Dark Mode 94,6 kWh poupados com o MEO
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Hoje é um bom dia para mudar os seus hábitos. Saiba mais

Petróleo

Petróleo

Preço do barril de Brent terminou em alta de 2,69%

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em setembro terminou esta quinta-feira no mercado de futuros de Londres em alta de 2,69%, para os 43,10 dólares.
Timor-Leste

Timor. Deputados querem levantar Fundo Petrolífero

Em causa está um pedido de autorização para a segunda transferência extraordinária do Fundo Petrolífero este ano, no valor de 286 milhões de dólares (255,89 milhões de euros).
Petróleo

AIE prevê forte recuperação da procura de petróleo

Nas primeiras previsões para 2021, a AIE prevê um salto sem precedentes de 5,7 milhões de barris por dia da procura mundial em relação a 2020, um ano marcado pela pandemia da Covid-19.
Petróleo

Preço do barril de Brent sobe para 41,73 dólares

LO preço do barril de Brent para entrega em agosto subiu hoje 1,33% no mercado de futuros de Londres, para 41,73 dólares.
Coronavírus

Brasil manteve produção de petróleo

Mesmo com 38 campos de extração e 66 instalações marítimas paralizadas devido à Covid-19, o Brasil produziu uma média de 2,9 milhões de barris de petróleo, uma diminuição de 0,5% em relação a março.
Governo

Costa Silva: de quase fuzilado ao fato do Tintim /premium

567
Torturado pelo MPLA, ficou quase cego e enfrentou um pelotão de fuzilamento. Interessou-se pelo petróleo na Sonangol e passou a ser "astronauta ao contrário". Agora, traça o nosso futuro económico.
Coronavírus

Petróleo da OPEP valoriza-se 16%

O preço do barril de petróleo da OPEP iniciou o mês de junho em forte alta ao subir para 33,68 dólares na segunda-feira, tendo recuperado o nível que tinha em meados de março.
A Sexta Coluna

Considerações sobre a crise petrolífera /premium

Que pode a Geopolítica do petróleo fazer num mundo em que a economia e a geoeconomia ficaram reféns da pandemia e em que as relações internacionais vivem na geometria variável dos interesses?
Som Ambiente

Com petróleo barato, o que deve fazer o Estado?

O petróleo vai continuar assim tão barato? Estes preços dificultam a transição para energias mais limpas? Os Estados devem intervir? Como? E ainda: o teletrabalho é assim tão verde como o pintam?
Angola

Empresas devem reduzir expatriados em Angola

Presidente da associação da construção, AECOPS, avisa que empresas têm de adaptar estruturas, reduzir quadros expatriados em Angola onde o investimento começará a vir mais de fora.
Coronavírus

Lucro da Total caiu 99% no 1.º trimestre

No primeiro trimestre, a empresa foi afetada pela queda da procura de petróleo devido à pandemia da Covid-19, tendo o preço do petróleo, no mês de março, caído 21% em termos homólogos.
Coronavírus

Petróleo. Como Trump convenceu príncipe saudita

149
Investigação da Reuters revela telefonema do presidente americano ao príncipe bin Salmam. Trump terá ameaçado retirar as tropas da Arábia Saudita, se não houvesse acordo para corte na produção.
Coronavírus

ONG moçambicana quer proteger economia 

O Centro de Integridade Pública defende que o "governo deve tomar medidas para proteger a economia da queda do preço do Petróleo e evitar cenário negativo".
Coronavírus

Preços do petróleo em queda nos mercados

Preços do petróleo (sobretudo o crude de referência nos Estados Unidos, o West Texas Intermediate) descem 27%, para 12 dólares. Brent, crude de referência para Portugal, cai 9%.
Coronavírus

Preços dos combustíveis vão baixar, diz Partex

404
Presidente executivo da Partex considera que preços dos combustíveis em Portugal vão baixar ao longo dos próximos 2 anos pandemia e que Covid-19 vai ter consequências para a indústria petrolífera.
Petróleo

Eni passa de lucro a prejuízo de 2.929 milhões

A petrolífera Eni registou um prejuízo de 2.929 milhões de euros no primeiro trimestre, uma quebra de 44% na comparação com os 2.354 milhões de euros contabilizados no mesmo período do ano passado.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

As boas notícias que Trump não conseguiu estragar

222
As notícias são excelentes para países importadores como Portugal pois a redução do preço do petróleo constitui uma ajuda preciosa: os seus efeitos positivos no PIB contribuem para moderar a crise.
Coronavírus

China acumula reservas de crude

182
A queda do preço está a afetar os produtores estatais de petróleo e, possivelmente, a interromper planos oficiais de desenvolvimento da indústria, mas favorece consumidores e fábricas chinesas.
Petróleo

Barril de Brent sobe 6,92% para 20,39 dólares

O preço do barril de petróleo Brent no mercado de futuros de Londres fechou esta quarta-feira em alta, de 6,92%, para 20,39 dólares, após duas sessões de fortes quedas.
Bolsa de Nova Iorque

Wall Street negoceia em alta no início da sessão

A bolsa de Nova Iorque negociava esta quarta-feira em alta ao início da sessão, após o presidente dos EUA ter anunciado a intenção de avançar com um plano de apoio ao setor petrolífero.
Coronavírus

Preços do petróleo sobem mais de 18%

O preço do barril West Texas Intermediate, de referência nos EUA, para entrega em junho subiu para 13,76 dólares (12,7 euros), depois das pesadas perdas registadas na segunda-feira em Nova Iorque.
Coronavírus

Petróleo. 6 respostas para um "mundo irracional" 

281
Pagar para vender e para conseguir espaço para guardar o petróleo que não se vende. Aconteceu nos Estados Unidos. Seis perguntas e respostas para explicar o "mundo irracional" que estamos a viver.
Coronavírus

EUA. Trump pede plano de emergência petrolífera

Donald Trump anunciou que pediu ao seu Governo para definir um plano de ajuda de emergência para a indústria de petróleo e gás, após o preço do barril de petróleo ter atingido níveis negativos.
Coronavírus

As 6 semanas em que os preços do petróleo desceram

Cotação do barril de petróleo de referência nos EUA, o West Texas Intermediate, caiu para 37,63 dólares negativos. Esta situação nunca antes vista regista-se após seis semanas de descida.
Coronavírus

Trump e o petróleo: "Vamos encher as reservas"

282
O presidente norte-americano vincou ainda esta segunda-feira o crescimento no stock de ventiladores e testes no país ao longo do surto. "Agora, somos os reis dos ventiladores", referiu mesmo.
Petróleo

Crash. Petróleo em Nova Iorque com valor negativo

8250
Pela primeira vez na História, o preço do barril do petróleo atingiu valores negativos na negociação em Nova Iorque. A pandemia fez colapsar a procura de crude e os produtores não têm onde armazenar.
Coronavírus

Petróleo dos EUA cai 40% para perto de 10 dólares

317
O preço do barril de petróleo norte-americano está a cair quase 40%, com relatos de que por causa da forte quebra na procura está a tornar-se até difícil encontrar locais para armazenar o crude.
Petróleo

Regulador desapontado com investimento adiado

O adiamento, sem prazo, deve-se a um corte da ExxonMobil em 2020 nas despesas de capital em 30% e nas despesas operacionais em 15% devido à queda dos preços do petróleo.
Petróleo

EUA. OPEP duplica corte na produção petrolífera

O Presidente norte-americano anunciou que o corte na produção petrolífera para travar a descida de preços, inicialmente previsto em 9,7 milhões de barris diários, vai ser duas vezes maior.
Petróleo

Petróleo: Putin, Trump e rei saudita saúdam corte

200
Os três chefes de Estado tiveram uma conversa telefónica sobre o acordo alcançado pelo cartel da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que deverá estabilizar o mercado.
Coronavírus

Gasolina ao preço do diesel e o futuro do petróleo

549
Sem consumo, gasolina está quase ao preço de diesel. Estado vai perder milhões em impostos. Com queda abrupta da procura, o petróleo está em crise, mas preços baixos podem travar transição energética.
Petróleo

Fim da "guerra". Russos e sauditas fecham acordo

619
A Rússia e a OPEP (cartel informalmente liderado pela Arábia Saudita) chegaram, finalmente, a um acordo para um corte da produção que irá ajudar a estabilizar os mercados energéticos.
Coronavírus

Barril de petróleo da OPEP cai para mínimo 

A descida acumulada desde o início do ano, com o pico alcançado em janeiro (70,87 dólares) já ultrapassa 67%, numa espiral de perdas causada pelos efeitos negativos da pandemia na economia.
Coronavírus

Barril de petróleo da OPEP cai para mínimo 

Analistas citados pela Efe referem que os "petropreços" vão continuar a ser pressionados para descer devido à contração da procura mundial de energia e a grande incerteza sobre a evolução da pandemia.
Coronavírus

Descida do petróleo pode fazer subir gás natural

Analistas ouvidos pela consideram que a manutenção dos preços baixos do petróleo, ficando no patamar atual, pode fazer os preços do gás natural liquefeito aumentarem no final da década.
Timor-Leste

Valor do fundo petrolífero timorense caiu 

O valor do Fundo Petrolífero de Timor-Leste caiu 306,7 milhões de euros no mês de fevereiro. Em 2019, o valor do fundo cresceu mais de 11,94%, o maior retorno no investimento de sempre.
Petróleo

Petróleo. Angola e Guiné querem mais cooperação

Governos de Angola e da Guiné Equatorial querem relançar acordos para a formação de quadros, produção, exploração e comercialização de hidrocarbonetos. Objetivo é estreitar laços na área petrolífera.
Energia

Os sucessivos anúncios do fim do petróleo

Não só o petróleo, como os seus derivados, continuarão a ser utilizados, pelo que manterão uma importância relevante na economia, ficando a aguardar novas tecnologias e matérias-primas alternativas.
Fact Check

Gasóleo subiu 42 cêntimos? Petróleo caiu 70 euros?

155
Imagem junta os três líderes da esquerda e os preços do barril do petróleo e do gasóleo para mostrar que, entre 2015 e 2019, a queda do primeiro não se refletiu na descida do segundo. Não foi assim.
Rússia

Moscovo não "fecha porta" a aliança com OPEP

O ministro da Energia afirmou que o facto de o acordo de redução da produção não ter sido prolongado além de abril "não significa que no futuro não possa haver mais cooperação entre países OPEP".
Mercados Financeiros

Petróleo. Covid-19 abre "guerra" Arábia vs Rússia

2980
No meio da crise do coronavírus, Arábia Saudita ameaça despejar petróleo no mercado. Rússia diz que aguenta preços baixos. Petróleo cai para 34 dólares. Combustíveis vão baixar, mas não é boa notícia.
Brasil

Brasil. Produção de petróleo e gás aumenta

Os números indicam que a produção de petróleo obteve um aumento de 1,99% em relação a dezembro do ano passado e que a de gás natural foi 0,71% maior que no mês anterior.
Energia

O fim do petróleo

O pico de consumo de petróleo será atingido não pelo caracter finito da matéria-prima, mas antes devido ao surgimento de fontes e tecnologias alternativas com custos económicos e ambientais menores.
Angola

Produção de petróleo em Angola desce 41%

A Fitch Solutions aponta para um declínio de "550 mil barris por dia em 2028 face aos níveis de produção de 2019" e sublinha que são necessários "novos investimentos substanciais".
Petróleo

Guiné-Bissau e Senegal juntos no petróleo

A empresa canadiana OP AGC quer iniciar em 2020 a prospeção de petróleo na zona conjunta da Guiné-Bissau e Senegal. A avaliações que permitem saber qual será o impacto ambiental estão em curso.
Angola

Bacias petrolíferas. Angola procura investidores

Concessionária petrolífera angolana pediu aprovação ao Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos de Angola para continuar à procura investidores para sete blocos que antes não receberam propostas.
Petróleo

Petróleo. Acordo entre EUA e China dificulta venda

O analista responsável pelos mercados emergentes, William Jackson, sublinha que o "subinvestimento no setor petrolífero" contribuiu para a queda da produção em Angola nos últimos anos.
Ambiente

Petróleo “verde”. Estes noruegueses estão loucos?

337
A Noruega é o país europeu que mais vezes se tenta destacar dos seus congéneres ao reivindicar a maior responsabilidade ambiental. Agora, até diz ter uma exploração de petróleo amiga do ambiente.
Petróleo

Petróleo. Riade e Kuwait assinam acordo 

A Arábia Saudita e o Kuwait assinaram um acordo para retomar, depois de cinco anos de interrupção, a produção de dois campos petrolíferos numa zona partilhada pelos dois países.
Petróleo

Preço do barril de Brent sobe para 65,33 dólares

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em fevereiro terminou esta segunda-feira no mercado de futuros de Londres em alta de 0,12%.
Petróleo

México. Maior descoberta de petróleo desde 1987

108
O campo de 34 quilómetros quadrados está planeado para ter 11 poços e uma produção de 69.000 barris por dia em 2020 e 110.000 barris de petróleo diários em 2021.
OPEP

Países produtores de petróleo vão cortar na oferta

Os países da OPEP e os seus aliados, como a Rússia, vão cortar a produção em meio milhão de barris de petróleo por dia. A partir de janeiro a produção deve ser de 1,7 milhões de barris.
Brasil

Brasil sem provas sobre derrame três meses depois

As autoridades brasileiras conseguiram rastrear o crude derramado a três poços na Venezuela, mas não sabem quem foi o responsável.
Bolsa

Aramco faz maior entrada de sempre na bolsa

A petrolífera saudita Aramco foi esta quinta-feira protagonista da maior entrada de sempre em bolsa ao ultrapassar os 25 mil milhões de dólares alcançados pela Ali Baba aquando da sua entrada.
Cabo Verde

Cabo Verde deixa cair golden share em petrolífera

O governo cabo-verdiano decidiu colocar uma oferta pública de venda para as 21.000 acções que detém da Enacol. A petrolífera em questão tem mais de 50% de quota de mercado em Cabo Verde.
Brasil

Manchas de petróleo chegam ao Rio de Janeiro

As manchas de petróleo que desde o final de agosto se arrastam pelo litoral do Brasil alcançaram hoje, com pequenos fragmentos, a praia de Grussai, no município de São José da Barra.
Petróleo

Quercus exige fim de prospeção de petróleo 

100
A Quercus submeteu esta quinta-feira um pedido para o fim da prospeção de petróleo em Alcobaça e Leiria. A associação alega que estas vão contra as políticas ambientais definidas pela UE.
Petróleo

África. Produção de energia vai subir 60% até 2040

O vice-presidente da petrolífera BP para África prevê que a produção de energia no continente suba 60% nos próximos 20 anos, mostrando-se otimista sobre a evolução da indústria nesta região.
Angola

Sonangol, ENI e TOTAL querem petróleo no Namibe

As três empresas apresentaram três propostas válidas para a exploração. De fora ficou uma quarta, a Pago Technical Group, que viu a proposta recusada por formulários mal preenchidos.
Angola

Angola e ENI assinam acordos na saúde e energias

A visita de João Lourenço a Roma trouxe um encontro com o Papa e três acordos na área das energias, nomeadamente para a exploração de petróleo, e uma doação de cinco milhões para a formação de médicos
Moçambique

Moçambique: país não pode acomodar conflitos

"Não podemos continuar distraídos a acomodar conflitos, a dificultar o futuro e o crescimento de uma nação que pode ser próspera muito rapidamente", disse o Presidente moçambicano.
Brasil

Aptas para banhos primeiras praias com petróleo

Algumas das primeiras praias a serem atingidas por uma mancha de petróleo já podem ser utilizadas. Origem do derrame será um poço venezuelano explorado por navio de bandeira grega.
Petróleo

EAU querem investir no petróleo angolano

Os Emirados Árabes Unidos estão a estudar várias oportunidades e investimentos, nomeadamente nos campos petrolíferos e de gás angolanos.
Petróleo

Petrobras e chinesa com petróleo brasileiro

A Petrobras e a CNODC, uma petrolífera chinesa compraram em leilão um bloco de petróleo brasileiro por 1,1 mil milhões de euros e pelo mínimo de excedente de petróleo.
Brasil

Brasil investiga mais quatro navios gregos 

Mais quatro navios gregos estão a ser investigados pela suspeita de derrame de petróleo no litoral nordeste do Brasil. A Delta Tankers já recebeu um aviso para entregar a documentação.
Petróleo

Petróleo deve continuar a dominar em 2040

A OPEP libertou mais um estudo para as Previsões Mundiais de Petróleo em que afirma uma contínua procura do petróleo, embora em queda apenas 6%. As causas apontadas são o protecionismo.
Galp

Galp alerta para riscos da transição energética

161
Alterações previstas no roteiro para a neutralidade carbónica 2050 prevêem que a transformação de petróleo em Matosinhos e Sines — duas refinarias da Galp — seja reduzida até 88% em 2050.
Brasil

Brasil. Marinha envia navios para combater derrame

A Marinha do Brasil vai enviar dois navios para a região nordeste do país para ajudar a combater os estragos causados pelo derrame de petróleo que foi detetado há dois meses.
Fundação Calouste Gulbenkian

Gulbenkian conclui venda da Partex por 555 milhões

"Depois do acordo de venda, assinado a 17 de junho deste ano, e obtidas todas as autorizações necessárias, foram hoje [segunda-feira] assinados os documentos finais", disse a instituição.
Moçambique

Petrolíferas investem em agronegócios e formação

O consórcio liderado pela Total em Moçambique vai investir na formação de 1.000 jovens para o programa Catalisa, que procura explorar a agricultura na vila de Palma, onde ficará a Cidade do Gás.
Brasil

Mancha de petróleo: "O pior ainda está para vir"

132
"O que chegou às praias é uma pequena parte do que foi derramado. O pior está por vir, uma catástrofe muito maior que, ao que tudo parece, foi criminosa", disse Bolsonaro.
Brasil

Brasil. Polícia investiga derrame de petróleo

A Polícia Federal do Brasil fez dois mandados de busca em escritórios no Rio de Janeiro ligados a um navio grego suspeito de causar o derrame de petróleo que atinge a costa nordeste do país.
Galp

Galp. Mais renováveis e gás e menos petróleo

A Galp quer acelerar o investimento na transição energética, o que no caso quer dizer mais gás natural e energias renováveis. Plano de 1 a 1,2 mil milhões de euros por ano investe menos em petróleo.
Angola

Angola. Aprovada parceria Sonangol e Total  

A petrolífera francesa vai juntar-se à Sonangol na comercialização, distribuição e venda de petróleo e derivados em Angola. A parceria já foi aprovada pela entidade reguladora, dois anos depois.
Celebridades

Jane Fonda detida em protesto pelo clima

12014
A atriz participava num protesto do grupo Oil Change International em defesa do ambiente, quando foi detida juntamente com mais 15 pessoas, avançou esta sexta-feira o Hollywood Reporter.
Brasil

30 navios notificados sobre derrame de petróleo

Derrame já atingiu 132 praias no nordeste do país. Segundo uma investigação preliminar, realizada pela companhia estatal petrolífera Petrobras, a origem do óleo derramado não é brasileira.
Petróleo

Procura de petróleo em baixa ligeira até 2020

A AIE reviu hoje em baixa ligeira a procura mundial de petróleo para 2019 e 2020 e sublinhou que os ataques às instalações sauditas de setembro tiveram menos efeito no mercado do que o esperado.
Irão

Explosão em petroleiro iraniano 

Petroleiro terá sido atingido por mísseis, a cerca de 96 km da costa saudita. incidente acontece depois de os EUA alegarem que o Irão atacou petroleiros perto do Estreito de Ormuz.
Angola

Produção petrolífera cresce para 1.411 milhões

Relatório da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) revela que Angola produziu 1.411 milhões de barris de petróleo por dia em setembro, mais 24.000 face a agosto.
Petróleo

Angola. Mais 2 mil milhões de barris de petróleo

Petrolífera italiana ENI confirmou potencial adicional de mais de 2 mil milhões de barris de petróleo, identificado nas recentes descobertas exploratórias realizadas num dos blocos onde é operadora.
Brasil

Brasil. Produção de petróleo no bate recorde

Brasil bate recorde de produção de petróleo com uma média de 2,8 milhões de barris diários. Foram produzidos 133,3 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, totalizando 1 milhão de barris.
Moçambique

Petrolífera Total: exploração de gás sem riscos

Petrolífera francesa classifica como "amplamente livre de riscos" a exploração de gás natural na Área 1 de Moçambique. "Estamos totalmente comprometidos com o projeto", diz diretor da Total.
Petróleo

Brasil fará leilão milionário de petróleo

Emenda à Constituição viabiliza um mega leilão de concessões de petróleo, com o governo a prever arrecadar 23,3 mil milhões de euros apenas pela adjudicação de licenças.
Brasil

Brasil deteta 105 derramamentos de petróleo bruto

Apesar de não ser produzido no Brasil, 105 focos de derramamentos de petróleo bruto foram encontrados na costa nordestina brasileira. Petrobras determinou que têm origem numa única fonte.
Irão

Irão vai apresentar plano de segurança na ONU

O plano de segurança foi delineado em cooperação com outros países do Golfo Pérsico e surge na sequência de tensões na região depois do ataque às refinarias sauditas neste mês de setembro.
Arábia Saudita

Arábia Saudita vai tomar "medidas apropriadas"

Sauditas estão em contacto com os seus aliados para tomarem os "passos necessários" assim que a investigação aos ataques às suas refinarias estiver concluído. País defende responsabilidade iraniana.
Petróleo

São Tomé prepara negociações no petróleo

São Tomé e Príncipe anunciou que está para breve o início de negociações com a Guiné Equatorial e a revisão do tratado com a Nigéria sobre exploração conjunta de petróleo.
Arábia Saudita

Arábia Saudita: "inegável" que ataque foi iraniano

O Ministério da Defesa da Arábia Saudita mostrou destroços e imagens dos drones, que diz serem iranianos. Narrativa de que rebeldes no Iémen lançaram o ataque é "falsa".
Petróleo

Mundo ainda treme com crises do petróleo. Porquê? /premium

Cotações do Brent estão a recuperar do impacto do ataque às refinarias na Arábia Saudita. Poderá regressar o fantasma da crise petrolífera de 1973? O que está em causa no conflito.
Emirados Árabes Unidos

EAU consideram inaceitável justificação do Irão

"Justificar um ataque terrorista sem precedentes contra as instalações da Aramco com os desenvolvimentos da guerra no Iémen é completamente inaceitável", afirmou o MNE dos Emirados Árabes Unidos.
Economia

Arábia, quarto fornecedor de petróleo a Portugal

A Arábia Saudita foi o quarto fornecedor de petróleo bruto a Portugal em 2018, atrás de Rússia, Angola e Azerbaijão, de acordo com dados da Direção-Geral de Energia e Geologia e cálculos da Lusa.
Petróleo

Preço do barril Brent sobe 14,59%

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em novembro encerrou no mercado de futuros de Londres a subir 14,59%, para 69,02 dólares, depois dos ataques às instalações da petrolífera saudita.
Petróleo

Petróleo. Corte de fornecimento é de "curto prazo"

O ministro da Economia garantiu que "não há razões para preocupação" sobre o corte de fornecimento de petróleo da Arábia Saudita, 5% da oferta mundial, e que deve ser um tema de "muito curto prazo".
Nações Unidas

Arábia Saudita. Ataques mostram necessidade de paz

O enviado da ONU para o Iémen insistiu que os ataques reivindicados pelos rebeldes Huthis contra instalações petrolíferas sauditas mostram a necessidade de encontrar uma solução política para guerra.
Petróleo

Petrolíferas afastam crise de abastecimento 

Secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas diz que "não haverá nenhuma crise de abastecimento" de combustíveis por causa do corte na produção da Arábia Saudita.
Petróleo

Petróleo. Maior ganho diário desde Guerra do Golfo

108
Petróleo disparou quase 20% na negociação antes da abertura, em reação a ataque que parou 50% da produção da Arábia Saudita. Foi o maior salto diário desde 1991. Preço está a subir 14% em Londres.
Petróleo

ENSE pronta para mobilizar reservas de petróleo 

ENSE afirma que "dispõe de reservas estratégicas que podem ser mobilizadas para suprir uma falta eventual". Restabelecimento do fornecimento de petróleo levará semanas, garantiu a petrolífera Aramco.
Estados Unidos da América

EUA "prontos" a responder a ataque às refinarias

164
Os ataques deste sábado às instalações petrolíferas na Arábia Saudita foram reivindicados pelos Huthis. Governo iraniano já negou envolvimento. EUA aguardam por uma confirmação sobre quem é culpado.
Petróleo

Ataque a coração do setor petrolífero ameaça preço

206
O mais bem sucedido ataque ao "coração" da indústria petrolífera saudita retira do mercado 5% do abastecimento mundial. Preços podem subir, se produção não for regularizada. Irão nega envolvimento.
Petróleo

Petróleo. AIE nega revisão em baixa da OPEP

AIE afastou-se da revisão em baixa da OPEP sobre a procura de petróleo em 2019 e 2020 porque vê sinais de aceleração do consumo, que na primeira metade deste ano esteve abaixo das expectativas.
Médio Oriente

Irão nega violar direito em transporte de petróleo

Governo britânico disse ter provas de que um petroleiro transportara petróleo iraniano para o regime sírio, violando as sanções da União Europeia e os compromissos com o Reino Unido.
Angola

Reforma no setor petrolífero em conferência

Angola participa, de 9 a 11 de outubro próximo, na conferência anual promovida pela "Africa Oil & Power", a decorrer na África do Sul, na qual abordará a situação do setor petrolífero.
Petróleo

OPEP revê em baixa consumo de petróleo

No relatório mensal do mercado do petróleo, a Organização de Países Exportadores de Petróleo prevê que o consumo de petróleo seja em média de 99,84 milhões de barris por dia, mais 1% que em 2018.
Petróleo

MNE britânico quer salvaguardar acordo nuclear

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Dominic Raab, encontra-se com homólogos europeus para discutir como salvaguardar o acordo nuclear com o Irão e proteger o transporte marítimo em Ormuz.
Timor-Leste

Timor-Leste. Vetadas emendas a leis petrolíferas

120
O chefe de Estado do país considera que a decisão do recurso obriga a eliminar normas inconstitucionais. Será agendado um novo debate no plenário para determinar o futuro dos diplomas.
Petróleo

Timor. Alterações à lei são inconstitucionais

O tribunal superior timorense deu razão parcial ao Presidente da República, confirmando a inconstitucionalidade de parte de um conjunto de alterações à lei de atividades petrolíferas.
Petróleo

Moçambique. Galp investe 125 ME em armazenamento

A Galp vai aumentar a capacidade de armazenamento de combustíveis em Moçambique com um investimento de 125 milhões de euros em novos parques logísticos.
Conflitos

Navio de guerra britânico mobilizado para o Golfo

Um novo navio de guerra britânico, o HMS Defender, foi mobilizado para proteger as embarcações comerciais no estreito de Ormuz, no Golfo, região no centro de tensões com o Irão.
Petróleo

Irão. Produção de petróleo cai 2% em julho

A produção do Irão caiu em julho, para 2,213 milhões de barris por dia, face ao mês anterior, o que corresponde a menos 47 mil barris diários que no mês de junho.
Irão

Petroleiro iraniano vai para o Mediterrâneo

Teerão diz que o navio mudou de pavilhão panamiano para iraniano. Navio foi arrestado em julho por transportar petróleo para a Síria. Destino final ainda é incerto.
Médio Oriente

Iraque: Estados árabes garantem segurança do Golfo

A mensagem de Al-Hakim, ministro iraquiano, surgiu como resposta aos esforços dos EUA para criar missão de segurança liderada pelos norte-americanos para operar no estreito de Ormuz, no Golfo Pérsico.
Petróleo

Preço do barril de Brent tem mais uma forte queda

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em outubro encerrou no mercado londrino de futuros em queda de 4,58%, para os 56,24 dólares, devido à subida das reservas petrolíferas dos EUA.
Timor-Leste

Fundo Petrolífero em Timor valia 17,45 mil milhões

272
No final de junho, o Fundo Petrolífero valia 17,45 mil milhões de dólares (cerca de 16 mil milhões de euros). Este valor representa mais 470 milhões do que no fim do primeiro trimestre deste ano.
Petróleo

Petrolíferas com interesse renovado em África

A consultora Fitch antevê um renovado interesse das petrolíferas e gasistas internacionais nos mercados emergentes, entre os quais está a África subsariana.
Atualidade

"Bomba-relógio" de petróleo pode explodir no Iémen

1154
Um petroleiro com mais de um milhão de barris pode explodir na costa do Iémen, provocando um dos maiores vazamentos de petróleo da história. A ONU pede acesso urgente à embarcação.
Desastres Naturais

Tecnologia evita fugas de combustíveis na água

Investigadores desenvolveram uma solução que, através da monitorização remota e contínua de mangueiras submersas, permite detetar eventuais fugas de combustível e evitar desastres ambientais.
Irão

Irão descarrega petróleo em portos chineses

314
EUA afirmam que qualquer país que comprar petróleo ao Irão será punido. Mas desde janeiro, a China recebeu cerca de 12 milhões de toneladas de petróleo iraniano. Barris ainda aparecem na alfândega.
Relações Internacionais

Timor aproveita lei sobre tratado de fronteiras

Em causa estão um conjunto de procedimentos para a ratificação do Tratado entre a República Democrática de Timor-Leste e a Commonwealth da Austrália, que estabelece fronteiras Marítimas.
Irão

Irão apreende petroleiro por contrabando 

Origem do navio é desconhecida, mas apreensão surge no meio de tensão entre Londres e Teerão. Irão fala em "embarcação estrangeira" que estava a fazer contrabando de petróleo.
Angola

Petróleo crucial para a estabilidade de Angola

O banco Standard considerou que o programa de reformas estruturais em Angola, juntamente com o fortalecimento do setor petrolífero, são cruciais para garantir o regresso à estabilidade.
Petróleo

Doze mortos em explosão de oleoduto na Nigéria

A explosão, que aconteceu na zona de Ijegun, na capital económica da Nigéria, causou doze mortos, duas dezenas de feridos e ainda destruiu mais de 30 veículos.
Irão

Nuclear. Irão já começou a enriquecer urânio 

255
Teerão ameaçou e cumpriu. Já ultrapassou os limites impostos pelo acordo nuclear. Moscovo está preocupado e apela ao diálogo. China denuncia "intimidação" dos Estados Unidos.
Petróleo

Austrália com 2 a 7 mil milhões de Greater Sunrise

A estimativa de 1,8 a 7,1 mil milhões de receita da exploração dos campos de Greater Sunrise, no Mar de Timor, faz parte da exposição de motivos das emendas legislativas que a Austália apresentou.
Diplomacia

Gibraltar prolonga arresto de petroleiro iraniano

O petroleiro iraniano intercetado na quinta-feira é suspeito de transportar petróleo para a Síria. As autoridades de Gibraltar estão a investigar a origem e destino do petroleiro.
Petróleo

Aliados da OPEP aderem a corte de petróleo 

A decisão dos 24 países surge depois da Arábia Saudita, o maior produtor da OPEP, e a Rússia, maior produtor do grupo de aliados, terem alcançado um acordo prévio no sábado no Japão.
OPEP

Russos e sauditas unidos nos cortes de petróleo

O Presidente russo afirma que combinou com a Arábia Saudita prolongar o acordo de corte da produção de petróleo, para suster as cotações do crude da OPEP.
Geopolítica

Japão pede aos EUA provas do envolvimento do Irão

148
O Governo japonês pediu aos Estados Unidos mais provas para sustentar a afirmação de que o Irão é o responsável pelos ataques de quinta-feira contra dois petroleiros no Golfo de Omã.
Geopolítica

Arábia Saudita alerta Irão que não hesitará reagir

212
O príncipe herdeiro saudita disse que "não hesitará" reagir a qualquer ameaça contra o reino, comentando a tensão com o Irão, após o ataque a dois petroleiros no Golfo de Omã.
Emirados Árabes Unidos

Omã. Emirados querem intervenção internacional

Os Emirados Árabes Unidos apelaram à intervenção das potências internacionais para a proteção do comércio marítimo e para o aprovisionamento de energia no Golfo de Omã.
Rússia

Ataques no mar de Omã. Rússia pede "moderação"

Donald Trump disse que os ataques "têm a assinatura" do Irão e a Rússia considerou "inaceitável acusar quem quer que seja antes da conclusão de uma investigação internacional detalhada e imparcial".
Petróleo

Irão exporta petróleo por vias não-convencionais

Apesar das sanções dos Estados Unidos, o Irão garante que continua a vender petróleo de forma "não oficial", embora não as divulgue porque "os Estados Unidos as impediriam imediatamente".
Petróleo

Angola pede investimento no setor petrolífero

O Presidente incentivou os operadores petrolíferos mundiais a investir em Angola. Governo diz estar "consciente" da realidade e das potencialidades africanas.
Angola

Angola. Futuro do setor petrolífero em debate

O futuro do setor petrolífero em Angola vai ser discutido em Luanda na conferência "Oil&Gas". O Governo angolano vai pré-anunciar o Concurso de Licitação de Blocos Petrolíferos.
Angola

Agência de Petróleos de Angola descobre petróleo

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) de Angola e a petrolífera italiana ENI anunciaram a quinta descoberta de petróleo no Bloco 15/06, nas águas profundas de Angola.
Angola

Angola. Petróleo deixará de ser o principal motor

106
Setor do petróleo não vai manter-se como o principal motor do crescimento económico de Angola a longo prazo, devido à descida dos níveis médios de produção.
Petróleo

Barril Brent sobe 1,55% para 71,28 dólares

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em julho terminou no mercado de futuros de Londres em alta de 1,55%, para os 71,28 dólares.
Petróleo

Petróleo sobe após ataque com 'drones' a oleoduto

O preço do barril de petróleo subiu, numa altura em que a tensão aumenta no Médio Oriente após um ataque com um 'drone' num oleoduto saudita, perturbando a atividade do principal exportador mundial.
Petróleo

ENI anuncia nova descoberta de petróleo

A ENI anunciou ter descoberto um novo poço de petróleo em águas profundas no Bloco 15/06, em Ndungu. Trata-se da quarta perfuração em que obtém sucesso no bloco, depois de Kalimba, Afoxé e Agogo.
Energia

Anadarko vai vender gás ao Japão e Taiwan

A Anadarko faz mais um contrato de fornecimento de gás natural com a Jera e CPC e prevê o fornecimento de 1,6 milhões de toneladas por ano ao longo de 17 anos a partir da data de início de exploração.
Petróleo

Dois petroleiros sauditas atacados

103
Incidente poderá ter sido no estratégico estreito de Ormuz. Alegada sabotagem foi denunciada por ministro da Energia saudita e ocorre poucos dias após EUA alertarem para possíveis ataques do Irão.
Petróleo

Exxon Mobil prepara nova prospeção em Moçambique

A Exxon Mobil prevê começar a explorar "dois poços de prospeção (com uma estimativa de 45 dias por poço), mais um poço opcional" ao largo de Moçambique já a partir de 2020.
Petróleo

Chevron já não vai comprar petrolífera Anadarko

O presidente da Chevron defendeu que a compra da petrolífera significaria a diluição dos lucros e a perda de valor dos acionistas. Desta forma, a Occidental poderá adquirir a Anadarko.
Angola

Angola. Governo corta orçamento devido ao petróleo

O Orçamento Geral do Estado angolano é de 30.640 milhões de euros mas baixa agora 9%, acompanhando o decréscimo do preço do barril de 68 para 55 dólares. O orçamento foi aprovado em 2018.
Petróleo

Occidental vai vender a operação da Anadarko 

Com o negócio de cerca de 7,86 mil milhões de euros, a empresa Total acumula, além da rede de estações de serviço que já tem em Moçambique, a exploração das reservas de gás natural existentes no país.
B.I.C.A.

BICA. Quanto dura um presidente que não manda?

A situação económica, o petróleo, a dependência de Cuba, a falta de apoio popular de Maduro, as vidas dos militares. A análise de José Manuel Fernandes, Filomena Martins e João de Almeida Dias.
Petróleo

Petroleiro com milhão de barris avaria

Um petroleiro Iraniano avariou e está a cerca de 40 quilómetros de Jiddah, a tripulação já foi resgatada e ainda não há confirmação se houve derrame de petróleo.
Petróleo

Reforço das sanções contra o Irão entram em vigor

Os EUA impõem a proibição, a oito países, de importar petróleo iraniano e aplicarão sanções a todos os que não cumprirem. Teerão já disse que "a medida hostil não ficará sem resposta".
Portos

Portos portugueses com aumento do fluxo de carga 

As cargas mais transportadas são produtos petrolíferos, carvão e contentores. Os portos de Setúbal e Leixões registaram, até fevereiro, "a melhor marca de sempre" no segmento dos contentores.
Petróleo

Anadarko. Occidental com oferta superior 

A Anadarko, que lidera o consórcio de um dos maiores investimentos de gás natural em Moçambique, anunciou que "pretende retomar as negociações com a Occidental Petroleum Corporation.
Angola

Angola quer liberalização do setor petrolífero

Segundo José Alexandre Barros, a entrada em função de uma nova concessionária vai contribuir para uma maior liberalização do mercado, que necessita da reunião de todas as "condições legislativas".
Angola

Angola. Petróleo rende 6.565 milhões de euros 

A petrolífera Sonagol exportou 45 milhões de barris mas arrecadou menos 192 milhões de euros face ao quatro trimestre de 2018. A China é o principal destino do petróleo de Angola.
Angola

Angola já tem nova concessionária para o petróleo

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis é nova concessionária do setor, função que era da petrolífera estatal Sonangol, "concluído o quadro legal para o exercício efetivo" da atividade.
Brasil

Brasil. Zonas marinhas sensíveis vão a leilão 

O leilão ocorre em outubro e foi autorizada a inclusão de quatro áreas sensíveis. A exploração petrolífera neste local pode prejudicar a biodiversidade da primeira reserva ambiental marinha do Brasil.
Petróleo

Preço do petróleo subiu no primeiro trimestre

A decisão da Arábia Saudita e da OPEP de cortar a produção e as sanções à Venezuela e ao Irão impulsionarem o preço do petróleo no primeiro trimestre deste ano, revertendo a queda registada em 2018.
Petrolíferas

Petrolífera Chevron vai comprar a Anadarko 

A norte-americana Chevron, uma das maiores petrolíferas do mundo, chegou a acordo para comprar a Anadarko, empresa do mesmo ramo presente em Moçambique, por cerca de 33 mil milhões de dólares.
OPEP

Produção cai mais de meio milhão de barris

Queda da produção da OPEP deve-se a fortes reduções do fornecimento da Arábia Saudita, Venezuela e Iraque, anunciou a organização.
Guiné Equatorial

Ministro lança apelo a petrolíferas africanas

Ministro das Minas e Hidrocarbonetos da Guiné Equatorial apelou às companhias petrolíferas africanas para que acordem e reclamem soberania sobre os seus recursos naturais.
Angola

Angola deixa de usar petróleo como garantia

O Ministério das Finanças de Angola vai abandonar o modelo de financiamento internacional em que as garantias aos empréstimos são prestadas recorrendo à produção de petróleo.
Arábia Saudita

Petrolífera saudita é a mais lucrativa do mundo

A Aramco lucrou quase 99,08 mil milhões de euros em 2018, mais do que qualquer outra empresa do mundo. A petrolífera estatal saudita produz 10% do crude usado globalmente.
Petróleo

Angola admite deixar de pagar dívida com petróleo

O presidente angolano admitiu que poderá deixar de oferecer petróleo como garantia das linhas crédito e assinalou que os anteriores acordos assinados com a China estão desatualizados.
A página está a demorar muito tempo.