Momentos-chave
Histórico de atualizações
  • Vamos encerrar por aqui este liveblog, que acompanhou a atualidade relacionada com a pandemia de Covid-19 ao longo desta terça-feira.

    Continue a seguir-nos nesta nova ligação.

    Europa é a região do mundo com maior aumento de casos e mortes

  • Mais de 18 milhões de brasileiros não compareceram à segunda dose

    O Ministério da Saúde brasileiro avisou hoje que “mais de 18 milhões” de pessoas não regressaram aos postos de saúde no dia previsto para receberam a segunda dose da vacina contra Covid-19.

    Embora o número de pessoas com a segunda dose em atraso tenha diminuído 10% na última semana, o Ministério assinalou que está “preocupado” com o contingente da população que deveria estar com o esquema vacinal completo e não está por motivos desconhecidos.

    O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, recordou em comunicado que um dos motivos pela qual a pandemia segue uma tendência de queda desde junho último é a evolução da campanha de vacinação, iniciada em 17 de janeiro.

  • Certificados de vacinação não devem restringir liberdade individual, defende ministro brasileiro

    “Nós achamos que esses certificados não devem restringir a liberdade individual das pessoas, assim como leis para obrigar ao uso da máscara”, frisou o ministro da Saúde do Brasil.

    Certificados de vacinação não devem restringir liberdade individual, defende ministro brasileiro

  • Bélgica repõe restrições devido a aumento acentuado de casos da Covid-19

    “A partir de sexta-feira, haverá máscaras nos locais públicos e elas serão obrigatórias para os empregados de bares, restaurantes e ginásios”, declarou o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo.

    Bélgica repõe restrições devido a aumento acentuado de casos da Covid-19

  • Painel de especialistas da FDA recomenda vacinação de crianças entre os 5 e os 11 anos

    Um painel de especialistas do regulador norte-americano Food and Drugs Administration (FDA, sigla em inglês) recomenda que as crianças entre os 5 e os 11 anos sejam vacinadas com o equivalente ao terço de uma dose do imunizante da Pfizer, noticia hoje a Associated Press.

    A votação foi expressiva: 17 especialistas pertencentes ao comité votaram a favor — com apenas uma abstenção –, argumentando que os benefícios da vacinação superam os riscos.

    No entanto, esta recomendação dos especialistas não é uma decisão final. Apesar de normalmente a FDA seguir o conselho deste painel, terá de ser o próprio regulador a deliberar se as crianças serão ou não vacinadas. Depois ainda carece de uma aprovação do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA.

    Embora as crianças não desenvolvam geralmente sintomas graves da Covid-19, foram hospitalizados 8.300 menores dos 5 aos 11 anos nos EUA.

  • Cerca de 15% do efetivo da PSP infetado e três elementos morreram

    Cerca de 15% do efetivo da Polícia de Segurança Pública esteve infetado com o novo coronavírus e três polícias morreram de Covid-19, revelou hoje o diretor nacional desta força de segurança.

    Numa apresentação sobre o desempenho da Polícia de Segurança Pública durante o combate à pandemia de Covid-19, o diretor nacional da PSP avançou que “o pico máximo de infeções” aconteceu a 31 de janeiro deste ano, quando estavam infetados 847 agentes e 1.400 em isolamento profilático.

    Segundo Magina da Silva, a 22 de outubro estavam infetados 18 polícias e 24 em isolamento profilático.

    Desde o início da pandemia de Covid-19, 2.949 polícias foram infetados e três morreram, disse ainda.

  • Espanha regista 1.926 novos casos e 52 mortes nas últimas 24 horas

    A Espanha registou 1.926 novos casos de infeções de Covid-19 nas últimas 24 horas, tendo o Ministério da Saúde espanhol também notificado mais 52 mortes atribuídas à doença durante este período.

    Nas últimas 24 horas, deram entrada nos hospitais de todo o país 209 pessoas com Covid-19 e o número de doentes hospitalizados subiu para 1.753 (eram 1.799 na segunda-feira), o que corresponde a 1,43% das camas ocupadas.

    Destes, 434 estão em unidades de cuidados intensivos (437 na segunda-feira), ocupando 4,76% das camas desses serviços.

  • Madeira com 15 novos casos e uma morte nas últimas 24 horas

    A Madeira registou, nas últimas 24 horas, uma morte associada à Covid-19 e 15 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, totalizando 112 situações ativas, indicou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).

    De acordo com o boletim epidemiológico diariamente divulgado pela DRS, dos 15 novos casos, dois são importados e 13 são de transmissão local.

    A região tem neste momento 112 casos ativos, dos quais 21 são importados e 91 de transmissão local, refere a DRS, acrescentando que três pessoas estão hospitalizadas no hospital Dr. Nélio Mendonça — nenhuma em cuidados intensivos —, 12 doentes encontram-se a cumprir isolamento numa unidade hoteleira dedicada e os restantes em alojamento próprio.

  • Angola registou 103 novas infeções e um óbito nas últimas 24 horas

    Angola registou 103 novos casos de covid-19, um óbito e 83 recuperados da doença, nas últimas 24 horas, informaram hoje as autoridades sanitárias do país.

    De acordo com o boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde Pública, os casos foram registados em Luanda (45), Cabinda (23), Huambo (20), Cuando Cubango (nove), Huíla (dois), Benguela, Cuanza Norte, Malanje e Uíje (um cada), com idades entre 3 e 97 anos, sendo 78 do sexo masculino e 25 do sexo feminino.

  • Espanha administra dose de reforço a quem foi vacinado com Janssen a partir de 15 de novembro

    A Comissão de Saúde Pública decidiu que os espanhóis que foram inoculados com a vacina unidose da Janssen vão tomar uma dose de reforço da Moderna ou da Pfizer a partir de 15 de novembro.

    Segundo o La Vanguardia, as autoridades sanitárias espanholas consideram que a segunda dose da vacina da Janssen será efetuada três meses depois da primeira por uma alegada diminuição da proteção.

    De acordo com os especialistas, a vacina da Janssen é menos eficaz do que aquelas que usam o mecanismo RNA mensageiro — que são as da Pfizer e da Moderna.

    “Essa diminuição da proteção em populações mais vulneráveis à infeção e à gravidade obrigam à administração de uma dose de reforço de uma vacina de alto poder imunogénico como são a de RNA mensageiro”, lê-se em comunicado da Comissão de Saúde Pública.

  • Lisboa e Vale do Tejo continua a vacinar mais, mas região Norte continua à frente

    A região de Lisboa e Vale do Tejo foi, à semelhança da semana passada, aquela que vacinou mais — 17.247 pessoas foram inoculadas contra a Covid-19. No entanto, continua abaixo da média nacional: 85% tomou pelo menos uma dose do imunizante e 84% tem a vacinação completa.

    A região Norte continua a ser aquela que mais vacinou. Até ao momento, foram inoculadas 5.709.386 pessoas, o que significa que 89% da população tem pelo menos uma dose, enquanto 88% já foi completamente vacinada.

    Seguem-se a região Centro e o Alentejo — ambas têm 88% da população com uma dose e 87% completou o esquema vacinal.

    Pelo contrário, o Algarve continua a ser a região mais atrasada na campanha de vacinação. 82% tem dose, enquanto 80% completou a vacinação.

  • 86% da faixa etária entre os 12 e os 17 anos já está completamente vacinada

    Um total de 86% da faixa etária entre os 12 e os 17 anos já está completamente vacinada contra a Covid-19, mais um ponto percentual em comparação com a semana passada.

    No que diz respeito à população com uma dose da vacina, praticamente todas as faixas etárias mantiveram a mesma percentagem comparando com a semana passada, à exceção do grupo entre os 25 e os 49 anos, em que se registou um aumento de um ponto percentual.

    Já naqueles que completaram o esquema vacinal, as percentagens também se mantiveram em todos os grupos etários, à exceção nos 12 aos 17 e dos 18 aos 24 anos, em que se registou uma subida de um ponto percentual.

  • Mais de nove milhões de portugueses já receberam pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19

    Um total de 9.011.536 portugueses, o equivalente a 87% da população, já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19, segundo o relatório de vacinação da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado hoje.

    Já 86% da população (um total de 8.862.628 pessoas) terminou o esquema vacinal, mais um ponto percentual face à semana passada.

  • Secretário de Estado da Saúde afirma que interesse público é superior a "estados de almas" e "vaidades"

    Lacerda Sales respondeu a bastonários das ordens dos nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, biólogos, médicos e dentistas que se dizem “exaustos após quase dois anos de luta contra a pandemia”.

    Secretário de Estado da Saúde afirma que interesse público é superior a “estados de almas” e “vaidades”

  • Cabo Verde com apenas três infetados e 55 recuperações em 24 horas

    Cabo Verde registou apenas três casos positivos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas e 55 pessoas foram dadas como recuperadas da doença, informou esta terça-feira o Ministério da Saúde.

    Nas últimas 24 horas, o país não registou óbitos e 55 pessoas tiveram alta, elevando para 37.524 os casos considerados recuperados da infeção respiratória.

    Desde o início da pandemia, Cabo Verde acumulou um total de 38.151 casos acumulados de infeção, dos quais 349 resultaram em óbito e os casos ativos reduziram-se para 254.

  • Reino Unido regista máximo de mortes diárias por Covid-19 desde fevereiro

    Entre 20 e 26 de outubro, a média diária foi de 140 mortes e 44.702 casos, o que corresponde a uma subida de 7,8% no número de mortes e uma descida de 0,4% no número de infeções.

    Reino Unido regista máximo de mortes diárias por Covid-19 desde fevereiro

  • Pico de mais de 4.000 casos de Covid-19 num dia causa alarme na Grécia

    Apesar de todo o norte estar em alerta vermelho, o governo não considera, por agora, reforçar as medidas preventivas e, atualmente, requer apenas a utilização de máscara em locais fechados.

    Pico de mais de 4.000 casos de Covid-19 num dia causa alarme na Grécia

  • PSP deteve 712 pessoas nas ações de fiscalização para combater a pandemia desde março de 2020

    Detenções ocorreram em “situações limite” de incumprimento, no âmbito da ação de fiscalização das medidas impostas pela pandemia de Covid-19. Foram ainda registadas 26.413 contraordenações.

    PSP deteve 712 pessoas nas ações de fiscalização para combater a pandemia desde março de 2020

  • Senegal e Ruanda acordam com a BioNTech produção de vacinas em África

    O Senegal e o Ruanda assinaram um acordo com a empresa alemã BioNTech para a construção das suas primeiras fábricas de produção de vacinas de RNA mensageiro em África.

    A BioNTech, que produz a vacina Pfizer-BioNTech COVID-19, anunciou esta terça-feira, através de um comunicado, que a construção terá início em meados de 2022 e que se encontra a trabalhar com o Instituto Pasteur em Dakar, capital do Senegal, e com o Governo ruandês.

    “Instalações de ponta como esta irão salvar vidas e alterar o jogo para África e poderão levar a que milhões de vacinas de ponta sejam feitas para africanos, por africanos, em África”, referiu Matshidiso Moeti, a diretora regional para África da Organização Mundial da Saúde (OMS)

    A BioNTech afirmou que as instalações em África acabarão por produzir cerca de 50 milhões de doses da vacina por ano, com a capacidade de aumentar, e adiantou que está em discussões para expandir a sua parceria com o fabricante sul-africano de vacinas Biovac, que está sediado na Cidade do Cabo.

  • Itália vai dar terceira dose da vacina contra a Covid-19 a toda a população a partir de janeiro de 2021

    Atualmente, a terceira dose está reservada a pessoas com doenças graves ou acima dos 60 anos e profissionais de saúde. 1,1 milhão de pessoas já recebeu a 3.ª dose. A partir de 2021, será para todos.

    Itália vai dar terceira dose da vacina contra a Covid-19 a toda a população a partir de janeiro de 2021

1 de 2