testagem decorrerá de forma gradual e em colaboração com o Instituto de Biomedicina (Ibimed) da UA, e os testes serão disponibilizados gratuitamente, com a regularidade adequada ao contexto pandémico”, explica uma nota de imprensa da Universidade de Aveiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O objetivo é “prevenir os riscos associados à propagação do vírus SARS-CoV-2, proporcionando a UA a realização de testes de rastreio à Covid-19 a todos os membros da sua comunidade”.

Em março, foram já testados “todos os estudantes Erasmus que chegaram nessa altura à Universidade de Aveiro”, esclarece a mesma fonte. “A testagem será alargada, numa segunda fase, aos restantes membros da comunidade académica, quando for retomada a componente presencial”, conclui.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.853.908 mortos no mundo, resultantes de mais de 131,2 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal, morreram 16.879 pessoas dos 823.335 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde. A doença é transmitida por um coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.