Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Vamos encerrar por aqui este liveblog, que ao longo desta última sexta-feira acompanhou a atualidade relacionada com a pandemia de Covid-19.

    Continue a seguir as notícias nesta nova ligação. Muito obrigado por nos acompanhar.

    Brasil chega a 4,5 milhões de infetados. França bate recorde de novos casos: 13.498

  • Brasil ultrapassa os 135 mil mortos e aproxima-se dos 4,5 milhões de casos

    O Brasil ultrapassou hoje os 135 mil mortos devido à Covid-19 (135.793) e aproxima-se dos 4,5 milhões de casos de infeção (4.495.183), informou hoje o Ministério da Saúde.

    Desse total, 858 óbitos e 39.797 infetados foram contabilizados nas últimas 24 horas, estando as autoridades de Saúde ainda a investigar se 2.352 mortes ocorridas no país estão relacionadas com o novo coronavírus.

    Segundo o boletim divulgado pelo executivo brasileiro, 325 das 858 mortes ocorreram nos últimos três dias, mas só foram incluídas nos dados de hoje, após confirmação da causa de óbito.

    Geograficamente, os estados brasileiros com maior número de pessoas diagnosticadas com a doença são São Paulo (924.532), Bahia (292.019), Minas Gerais (265.185) e Rio de Janeiro (249.798).

    Já em relação aos óbitos, São Paulo (33.678), Rio de Janeiro (17.575), Ceará (8.790) e Pernambuco (7.971) lideram a lista de unidades federativas mais afetadas.

    No Brasil, país lusófono mais afetado pela pandemia e uma das nações com maior número de mortos e infetados, 3.789.139 pacientes já recuperam da Covid-19 e 570.251 infetados estão sob acompanhamento médico.

  • Cabo Verde soma mais 78 infetados e um óbito em 24 horas

    Cabo Verde diagnosticou mais 78 infetados pelo novo coronavírus e um morto, nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado a 5.141 casos da doença desde 19 de março, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

    Nas últimas 24 horas foram ainda dados como recuperados da doença 83 casos em todo o arquipélago.

    Cabo Verde passa assim a contar com um acumulado de 5.141 casos da doença desde 19 de março, quando foi diagnosticado o primeiro doente com Covid-19 no arquipélago, distribuídos por oito das nove ilhas habitadas e 19 dos 22 municípios do país, segundo os dados do Ministério da Saúde.

    O arquipélago conta com 541 casos ativos da doença e 4.548 recuperados, enquanto dois infetados, estrangeiros, foram transferidos para os países de origem.

  • Covid-19: Bolsonaro diz que ficar em casa na pandemia é para “fracos”

    Jair Bolsonaro, diz que ficar em casa durante a pandemia de covid-19 é para “fracos” e deu os parabéns a um grupo de agricultores por “não terem entrado na conversinha mole” do isolamento social.

    Covid-19: Bolsonaro diz que ficar em casa na pandemia é para “fracos”

  • Covid-19: Ministro francês da Economia e Finanças está infetado

    Ministro da Economia e Finanças francês , Bruno Le Maire, anunciou resultado positivo ao teste da covid-19, apesar de não apresentar sintomas, referindo que continua em funções, mas em quarentena.

    Covid-19: Ministro francês da Economia e Finanças está infetado

  • Covid-19. Agência Europeia de Medicamentos recomenda dexametasona em casos graves

    A Agência Europeia de Medicamentos apoia a decisão nas conclusões do estudo RECOVERY, da Universidade de Oxford, que foram divulgados em junho.

    Covid-19. Agência Europeia de Medicamentos recomenda dexametasona em casos graves

  • Covid:19: Marcelo pede para portugueses ajudarem a conter pandemia

    Presidente da República pede aos portugueses para ajudarem o país a superar a pandemia evitando comportamentos de risco que aumentem os casos, quando a economia não pode parar e o ano letivo começou.

    Covid:19: Marcelo pede para portugueses ajudarem a conter pandemia

  • Covid-19: Ex-diretora-geral da OMS aponta falta de preparação e eficácia apesar de avisos

    Antiga diretora-geral da OMS Gro Harlem Brundtland criticou a “ausência de preparação e eficácia” do mundo para travar a covid-19, apesar dos avisos feitos antes da pandemia.

    Covid-19: Ex-diretora-geral da OMS aponta falta de preparação e eficácia apesar de avisos

  • Covid-19. Utente de lar de Vimioso morreu após ter sido hospitalizado

    Morreu um homem de 85 anos que estava hospitalizado com o novo coronavírus. O idoso era utente de um lar em Vimioso, tendo a instituição acionado o Plano de Contingência, face à situação vivida.

    Covid-19. Utente de lar de Vimioso morreu após ter sido hospitalizado

  • Covid-19. Portugal e Espanha mantêm fronteira aberta e defendem medidas “cirúrgicas”

    “Não”, respondeu Augusto Santos Silva sobre um eventual encerramento das fronteiras comuns. “Não é fechando-nos que resolveremos este problema comum que temos, a pandemia”.

    Covid-19. Portugal e Espanha mantêm fronteira aberta e defendem medidas “cirúrgicas”

  • Covid-19. Diretor-geral da OMS pede a líderes mundiais “solidariedade genuína”

    O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde pediu ainda aos líderes políticos “apoio financeiro” para os países “que mais necessitam” e financiamento para tratamentos e vacinas para a Covid-19.

    Covid-19. Diretor-geral da OMS pede a líderes mundiais “solidariedade genuína”

  • Mais três mortos e 59 novos casos em Angola

    Angola registou mais três mortes e 59 novos casos de Covid-19, segundo os dados resultantes do balanço epidemiológico diário relativo à doença, apresentados em Luanda pelo secretário de Estado para a Saúde Pública.

    Segundo Franco Mufinda, dois dos novos casos foram notificados em Benguela , um no Zaire e 56 em Luanda. Destes, 47 resultam da testagem em unidades sanitárias de Luanda, em doentes e profissionais de saúde.

    As idades variam entre 21 e 65 anos, sendo 48 de sexo masculino e o resto de sexo feminino.

    Três homens, dois angolanos e um nigeriano, morreram por causa da doença provocada pelo novo coronavírus, enquanto outros 38 doentes recuperaram.

    No total, Angola já conta com 3.848 casos de Covid-19, dos quais 147 óbitos, 2.258 ativos, dois em estado crítico e 13 graves.

  • Mais três mortos e 59 novos casos em Angola

    Angola registou mais três mortes e 59 novos casos de Covid-19, segundo os dados resultantes do balanço epidemiológico diário relativo à doença, apresentados em Luanda pelo secretário de Estado para a Saúde Pública.

    Segundo Franco Mufinda, dois dos novos casos foram notificados em Benguela , um no Zaire e 56 em Luanda. Destes, 47 resultam da testagem em unidades sanitárias de Luanda, em doentes e profissionais de saúde.

    As idades variam entre 21 e 65 anos, sendo 48 de sexo masculino e o resto de sexo feminino.

    Três homens, dois angolanos e um nigeriano, morreram por causa da doença provocada pelo novo coronavírus, enquanto outros 38 doentes recuperaram.

    No total, Angola já conta com 3.848 casos de Covid-19, dos quais 147 óbitos, 2.258 ativos, dois em estado crítico e 13 graves.

  • Lares em Espinho e Gaia não cumprem norma da DGS por ordem da ARS Norte

    Os lares na área de abrangência do Agrupamento de Centros de Saúde (Aces) do Grande Porto VIII Espinho/Gaia decidiu suspender uma indicação da Direção-Geral de Saúde (DGS) enquanto a autoridade de saúde regional aguarda esclarecimentos por parte da autoridade nacional, noticiou a TVI. Em causa estão as entradas nos lares de idosos e unidades de cuidados continuados.

    A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte) informou as estruturas da área de abrangência da Aces Espinho/Gaia que não deviam cumprir as normas da DGS publicadas a 7 de setembro sobre os procedimentos em estruturas residenciais para idosos (ERPI), unidades de cuidados continuados integrados (UCCI) da Rede Nacional de Cuidados Continuados (RNCCI) e outras respostas dedicadas a pessoas idosas e instituições de acolhimento de crianças e jovens em risco.

    No documento, a DGS informa que “aos residentes autónomos que realizam atividades diárias fora da instituição não se aplicam os procedimentos do ponto 4 – da Orientação 009/2020 da DGS atualizada a 23 de julho”. Ou seja, os residentes que saiam da instituição por um período inferior a 24 horas já não precisam de “cumprir um período de isolamento não inferior a 14 dias com monitorização diária de sintomas”, previsto na orientação anterior.

    A DGS acrescenta, no entanto, que “deve ser garantida a avaliação clínica na admissão de novos residentes/utentes nestas instituições para a deteção precoce de qualquer sintoma ou sinal sugestivos de Covid-19”.

    Num email enviado às estruturas residenciais para idosos, João Torres Moreira, delegado de Saúde Pública na Administração Regional de Saúde do Norte, escreve que “a orientação carece de detalhe com especificidade para a sua operacionalização”. Enquanto aguardam esclarecimentos, “a orientação [da DGS] fica suspensa por parte da autoridade de saúde na área de abrangência do Aces Espinho/Gaia”.

    A TVI diz ter tentado obter esclarecimentos por parte da ARS Norte e Aces Espinho/Gaia sem sucesso.

    Esta não é, no entanto, a primeira vez que a Aces Espinho/Gaia se mostra em desalinho com as orientações da DGS. Em março, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses denunciou que o Aces Espinho/Gaia não estava a fornecer “máscara cirúrgica a todos os doentes, com ou sem sintomas respiratórios ou febre, no momento da entrada na unidade de saúde”, nem a “todos os profissionais [que] no ambiente hospitalar ou nos cuidados de saúde primários devem usar máscaras”, conforme a norma nº 007/2020, da Direção Geral de Saúde, de 29/03/2020.

  • Presidente da Guatemala infetado

    O Presidente de Guatemala, Alejandro Giammattei, revelou hoje que está infetado com Covid-19, mas estável, ainda que com alguns sintomas.

    Alejandro Giammattei adiantou que fez cinco testes ao novo coronavírus nos últimos meses, todos com resultados negativos, mas na quinta-feira um novo teste confirmou a infeção.

    O resultado do teste que me foi feito ontem [quinta-feira] à noite, que é o meu sexto teste nesta pandemia, foi positivo”, esclareceu.

    Todos os ministros que estiveram com o Presidente nas cerimónias comemorativas da independência do país, que se realizaram nos dias 15 e 16, serão submetidos a testes à Covid-19.

    A Guatemala contabiliza 84.344 casos positivos do novo coronavírus, incluindo 3.076 mortes, desde que no dia 13 de março o governo anunciou a primeira infeção de Covid-19 no país, de um cidadão procedente da Europa.

  • Situação agrava-se em França com 123 mortes em 24 horas

    Os dados sobre a pandemia continuam a agravar-se em França, com 123 mortes nas últimas 24 horas devido à Covid-19 e mais de 13 mil casos de contágio registados desde quinta-feira, segundo anunciaram as autoridades francesas.

    Todos os indicadores da Covid-19 em França estão a piorar, com um aumento de mais de 50% das mortes face às de quinta-feira, e as autoridades a explicarem que este aumento se deve à atualização dos números fornecidos pelas autoridades de Île de France, a região de Paris.

    O número total de mortos desde o início da pandemia é de 31.249, com 20.689 mortes a terem acontecido no hospital.

    O número de contágios com o coronavírus nas últimas 24 horas foi de 13.215 casos confirmados. O número total de casos positivos em França desde o início da pandemia é de 428.696.

  • Madeira com três novos casos positivos e 56 situações ativas

    A Madeira registou hoje três novos casos positivos de Covid-19 identificados na operação de despiste montada no aeroporto da ilha, totalizando 56 situações ativas e um cumulativo de 198 infetados, informou a autoridade regional de saúde.

    A autoridade indica que os novos casos são importados, tratando-se de dois viajantes provenientes da França e outro do Reino Unido.

    Também salienta que há mais um doente recuperado, ascendendo a 142 as pessoas que deixaram de estar infetadas no arquipélago.

    São hoje 56 os casos ativos, dos quais 44 são importados, identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 12 são de transmissão local”, menciona este instituto.

  • Chile regista 1.673 novos casos e um total de 442.827 contágios

    O Chile registou, nas últimas 24 horas, 1.673 novos casos de Covid-19, o que eleva para 442.827 o total de contágios desde que se detetou o primeiro caso no país, informou hoje o Ministério da Saúde.

    Segundo os dados oficiais, existem, neste momento, 14.647 casos ativos de Covid-19 no país e 415.981 pessoas foram dadas como recuperadas.

    Nas últimas semanas, a pandemia registou um retrocesso a nível nacional naquele país sul-americano, com a taxa de positividade nos testes realizados a baixar de 17% para 5% nos últimos 90 dias.

  • Espanha regista mais de 14 mil novas infeções e 90 mortes num dia

    Espanha contabilizou hoje 14.389 novos casos de Covid-19, mais 2.000 do que quinta-feira, elevando para 640.040 o número total de infetados até agora, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

    Por outro lado, o país registou mais 90 mortes com a doença nas últimas 24 horas, aumentando o total de óbitos para 30.495.

    Madrid continua a ser a comunidade autónoma com o maior número de infeções, tendo registado mais 5.086 do que o número notificado na terça-feira, o que significa mais de 35% da evolução nacional.

    Deram entrada nos hospitais com a doença nas últimas 24 horas 1.299 pessoas, das quais 433 em Madrid, 160 na Andaluzia, 108 em Castela e Leão e 105 na Catalunha.

    Há em todo o país 10.143 pessoas hospitalizadas com a doença, das quais mais de um terço, 3.411, em Madrid, e 1.345 pacientes estão em unidades de cuidados intensivos.

  • Vinte e um estudantes da Lixa, Felgueiras, isolados após contacto com infetado

    Vinte e um estudantes de escolas da Lixa, em Felgueiras, e dois adultos foram colocados em isolamento, depois de terem estado em contacto com uma pessoa que testou positivo à Covid-19, disse hoje à Lusa fonte autárquica.

    Segundo Rosa Pinto, vereadora na Câmara de Felgueiras, distrito do Porto, todos os estudantes estão hoje a ser submetidos a testes e encontram-se assintomáticos.

    A autarca explicou que o caso foi despoletado por uma funcionária de um centro de estudos que, entretanto, testou positivo à doença.

    A funcionária tinha participado na segunda-feira e na terça-feira na logística de transporte dos estudantes.

    A vereadora assinalou que, além dos estudantes, também estão a ser submetidos a testes a diretora técnica do centro de estudos e um estagiário.

1 de 4