830kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Petróleo

Petróleo

O Fim do Petrodólar: Novo Capítulo na Geopolítica

O fim do acordo de petrodólar entre a Arábia Saudita e os Estados Unidos não apenas desafia a hegemonia do dólar, mas também reflete uma mudança estratégica em direção a um mundo multipolar.
Energia

Angola produziu 1,2 milhões de barris de petróleo

Para este aumento de produção, acima da média anual de 1,060 milhões de barris/dia inscrita no Orçamento Geral de Estado (OGE) 2024, contribuíram essencialmente o Bloco 0, o Bloco 17 e o Bloco 15.
Petróleo

AEI reduz previsão de procura mundial de petróleo

Tendência terá sido acentuada pelo crescimento da China e aumento da produção versus fraca procura. Assim, 2024 terminará com a contração de produção, mas para 2025 prevê-se aumento global da oferta.
Petróleo

Aumento da procura mundial de petróleo em baixa

As novas previsões estabelecem um aumento da procura global de 1,1 milhões de barris por dia em 2024, menos 140.000 do que o estimado há um mês.
Brasil

Brasil regista superávit comercial em quatro meses

A indústria extrativa, do petróleo e mineração, teve o maior aumento nas exportações (48,6%). As vendas de petróleo cresceram 92,4% para 4.605 milhões de dólares.
Galp

Namíbia vai financiar "transformação" da Galp

Galp vai ter parceiro financeiro para explorar as grandes reservas de petróleo descobertas na Namíbia e espera que o projeto gere os fundos que permitam financiar os investimentos na descarbonização.
Galp

Galp dispara 20% com descoberta na Namíbia

Galp pode vender 40% de bloco na Namíbia para o qual anunciou "importante descoberta comercial" com um um potencial equivalente a 10 mil milhões de barris. Ações disparam 20,6%.
Conflito Israelo-palestiniano

Portugal admite preocupação com impacto energético

Embora garantindo que Portugal tem reservas de gás e petróleo capazes de fornecer energia ao país "durante semanas", o impacto energético provocado pelos conflitos no Médio Oriente preocupa Governo.
Eurostat

Dependência de petróleo na UE com novo máximo

Segundo a Eurostat, subida resultou da conjugação da evolução das importações líquidas e da energia bruta disponível a aumentar 2,8%, atingindo novo máximo de 97,7%.
Venezuela

Criptomoedas: detidos ex-ministros por corrupção

Os detidos realizaram operações ilegais, atribuíram carregamentos de petróleo, sem controlo administrativo nem garantias, não tendo efetuado os pagamentos correspondentes à petrolífera estatal.
Brasil

Produção de petróleo no Brasil aumenta 5,7%

Os dados confirmam o Brasil como o oitavo maior produtor de petróleo do mundo, à frente de grandes países produtores de petróleo como Emirados Árabes Unidos e Kuwait.
Brasil

Petróleo "será tão prejudicial" como o tabaco

Ministro de Minas e Energia do Brasil acredita que "novas gerações vão começar a rejeitar os combustíveis fósseis da mesma forma que rejeitaram a indústria do tabaco nos últimos vinte anos".
Angola

OPEP prevê queda na produção de petróleo em Angola

Em 2025, a produção de petróleo e gás em Angola deverá cair 0,04%, ficando abaixo do limite que levou à saída do país africano da Organização dos Países Exportadores de Petróleo.
China

China descobre campo de petróleo de 104 milhões

É o sexto campo com uma reserva de mais de 100 milhões de toneladas encontrado no mar de Bohai desde 2019. Esta segunda-feira começou a ser distribuído gás natural a partir de um terminal em Shandong.
Nigéria

Rio Delta: ONG defende responsabilização da Shell

ONG exige que empresa "recupere" a terra e "limpe" a água, argumentando que há pessoas prejudicadas pela poluição causada, inclusive "crianças que, muitas vezes, não vão à escola".
Petróleo

Galp vai realizar mais furos na Namíbia

Presidente executivo da Galp diz que terá uma visão clara do potencial das reservas após testes que vão ser feitos em março. Empresa está consciente do valor de iniciar produção o mais cedo possível.
Noticiário

8h. Galp. Lucros superam os mil milhões de euros

É uma subida dos lucros da petrolífera de 14% face aos 881 milhões registados em 2022. Ainda neste jornal, Presidente dos Estados Unidos recebe hoje o rei da Jordânia na Casa Branca.
Venezuela

Venezuela: maiores reservas de petróleo do mundo

Depois do país latino-americano surgem a Arábia Saudita, o Canadá, o Irão e o Iraque com mais reservas de petróleo. EUA vão retomar as sanções contra setor petrolífero e de gás da Venezuela.
Galp

Galp descobre reserva de petróleo na Namíbia

A Galp anunciou esta sexta-feira que encontrou “uma significativa coluna de petróleo leve” em areias com reservatórios de “alta qualidade” na Namíbia. Comercialidade da descoberta em análise.
Angola

Angola. Receitas petrolíferas caíram 21,3% em 2023

As receitas petrolíferas de Angola caíram 21,3% em 2023 face a 2022, refletindo descida do preço médio do barril e ligeiro decréscimo da produção, tendência inversa à da exportação de gás natural.
Líbia

Libia. Protesto suspende exploração de petróleo

A Companhia Nacional de Petróleo da Líbia anunciou a suspensão da exploração de um importante campo petrolífero no sudoeste do país, devido a um movimento de protesto que bloqueou a atividade.
Guerra na Ucrânia

Rússia exporta quase todo o seu petróleo para Ásia

A Rússia reorientou as suas exportações de petróleo para a China e para a Índia, obtendo receitas a um nível comparável ao de 2021, antes das restrições impostas pelo Ocidente.
OPEP

Petróleo. Angola anuncia saída da OPEP

Angola anunciou a retirada da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). Depois de em novembro ter entrado em rota de colisão da OPEP anuncia agora a sua retirada.
Conferência do Clima

COP28. Presidente continua a investir em petróleo

Dois dias após a assinatura do "acordo histórico" da cimeira do clima, que teve lugar no Dubai, o sultão Al Jaber admitiu que vai continuar a apostar na produção da empresa petrolífera Adnoc.
Alterações Climáticas

Arábia Saudita e Iraque contra fim de combustíveis

Os países exportadores de petróleo, Arábia Saudita e Iraque rejeitaram a inclusão nas recomendações finais da COP28 da redução ou eliminação gradual dos combustíveis fósseis.
Alterações Climáticas

"Repugnante" e "chocados". Reações a carta da OPEP

Carta da OPEP pede aos 13 países membros que rejeitem acordo contra os combustíveis fósseis na cimeira COP 28. Ministra espanhola classifica declarações de "repugnantes". França está chocada.
Guerra na Ucrânia

Petróleo. Rússia consegue escapar às sanções 

Receitas da indústria petrolífera continuam a encher os cofres de guerra russos apesar das sanções impostas há um ano. Análise aponta que o teto às compras de petróleo russo falhou em grande medida.
Nações Unidas

Petróleo. 50 empresas na Carta de Descarbonização

Signatários da carta são responsáveis por 40% da produção mundial de petróleo e 60% são companhias petrolíferas nacionais. Acordo foi conseguido durante a COP28, no Dubai.
Brasil

Produção de petróleo no Brasil aumenta 9,2%

A produção de petróleo no Brasil aumentou 9,2% em outubro, em comparação com o mesmo mês do ano passado, com uma média de 3,54 milhões de barris por dia, informaram fontes oficiais.
Combustível

OPEP corta produção de petróleo em 2024 

Ministros da OPEP e seus dez aliados concordaram em "reduzir ainda mais a produção entre 600.000 e um milhão de barris por dia".
Petróleo

Brasil adere à OPEP + em 2024

O Brasil vai juntar-se ao grupo de nações exportadoras de petróleo conhecido como OPEP+ a partir de janeiro, anunciou a organização em comunicado. Presidência do país ainda não confirmou a informação.
Petróleo

Consumo mundial de crude está acima do esperado

A OPEP afirma que "a procura mundial de petróleo continua a demonstrar vigor e resiliência, com um crescimento melhor do que o esperado no quarto trimestre de 2023".
Mundo

Petróleo aproxima Índia e Moçambique

Com esta relação, os dois países podem expandir a cooperação em áreas como agricultura, agronegócios, caminhos-de-ferro e biocombustíveis.
Conflito Israelo-palestiniano

Guerra no Médio Oriente pode encarecer alimentos

Último relatório do Banco Mundial alerta para complicação subjacente ao conflito no Médio Oriente que poderá resultar no aumento global do preço dos alimentos e petróleo.
Resposta Pronta

"O problema surge se o Irão entrar no conflito"

Ricardo Marques, especialista em mercados energéticos, fala sobre impacto dos ataques entre Hamas e Israel no mercado do petróleo. "Sem nenhum ataque direto, não vejo motivo para preços dispararem."
Economia

O risco do medo do futuro

A tragédia que se vive no Médio Oriente alterou de novo as nossas perspetivas para o mundo e para a economia.
Petróleo

OPEP prevê aumento da procura de petróleo até 2045

OPEP espera ver a procura atingir 116 milhões de barris por dia até 2045. Os números representam também um aumento de seis milhões de barris por dia em relação à anterior estimativa, do ano passado.
Angola

Angola vai licitar 12 blocos petrolíferos

Segundo presidente do conselho de administração da Anpg, este concurso visa reforçar "a estabilização da produção petrolífera no país, que tem sido o principal objetivo da concessionária nacional".
Petróleo

Produção de petróleo em Angola cai entre 10% a 15%

A produção de petróleo em Angola tem declinado entre 10% a 15% ao ano, uma tendência "natural" segundo o líder da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, mas que precisa de ser invertida.
Petróleo

Arábia Saudita prolonga corte até fim de 2023

Ministério da Energia saudita refere que produção do "reino durante novembro e dezembro será de cerca de nove milhões de barris por dia". Redução voluntária quer "apoiar a estabilidade dos mercados".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas