Petróleo

Petróleo

Petróleo. Rússia e Arábia querem aumentar produção

Depois dos preços do petróleo terem atingido recentemente os níveis mais elevados desde 2014, os presidentes da Rússia e da Arábia Saudita consideram um possível aumento da produção de petróleo.
Educação

Petróleo

281
Hoje não há recurso mais escasso que cabeças com raciocínio matemático. O petróleo, esse, bem ou mal, brota do chão em vários cantos do mundo. Mas pessoas que saibam pensar de forma abstrata, não.
São Tomé e Príncipe

São Tomé lança concurso de exploração petrolífera 

O governo são-tomense colocou em concurso publico a exploração do bloco 1, e aquisição de 55% de interesse participativo do bloco 2 da Zona Económica Exclusiva, indica Agência Nacional de Petróleos
Impostos

Petróleo caro dá mais 2 cêntimos/litro ao Estado

438
A subida do petróleo desde meados de 2017 já fez aumentar o IVA cobrado pelo Estado em mais de dois cêntimos por litro de combustível. Partidos à direita e à esquerda do PS pedem baixa do imposto.
Petróleo

Teerão: com UE há exportações de petróleo

O ministro do Petróleo iraniano, Bijan Namdar Zanghaneh, afirmou que as exportações de petróleo vão-se manter estáveis se a União Europeia ajudar o Irão e mantiver em vigor o acordo nuclear.
Ambiente

Turismo do Algarve repudia decisão da APA

539
Turismo do Algarve repudia decisão da Agência Portuguesa do Ambiente ter dado luz verde, com dispensa de uma avaliação de impacto ambiental, ao furo de petróleo pela Eni-Galp, ao largo de Aljezur.
Petróleo

Consórcio Eni-Galp já prepara furo

O consórcio Eni-Galp vai desenvolver o planeamento para iniciar os trabalhos de perfuração ao largo costa alentejano para pesquisa de petróleo. Furo vai ser feito a 46 quilómetros da costa.
Petróleo

Barril Brent sobe 1,02% e em níveis de 2014

O preço do barril de petróleo Brent, para entrega em julho, encerrou hoje no mercado de futuros de Londres em alta de 1,02%, para os 79,22 dólares, alcançando os níveis do final de 2014.
Moçambique

Extração de gás natural em Moçambique em 2022

O consórcio liderado pela ENI e ExxonMobil vai iniciar a extração e liquefação de gás natural na bacia do Rovuma, em Moçambique, no último trimestre de 2022.
Petróleo

Furo na costa pode avançar sem impacto ambiental

865
Furo ao largo da costa para pesquisar petróleo pode avançar sem estudo de impacte ambiental. Se houver petróleo, país tem de decidir se quer explorar recurso, diz Santos Silva. Não há mais licenças.
Angola

Angola. Produção de petróleo volta a cair em abril

A produção petrolífera angolana caiu em abril: menos 7.800 barris por dia, face ao mês anterior. Produção de petróleo já tinha registado uma quebra em março, superior a 18 mil barris diários.
Angola

Luanda. Sonangol vai ajudar hospital pediátrico

A petrolífera estatal vai disponibilizar 200 mil dólares por mês, durante um ano. Hospital Pediátrico de Luanda atende diariamente, só no banco de urgência, mais de 300 crianças.
Gás Natural

Prospeção de gás natural só com avaliação

ZERO defende que prospeção de gás natural em Aljubarrota iria comprometer a imagem de uma região de grande riqueza ambiental e ecológica, pondo em causa as principais atividades económicas.
Petróleo

Petróleo Brent subiu mais de 3%

O petróleo do mar do Norte, de referência na Europa, alcançou 77,17 dólares, mais 3,09% do que no encerramento da sessão anterior, subindo, assim, para o nível mais alto desde 2014.
Petróleo

Barril de Brent abre em alta

O preço do barril de petróleo Brent abriu esta segunda-feira em alta, a valer 75,58 dólares. Já na sexta-feira tinha encerrado a valer 74,87 dólares.
Petróleo

A maldição do petróleo

215
Irá a eventual exploração de petróleo ao largo de Aljezur resolver todos os nossos problemas? Não, não irá. A questão é saber se queremos continuar atavicamente presos às mais retrógradas ideologias.
Angola

Petróleo. Angola exporta menos mas ganha mais

Barris exportados estão cotados acima do previsto. Vendas totais do petróleo angolano ascenderam a mais de 8.350 milhões de dólares entre janeiro e março.
Moçambique

Petrolífera ENH quer angariar dois mil milhões

Diretor da ENH reconheceu que a angariação de capital "é extremamente urgente" e vincou que a ida aos mercados pode desbravar caminho para outras empresas voltarem a ter financiamento internacional.
Energia

Repsol investe 60 milhões em Sines

Repsol vai investir cerca de 60 milhões de euros no complexo industrial de Sines, com o objetivo de melhorar a manutenção. Os trabalhos serão desenvolvidos em todas as fábricas do complexo.
Angola

Petróleo. Receitas fiscais atingem máximos 

Estado angolano encaixou quase 950 milhões de euros em receitas fiscais com a exportação de petróleo no mês de março. As vendas globais de petróleo em março ascenderam assim a 2.180 milhões de euros.
Sonangol

Sonangol põe à venda participação em exploração

A Sonangol "tenciona proceder à cedência de parte" dos interesses que mantém em dois blocos de produção de petróleo que se encontram em fase de exploração e que são operados pela Cobalt.
Plástico

Cientistas confirmam: enzima destrói plástico

326
Dois acasos: a descoberta e a intervenção que melhorou o desempenho da bactéria original. E uma esperança: a de que no futuro seja possível reciclar integralmente uma garrafa de plástico.
Nova Zelândia

Nova Zelândia trava exploração de petróleo e gás

Este anúncio é uma mudança em direção a uma economia mais verde, depois dos eleitores terem escolhido um governo que prometeu reduzir para zero as emissões de gases com efeito estufa até 2050.
Angola

Angola.Produção de petróleo cai de janeiro a abril

A produção de petróleo em Angola de janeiro a abril deve descer. "Questões operacionais e técnicas empurraram a produção para menos 250 mil barris" nos dois últimos anos.
Petróleo

Preço do barril Brent sobe 0,48%

O preço do barril de petróleo Brent, para entrega em maio, encerrou no mercado de futuros de Londres em alta de 0,48%, para os 64,76 dólares.
Angola

BAD pede mais transparência no setor petrolífero

O Banco Africano de Desenvolvimento defendeu que o Governo angolano deve aumentar a transparência sobre as instituições que operam no setor petrolífero e apostar no processamento interno de crude.
Base das Lajes

Base das Lajes contamina os solos da ilha Terceira

266
Uma reportagem da TVI revela que a Base das Lajes contamina a ilha Terceira há 75 anos. As infiltrações de petróleo destroem os solos e alguns locais têm elevados riscos de doença oncológica.
São Tomé e Príncipe

Governo e consócio acordam exploração de petróleo

O Governo de S. Tomé assinou um contrato com a BP e a Kosmos Energy para exploração petrolífera. O Estado são-tomense detém 15% de interesse participativo nos blocos que vão ser explorados.
Xanana Gusmão

Xanana Gusmão acusa Austrália e ONU de conluio

O ex-Presidente timorense acusou a Austrália e uma comissão de conciliação da ONU de "conluio" com petrolíferas para tentar que um gasoduto siga para Darwin.
Angola

Produção de petróleo deve cair 21,8% até 2023

A Agência Internacional de Energia prevê que a produção de petróleo em Angola caia 21,8% até 2023. O descarrilamento deve-se ao envelhecimento dos poços petrolíferos.
Petróleo

AIE prevê aumento da produção de petróleo

A Agência Internacional de Energia prevê um aumento da produção de petróleo do Brasil, Canadá, Noruega e dos Estados Unidos, que bastará para satisfazer a procura mundial nos próximos dois anos.
Petróleo

Movimento anti-petróleo quer demissão no Governo

147
O Movimento Algarve Livre de Petróleo pediu a demissão do secretário de Estado da Energia por considerar que "mentiu aos portugueses" sobre o furo de Aljezur.
Empresas

Gazprom corta fornecimento de gás à Ucrânia

A empresa russa Gazprom cortou o fornecimento de gás à Ucrânia obrigando ao encerramento de escolas, depois de o Tribunal ter obrigado a empresa a compensar o país por fornecer menos do que o acordado
Angola

Angola: receitas do petróleo voltam ao que eram

O valor das receitas de petróleo em Angola está neste início de ano nos níveis anteriores à crise. Os 847 milhões de euros que o Estado angolano encaixou em janeiro são o melhor valor desde 2014.
Fundação Calouste Gulbenkian

Chineses querem petróleo da Gulbenkian. Quem são?

100
Com ascensão rápida e um grande negócio na Rússia, a CEFC China Energy quer comprar a Partex e os seguros do Montepio. Mas envolvimento em investigação de corrupção nos EUA levanta dúvidas por cá.
Petróleo

Bloco exige o fim da prospeção de petróleo

140
O BE aproveitou a visita à Fortaleza de Peniche para exigir o fim da prospeção de petróleo em Portugal, desafiando o Governo a não atribuir novas licenças e a cassar aquelas que existem atualmente.
Petróleo

Rússia maior fornecedor de petróleo à China

Só a Rússia e Angola foram responsáveis pela venda de cerca de 25% do petróleo importado pela China no primeiro mês deste ano, comprovando a forte ligação que existe com país africano lusófono.
Petróleo

Consórcio ganha um ano para prospeção no Alentejo

Governo considera que atraso na prospeção não é da responsabilidade de consórcio, onde se insere a Galp, e concede a prorrogação por um ano do prazo.
Petróleo

Providência para travar prospeção foi suspensa

A providência cautelar interposta pela Plataforma Algarve Livre de Petróleo para travar a prospeção de hidrocarbonetos ao largo de Aljezur foi suspensa por três meses.
Energia

Governo pede avaliação da tarifa social 

Agência para a energia lançou portal que junta toda a informação e números de energia. O Observatório da Energia vai também avaliar políticas públicas e começa pelo funcionamento da tarifa social.
Petróleo

Partex desiste de investir em Portugal

1.497
Líder da Partex confirma que não vai investir mais no país e não vai contestar a rescisão dos contratos para exploração e prospeção de petróleo no Algarve. E critica recentes decisões do Governo.
Petróleo

Procura global de petróleo deve aumentar em 2018

Através de um comunicado oficial divulgado esta terça-feira, a Agência Internacional de Energia alertou também para as consequências da queda dos custos de produção nos EUA
Petróleo

Algarve contra exploração de petróleo

489
A Comunidade Intermunicipal do Algarve criticou a decisão do Governo de renovar uma licença para pesquisa de petróleo ao largo de Aljezur, na costa sudoeste de Portugal.
Petróleo

Preço do barril Brent cai abaixo dos 65 dólares

Pela quinta sessão consecutiva, o Brent fechou em baixa, o que os analistas atribuíram a um receio renovado com um excesso de oferta no mercado.
Fundação Calouste Gulbenkian

Gulbenkian precisa do Governo para vender a Partex

A Fundação Calouste Gulbenkian precisa da aprovação do Governo para alienar a sua empresa de petróleo e gás natural, a Partex. Fonte da instituição diz que a decisão ainda não foi fechada.
Petrobras

Petrobras nega ter fornecido dados falsos

A Petrobras assegura que respeita "a legislação ambiental aplicável no país", depois de a investigação mostrar que estaria a ocultar o impacto ambiental real causado pela exploração de petróleo.
Sonangol

Sonangol só garantiu 85% das receitas pretendidas

A Sonangol só garantiu 85% das receitas que o Estado angolano tinha traçado para 2017. Angola exportou menos 70 milhões de barris de crude do que aquilo que o Orçamento Geral do Estado tinha previsto.
Galp

Produção de petróleo da Galp cresceu quase 20%

A produção de ptróleo da Galp cresceu 19,9% no quarto trimestre de 2017. Na subida destaca-se o maior contributo do projeto Lula-Iracema, a sexta unidade de produção flutuante da empresa.
Sonangol

Recuperados campos de petróleo nas mãos do EI

A Sonangol anunciou que reassumiu a posse de dois campos de produção em Mossul, no Iraque, após um longo período sob controlo do grupo Estado Islâmico.
Fundação Calouste Gulbenkian

Gulbenkian vai sair do negócio do petróleo

136
A Fundação Gulbenkian vai sair do negócio do petróleo, depois de ter recebido uma oferta de compra por parte de investidores chineses. As negociações estão em curso.
Combustível

Aumento do combustível depende da taxa de câmbio

O reflexo do aumento do preço de petróleo na subida dos combustíveis vai depender da taxa de câmbio do euro. A valorização do euro e da libra face ao dólar tem mitigado os impactos.
Petróleo

Economia "acomoda facilmente" subida do petróleo

Os economistas consideram que a economia portuguesa vai "acomodar facilmente" a subida do preço do petróleo em 2018. Os especialistas acreditam que o barril não deve ultrapassar os 70 dólares.
Angola

Total reorganiza atividade em Angola

A petrolífera Total iniciou na segunda-feira um processo de reorganização interna em Angola, implicando a saída de 150 trabalhadores angolanos -- 8% do total da mão-de-obra da multinacional francesa.
São Tomé e Príncipe

São Tomé atribui blocos petrolíferos à BP/Kosmos

O Governo são-tomense anunciou que atribuiu a exploração dos blocos petrolíferos 10 e 13 da sua zona económica exclusiva ao consórcio BP/Kosmos. O concurso público foi lançado em outubro de 2017.
África

Angola foi o segundo produtor de petróleo, em 2017

253
Angola atingiu em dezembro uma produção diária média de 1,633 milhões de barris de crude, continuando atrás da Nigéria, país que viu a sua produção aumentar em dezembro em 75.700 barris diários.
China

China. Encontradas quatro manchas de crude  

Foram encontradas quatro manchas de crude dispersas, com um tamanho que oscila entre os 5,5 e os 48 quilómetros quadrados, após a explosão do petroleiro iraniano Sanchi.
Petróleo

Brent fecha acima dos 70 dólares

O preço do barril de petróleo Brent, para entrega em março, encerrou esta segunda-feira no mercado de futuros de Londres em alta de 0,58%, para os 70,26 dólares.
Petróleo

Barril de Brent fecha a semana em alta

O barril de petróleo terminou a semana com uma valorização de 3,16% face à abertura da semana. Na quinta-feira o barril de Brent ultrapassou a barreira dos 70 dólares.
Petróleo

Barril de Brent fecha em alta

Durante a sessão deste dia, o barril de petróleo do Mar do Norte, de referência na Europa, cotou-se acima da barreira dos 70 dólares pela primeira vez desde dezembro de 2014.
Acidentes e Desastres

Retomados trabalhos para conter fogo em petroleiro

As equipas de emergência retomaram os trabalhos de resgate e extinção do fogo num petroleiro em chamas no Mar da China Oriental, interrompidas na quarta-feira devido a uma explosão no navio.
Petróleo

Barril de Brent fecha em alta

O barril de petróleo Brent, de referência na Europa, terminou a sessão no International Exchange Futures com um acréscimo de 0,38 dólares face à última negociação.
Bolsa de Lisboa

PSI20 encerra com ligeira subida

Valorização de 1,58% da Galp apoiou o encerramento do principal índice da Bolsa de Lisboa com ligeira subida de 0,07%. Londres subiu esta quarta-feira mas Paris e Frankfurt desceram.
Estados Unidos da América

EUA. Queda nas reservas de petróleo

A queda nas reservas de petróleo ficou acima do esperado. Com o nível atual, as reservas dos Estados Unidos mantêm-se na média para esta época do ano, indicou o Departamento de Energia.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)