O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu esta sexta-feira aos líderes políticos que vão discursar na Assembleia-Geral da ONU “solidariedade genuína” e recursos financeiros para tratamentos e vacinas para a Covid-19.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, que falava da sede da OMS, em Genebra, na Suíça, numa sessão pública virtual, reclamou um “compromisso político”, criticando a “ausência de solidariedade global”.

“Os grandes poderes não estão a trabalhar em conjunto”, afirmou, pedindo aos líderes mundiais “solidariedade genuína”, mas também “apoio financeiro” para os países “que mais necessitam” e financiamento para tratamentos e vacinas para a Covid-19.

O diretor-executivo do Programa de Emergências em Saúde da OMS, Mike Ryan, insistiu, por sua vez, que os líderes mundiais devem ouvir os cientistas.

O debate da Assembleia-Geral da ONU começa na terça-feira, em Nova Iorque, com os discursos políticos a serem proferidos virtualmente devido à pandemia da Covid-19. A reunião magna de um dos principais órgãos das Nações Unidas inclui na agenda a ação climática e a reconstrução pós-pandemia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR