Devido ao aumento de casos de Covid-19, o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, vai elevar o nível do plano de contingência para o nível três, permitindo aumentar o número de camas disponíveis em cuidados intensivos. Neste momento, avançou ao Observador Roberto Roncon, coordenador do Centro de Referência de ECMO deste hospital, há 14 doentes com Covid-19 internados nos cuidados intensivos, o que corresponde ao nível de contingência 2A.

O hospital confirmou que vai ativar “nas próximas horas” o nível três do plano de contingência para a Covid-19, face à “necessidade de aumentar as áreas de internamento dedicadas à Covid-19 e ao fluxo no Serviço de Urgência”. Este nível de contingência permite mais dez camas em UCI.

Segundo Roberto Roncon, ainda esta noite “muito provavelmente” o nível de contingência passará para o 2B, “o que significa mais cinco camas, totalizando 19 doentes”. Os 14 doentes que se encontram neste momento internados nos cuidados intensivos têm idades entre os 35 e os 77 anos, sendo que metade estão ventilados invasivamente e os restantes em ventilação não invasiva. Há ainda dois doentes em ECMO (uma máquina que substitui as funções do coração e dos pulmões), confirmou Roberto Roncon, que sublinha que “houve um aumento consistente, não explosivo como em março, de casos nas últimas duas semanas, sendo mais evidente na última semana”.

A ativação deste nível, refere uma nota enviada pelo Hospital de São João, implica ainda que parte da atividade cirúrgica programada fique suspensa. “Vai haver uma gestão consoante os critérios clínicos e priorização de cirurgias”, acrescentou Roberto Roncon.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A ativação deste nível implica a alocação do serviço de Medicina Interna à Covid-19, tendo impacto direto na limitação da atividade cirúrgica eletiva, ou seja, com a suspensão de parte da atividade cirúrgica programada”, informa o hospital.

O Hospital de São João indica ainda que “o reforço e a mobilização de recursos humanos das várias especialidades, para as diversas áreas, já se encontra em implementação, de acordo com o Plano de Contingência”. Uma enfermaria de ginecologia e outra de Medicina Interna já foram alocadas para doentes com Covid-19.

Durante esta semana, o Centro Hospitalar Universitário de São João reativou também o hospital de campanha montado no exterior para receber doentes suspeitos de estarem infetados com Covid-19, segundo avançou o Jornal de Notícias.