Histórico de atualizações
  • Vamos encerrar por aqui este artigo liveblog, que seguiu a atualidade relacionada com a pandemia de Covid-19 ao longo desta terça-feira.

    Continue a acompanhar a atualidade nesta nova ligação.

    Alemanha bate outra vez recorde de novas infeções desde abril: mais de 5 mil num só dia

  • Depois da polémica, Câmara de Guimarães volta a autorizar eventos culturais

    A nova decisão foi tomada esta terça-feira à tarde numa reunião com a Proteção Civil Municipal. No entanto, os eventos têm agora de ser autorizados pela Autoridade de Saúde.

    Depois da polémica, Câmara de Guimarães volta a autorizar eventos culturais

  • Dois comissários da UE em isolamento após contacto com infetados

    Josep Borel, chefe da diplomacia europeia e Janez Lenaric, comissário para a ajuda humanitária estão em isolamento após o contacto com infetado pelo novo coronavírus.

    Dois comissários da UE em isolamento após contacto com infetados

  • Covid-19. Veteranos suspendem praxe em Coimbra para que “euforia social” sossegue

    A suspensão temporária da praxe na Universidade de Coimbra não se deve a incumprimentos, antes a uma “extrema vontade em socializar” por parte dos alunos não relacionada com a atividade praxística.

    Covid-19. Veteranos suspendem praxe em Coimbra para que “euforia social” sossegue

  • Brasil regista mais de dez mil casos em 24h

    O Brasil registou hoje 10.220 casos do novo coronavírus, um aumento face aos 8.429 contabilizados ontem, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde brasileiro.

    Foram ainda registadas 309 mortes, mais 108 do que ontem.

    O Brasil é o segundo país com o maior número de mortes devido ao novo coronavírus, tendo registado 150.998 desde o início da pandemia. Em relação ao número de casos, já foram contabilizados 5.113.628.

  • Angola anuncia mais 192 casos e já soma 6.680 infetados

    O secretário de Estado angolano para a Saúde Pública anunciou hoje mais 192 infeções de Covid-19 e três óbitos devido à doença provocada pelo novo coronavirus.

    Segundo Franco Mufinda, 12 casos foram reportados no Cuanza Sul, quatro no Bengo, dois em Benguela, um na Huíla, outro no Uíje, outro no Huambo e 171 em Luanda, com idades entre os três e os 77 anos.

    Entre os infetados, 108 são de sexo masculino e 84 feminino.

    Nas últimas 24 horas, três angolanos, dois de Benguela e um de Luanda, com 63, 65 e 69 anos, não resistiram à doença, mas outras 17 pessoas recuperaram.

    Angola totaliza assim 6.680 casos, com 222 óbitos, 2.761 recuperados e 2.697 ativos, 13 em estado crítico e 19 graves.

  • Mais dois óbitos em Cabo Verde e todos os 22 concelhos com casos

    Todos os concelhos de Cabo Verde já têm casos positivos de Covid-19, com os primeiros registados no Paul e na Brava, de um total de 98 diários e mais duas mortes, informou hoje o Ministério da Saúde.

    Dos 98 casos anunciados hoje, 41 foram diagnosticados na cidade da Praia, ilha de Santiago, o principal foco de transmissão comunitária da doença.

    No mesmo comunicado, o Ministério da Saúde anunciou mais duas mortes, todas na cidade da Praia, passando o país a ter um total de 77 óbitos associados à Covid-19.

    Há também a registar mais 135 recuperados, perfazendo um total de 6.210 pessoas com alta.

    Com os novos dados, o país passou a contabilizar um acumulado de 7.254 casos positivos de Covid-19, dos quais dois deles foram transferidos para os seus países, e continua com 965 casos ativos.

  • A Catalunha pode vir a fechar bares e restaurantes

    O governo catalão está a estudar a possibilidade de encerrar bares e restaurantes, segundo apurou o El Diario. A medida ainda terá de ser discutida com os setores em causa numa reunião agendada para quarta-feira.

    A medida surge numa altura em que o número de infetados com o novo coronavírus está a aumenter exponencialmente na Catalunha. Na última semana, os casos aumentar 55% só em Barcelona. As autoridades procuram reduzir o risco de contágio que advém das interações sociais nestes locais, uma vez que a maioria dos contágios registados na região são de origem comunitária.

  • Bailarino testa positivo e obriga CNB a adiar estreia de espetáculo

    A situação levou ao adiamento do programa “Primeira vez”, que seria apresentado entre quinta-feira e domingo, com duas novas criações dos coreógrafos Marco da Silva Ferreira e Filipe Portugal.

    Bailarino testa positivo e obriga CNB a adiar estreia de espetáculo

  • Governo não fará "alterações significativas" às regras em vigor nos últimos 15 dias (incluindo às máscaras na rua)

    O Governo antecipou para esta quarta-feira o Conselho de Ministros — já que o primeiro-ministro na quinta-feira estará em Bruxelas — onde vai fazer a revisão quinzenal das medidas de contenção relativas à pandemia. Segundo apurou o Observador esta tarde, junto do Executivo, “não haverá alterações significativas às regras que temos em vigor”.

    O Público avança esta noite que o Governo deve manter o estado de contingência. Esta decisão não foi antecedida de qualquer reunião formal com especialistas (como já aconteceu noutras alturas ou quando existiam as reuniões do Infarmed), mas o Observador sabe que as decisões que serão anunciadas este quarta-feira foram tomadas com base em contactos com os especialistas e na informação que o Ministério da Saúde tem recolhido junto do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e de quem está no terreno sobre a evolução da situação epidemiológica.

    O Observador questionou o Governo sobre a possibilidade de vir a ser decidida a obrigatoriedade de isso de máscaras ao ar livre, mas na resposta apenas foi recordado o que está em vigor atualmente: são obrigatórias em alguns espaços fechados e recomendadas em espaços ao ar livre em que não seja possível garantir o distanciamento físico. Não é expectável que esta regra venha a ser alterada.

  • Países Baixos anunciam confinamento parcial

    Dado o aumento de infeções pelo novo coronavírus nos últimos tempos, os Países Baixos anunciaram um novo pacote de medidas de restrição que incluem o encerramento de bares e restaurantes.

    Será também proibida a venda de bebidas álcoolicas depois das 20h e vai ser imposto um limite aos ajuntamentos.

    Mark Rutte, o primeiro-minstro holandês, afirmou que as medidas entrarão em vigor na quarta-feira. O ministro da Saúde indicou que o confinamento parcial será imposto durante 4 semanas.

  • As duas bolhas que o vírus teve de furar para chegar a Ronaldo: primeiro a da Juventus, depois a da Seleção

    O capitão da Seleção deixou a bolha da Juventus para se juntar à bolha da Seleção. E, algures, foi infetado. As possibilidades de contágio são várias e podem ir de Turim à Cidade do Futebol.

    As duas bolhas que o vírus teve de furar para chegar a Ronaldo: primeiro a da Juventus, depois a da Seleção

  • Hospital de S.João eleva nível de contingência devido a "aumento consistente de casos" e suspende parte das cirurgias

    Devido ao aumento de casos de Covid-19, o Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, vai elevar o nível do plano de contingência para o nível três, permitindo aumentar o número de camas disponíveis em cuidados intensivos. A ativação deste nível implica ainda que parte da atividade cirúrgica programada fique suspensa.

    Hospital de S.João eleva nível de contingência devido a “aumento consistente de casos”. Parte das cirurgias suspensa

  • Número de infetados na Misericórdia de Barcelos sobe para 23

    No Lar Santo André, foram repetidos testes aos colaboradores e utentes com registo de oito resultados positivos em utentes e oito em colaboradores.

    Número de infetados na Misericórdia de Barcelos sobe para 23

  • Cinco bombeiros dos Sapadores de Vila Nova de Gaia infetados

    Cinco bombeiros dos Sapadores de Vila Nova de Gaia acusaram positivo para a Covid-19, o que implicou que um dos turnos do quartel tenha entrado em quarentena, revelou esta terça-feira em comunicado a Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais (ANBP).

    Os cinco infetados “mantêm-se estáveis, estando uma parte assintomática e outra com sintomas ligeiros”, acrescentou a ANBP, mencionando que “uma parte dos bombeiros está em isolamento profilático”.

    Assim que a situação foi detetada, a corporação acionou o plano de contingência, passando a funcionar em três turnos em vez de quatro, disse ainda fonte.

  • Madeira com cinco novos casos positivos totaliza 99 ativos

    O Instituto de Administração de Saúde da Madeira (IASAÚDE) reportou hoje na região cinco novos casos positivos de Covid-19, todos importados, totalizando 99 ativos e estando em estudo outras 12 situações suspeitas pelas autoridades.

    Hoje há cinco novos casos positivos a reportar, pelo que a Madeira passa a contabilizar 290 casos confirmados de Covid-19 no território regional, diz o IASAÚDE no boletim epidemiológico diário divulgado na região.

    No mesmo documento, menciona que estes novos casos positivos são “três provenientes da Venezuela, um do Reino Unido e um da Região Norte de Portugal”.

    A autoridade regional de saúde indica que a Madeira regista esta terça-feira “99 casos ativos, dos quais 92 são importados, identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e sete são de transmissão local”. Estas pessoas estão a cumprir quarentena, realça, apontando que “56 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira, 42 em alojamento próprio e um doente encontra-se internado na Unidade Polivalente dedicada à Covid-19 no Hospital Dr. Nélio Mendonça”, no Funchal.

    Em termos de doentes recuperados enuncia que totalizam 191 casos, existindo esta terça-feira um novo caso a reportar.

  • Fotografia: Mesmo com Covid, Cristiano Ronaldo assiste ao treino da varanda do quarto onde está isolado

    O capitão da seleção portuguesa assistiu ao treino da equipa esta terça-feira à tarde a partir da varanda do quarto onde está isolado desde ontem à noite, altura em que acusou pela primeira vez positivo num teste à Covid-19.

    (Federação Portuguesa de Futebol)

    A imagem foi partilhada no Instagram da Federação Portuguesa de Futebol, juntamente com outras fotografias do treino da seleção.

  • Covid-19. Católica do Porto detetou 15 casos positivos de estudantes Erasmus

    Depois da Universidade do Porto e do Instituto Politécnico, também a Universidade Católica detetou casos positivos entre a comunidade de Erasmus. Terão sido infetados fora das instalações.

    Covid-19. Católica do Porto detetou 15 casos positivos de estudantes Erasmus

  • Diretor nacional da PSP infetado

    O diretor nacional da PSP, superintendente-chefe Magina da Silva, está infetado com Covid-19, depois de ter sido testado na segunda-feira e recebido esta terça-feira o resultado, disse à Lusa fonte oficial da Polícia de Segurança Pública.

    A mesma fonte precisou que Magina da Silva sentiu uma “ligeira indisposição” na segunda-feira o que o levou a fazer o teste de diagnóstico, tendo esta terça-feira recebido o resultado que confirmou estar infetado com Covid-19.

    A fonte da PSP disse que o diretor nacional está assintomático e em isolamento em casa, onde está a acompanhar as operações.

    A direção nacional da PSP está a cargo do superintendente-chefe Constantino Ramos, diretor nacional-adjunto, o que já acontece quando Magina da Silva está ausente.

    A fonte oficial da PSP garantiu que esta situação em nada afeta a atividade operacional da Polícia. A fonte disse ainda que está a ser feito uma monitorização de todos os que mantiveram um contacto próximo com Magina da Silva, estando a ser testados e, até ao momento, os resultados têm sido negativos.

  • Número de infetados na Misericórdia de Barcelos sobe para 23

    A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos regista 23 casos positivos de Covid-19, repartidos pelo Centro Infantil e pelo Lar de Santo André, atualizou esta terça-feira a instituição.

    Em nota informativa publicada na sua página, a Santa Casa refere que sete dos casos positivos são colaboradoras do Centro Infantil de Barcelos (CIB).

    Assim, cumprindo todos os isolamentos recomendados, e por uma questão de precaução, o CIB retomará a sua atividade na próxima segunda-feira, dia 19 de outubro, com cinco turmas, e na quinta-feira, dia 22, com as restantes quatro, sublinha.

    No Lar Santo André, foram repetidos testes aos colaboradores e utentes e foram, igualmente, testados todos os novos colaboradores, com registo de oito resultados positivos em utentes e oito em colaboradores.

    Uma utente teve necessidade de recorrer a tratamento hospitalar.

    “Os restantes continuam bem, sem quaisquer sintomas, em confinamento nos quartos e sob acompanhamento do médico, equipa de enfermagem e auxiliares de geriatria da Santa Casa”, acrescenta a nota.

    Os colaboradores com resultado positivo estão em isolamento domiciliário até se encontrarem curados, não apresentando, até agora, sintomas.

1 de 5