Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Este liveblog fica por aqui, mas já temos uma nova ligação onde poderá acompanhar em direto as atualizações sobre a Covid-19 em Portugal e no mundo.

    Alunos regressam esta segunda-feira às aulas, mas escolas continuam fechadas

    Continue a acompanhar-nos.

  • Brasil com 26.845 novos casos e 522 mortos

    O Brasil registou 26.845 novos casos de coronavírus e 522 mortos, segundo o Governo brasileiro. Desde o início da pandemia, o país já registou 9.524.640 casos e 231.534 mortes.

  • "Não queria acreditar quando vi a Mavis". O reencontro de um casal de idosos que não se via há um ano por causa da pandemia

    Os dois idosos não se viam há um ano por causa da pandemia. Ele vive num lar em Bolton, no Reino Unido, porque sofre de demência e ela tinha-o visitado antes de o lar se fechar às visitas.

    “Não queria acreditar quando vi a Mavis”. O reencontro de um casal de idosos que não se via há um ano por causa da pandemia

  • Marques Mendes anuncia que vacina da AstraZeneca só será aplicada a pessoas com menos de 65 anos

    No dia em que chegaram as vacinas da AstraZeneca a Portugal e em que continua sem ter sido dito publicamente a quem serão aplicadas, Marques Mendes antecipou no seu espaço de comentário semanal o que vai fazer o Governo: “As autoridades portuguesas preparam-se para dar uma orientação prática no sentido em que enquanto não houver mais testes, estudos, elementos, estava vacina vai ser aplicada prioritariamente a pessoas abaixo dos 65 anos”. Ou seja, só os menores de 65 anos vão receber a vacina.

    Marques Mendes abdica da vacina como conselheiro de Estado e espera pela sua vez

  • Covid-19. Madeira regista mais três mortes e eleva total de óbitos para 54

    A Madeira registou mais três mortes por Covid-19, elevando o total de óbitos para 54, indicou a Direção Regional de Saúde. Há também registo de 79 novos casos positivos.

    Covid-19. Madeira regista mais três mortes e eleva total de óbitos para 54

  • Covid-19. África do Sul suspende vacinação com doses da AstraZeneca/Oxford

    A África do Sul anunciou a suspensão temporária da vacinação contra a Covid-19 após um estudo ter demonstrado uma eficácia “limitada” da vacina AstraZeneca/Oxford contra a variante detetada no país.

    Covid-19. África do Sul suspende vacinação com doses da AstraZeneca/Oxford

  • Covid-19. Surto com pelo menos 25 casos em lar no concelho de Arraiolos

    Um surto de Covid-19 foi detetado no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Vimieiro, em Arraiolos, com pelo menos 25 infetados, sobretudo utentes..

    Covid-19. Surto com pelo menos 25 casos em lar no concelho de Arraiolos

  • Covid-19. Moçambique regista mais nove mortes e 488 casos

    O Ministério da Saúde (Misau) de Moçambique anunciou mais nove mortes por Covid-19 e 488 casos de infeção pelo novo coronavírus no país.

    Covid-19. Moçambique regista mais nove mortes e 488 casos

  • "Escolas e alunos estão mais preparados, mas ainda há uma larga franja de jovens sem computador", alertam diretores

    Na véspera do arranque do ensino à distância, o presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares afirma que as escolas e alunos estão “mais preparados”, devido à experiência com o primeiro confinamento, mas deixa o alerta: “Isto não quer dizer que tenham todas as condições que gostariam para poderem fazer um trabalho mais profícuo”.

    Ao Observador, Manuel Pereira destaca que há ainda muitos alunos sem computadores e sublinha que esse “nem é o maior problema”: “Há crianças que têm computadores, mas não têm quem os ajude”.

    Ainda assim, e apesar dos problemas que prevalecem, o responsável afirma que estão reunidas as condições para que esta forma de ensino “tenha mais sucesso” do que as aulas à distância da primeira fase da pandemia, quando as escolas fecharam pela primeira vez.

    Ouça aqui as declarações do presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares ao Observador:

    Ensino à distância. “Escolas e alunos estão mais preparados, mas ainda há uma larga franja de jovens sem computador”, alertam diretores

  • Batalha oferece 200 equipamentos e Internet para ensino à distância. "Houve falta de planeamento do Governo", critica autarca

    A Câmara da Batalha vai disponibilizar “cerca de 200 equipamentos” e acesso à Internet a alunos do pré-escolar ao secundário do concelho. De acordo com o presidente da autarquia, em causa estão mais de 100 computadores, tablets e ainda cerca de 50 acessos à Internet.

    Ao Observador, Paulo Baptista Santos explica que este apoio foi “reforçado” depois de o Governo não cumprir com a entrega de material prometida. “Houve falta de planeamento. O Governo anunciou que iria entregar os equipamentos, e não concretizou”, critica o autarca.

    Em causa está um investimento de cerca de 60 mil euros e, de acordo com Paulo Baptista Santos, o material vai começar a ser distribuído já amanhã, no dia em que arranca o novo ensino à distância.

    Ouça aqui as declarações do presidente da Câmara Municipal da Batalha ao Observador:

    Batalha oferece 200 equipamentos e Internet para ensino à distância. “Houve falta de planeamento do Governo”, critica autarca

  • Covid-19: França regista mais de 171 mortos

    Nas últimas 24 horas morreram em França 171 pessoas devido à Covid-19, elevando assim o total de óbitos desde o início da pandemia para 78.965, divulgaram hoje as autoridades francesas.

    Covid-19: França regista mais de 171 mortos

  • Covid-19: Portugal recebeu hoje primeiro lote de vacinas da AstraZeneca

    Portugal recebeu este domingo um lote de 43.200 vacinas da AstraZeneca, o primeiro deste laboratório, informou à Lusa a ‘task force’ para o plano nacional de vacinação contra a Covid-19.

    Covid-19: Portugal recebeu hoje primeiro lote de vacinas da AstraZeneca

  • Covid-19. Portugal pode ser dos melhores do mundo a controlar terceira vaga, diz virologista

    O virologista Pedro Simas diz que Portugal está a ter uma redução abrupta no número de novos contágios, resultante do confinamento, que poderá colocar o país entre os melhores a controlar a pandemia.

    Covid-19. Portugal pode ser dos melhores do mundo a controlar terceira vaga, diz virologista

  • Carnaval de Veneza sem música e sem turistas

    O conhecido Carnaval de Veneza, em Itália, foi este ano de 2021 muito diferente do habitual. Segundo relatos recolhidos pela AFP, as ruas não tiveram nem turistas, nem música. Nalgumas lojas que vendem máscaras venezianas houve relatos de quebras de 70% nas vendas.

    A Itália tem vindo a relaxar aos poucos algumas das restrições impostas para impedir a propagação do novo coronavírus. Veneza está numa zona amarela, de baixo risco, mas os seus residentes não podem sair da região.

    ITALY-CARNIVAL-VENICE-HEALTH-VIRUS

  • Mácron telefona a Marcelo e falam da pandemia de Covid-19

    O Presidente francês, Emmanuel Mácron, falou telefonicamente com o chefe de Estado português, felicitando-o pela sua reeleição, há duas semanas. E ambos falaram da pandemia.

    Mácron telefona a Marcelo e falam da pandemia de Covid-19

  • Hungria aprova e já recebeu a vacina russa Sputnik V

    A Hungria aprovou a vacina russa contra a Covid-19, a Sputnik V, e já encomendou 2 milhões de doses que deverão ser entregues ao longo dos próximos três meses, noticia a AFP. Para já, o governo anunciou já ter recebido as primeiras 40 mil doses.

    A Hungria é o primeiro país da União Europeia a aprovar esta vacina.

  • Afeganistão recebe meio milhão de doses de vacina da AstraZeneca

    O Afeganistão recebeu meio milhão de doses da vacina da AstraZeneca, desenvolvida na Universidade de Oxford.

    As vacinas foram produzidas na Índia e segundo as orientações da Organização Mundial da Saúde o Afeganistão deverá dar prioridade aos profissionais de saúde e aos cidadãos mais idosos.

    Segundo dados avançados em agosto pelas autoridades de saúde, 10 milhões de pessoas — perto de um terço da população — já tinham sido infetadas pelo novo coronavírus, avança o The Guardian.

    .

  • Reino Unido. Casos de infeção e de mortes por Covid-19 baixam mais de 20% numa semana

    No Reino Unido há mais 15.845 novos casos positivos de Covid-19, perfazendo assim os 3.945.680 casos, segundo o governo britânico. Comparando com o domingo passado, regista-se uma descida de 5.243 casos.

    Também o número de mortos (com o primeiro teste positivo nos últimos 28 dias) baixou: este domingo registam-se 373, hºa uma semana eram 587.

    Segundo as contas do The Guardian, os novos casos de infeçao baixaram 24,3% na última semana, e o número de mortes 23,3%.

  • Covid-19. Sindicato de Todos os Professores promove greve de uma semana a partir de segunda-feira

    O Sindicato de Todos os Professores (STOP), que acusa o Governo de “irresponsabilidade”, diz que vai manter um pré-aviso de greve de uma semana, exigindo condições para o ensino à distância.

    Covid-19. Sindicato de Todos os Professores promove greve de uma semana a partir de segunda-feira

  • Covid-19. Israel vai saindo gradualmente do seu terceiro confinamento

    Cabeleireiros reabertos, clientes de volta às lojas e passeios que podem exceder um quilómetro de distância de casa: Israel começou a sair do seu terceiro confinamento desde o início da pandemia.

    Covid-19. Israel vai saindo gradualmente do seu terceiro confinamento

1 de 3