A Inteligência artificial (IA) está presente em praticamente todas as áreas da nossa vida atual. De acordo com informação publicada pelo Fórum Económico Mundial ( 28 de abril de 2024), no cenário tecnológico em rápida evolução de hoje, a interseção da inteligência artificial (IA) na educação não é apenas uma possibilidade futura; é iminente.
É uma realidade que que faz parte do dia à dia de todos os estudantes de uma forma direta ou indireta. Importa refletir sobre como é que esta está a ser utilizada, consciencializarmo-nos sobre a necessidade de a integrar no processo de ensino-aprendizagem, procurando rentabilizar os seus aspetos positivos e minimizar e alertar/ensinar sobre os seus aspetos negativos.
Palavras-chave: Inteligência Artificial (IA), Inovação e Aprendizagem
Sendo a Educação a base do progresso de uma sociedade evoluída, conhecedora e capaz de acompanhar com sucesso as alterações e desafios diários na forma de agir, viver, trabalhar e prosperar, torna-se necessário renovar e inovar o processo de ensino-aprendizagem de uma forma prática consciente e sensata.
Faz parte diária da prática letiva dos professores, a utilização de ferramentas digitais, deste as plataformas de gestão escolar, nas quais registam todas as informações relacionadas com o processo escolar dos alunos, às aplicações, quizzes, forms, jogos didáticos, etc.
É necessário explorar as potencialidades das diversas aplicações e ferramentas de IA, selecionar, aplicar e avaliar a sua eficácia. A IA veio para ficar. É fundamental estimular a sua utilização de forma a inovar e personalizar o processo educativo.
As principais descobertas sobre as atitudes dos educadores em relação à utilização da IA na sala de aula revelaram que os educadores estão cada vez mais conscientes e geralmente positivos em relação a estas ferramentas.
Segundo o estudo, Generative AI in Education: A Study of Educators’ Awareness, Sentiments, and Influencing Factors (Edwards et al., 2024), há um consenso entre os educadores de que as ferramentas generativas baseadas em IA provavelmente se tornarão parte integrante do sistema educacional.
Embora algumas preocupações tenham sido levantadas, como questões relacionadas à integridade acadêmica, criatividade e eficácia dos métodos tradicionais de avaliação num ambiente assistido por IA, o sentimento geral inclinou-se para a adoção dessas tecnologias como benéficas para o ensino e a aprendizagem.
Os principais desafios que os sistemas educativos mundiais enfrentam atualmente incluem:
1. Falta global de professores: Esta escassez afeta tanto as economias desenvolvidas como as economias em desenvolvimento e prevê-se que aumente.
2. Tarefas administrativas e de avaliação: Os professores gastam uma quantidade considerável de tempo em tarefas administrativas, o que prejudica e afecta a qualidade da educação e as interacções que os professores podem ter com os seus alunos . A IA poderá reduzir o tempo despendido na elaboração de materiais didáticos, analise de resultados, criação de estratégias e matérias didáticos personalizados que vão de encontro às necessidades especificas de cada aluno e feedback imediato da evolução da aprendizagem dos alunos.
3. Défice de competências digitais: Muitos sistemas educativos estão a atrasar-se na redução do défice de competências digitais, o que é crucial para garantir a futura empregabilidade dos estudantes, assim como desenvolver uma consciência ética para a utilização responsável das tecnologias emergentes.
Estes desafios põem em evidência a necessidade urgente de uma reforma educativa e da integração da tecnologia, nomeadamente da IA, para melhorar os resultados educativos e preparar os estudantes para o futuro.
De acordo com, Achieving success with AI in Education, do Fórum Económico Mundial (2024), a utilização da Inteligência Artificial permite:
1. Apoiar as tarefas/ funções dos professores. A integração da IA na educação pode simplificar as tarefas administrativas, dando aos professores mais tempo para um envolvimento significativo com os alunos.
2. Agilizar o processo de avaliação, proporcionando feedback oportuno aos alunos em tempo real, os educadores podem identificar pontos fortes e fracos no desempenho dos alunos, permitindo a aplicação de estratégias direcionadas.
3. Melhorar a Literacia digital. A utilização das ferramentas digitais aumenta a alfabetização digital dos alunos, o pensamento crítico, a resolução de problemas e a criatividade.
4. Personalizar o conteúdo e a experiência de aprendizagem. A IA pode ajudar os alunos a compreender conceitos complexos de forma mais eficaz. Uma pesquisa extensa, confirma que a tutoria individual aumenta significativamente os resultados de aprendizagem (os alunos superam as suas dificuldades em 98%).
Os paradigmas educacionais foram significativamente alterados com a introdução do ChatGTP em novembro de 2022.
A mudança nos métodos tradicionais de ensino para estratégias individualizadas representa um grande avanço nas práticas educacionais.
O diálogo sobre o futuro do trabalho e da educação há muito que sublinha a importância de desenvolver competências e valores que sejam exclusivamente humanos e menos susceptíveis de serem substituídos pela tecnologia (World Economic Forum, 2023).
É, no entanto, fundamental que todos os intervenientes no processo de ensino-aprendizagem compreendam as capacidades e as limitações da IA e que a saibam utilizar corretamente (Walter, 2024).
Segundo o estudo, Artificial Intelligence in Education: Challenges and Opportunities for Sustainable Development, UNESCO, O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 visa promover a aprendizagem personalizada e garantir uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Torna-se necessária uma Mudança de paradigma nos processos de ensino-aprendizagem.
A Utilização do ChatGPT de forma eficaz facilita:
A Aprendizagem interativa e personalizada: o ChatGPT pode facilitar discussões interativas respondendo às perguntas dos alunos em tempo real, fornecendo explicações esclarecendo dúvidas de acordo com as suas necessidades especificas e individuais.
O Desenvolvimento do pensamento crítico: Ao levar os alunos a questionar e construir argumentos fundamentados, o ChatGPT pode incentivar os alunos a pensar de forma crítica e criativa.
Brainstorming: O ChatGPT pode servir como um parceiro de brainstorming, ajudando os alunos a gerar ideias para projetos ou tarefas. Também pode facilitar a resolução colaborativa de problemas, fornecendo sugestões e feedback.
Recurso suplementar: Os educadores podem usar o ChatGPT para fornecer recursos, explicações ou exemplos adicionais relacionados ao currículo, ajudando os alunos que possam precisar de suporte extra fora dos métodos tradicionais de ensino.
Criação de questionários de avaliação personalizados e feedback: o ChatGPT pode gerar questionários personalizados com base no currículo ou objetivos de aprendizagem específicos, permitindo avaliações personalizadas que atendem às necessidades dos alunos, ajudando-os a identificar e reforçar as áreas que precisam ser melhoradas.
Os principais riscos são:
Desinformação e imprecisão: O ChatGPT pode fornecer informações incorretas ou enganosas, disseminação de conhecimento falso entre os alunos.
Dependência excessiva da tecnologia: Os alunos podem tornar-se excessivamente dependentes da IA para obter respostas, o que pode prejudicar o seu pensamento crítico e competências de resolução de problemas.
Problemas de integridade académica: O uso do ChatGPT para tarefas pode contribuir para o plágio ou desonestidade académica se os alunos enviarem conteúdo gerado por IA como sendo trabalho seu.
Falta de interação humana: Redução da interação face a face entre alunos e educadores, que são essenciais para o desenvolvimento de competências sociais e inteligência emocional.
Como Estratégias de mitigação, poderemos:
Verificar a informação: Educar os alunos sobre as limitações da IA: Ensinar os alunos sobre as capacidades e limitações do ChatGPT, enfatizando a importância de verificar as informações e cruzar as fontes.
Implementar diretrizes claras de utilização: Estabelecer diretrizes objetivas sobre como e quando usar o ChatGPT em tarefas e discussões, garantindo que os alunos complementem em vez de substituírem os métodos tradicionais de aprendizagem.
Ensinar os alunos a fazer perguntas à ferramenta ChatGPT.
Incentivar o Pensamento Crítico: Promover um ambiente onde os alunos avaliem criticamente as informações fornecidas pelo ChatGPT, incentivando-os a questionar e discutir suas respostas.
Requerer a apresentação de rascunhos: Para além de ajudar a detetar o plágio, este tipo de prática de “avaliação formativa” é positiva para orientar o processo de Ensino – Aprendizagem dos alunos.
Solicitar a Apresentação das etapas de trabalho realizadas: Os alunos poderiam receber feedback para cada etapa do seu trabalho até à apresentação final.
Avaliar de uma forma mais autêntica: Os educadores podem propor aos alunos a apresentação do seu trabalho, em formato de conferência ou partilhar uma apresentação em vídeo ou uma representação artística.
De acordo com Kumar, M. J. (2023), “os alunos devem adquirir competências de comunicação eficazes e desenvolver a criatividade”.
A IA chegou e veio para ficar, e devemos de a aceitar como parte do nosso ambiente de aprendizagem. Mas é importante relembrar que “0s professores são insubstituíveis” (Kumar, M.J. 2023) No entanto, a IA na educação pode melhorar os resultados de aprendizagem e fornecer experiências de aprendizagem mais eficazes/envolventes. As ferramentas de IA podem ser úteis em processos recorrentes, como avaliação e gestão na Educação.
“É fundamental promover nos alunos, segundo Kamir, M. J. (2023), “a capacidade de refletir, analisar e agir com consciência”. Os professores continuarão, por conseguinte, a estar na linha da frente da educação. O processo de Ensino – aprendizagem requer criatividade e o desenvolvimento de competências socio-emocionais que vão além da mera transmissão de conhecimentos (Bali, 2017). As relações humanas são insubstituíveis. O papel do professor, a sua importância na vida do aluno é determinante. O trabalho do educador é compreender as oportunidades que ficam em aberto para além da tecnologia que funciona como auxiliar do ensino.