Artigos publicados

Energia

Os cidadãos no Plano Nacional de Energia e Clima

145
Uma das (boas) medidas do PNEC é querer atualizar o enquadramento legal do autoconsumo para que, por fim, seja permitida a partilha pelos inquilinos da energia produzida no telhado de um mesmo prédio.
Web Summit

Sobre estar no Web Summit

Todos os anos passear nos corredores do Web Summit é algo muito semelhante a andar nos passeios da quinta avenida em Nova Iorque. Este ano houve mesmo momentos “times square”.
Governo

Uma agenda para o novo sec. de Estado da Energia

138
O setor energético, no consumo como na mobilidade, precisa de acelerar a descarbonizaçãoe, sobretudo, assumir o caminho da democratização, tomando como maior interesse o do o consumidor final.
Petróleo

Tenho carro e sou contra a exploração de petróleo

342
Na discussão sobre a exploração de petróleo há um conjunto de argumentos que normalmente ouvimos de quem a defende que, à primeira vista, até podiam ser válidos mas dificilmente são.
Igualdade de Género

Senhoras, mãos à obra!

121
Se a democratização da economia é o grande objetivo, o equilíbrio de género é o maior benefício colateral das finanças alternativas.
Energia Solar

A revolução vai acontecer nos telhados dos outros

358
É legítimo perguntar: “Se o investimento é assim tão bom, porque é que não está o país cheio de painéis nas coberturas?”. É também uma pergunta que me assaltava em cada aterragem de avião em Portugal?
Inovação

Vivemos mesmo na era da economia da partilha?

Este Inverno tivemos uma casa de férias ao custo de um “muito obrigado” e duas garrafas de vinho português. Também já confirmámos a disponibilidade do nosso apartamento no verão para um casal francês.
Alterações Climáticas

A caminho da COP22

211
Os países “desenvolvidos” entendem que os “em desenvolvimento” já devem ter objetivos vinculativos de emissões de CO2, estes dizem que então os objetivos de financiamento também devem ser vinculativos
Energia

107 horas para os cidadãos

155
Portugal esteve quatro dias a viver apenas à custa de energia renovável. Poucos serão, ou nenhum mesmo, os países que se podem orgulhar de tal feito.
Energia

A culpa é das renováveis?

265
Enquanto outras fontes de energia ou distribuidores irão manter elevados custos, as renováveis vão contribuir para reduzir dos custos da energia na rede, como fazem já em autoconsumo. E a curto prazo.
Energia

Quando é que as renováveis deixaram de ser “sexy”?

203
Com a entrada em vigor do regime do autoconsumo, em que cada um pode produzir a sua própria eletricidade, já nem o argumento dos “subsídios” se pode utilizar contra as renováveis.
A página está a demorar muito tempo.