Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Bom dia. Encerramos por aqui este liveblog diário. Continuaremos a acompanhar as notícias sobre a pandemia de Covid-19 aqui.

    Morte de criança de 6 anos não foi provocada pela vacina, conclui Instituto de Medicina Legal

  • Cancelada tour europeia dos Aerosmith com concerto em Lisboa a 1 de junho

    O cancelamento do concerto dos Aerosmith em Portugal deveu-se “à situação atual da Covid-19 e à incerteza relacionada com as restrições de viagens e problemas logísticos”.

    Cancelada tour europeia dos Aerosmith com concerto em Lisboa a 1 de junho

  • Uso da máscara no exterior deixa de ser obrigatório em Paris na quarta-feira

    Mantém-se na capital francesa as indicações, tanto no interior como no exterior, para respeitar a distância social, lavar as mãos frequentemente e utilizar desinfetante.

    Uso da máscara no exterior deixa de ser obrigatório em Paris na quarta-feira

  • Finlândia levanta todas as restrições ligadas à Covid-19 a partir de terça-feira

    Para os viajantes do Espaço Schengen, a partir de terça-feira, deixará de ser obrigatória a apresentação de um certificado de vacinação ou de recuperação ou um teste PCR negativo.

    Finlândia levanta todas as restrições ligadas à Covid-19 a partir de terça-feira

  • Crianças dos 5 aos 11 anos podem vacinar-se dias 5 e 6 de fevereiro

    Já é possível agendar a vacina contra a Covid-19 para crianças dos 5 aos 11 anos, através do portal de autoagendamento do ministério da Saúde.

    A vacinação desta faixa etária vai realizar-se em exclusivo nos dias 5 e 6 de fevereiro.

    É também possível autoagendar a vacina de pessoas com 18 ou mais anos para dose de reforço e de pessoas com 50 ou mais anos para dose de reforço contra a Covid-19 e/ou gripe.

  • Governo angolano autoriza presença de público nos recintos desportivos

    O governo angolano autorizou hoje a presença de público nos recintos desportivos até 50% da sua capacidade, no âmbito da pandemia de Covid-19.

    O anúncio foi feito pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República de Angola, Adão de Almeida, que disse também que o público deverá apresentar o certificado digital de vacinação ou um teste negativo à Covid-19.

    A medido é extensível aos desportistas, indicou.

  • Madeira regista mais duas mortes e 766 novos casos

    A Madeira registou hoje mais duas mortes associadas à Covid-19, elevando para 164 o total de óbitos desde o início da pandemia, e reportou 766 novos casos e um total de 7.060 situações ativas, informou a Direção Regional de Saúde.

    As autoridades de saúde madeirenses indicam que morreram dois doentes infetados com SARS-CoV-2, um homem com 73 anos e uma mulher com 87, com comorbilidades associadas, e que apenas um deles estava vacinado.

    Hoje, “há a reportar 766 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 na Madeira, pelo que a região passa a contabilizar 64.718 casos confirmados de Covid-19”, lê-se no relatório diário sobre a situação epidemiológica este arquipélago.

  • Mais de um milhão de confinados? Empresas dizem viver cenário “preocupante” numa economia a tentar recuperar para níveis pré-pandémicos

    Economia abrandou no quarto trimestre por causa da Ómicron cujos efeitos se têm estendidos para este ano. Isolamentos são fator de preocupação para as empresas. Mas para já não se mexe nas projeções.

    Mais de um milhão de confinados? Empresas dizem viver cenário “preocupante” numa economia a tentar recuperar para níveis pré-pandémicos

  • Angola alivia medidas de prevenção mas mantém interditas praias e piscinas públicas

    Angola aligeirou hoje as medidas de prevenção e combate à Covid-19, mas mantém interdito o acesso a praias e piscinas públicas, anunciou o ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República.

    Adão de Almeida, que procedia hoje à atualização das medidas do estado de calamidade pública, que vai vigorar entre 01 e 28 de fevereiro, disse que as alterações são justificadas pela “evolução positiva da situação”, saindo de um período de crescimento substancial de contágio, nos meses de dezembro e janeiro.

    “Felizmente as medidas restritivas então aplicadas começaram a surtir efeitos, situação que leva o executivo a proceder a uma atualização no sentido de um aligeiramento geral destas medidas”, frisou.

  • Spotify: Joe Rogan promete "tentar equilibrar pontos de vista controversos com a perspetiva de outras pessoas"

    Neil Young pediu para que a sua discografia fosse retirada do Spotify por não concordar com a desinformação espalhada no podcast de Joe Rogan. Joni Mitchel e Nils Lofgren apoiaram o músico canadiano.

    Spotify: Joe Rogan promete “tentar equilibrar pontos de vista controversos com a perspetiva de outras pessoas”

  • São Tomé e Príncipe com 53 novas infeções entre 930 pessoas testadas numa semana

    O arquipélago de São Tomé e Príncipe registou na última semana 53 novas infeções pelo novo coronavírus, elevando o total acumulado desde o início da pandemia para 5.890, foi hoje anunciado.

    Segundo o Boletim Diário divulgado hoje pelo Ministério da Saúde, o arquipélago registou cinco infeções pelo SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, na ilha de São Tomé.

    Os dados apontam ainda para um total de 930 testes realizados na semana entre 24 a 30 de janeiro, dos quais 53 foram positivos, 876 negativos e um inconclusivo.

    Na semana anterior tinham sido realizados mais de metade dos testes (1.864), dos quais 316 foram positivos.

  • Semana com 14 óbitos em Moçambique acentua recuo da doença

    O número de mortes semanais por Covid-19 desceu pela terceira vez consecutiva em Moçambique, com 14 óbitos desde segunda-feira passada até hoje, segundo dados do Ministério da Saúde analisados pela Lusa.

    Depois de um pico da quarta vaga da doença em Moçambique, registado no início do mês, os indicadores epidemiológicos têm vindo a descer.

    O número de internados no país caiu na última semana para 62 e os casos ativos são agora 8.282, quedas superiores a 70% em relação ao início de janeiro.

  • Taxa de incidência acumulada em Cabo Verde caiu de 1.943 para 257 casos

    A taxa de incidência acumulada de Covid-19 em Cabo Verde caiu nos últimos 14 dias de 1.943 para 257 casos por 100 mil habitantes e o R(t) desceu para 0,47, anunciou o diretor nacional de Saúde.

    “É uma redução muito significativa, o que vai ao encontro da evolução positiva que temos verificado nos últimos dias”, afirmou esta tarde Jorge Noel Barreto, na conferência de imprensa semanal de balanço da situação epidemiológica em Cabo Verde.

    O diretor nacional de Saúde acrescentou que no período de 17 a 30 de janeiro foram analisadas no país 12.570 amostras, que confirmaram 1.462 novos casos de Covid-19 e uma taxa de positividade de 11,6%, correspondendo a uma taxa de incidência nacional acumulada a 14 dias — indicador internacional — de 257 casos por 100 mil habitantes.

  • Duas enfermeiras acusadas de falsificar cartões de vacinação Covid-19 e lucrarem 1.3 milhões em Nova Iorque

    Duas enfermeiras foram acusadas de um esquema em que lucravam com a falsificação cartões de vacinação, além da partilha de dados falsos. O valor recebido terá chegado aos 1.5 milhões de dólares.

    Duas enfermeiras acusadas de falsificar cartões de vacinação Covid-19 e lucrarem 1.3 milhões em Nova Iorque

  • Aulas arrancaram em Moçambique com Covid-19 ainda bem presente

    Os cartazes sobre o uso obrigatório de máscara parecem sufocar a vitrina e as paredes da Escola Primária Completa Unidade 25, em Maputo, expondo preocupação com uma pandemia que volta a marcar presença no dia em que começam as aulas em Moçambique.

    Naquela escola do Bairro de Maxaquene é o próprio diretor, Miguel Cumbane, que explica ao funcionário como manejar o termómetro com que deve medir a temperatura dos encarregados de educação que vão ter com o líder do estabelecimento, no modesto bloco administrativo, para apresentarem dúvidas sobre como vai decorrer o ano letivo em 2022.

    “Estamos em condições de iniciar o ano letivo, preparámos as condições básicas e o protocolo contra a Covid-19. Recebemos do Ministério da Educação um fundo para tal”, disse Cumbane à Lusa.

  • Projeto solidário no Porto com “empregabilidade alta” na área da restauração

    Os cursos de formação de cozinheiros e empregados de mesa promovidos no âmbito do projeto solidário “Dar sentido à vida” não pararam com a chegada da pandemia e, assegurou à Lusa a coordenadora, “têm empregabilidade alta” no Porto.

    Luísa Neves, membro da direção da associação Serviço de Assistência Organizações de Maria (SAOM) e responsável do projeto nascido em agosto de 2006, disse em entrevista à Lusa manter a formação — apenas interrompida quando o país confinou em 2020 e 2021 — justificando-o pelo facto de “haver entre 10 e 12 mil vagas na restauração e hotelaria por preencher devido a não haver gente qualificada”.

    A “boa vizinhança” da associação sediada na Rua das Virtudes é um processo que também ajuda a formar, tendo Luísa Neves contado à Lusa que “recentemente, e por causa dois casos de Covid-19”, numa instituição vizinha foi-lhes pedido “a cedência temporária de dois colaboradores para trabalhar na cantina”.

  • Mais 67.015 pessoas receberam a dose de reforço nas últimas 24 horas

    Segundo o relatório de vacinação diário da DGS, nas últimas 24 horas foram vacinadas mais 67.015 pessoas com a dose de reforço contra a Covid-19. No total, já receberam a dose de reforço quase cinco milhões de portugueses (4.932.269).

    Em termos percentuais, 93% das pessoas com mais de 80 anos já tomaram a dose de reforço, enquanto 95% dos cidadãos entre os 70 e os 79 anos já receberam uma toma extra. Dos 60 aos 69 anos, 88% receberam uma dose de reforço, enquanto 74% da faixa etária dos 50 aos 59 anos também já foi vacinado.

    Completaram ainda o esquema vacinal da Covid-19 mais 1.529 pessoas, contabilizando-se 8.792.287 pessoas totalmente vacinadas.

    E mais nenhuma criança dos cinco aos onze anos recebeu a primeira dose da vacina (301.056 no total).

  • Visitas nos hospitais da Madeira retomadas a partir de terça-feira

    As visitas nos hospitais do Funchal voltam a ser permitidas a partir de terça-feira, depois de terem sido suspensas no início do mês devido à evolução da Covid-19, anunciou hoje o Serviço Regional de Saúde da Madeira (Sesaram).

    “O Sesaram informa que a partir de amanhã, dia 1 de fevereiro de 2022, são retomadas as visitas. É retomado o regime de visitas de acordo com o Plano de Contingência do Sesaram”, lê-se numa nota enviada à comunicação social.

    O Serviço Regional da Saúde pede “a colaboração e a compreensão dos familiares no sentido de assegurarem a realização de um teste PCR com a periodicidade semanal para realização das mesmas visitas”.

  • Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, com teste positivo à Covid-19

    Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, teve um teste positivo à Covid-19, confirmou o próprio através do Twitter.

    “Estou a sentir-me bem – e vou continuar a trabalhar remotamente esta semana, ao mesmo tempo que sigo as regras de saúde pública”.

    O responsável termina pedindo “a todos, por favor”, que se vacinem contra a Covid-19, incluindo tomando a dose de reforço.

  • Boletim DGS. Crianças e jovens até aos 19 anos são 34% das novas infeções

    As faixas etárias com mais infeções continuam a ser as dos 40-49 anos (5.307 novos casos) e 30-39 anos (4.835) — 36% de todas as infeções —, seguidas das crianças e jovens até aos 19 anos — 4.793 até aos nove anos e 4.797 dos 10 aos 19 anos (representando 34%).

    Acima dos 60 anos houve 2.358 casos de infeção, cerca de 8% de todos os casos.

1 de 2