Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Com o aproximar do fim do quinto dia dos Jogos Olímpicos e o início do sexto, este liveblog fica por aqui. A partir de agora, pode acompanhar todas as incidências de Tóquio 2020 aqui. Obrigada por ter estado connosco. Boa noite!

    Jorge Fonseca está nas meias-finais e vai disputar medalhas. Caeleb Dressel venceu 100 metros livres na natação

  • Derrota no andebol, desilusão no ciclismo, mas canoagem faz sorrir Portugal. O quinto dia dos portugueses nos Jogos Olímpicos

    O quinto dia dos Jogos Olímpicos contou com a derrota de Portugal frente a Suécia no andebol, a eliminação da judoca Bárbara Tino e com nenhuma medalha a vir no contrarrelógio. Canoagem surpreende.

    Derrota no andebol, desilusão no ciclismo, mas canoagem faz sorrir Portugal. O quinto dia dos portugueses nos Jogos Olímpicos

  • O calor não deu tréguas em Tóquio e Medvedev interpelou o árbitro: "Se eu morrer, quem se responsabiliza?"

    Os horários dos jogos de ténis nos Jogos Olímpicos vão alterar-se por causa do calor em Tóquio. Decisão surge após queixas de Medvedev e de tenista espanhola ter abandonado court de cadeira de rodas.

    O calor não deu tréguas em Tóquio e Medvedev interpelou o árbitro: “Se eu morrer, quem se responsabiliza?”

  • Uma quase entrada em campo, o acidente do autocarro e uma campeã olímpica que há dez dias estava de férias: chegou ao fim o basquetebol 3x3

    Por engano estivemos perto da entrada para o campo, por azar acabámos por sofrer um acidente, pelo meio encontrámos um sem número de histórias, incluindo uma colecionadora chinesa de ténis de Jordan.

    Uma quase entrada em campo, o acidente do autocarro e uma campeã olímpica que há dez dias estava de férias: chegou ao fim o basquetebol 3×3

  • A redenção de Primož Roglič, o esloveno que começou no ski, desistiu no Tour e ganhou o ouro (com recorde) no contra-relógio de Tóquio

    Começou a carreira no salto de ski, vendeu uma moto para comprar a bicicleta, lesionou-se e desistiu da Tour de France. Mas sagrou-se campeão olímpico em contra-relógio e bateu mesmo um recorde.

    A redenção de Primož Roglič, o esloveno que começou no ski, desistiu no Tour e ganhou o ouro (com recorde) no contra-relógio de Tóquio

  • Atletas portugueses juntam-se à comitiva em Tóquio

    Três atletas portugueses preparam-se para viajar para Tóquio.

    Ana Cabecinha vai correr os 20km marcha (marcada para 6 de agosto), João Vieira compete 50km marcha (5 de agosto) e Salomé Afonso vai correr os 1.500 metros (as eliminatórias estão marcadas para 1 de agosto).

    João Vieira e Ana Cabecinha revelaram à agência Lusa, à partida para Tóquio, que estão preparados para lutar pelos primeiros lugares.

    Vieira vai encontrar condições semelhantes às do Campeonato do Mundo de Doha, em 2019, onde ficou na segunda posição, mas o atleta do Sporting acredita que os seus adversários, desta vez, estão prevenidos para o calor e humidade do Japão.

    “Em Doha foi um campeonato de surpresa, pois ninguém sabia as condições que íamos apanhar. Eu trabalhei para elas. Este ano, voltei a trabalhar igualmente nas mesmas condições, agora para Sapporo, mas, desta vez, os meus adversários já vão certamente prevenidos para as condições que vamos apanhar”, realçou o algarvio, de 45 anos, à Lusa.

    Cabecinha, de 37 anos, propõe-se a fazer melhor do que o sexto lugar alcançado no Rio2016, já superando os registos de Pequim2008 e Londres2012, onde foi oitava.

    “A preparação correu bem, sem nenhum problema físico. Tudo isso ajuda a que a motivação esteja ainda mais elevada. Com estas condições e com o tempo que vamos apanhar, tudo é possível. O que interessa é lá estar e, se estiver no momento certo, tudo pode acontecer”, disse a atleta alentejana do Clube Oriental de Pechão à Lusa.

  • Rodrigo Torres 16.º no Grand Prix Freestyle de ensino em equestre

    O cavaleiro português Rodrigo Torres, em Fogoso, terminou esta quarta-feira no 16.º lugar o Grand Prix Freestyle de ensino dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, com um novo recorde pessoal.

    Rodrigo Torres 16.º no Grand Prix Freestyle de ensino em equestre

  • Nadador Francisco Santos falha meias-finais nos 200 metros costas

    O nadador português Francisco Santos falhou a qualificação para as meias-finais da prova dos 200 metros costas dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao terminar no 22.º lugar nas eliminatórias.

    Nadador Francisco Santos falha meias-finais nos 200 metros costas

  • John Lennon, descansar ao som de Beatles e os EUA-Irão onde a música foi outra: uma tarde na Saitama Super Arena

    Saitama Arena é o segundo espaço indoor com maior lotação do mundo (pelo menos é assim vendido) e recebe o basquetebol nos Jogos. No dia em que o Team USA voltou a ser Dream, até de Biles se falou.

    John Lennon, descansar ao som dos Beatles e os EUA-Irão onde a música foi outra: uma tarde na Saitama Super Arena

  • Djokovic nos quartos de final de Tóquio

    O número 1 do ténis mundial está nos quartos de final da competição nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

    Novak Djokovic venceu o espanhol Alejandro Davidovich Fokina (número 34 no ranking ATP) por 6-3 e 6-1 e segue em frente na competição.

    O anfitrião Kei Nishikori (que foi bronze no Rio2016) é o senhor que se segue no caminho do sérvio, que tenta chegar à medalha de ouro nos Jogos de Tóquio

    Kei Nishikori

  • Antoine Launay nas meias-finais de canoagem slalom

    O canoísta português Antoine Launay qualificou-se esta quarta-feira para as meias-finais da prova de K1 slalom dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao terminar a qualificação no 12.º lugar.

    Launay, de 28 anos, alcançou o 10.º tempo na primeira manga, em 95,68 segundos, melhorando o registo na segunda, para 93,5, então o 11.º melhor tempo, conseguindo uma das 20 vagas nas meias-finais em disputa pelos 24 canoístas presentes.

    Lusa

  • João Almeida fora do top 15

    No capítulo da prestação portuguesa, João Almeida acabou por ficar fora do top 15 (com a 16ª posição na classificação final) e Nelson Oliveira não foi além do 21º lugar.

  • Roglic consegue a maior diferença para o segundo classificado no contra-relógio

    O pódio do contra-relógio compõe-se desta forma:

    1º classificado: Primoz Roglic (Eslovénia)

    2º classificado: Tom Dumoulin (Países Baixos)

    3º classificado: Rohan Dennis (Austrália)

    Nota para o tempo de Roglic, com os tais 55:04.19, e para a distância para o segundo ciclista. Dumoulin só cruzou a meta passados 1:01.39, o que significa que esta é a maior diferença de sempre entre primeiro e segundo classificados no contra-relógio olímpico.

  • Pelo meio, uma surpresa: o atual campeão do mundo de contra-relógio, o italiano Filippo Ganna, concluiu a prova com aquele que é, até agora, o 5º melhor tempo do dia. Fica, portanto, afastado das medalhas.

  • O esloveno Primoz Roglic, que em julho se viu obrigado a abandonar o Tour por lesão, cruzou a meta com o melhor tempo até agora: 55:04:19.

  • Nelson Oliveira está, neste momento, em 19º lugar. Para já, João Almeida segura o lugar no top 15.

  • Entretanto, a dinâmica dos resultados (o tempo de total de prova vai introduzindo mudanças na classificação, à medida que os ciclistas cruzam a meta) já atirou Almeida para 13ª posição.

    Vamos acompanhar a restante prova e perceber em que lugar o português termina.

  • João Almeida acaba de cruzar a meta em 11º lugar no contra-relógio, com 58m33sgds97 (e mais 3m55 que o primeiro classificado)

  • João Almeida arranca no contrarrelógio!

    Cerca de uma hora e 40 minutos depois de Nélson Oliveira ter arrancado, João Almeida inicia o contrarrelógio. O atual melhor tempo é do belga Remco Evenepoel, que realizou o percurso em 57.21.27, seguido de Alberto Bettiol e Hugo Houle.

  • No tiro, João Azevedo encerra terceira série de qualificação no 17.º lugar

    No tiro, João Azevedo falhou apenas um prato na terceira série de qualificação de Trap e está no 17.º lugar da classificação geral, já que acertou em 72 dos 75 pratos possíveis.

    De recordar que só os seis melhores atiradores é que passam à final. Amanhã, na última chance de qualificação, os 29 atletas terão 50 novos pratos para partir.

1 de 5