Histórico de atualizações
  • Bom dia. Este liveblog fica por aqui, obrigada por nos ter acompanhado ao longo deste domingo.

    As notícias desta segunda-feira sobre a pandemia da Covid-19 em Portugal e no mundo serão publicadas neste liveblog, no dia em que se inicia o autoagendamento para a vacinação de crianças.

    Surto com mais de 30 casos na fábrica de conservas Ramirez. Sindicato culpa jantares de Natal

  • Covid-19. Reino Unido disponibiliza reforço da vacina para todos os adultos até final do ano

    O Reino Unido vai disponibilizar doses de reforço da vacina contra a Covid-19 para todos os adultos antes do final do ano, para travar a vaga de infeções previstas devido à propagação da Ómicron.

    Covid-19. Reino Unido disponibiliza reforço da vacina para todos os adultos até final do ano

  • Covid-19: Reino Unido eleva nível de alerta por causa da variante Ómicron

    As autoridades de saúde do Reino Unido anunciaram este domingo que elevaram o nível de alerta da Covid-19, devido a um “aumento rápido” de contágios da variante Ómicron.

    Covid-19: Reino Unido eleva nível de alerta por causa da variante Ómicron

  • Presidente sul-africano testa positivo e tem sintomas leves

    Cyril Ramaphosa está a receber tratamento para forma leve de Covid-19 depois de ter testado positivo este domingo.

    Presidente sul-africano testa positivo e tem sintomas leves

  • Isaltino Morais recebe alta hospitalar

    Isaltino Morais, que esteve internado com Covid-19, teve alta hospitalar este domingo e recorreu ao Facebook para comunicar a notícia.

    “Venho por este meio comunicar-vos que recebi alta hospitalar e que me encontro em casa, a cumprir as recomendações médicas para continuar a minha recuperação.”

    Isaltino Morais já saiu dos cuidados intermédios e continua a melhorar

    O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras aproveita para agradecer aos profissionais de saúde que o acompanharam no Hospital Cuf Tejo, onde esteve internado.

    No post, Isaltino Morais, agradece ainda a muitas pessoas, de diferentes áreas, que o apoiaram durante o tempo em que esteve doente. “Sinto, que foi este apoio e esta energia positiva que me deram as forças para ultrapassar mais esta provação.”

  • Portugal atinge os dois milhões de doses de reforço da vacina contra a COVID-19

    Portugal atingiu, este domingo, dois milhões de doses de reforço da vacina contra a Covid-19 administradas.

    Em comunicado, a DGS acrescenta também que já foram dadas 2,2 milhões de doses da vacina contra a gripe.

    O autoagendamento para vacinação está disponível para pessoas com 65 ou mais anos e a DGS apela a quem ainda não foi vacinado que proceda ao agendamento. Para quem tem 75 anos ou mais está disponível a modalidade “Casa Aberta”.

  • Covid-19. Dados apontam para que Ómicron seja mais benigna mas mais transmissível

    A variante Ómicron do novo Coronavírus parece ser mais transmissível do que a variante Delta, provocar sintomas mais leves e tornar as vacinas menos eficazes.

    Covid-19. Dados apontam para que Ómicron seja mais benigna mas mais transmissível

  • Covid-19. Média semanal de novos casos mais do que triplicou num mês

    A 12 de novembro, a média semanal de novos casos rondava os 1265 casos diários. Um mês depois, ou seja, este domingo, essa média semanal saltou para 3.928 casos diários em média.

    Covid-19. Média semanal de novos casos mais do que triplicou num mês

  • Pandemia matou pelo menos 5.300.591 pessoas em todo o mundo

    A pandemia de covid-19 fez pelo menos 5.300.591 mortos no mundo desde que a doença foi detetada em dezembro de 2019 na China, segundo um balanço diário da agência France-Presse (AFP).

    Mais de 269.027.670 pessoas foram infetadas pelo coronavírus SARS-CoV-2 em todo o mundo no mesmo período, segundo o balanço da AFP, feito até às 11:00 de hoje, com base em fontes oficiais.

    No sábado, registaram-se em todo o mundo mais 5.858 mortes e 448.760 novos casos.

    Os países com o maior número de vítimas mortais no mesmo período, segundo os últimos relatórios disponibilizados, são a Rússia, com mais 1.132 mortes, a Índia (306) e a Ucrânia (238).

    Os Estados Unidos são o país mais afetado em termos de mortes e casos, com 797.179 óbitos para 49.884.588 casos, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.

  • Reino Unido anuncia medidas para conter propagação da variante Ómicron

    O Governo britânico anunciou hoje medidas extraordinárias para combater a propagação da variante Ómicron, como a extensão da terceira dose da vacina contra a Covid-19 a maiores de 30 anos a partir de segunda-feira.

    A partir de terça-feira, os casos de contacto com vacinação completa com pessoas que tiveram resultado positivo à covid-19 vão passar a fazer testes antigénios diários, durante sete dias, ao passo que haverá isolamento profilático durante dez dias para os que não estão vacinados, anunciou o Ministério da Saúde.

    “A variante Ómicron está a ganhar terreno rapidamente no Reino Unido e deve tornar-se na variante dominante até meados de dezembro”, disse o ministro da Saúde, Sajid Javid, citado em comunicado, explicando que a nova medida visa “limitar o impacto na vida diária das pessoas para reduzir a propagação da Ómicron”.

    O governante apelou à população para se vacinar ou, nos casos de vacinação completa, tomar a dose de reforço.

  • Boletim DGS. Incidência continua no vermelho

    A incidência (o número de novos casos nos últimos 14 dias por 100.000 habitantes) e continua nos 457,7 casos a nível nacional e 462,5 no continente.

    O R(t) é de 1,11

    No sábado contabilizaram-se 5.373 casos e 19 mortes, quando na sexta-feira foram 3.742 infeções e 16 óbitos. Portugal regista mais de três mil casos diários desde 7 de dezembro (3.417).

  • Boletim DGS. Lisboa e Vale do Tejo e Norte continuam a ter maior número de novos casos

    No que concerne à distribuição geográfica dos novos casos, Lisboa e Vale do Tejo e a região Norte concentram mais de metade das novas infeções — a primeira acumula 1.192 novos casos, a segunda 1.121.

    Segue-se a região Centro, com 892 casos. O Algarve é a quarta região com mais casos (390), seguida da Madeira (119).

    O Alentejo tem 88 novos casos e os Açores 16.

  • Boletim DGS. Mais 12 internamentos e um doente em UCI

    Segundo o Boletim da DGS, o número de internamentos subiu em relação a esta sábado e há mais um doente internado com Covid-19, num total de 964.

    Em Unidade de Cuidados Intensivos estão 143 doentes, mais um em relação à última atualização.

  • Boletim DGS. Mais 3.879 casos e 13 mortos por Covid-19 em Portugal nas últimas 24 horas


    Nas últimas 24 horas foram registados mais 3.879 novos casos de Covid-19 em Portugal, segundo a informação que acaba de ser divulgada pela Direção-Geral de Saúde (DGS).

    Os dados da DGS assinalam, também, 13 mortes cuja causa foi atribuída à infeção pelo novo coronavírus.

  • França está a superar o pior da quinta onda da pandemia, diz governo

    O ministro da Saúde francês disse hoje que a França está no auge da atual onda de Covid-19 e que começam a surgir sinais de abrandamento, pelo que espera que as férias de Natal possam decorrer normalmente.

    “Nos últimos dez dias, assistimos ao início de um abrandamento da onda”, disse Olivier Véran numa entrevista ao jornal Le Parisien, citado pela agência espanhola EFE.

    O ministro reconheceu que a quinta vaga foi forte em França, com um recorde de mais de 70.000 infeções no início da semana passada, mas o número de internamentos hospitalares foi inferior ao dos meses anteriores graças à vacinação.

    Por esta razão, Véran disse que o Governo não prevê novos confinamentos, embora tenha sido cauteloso quanto ao futuro.

    “É impossível dizer que isso não voltará a acontecer”, disse.

    Na passada quinta-feira, Véran tinha que o ritmo da vacinação continuará entre 500.000 e 700.000 imunizações por dia, para atingir a meta de 20 milhões antes do Natal.

  • Açores com 22 novos casos de infeção e quatro doentes internados

    Os Açores registaram hoje 22 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19, e aumentaram o número de internados de um para quatro, anunciou a Autoridade de Saúde Regional.

    Segundo o boletim diário da Autoridade de Saúde Regional dos Açores, existem hoje “quatro doentes internados” com covid-19, mais três do que no sábado.

    No Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, estão internados três doentes e no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira um, mas “nenhum se encontra em cuidados intensivos”.

    Nas últimas 24 horas, foram “diagnosticados 22 novos casos positivos”, dos quais “16 em São Miguel, três na Terceira, dois no Pico e um no Faial, resultantes de 735 testes realizados”.

  • Áustria suspende confinamento, que se mantém para não vacinados

    A Áustria suspendeu o confinamento geral, que continuará em vigor para quem não foi vacinado ou não teve a doença, e, embora o número de infeções tenha diminuído muito, ainda há grande pressão hospitalar.

    As restrições continuarão em vigor para os não vacinados, que sofrerão multas até 3.600 euros a partir de fevereiro caso não sejam imunizados, refere a Efe.

    A partir deste domingo, as pessoas que não forem vacinadas só podem sair de casa para trabalhar – onde devem apresentar teste negativo a cada dois dias -, fazer compras essenciais ou fazer exercício.

    Na Áustria, onde menos de 69% da população tem a vacinação completa, estima-se que 1,4 milhões de pessoas com mais de 14 anos ainda não foram vacinadas.

    O confinamento geral ajudou a reduzir as infeções diárias em um terço do seu pico no final de novembro.

  • Turquia deteta os primeiros seis casos da variante Ómicron

    A Turquia detetou os primeiros seis casos da variante Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2 no país, todos com sintomas ligeiros, noticia hoje o jornal turco Hürriyet.

    “Temos a variante Ómicron, até agora foram confirmados seis casos, cinco deles em Esmirna e um em Istambul”, disse o ministro da Saúde turco, Fahrettin Koca, durante um debate no parlamento pouco antes da meia-noite, sem dar mais detalhes sobre a possível via de chegada das infeções.

    De acordo com o ministro, “nenhum dos seis casos exigiu internamento, os infetados não têm complicações e estão a ser acompanhados”.

    “Pensamos que a variante Ómicron é mais contagiosa do que as outras, mas, de acordo com os primeiros dados, é menos grave. Os cidadãos devem continuar com as mesmas medidas de proteção” adotadas até agora, recomendou o ministro.

  • Venezuela sem resposta a pedidos de autorização de voos humanitários da TAP

    A Venezuela não tem respondido aos pedidos de autorização para que a TAP realize voos humanitários entre Caracas e Lisboa, apesar de ter autorizado outras companhias.

    Venezuela sem resposta a pedidos de autorização de voos humanitários da TAP

  • Quase 200 mil testes em 24h, um novo recorde

    Foram feitos em Portugal 197.718 testes à Covid-19 ao longo do dia de sexta-feira, informou este domingo o Instituto de Saúde Pública Ricardo Jorge (INSA). Segundo o comunicado divulgado, desses testes foi obtida uma taxa de positividade de 3,1%.

    Entre os 197.718 testes, 141.768 (72%) dizem respeito a testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional, acrescenta o comunicado.

    Desde o início da pandemia, já foram efetuados em Portugal 22.640.962 testes de diagnóstico à Covid-19, um número que não inclui autotestes. E desde o dia 1 de dezembro realizaram-se no País mais de 1,2 milhões de testes à Covid-19.

1 de 2