Momentos-chave
- O que se passou até agora
- Presidente da Colômbia disse querer ajudar Gaza em reunião com líder egípcio
- Agência da ONU destaca a necessidade de acesso a água potável em Gaza
- Cruz Vermelha diz ter ajudado ao regresso de três corpos a Israel
- Advogada-geral das IDF responsável pela divulgação de vídeo de abusos a um preso palestiniano demitiu-se
- Turquia anuncia reunião sobre Gaza esta segunda-feira
- Gaza. Hamas volta a procurar corpos de reféns nas áreas controladas por Israel
- Exército israelita mata adolescente em operação militar na Cisjordânia
- Ataques no sul do Líbano: IDF dizem ter "eliminado terrorista do Hezbollah"
- Israel volta a atacar o Líbano e faz 2 feridos
- Israel atacou Gaza de madrugada e fez 2 mortos
- ONU alerta para graves obstáculos no acesso a ajuda humanitária e cuidados de saúde em Gaza
- Israel devolveu 30 corpos de palestinianos em troca de restos mortais de dois reféns
- Gaza. EUA propõe a Hamas uma saída segura das áreas controladas por Israel
- Líbano envia tropas para a fronteira com Israel
Histórico de atualizações
-
O que se passou até agora
- As Forças de Defesa de Israel (IDF) receberem mais três corpos não identificados de Gaza. Embora Telavive não acredite que sejam de reféns, os corpos foram enviados pela Cruz Vermelha às autoridades israelitas para identificação. Simultaneamente, o Hamas prosseguiu com a busca de corpos de reféns nas áreas sob controlo israelita no território.
- O Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, em reunião com o homólogo egípcio, expressou o desejo do seu país em participar na reconstrução de Gaza. A ajuda pretendida abrange a disponibilização de próteses para membros amputados, através dos avanços colombianos em mecatrónica e impressão 3D, reforçando o empenho internacional em mitigar a crise humanitária no território.
- A Turquia convocou uma reunião em Istambul para discutir a próxima fase do acordo de cessar-fogo em Gaza. Representantes de vários países relevantes, que se reuniram anteriormente com Donald Trump, estarão presentes. O objetivo é definir etapas subsequentes do acordo e debater a criação de uma força de estabilização, diante das preocupações sobre a continuidade do cessar-fogo.
- O mediador internacional da Cruz Vermelha confirmou a assistência na devolução de três corpos de Gaza para Israel. Esta troca de restos mortais faz parte dos esforços para manter um cessar-fogo frágil entre as partes envolvidas no conflito. Adicionalmente, o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, manifestou desconfiança em relação às intenções de Israel, acusando o país de procurar desculpas para violar o cessar-fogo, sublinhando a importância de enviar ajuda humanitária para Gaza.
[Chegou o histórico debate entre Soares e Freitas. E o socialista já conseguiu o voto dos comunistas sem “olhar para o retrato” dele. A “Eleição Mais Louca de Sempre” é o novo Podcast Plus do Observador sobre as Presidenciais de 1986. Uma série narrada pelo ator Gonçalo Waddington, com banda sonora original de Samuel Úria. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube Music. E pode ouvir o primeiro episódio aqui, o segundo aqui, o terceiro aqui e o quarto aqui]
-
O liveblog desta sexta-feira fica por aqui. Pode continuar a acompanhar todos os desenvolvimentos sobre o conflito no Médio Oriente e o cessar-fogo na Faixa de Gaza neste novo artigo em direto.
Hamas diz que são falsas as alegações dos EUA de que roubaram camião humanitário
-
Israel recebeu mais três corpos não identificados de Gaza
Israel recebeu hoje à noite três corpos não identificados de Gaza, enviados pela Cruz Vermelha, adiantou fonte militar israelita, acrescentando que não acreditam que sejam de reféns.
“Não sabemos se os corpos que nos foram devolvidos são de reféns”, referiu fonte militar israelita à agência France-Presse (AFP).
“Com base nas nossas informações, não acreditamos que sejam corpos de reféns. Transferimo-los para o laboratório forense” para tentar identificá-los, acrescentou a mesma fonte.
A Cruz Vermelha tinha adiantado antes que entregou às autoridades israelitas os corpos de três pessoas retirados da Faixa de Gaza e entregues pelo Hamas.
“As autoridades forenses israelitas são responsáveis por tomar todas as medidas necessárias para identificar os restos mortais”, destacou o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em comunicado.
Os últimos corpos foram entregues na quinta-feira e identificados como sendo dos reféns Amiram Cooper e Sahar Baruch, informou o gabinete do primeiro-ministro num comunicado divulgado no dia anterior.
Já hoje Israel devolveu os corpos de 30 palestinianos ao Hospital Nasser em troca dos restos mortais de dois reféns israelitas.
-
Presidente da Colômbia disse querer ajudar Gaza em reunião com líder egípcio
O Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, reuniu-se no Egito com o homólogo Abdel Fatah Al Sisi, tendo discutido “a participação” do país “com a sua força pública e os seus recursos na reconstrução de Gaza”
“Queremos que a Colômbia ajude, através do seu Estado e da sua sociedade, com próteses para membros de crianças e adultos, com os seus avanços em mecatrónica e impressão 3D”, disse Petro na rede social X.
Dialogo con el presidente de Egipto en El Cairo, Abdelfatah Al Sisi, sobre:
1. La participación de Colombia con su fuerza pública y sus recursos en la reconstrucción de Gaza. Queremos que Colombia ayude a través de su estado y su sociedad con prótesis para extremidades de… pic.twitter.com/jTwyuTg21q
— Gustavo Petro (@petrogustavo) October 31, 2025
-
EDMO aponta petição sobre Mariana Mortágua como exemplo de desinformação em outubro
O Observatório Europeu dos Media Digitais (EDMO) publicou hoje o mapa de ‘fact-checking’ de outubro e destacou a desinformação sobre uma petição portuguesa com milhares de assinaturas que apelava para Israel “não devolver” a deputada Mariana Mortágua.
Em outubro, o observatório europeu salientou no plano português a existência de uma petição pública “que apelava ao estado de Israel para não devolver um deputado português que se juntou à frota humanitária para Gaza”.
Em causa, está uma petição com mais 62 mil assinaturas que pedia a Israel para “não devolver” a deputada do Bloco de Esquerda (BE) Mariana Mortágua, embora não tivesse os fundamentos legais para ser encaminhada para o parlamento.
-
Agência da ONU destaca a necessidade de acesso a água potável em Gaza
A agência para os refugiados palestinianos (UNRWA) da ONU revelou que já distribuiu água a cerca de 250 mil palestinianos deslocados em Gaza, mas enfatizou que “o acesso à água deve ser seguro, suficiente e ao alcance de todos”.
“Em Gaza, as equipas da UNRWA continuam a trabalhar incessantemente para ajudar as famílias a ter acesso à água de que precisam. Continuam a trabalhar em poços de água, em sistemas de dessalinização e em transportar água em camiões”, lê-se na publicação feita pela agência no X.
In #Gaza, UNRWA teams work tirelessly to help families access the water they need. They continue operating water wells and desalination systems and deliver water by truck.
During the first half of October, UNRWA distributed water to around 250,000 displaced people across the… pic.twitter.com/aBMKJnQUQs
— UNRWA (@UNRWA) October 31, 2025
-
Cruz Vermelha diz ter ajudado ao regresso de três corpos a Israel
O Comité Internacional da Cruz Vermelha diz ter assistido ao retorno de três corpos vindos de Gaza para Israel, noticiou o Haaretz.
-
IDF esperam entrega de mais restos mortais esta sexta-feira. Porém, não sabem se será só de uma pessoa ou mesmo de algum refém
As Forças de Defesa de Israel esperam, esta sexta-feira, mais uma entrega de restos mortais vindos do Hamas em Gaza, noticiou o jornal israelita Haaretz.
Porém, não sabem se os restos virão de algum refém ou se pertencerão, sequer, a só uma pessoa, lê-se.
-
Ministro dos Negócios Estrangeiros da Estónia considerou que a situação em Gaza é "verdadeiramente catastrófica"
De visita a Ancara, onde se encontrou com o homólogo turco, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Estónia, Margus Tsahkna, considerou que a “situação humanitária em Gaza” era “verdadeiramente catastrófica”, apelando a que seja aplicada uma “pressão significativa” ao país, noticiou a Anadolu.
Já o responsável turco, Hakan Fidan, por sua vez, apelou a que Israel preservasse o cessar-fogo para que se mantivesse “a esperança e garantisse a segurança regional”.
-
Criança palestiniana de 15 anos foi morta por disparos das forças israelitas numa rusga na Cisjordânia
Um rapaz palestiniano de 15 anos de idade foi morta pelas forças israelitas numa rusga militar na Cisjordânia, na localidade de Silwad, noticiou a agência palestiniana Wafa, citando fontes locais.
Segundo o Times of Israel, Yamen Samed Hamed, foi alvejado e ferido gravemente pelas tropas, acabando por morrer devido aos ferimentos no hospital local.
Os disparos ocorreram após confrontos com as forças israelitas, que dispararam tiros e gás lacrimogéneo. Segundo testemunhas, as forças israelitas terão impedido a ambulância de chegar ao rapaz por algum tempo.
-
Gabinete de Direitos Humanos da ONU diz que apanha da azeitona na Cisjordânia sofreu maiores danos por ataques de colonos desde 2020
A apanha da azeitona na Cisjordânia sofreu o “nível mais elevado de danos” e teve “o maior número de comunidades afetadas por a ataques de colonos” nos últimos cinco anos, informou o Gabinete das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários num relatório citado pela Al Jazeera.
Nesse relatório, lê, mais de metade destes ataques estavam ligados à colheita de azeitonas, tendo “imposto cada vez mais restrições ao acesso dos palestinianos aos seus olivais, incluindo em áreas que anteriormente eram acessíveis sem ‘coordenação prévia’ com as autoridades israelita”.
-
Chefes dos exércitos de EUA e Israel encontraram-se e deram uma volta de helicóptero em Gaza
Os principais chefes militares de Israel e dos EUA encontraram-se em Telavive esta sexta-feira, noticiou a Al Jazeera, citando fontes no exército norte-americano.
Essas mesmas fontes indicaram que o general Dan Caine e o líder israelita Eyal Zamir deram uma volta de helicóptero por cima da Faixa de Gaza e estiveram em reuniões de informações militares para serem relatadas à liderança.
The sources told Al Jazeera that Caine took part in intelligence briefings and would present a report to Trump and US Secretary of Defense Pete Hegseth at the end of his tour.
A number of senior Trump administration officials have visited Israel this month in a push to ensure the top US ally abides by the ceasefire agreement and to iron out next steps, including the proposed deployment of an international force in Gaza.
-
Erdogan diz que Israel está à procura de justificações para violar cessar-fogo em Gaza
O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, acusou Israel de estar à procura de desculpas para violar o cessar-fogo atingido na Faixa de Gaza, falando num evento citado pela agência turca Anadolu.
“É por isso que preservar o cessar-fogo e enviar ajuda humanitária aos nossos irmãos e irmãs de Gaza será muito importante. Só poderemos começar a reconstruir Gaza depois de pressionarmos Israel”, continuou, sublinhando que o enclave foi arrasado.
“Eles dizem que “Israel é inocente”; como assim?”, questionou ainda retoricamente, acusando Israel de ter “uma máquina de propaganda […] construída sobre mentiras”.
-
Advogada-geral das IDF responsável pela divulgação de vídeo de abusos a um preso palestiniano demitiu-se
A advogada-geral das Forças de Defesa de Israel, Yifat Tomer-Yerushalmi, demitiu-se após a descoberta de que terá autorizado a divulgação em agosto de 2024 de um vídeo que mostrava soldados a praticar abusos a um palestiniano detido.
Segundo a Reuters, a investigação sobre os abusos deu origem a acusações criminais contra cinco soldados, muito criticadas pela extrema-direita israelita e que originou fortes protestos em instalações militares, com manifestantes a forçar a entrada em duas bases.
Extrema-direita israelita invade bases do exército em protesto contra soldados detidos por tortura
O vídeo foi divulgado pelo Channel 12 uma semana depois dos protestos, mostrando imagens da câmara de segurança dos soldados com um cão a puxarem um prisioneiro à parte e a bloquearem a visibilidade com os seus escudos.
O ministro da Defesa, Israel Katz, tinha colocado a advogada-geral em licença sem vencimento e que um inquérito criminal tinha sido aberto sobre a divulgação do vídeo.
-
Turquia anuncia reunião sobre Gaza esta segunda-feira
A Turquia anunciou uma reunião na próxima segunda-feira sobre Gaza, avança agência Reuters, citado pelo Haaretz.
O anúncio foi feito pelo responsável pelos Negócios Estrangeiros da Turquia, Hakan Fidan, esta sexta-feira em conferência de imprensa. O governante admitiu estar preocupado com a continuidade o cessar-fogo.
Por isso mesmo, nesta reunião estarão presentes os ministros dos Negócios Estrangeiros que se encontraram com Donald Trump em Nova Iorque em setembro, acrescentou.
Ou seja, marcarão presença representantes do Qatar, Arábia Saudita, Egipto, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Paquistão e Indonésia.
Segundo o ministro turco Hakan Fidan, “os temas em discussão serão como proceder na segunda etapa [do acordo de cessar-fogo] e a força de estabilização”.
-
Gaza. Hamas volta a procurar corpos de reféns nas áreas controladas por Israel
O Hamas retomou hoje a procura de corpos de reféns nas áreas da Faixa de Gaza que estão sob controlo israelita, avança o Times of Israel, que cita a emissora pública Kan.
Desde terça-feira que a busca pelos corpos nestas áreas ficou suspensa e foi agora retomada.
Os membros do Hamas estarão a ser acompanhados por membros da Cruz Vermelha neste processo, enquanto fazem buscas em Khan Younis.
-
Exército israelita mata adolescente em operação militar na Cisjordânia
O exército israelita matou hoje um rapaz de 15 anos numa operação militar realizada na cidade de Silwad, na Cisjordânia (território palestiniano), noticiou a Europa Press.
O adolescente Yamen Samed Hamad foi inicialmente ferido, mas morreu mais tarde num complexo médico palestiniano, segundo as fontes citadas pela agência de notícias libanesa WAFA.
As tropas israelitas impediram que uma ambulância chegasse até Hamad, deixando-o caído no chão até permitirem o seu transporte.
O jovem morreu depois de as tropas israelitas invadirem Silwad, segundo a WAFA.
As operações do exército de Israel resultaram em confrontos à entrada da cidade, onde ocorreram tiros, disparos de gás lacrimogéneo e granadas de efeito moral, que têm a capacidade de incapacitar as pessoas.
-
Embaixadora da Palestina agradece a Portugal na mudança de placa da embaixada
A embaixadora da Palestina em Portugal agradeceu hoje ao Governo e ao povo português pelo reconhecimento do seu Estado, no final de uma cerimónia na qual substituiu a placa de “representação diplomática” pela de “embaixada”.
A cerimónia, que contou com a presença de vários embaixadores e diplomatas e com membros e apoiantes da comunidade palestiniana em Portugal, realizou-se hoje na embaixada da Palestina em Lisboa, na sequência do reconhecimento por Portugal do Estado palestiniano, assumido formalmente nas Nações Unidas a 21 de setembro.
“Agradecemos ao Governo português este reconhecimento histórico, algo que recordaremos e celebraremos sempre com orgulho, alegria, gratidão e apreço”, afirmou a embaixadora, Rawan Sulaiman, à margem da cerimónia.
“Agradeço também ao povo português, que continua a receber-me com tanta cordialidade. Agradeço-lhes o apoio, a solidariedade, por acreditarem no direito do meu povo a viver com dignidade e liberdade, sem ocupação, sem genocídio, sem ‘apartheid’ e sem colonatos forçados”, acrescentou.
-
Ataques no sul do Líbano: IDF dizem ter "eliminado terrorista do Hezbollah"
Nas últimas horas Israel atacou o Líbano, levando até o presidente do país a enviar tropas para a fronteira.
As IDF (Forças Armadas de Israel, na sigla inglesa) divulgaram agora no seu canal de Telegram que “atacaram e eliminaram o terrorista Ibrahim Muhammad Raslan, um membro do Hezbollah, na área de Kounine, no sul do Líbano”, que seria responsável pela manutenção das infraestruturas.
צה"ל חיסל מחבל בארגון הטרור חיזבאללה בדרום לבנון
צה"ל תקף וחיסל מוקדם יותר היום, בהובלת פיקוד הצפון ובאמצעות חיל האוויר את המחבל אברהים מחמד ראסלן, קצין תחזוקה בארגון הטרור חיזבאללה, במרחב כונין שבדרום לבנון.
המחבל עסק בנסיונות שיקום תשתיות טרור של חיזבאללה.פעולותיו של המחבל… pic.twitter.com/XJ5RmgIggj
— צבא ההגנה לישראל (@idfonline) October 31, 2025
-
Israel volta a atacar o Líbano e faz 2 feridos
Depois dos ataques de ontem, Israel terá voltado a atingir o sul do Líbano.
De acordo com o canal de notícias do país Al Mayadeen, um drone israelita atingiu uma mota, fazendo pelo menos dois feridos.
Esta manhã, o Presidente do Líbano determinou o envio de tropas do país para a fronteira com Israel, de forma a impedir uma incursão no território.