Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Com o final do sexto dia dos Jogos Olímpicos e o início do sétimo, este liveblog fica por aqui. Pode continuar a acompanhar-nos aqui. Obrigada por ter estado connosco. Boa noite!

    O dia 7 dos Jogos Olímpicos conta mais uma batalha no andebol e o arranque do atletismo (com Auriol e Mamona)

  • San Marino conquista primeira medalha da história

    O país, que tem apenas 34 mil habitantes e com apenas 5 atletas presentes, conquistou a primeira medalha (bronze) da história olímpica, através de Alessandra Perilli, na modalidade feminina Tiro com Armas de Caça.

  • "Jorge Fonseca tem uma personalidade magnética que atrai muitas marcas"

    Judoca português ironizou com Adidas e Puma após conquistar a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio. “O futebol, nos 365 dias do ano, suga e absorve quase todo o espaço mediático que existe”, lembra Daniel Sá, diretor-executivo do IPAM.

    “O problema português, e não apenas, é um défice muito grande de cultura desportiva”, afirma o especialista em marketing desportivo, que acredita que Jorge Fonseca é um nome apetecível para as maiores marcas desportivas: “Já conquistou pela simpatia, forma de estar e percurso de vida. Mas a modalidade tem uma fraca visibilidade e sai prejudicado”.

    “Jorge Fonseca tem uma personalidade magnética que atrai muitas marcas”

  • A Adidas tem de tomar “algumas decisões difíceis” com quem trabalhar

    Após ganhar o combate desta quinta-feira, que assegurou a primeira medalha para Portugal, o judoca Jorge Fonseca dedicou a vitória à Puma e à Adidas. O atleta disse, em declarações aos jornalistas, que as duas marcas desportivas consideravam que ele “não era campeão, que não tinha mérito desportivo”.

    Questionada pelo Observador sobre o caso, a Adidas explica, depois de dar os parabéns ao campeão, que no que toca aos “contratos de patrocínio”, a marca tem de “tomar algumas decisões difíceis” com quem trabalhar, por muito que gostasse “de apoiar um maior numero de atletas”.

    “Enquanto marca de desporto, procuramos apoiar todos os atletas com os nossos produtos, ajudando-os na conquista dos seus objetivos desportivos. O atleta Jorge Fonseca é extremamente talentoso e desejamos-lhe os maiores sucessos desportivos no seu futuro”, acrescenta.

  • No dia da primeira medalha (6º de Jogos), como se portaram os portugueses em Tóquio

    Jorge Fonseca conseguiu a medalha de bronze na categoria -100kg do judo, abrindo assim o “marcador” nacional nos Jogos de Tóquio. Além deste resultado, mais portugueses estiveram em competição.

    No dia da primeira medalha (6º de Jogos), como se portaram os portugueses em Tóquio

  • Jorge Fonseca, o "miúdo irreverente" a quem chamavam "gordinho", com uma "história de superação" que conquistou o bronze

    Nuno Delgado não esquece o momento em que ficou a saber que Jorge Fonseca tinha sido diagnosticado com cancro na perna esquerda. Foi em 2015. Naquele dia, o antigo judoca, medalha de bronze em Sidney 2000, e amigo do atleta atendeu uma chamada. Do outro lado, estava o treinador de Jorge com a má notícia. Na altura, Nuno era o chefe da equipa técnica. “Foi uma fase muito difícil”, recorda. Precisou de cerca de um ano de tratamento. “Era um atleta com potencial de vir a ser o melhor do mundo. E de repente estava a lutar pela vida e a sentir o corpo a desfalecer”, explica. Mas, tal como nos tatamis, o cancro foi mais um adversário que o atleta derrubou. No ano seguinte, já estava a competir nos Jogos Olímpicos de Rio de Janeiro. “O Jorge teve muita humildade e força de vontade. Voltou a treinar e a competir do zero. Foi um milagre”, conta Nuno Delgado.

    Jorge Fonseca, o “miúdo irreverente” a quem chamavam “gordinho”, com uma “história de superação” que conquistou o bronze

  • Novo recorde pessoal de José Paulo Lopes nos 400 estilos

    O nadador português José Paulo Lopes o 20.º melhor tempo nas eliminatórias dos 400 metros estilos dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, falhando o acesso à final, mas conseguindo um novo recorde pessoal.

    Lopes, que se estreou em Jogos Olímpicos, nadou a distância em 4.16,52 minutos, um novo máximo pessoal, batendo por mais de dois segundos o segundo da série, o equatoriano Tomás Ávila, segundo e por quase cinco o israelita Ron Polonsky, terceiro.

    Lusa

  • Japão quebra hegemonia chinesa. Ouro no ténis de mesa fica em Tóquio

    Jun Mizutani e Mima Ito ofereceram ao Japão a primeira medalha de ouro olímpica no ténis de mesa, ao vencer os representantes chineses na final da prova de pares mistos, por 4-3.

    O par japonês impôs-se à dupla composta por Xu Xin e Liu Shiwen, após um encontro muito equilibrado, com os parciais de 5-11, 7-11, 11-8, 11-9, 11-9, 6-11 e 11-6, na estreia daquela variante do ténis de mesa no torneio olímpico.

    Lusa

  • José Paulo Lopes com o 23.º tempo nos 800 livres

    O nadador português José Paulo Lopes foi o 23.º mais rápido da qualificação dos 800 metros livres dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, falhando o acesso à final.

    Lopes foi quarto da sua série, com um tempo de 7.56,15 minutos, a mais de três segundos do recorde nacional que o próprio estabeleceu nos Europeus de maio, em Budapeste, e ficou de fora dos oito melhores, bem longe do melhor registo, do ucraniano Mykhailo Romanchuk (7.41,28).

    O luso tinha conseguido o 20.º melhor tempo, com recorde pessoal, nos 400 metros estilos, no sábado, no que foi a sua estreia em Jogos Olímpicos, com um tempo de 4.16,52 minutos que chegou para vencer o seu ‘heat’, mas não para seguir em prova.

    Lusa

  • Tamila Holub falha apuramento para a final dos 800 livres

    A nadadora portuguesa Tamila Holub falhou a qualificação para a final da prova dos 800 metros livres dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao terminar na 25.ª posição das eliminatórias.

    A competir na segunda das quatro séries, Holub concluiu a prova em 8.40,04 minutos, falhando o apuramento para a final, depois de já ter tido o mesmo destino nos 1.500 metros, ao terminar as eliminatórias na 22.ª posição.

    Lusa

  • Eu show Fonseca numa zona mista para medalha: "Queria dançar pimba mas era com ouro. Assim, pode ser kizomba. Mas vou dançar pimba em Paris"

    Jorge foi um fenómeno no tapete e não ficou atrás após o bronze, numa conversa de 15 minutos para memória futura de tudo e todos onde falou em “modo monstro” que diz ter mantido até chegar a cãibra.

    Eu show Fonseca numa zona mista para medalha: “Queria dançar pimba mas era com ouro. Assim, pode ser kizomba. Mas vou dançar pimba em Paris”

  • Pedro comunica com Jorge pelo olhar e ainda vê muitas mais conquistas: "Ele é um atleta de exceção, um talento, um fenómeno"

    Se existe um Jorge Fonseca judoca é porque o ex-judoca Pedro Soares viu em Jorge Fonseca um judoca. Com talento natural, com potencial, com muita ambição. E assim começou a construção de um campeão.

    Pedro comunica com Jorge pelo olhar e ainda vê muitas mais conquistas: “Ele é um atleta de exceção, um talento, um fenómeno”

  • Jorge Fonseca chega a Lisboa já esta sexta-feira

    Jorge Fonseca chega a Lisboa já esta sexta-feira, dia 30 de julho, às 23 horas

  • Não houve Biles, mas Sunisa Lee manteve a medalha em casa (e garantiu mais um ouro para os EUA)

    Com apenas 18 anos, Sunisa Lee conquistou esta quinta-feira a medalha de ouro em Tóquio2020, mantendo a tradição de domínio dos Estados Unidos.

    Não houve Biles, mas Sunisa Lee manteve a medalha em casa (e garantiu mais um ouro para os EUA)

  • Jorge Fonseca queria mais, mas o que fez não foi pouco. As imagens do dia de medalha em Tóquio

    O atleta portugês foi muito claro após o combate, afirmando que só compete e trabalha para o ouro. Em Tóquio conseguiu a medalha de bronze, a primeira de Portugal nas olimpíadas do Japão.

    Jorge Fonseca queria mais, mas o que fez não foi pouco. As imagens do dia de medalha em Tóquio

  • Ministério da Educação: "Parabéns, Jorge Fonseca!"

    O ministério da Educação os “parabéns” ao atleta, à “equipa técnica”, ao Comité Olímpico de Portugal (COP) e ainda à Federação Portuguesa de Judo. Partilha, também, um vídeo no Youtube onde aparece o Fonseca “adolescente”.

  • João Paulo Rebelo: "Uma satisfação enorme por ver o Jorge Fonseca chegar ao pódio olímpico"

    O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto congratulou o judoca português pela conquista da medalha de bronze. Mas também dirige “uma palavra de incentivo e reconhecimento” ao Comité Olímpico de Portugal (COP).

    “Desejo que todos os atletas realizem os seus sonhos”, acrescenta.

  • Marcelo Rebelo de Sousa felicita o judoca português

    “O Presidente da República felicita o judoca Jorge Fonseca pela conquista da medalha de bronze, a primeira para Portugal nestes Jogos Olímpicos”, lê-se no site da Presidência.

    “Jorge Fonseca confirmou o seu talento, as suas capacidades, e alcançou a tão desejada medalha olímpica. Algo que só está ao alcance dos melhores dos melhores. Em nome de Portugal e dos Portugueses, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa felicita e agradece a Jorge Fonseca”, diz ainda.

  • A reação de António Costa à conquista de Fonseca

  • "Esta medalha é do Jorge, ele trabalha para ela", diz o treinador de Fonseca

    O treinador de Jorge Fonseca disse, em declarações à RTP3, que o atleta “começou a fazer judo bastante tarde, com 14 anos” e que o importante é “continuar a dar continuidade a estes resultados brilhantes”, afirma. “Esta medalha é do Jorge, ele trabalha para ela“, rematou.

    O treinador salienta ainda a relação “muito forte” que tem com o atleta — sem “nenhum desgaste”.

    “Temos muita pena de não conseguirmos hoje dar ao nosso pais uma medalha mais colorida, mais dourada“, explica. É uma “decisão complicada” porque tudo fica decidido numa questão de “segundos”, descreve.

1 de 5