Petróleo

Irão

Irão descarrega petróleo em portos chineses

EUA afirmam que qualquer país que comprar petróleo ao Irão será punido. Mas desde janeiro, a China recebeu cerca de 12 milhões de toneladas de petróleo iraniano. Barris ainda aparecem na alfândega.
Relações Internacionais

Timor aproveita lei sobre tratado de fronteiras

Em causa estão um conjunto de procedimentos para a ratificação do Tratado entre a República Democrática de Timor-Leste e a Commonwealth da Austrália, que estabelece fronteiras Marítimas.
Irão

Irão apreende petroleiro por contrabando 

Origem do navio é desconhecida, mas apreensão surge no meio de tensão entre Londres e Teerão. Irão fala em "embarcação estrangeira" que estava a fazer contrabando de petróleo.
Angola

Petróleo crucial para a estabilidade de Angola

O banco Standard considerou que o programa de reformas estruturais em Angola, juntamente com o fortalecimento do setor petrolífero, são cruciais para garantir o regresso à estabilidade.
Petróleo

Doze mortos em explosão de oleoduto na Nigéria

A explosão, que aconteceu na zona de Ijegun, na capital económica da Nigéria, causou doze mortos, duas dezenas de feridos e ainda destruiu mais de 30 veículos.
Irão

Nuclear. Irão já começou a enriquecer urânio 

255
Teerão ameaçou e cumpriu. Já ultrapassou os limites impostos pelo acordo nuclear. Moscovo está preocupado e apela ao diálogo. China denuncia "intimidação" dos Estados Unidos.
Petróleo

Austrália com 2 a 7 mil milhões de Greater Sunrise

A estimativa de 1,8 a 7,1 mil milhões de receita da exploração dos campos de Greater Sunrise, no Mar de Timor, faz parte da exposição de motivos das emendas legislativas que a Austália apresentou.
Diplomacia

Gibraltar prolonga arresto de petroleiro iraniano

O petroleiro iraniano intercetado na quinta-feira é suspeito de transportar petróleo para a Síria. As autoridades de Gibraltar estão a investigar a origem e destino do petroleiro.
Petróleo

Aliados da OPEP aderem a corte de petróleo 

A decisão dos 24 países surge depois da Arábia Saudita, o maior produtor da OPEP, e a Rússia, maior produtor do grupo de aliados, terem alcançado um acordo prévio no sábado no Japão.
OPEP

Russos e sauditas unidos nos cortes de petróleo

O Presidente russo afirma que combinou com a Arábia Saudita prolongar o acordo de corte da produção de petróleo, para suster as cotações do crude da OPEP.
Geopolítica

Japão pede aos EUA provas do envolvimento do Irão

148
O Governo japonês pediu aos Estados Unidos mais provas para sustentar a afirmação de que o Irão é o responsável pelos ataques de quinta-feira contra dois petroleiros no Golfo de Omã.
Geopolítica

Arábia Saudita alerta Irão que não hesitará reagir

212
O príncipe herdeiro saudita disse que "não hesitará" reagir a qualquer ameaça contra o reino, comentando a tensão com o Irão, após o ataque a dois petroleiros no Golfo de Omã.
Emirados Árabes Unidos

Omã. Emirados querem intervenção internacional

Os Emirados Árabes Unidos apelaram à intervenção das potências internacionais para a proteção do comércio marítimo e para o aprovisionamento de energia no Golfo de Omã.
Rússia

Ataques no mar de Omã. Rússia pede "moderação"

Donald Trump disse que os ataques "têm a assinatura" do Irão e a Rússia considerou "inaceitável acusar quem quer que seja antes da conclusão de uma investigação internacional detalhada e imparcial".
Petróleo

Irão exporta petróleo por vias não-convencionais

Apesar das sanções dos Estados Unidos, o Irão garante que continua a vender petróleo de forma "não oficial", embora não as divulgue porque "os Estados Unidos as impediriam imediatamente".
Petróleo

Angola pede investimento no setor petrolífero

O Presidente incentivou os operadores petrolíferos mundiais a investir em Angola. Governo diz estar "consciente" da realidade e das potencialidades africanas.
Angola

Angola. Futuro do setor petrolífero em debate

O futuro do setor petrolífero em Angola vai ser discutido em Luanda na conferência "Oil&Gas". O Governo angolano vai pré-anunciar o Concurso de Licitação de Blocos Petrolíferos.
Angola

Agência de Petróleos de Angola descobre petróleo

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) de Angola e a petrolífera italiana ENI anunciaram a quinta descoberta de petróleo no Bloco 15/06, nas águas profundas de Angola.
Angola

Angola. Petróleo deixará de ser o principal motor

106
Setor do petróleo não vai manter-se como o principal motor do crescimento económico de Angola a longo prazo, devido à descida dos níveis médios de produção.
Petróleo

Barril Brent sobe 1,55% para 71,28 dólares

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em julho terminou no mercado de futuros de Londres em alta de 1,55%, para os 71,28 dólares.
Petróleo

Petróleo sobe após ataque com 'drones' a oleoduto

O preço do barril de petróleo subiu, numa altura em que a tensão aumenta no Médio Oriente após um ataque com um 'drone' num oleoduto saudita, perturbando a atividade do principal exportador mundial.
Petróleo

ENI anuncia nova descoberta de petróleo

A ENI anunciou ter descoberto um novo poço de petróleo em águas profundas no Bloco 15/06, em Ndungu. Trata-se da quarta perfuração em que obtém sucesso no bloco, depois de Kalimba, Afoxé e Agogo.
Energia

Anadarko vai vender gás ao Japão e Taiwan

A Anadarko faz mais um contrato de fornecimento de gás natural com a Jera e CPC e prevê o fornecimento de 1,6 milhões de toneladas por ano ao longo de 17 anos a partir da data de início de exploração.
Petróleo

Dois petroleiros sauditas atacados

103
Incidente poderá ter sido no estratégico estreito de Ormuz. Alegada sabotagem foi denunciada por ministro da Energia saudita e ocorre poucos dias após EUA alertarem para possíveis ataques do Irão.
Petróleo

Exxon Mobil prepara nova prospeção em Moçambique

A Exxon Mobil prevê começar a explorar "dois poços de prospeção (com uma estimativa de 45 dias por poço), mais um poço opcional" ao largo de Moçambique já a partir de 2020.
Petróleo

Chevron já não vai comprar petrolífera Anadarko

O presidente da Chevron defendeu que a compra da petrolífera significaria a diluição dos lucros e a perda de valor dos acionistas. Desta forma, a Occidental poderá adquirir a Anadarko.
Angola

Angola. Governo corta orçamento devido ao petróleo

O Orçamento Geral do Estado angolano é de 30.640 milhões de euros mas baixa agora 9%, acompanhando o decréscimo do preço do barril de 68 para 55 dólares. O orçamento foi aprovado em 2018.
Petróleo

Occidental vai vender a operação da Anadarko 

Com o negócio de cerca de 7,86 mil milhões de euros, a empresa Total acumula, além da rede de estações de serviço que já tem em Moçambique, a exploração das reservas de gás natural existentes no país.
Venezuela

BICA. Quanto dura um presidente que não manda?

A situação económica, o petróleo, a dependência de Cuba, a falta de apoio popular de Maduro, as vidas dos militares. A análise de José Manuel Fernandes, Filomena Martins e João de Almeida Dias.
Petróleo

Petroleiro com milhão de barris avaria

Um petroleiro Iraniano avariou e está a cerca de 40 quilómetros de Jiddah, a tripulação já foi resgatada e ainda não há confirmação se houve derrame de petróleo.
Petróleo

Reforço das sanções contra o Irão entram em vigor

Os EUA impõem a proibição, a oito países, de importar petróleo iraniano e aplicarão sanções a todos os que não cumprirem. Teerão já disse que "a medida hostil não ficará sem resposta".
Portos

Portos portugueses com aumento do fluxo de carga 

As cargas mais transportadas são produtos petrolíferos, carvão e contentores. Os portos de Setúbal e Leixões registaram, até fevereiro, "a melhor marca de sempre" no segmento dos contentores.
Petróleo

Anadarko. Occidental com oferta superior 

A Anadarko, que lidera o consórcio de um dos maiores investimentos de gás natural em Moçambique, anunciou que "pretende retomar as negociações com a Occidental Petroleum Corporation.
Angola

Angola quer liberalização do setor petrolífero

Segundo José Alexandre Barros, a entrada em função de uma nova concessionária vai contribuir para uma maior liberalização do mercado, que necessita da reunião de todas as "condições legislativas".
Angola

Angola. Petróleo rende 6.565 milhões de euros 

A petrolífera Sonagol exportou 45 milhões de barris mas arrecadou menos 192 milhões de euros face ao quatro trimestre de 2018. A China é o principal destino do petróleo de Angola.
Angola

Angola já tem nova concessionária para o petróleo

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis é nova concessionária do setor, função que era da petrolífera estatal Sonangol, "concluído o quadro legal para o exercício efetivo" da atividade.
Brasil

Brasil. Zonas marinhas sensíveis vão a leilão 

O leilão ocorre em outubro e foi autorizada a inclusão de quatro áreas sensíveis. A exploração petrolífera neste local pode prejudicar a biodiversidade da primeira reserva ambiental marinha do Brasil.
Petróleo

Preço do petróleo subiu no primeiro trimestre

A decisão da Arábia Saudita e da OPEP de cortar a produção e as sanções à Venezuela e ao Irão impulsionarem o preço do petróleo no primeiro trimestre deste ano, revertendo a queda registada em 2018.
Petrolíferas

Petrolífera Chevron vai comprar a Anadarko 

A norte-americana Chevron, uma das maiores petrolíferas do mundo, chegou a acordo para comprar a Anadarko, empresa do mesmo ramo presente em Moçambique, por cerca de 33 mil milhões de dólares.
OPEP

Produção cai mais de meio milhão de barris

Queda da produção da OPEP deve-se a fortes reduções do fornecimento da Arábia Saudita, Venezuela e Iraque, anunciou a organização.
Guiné Equatorial

Ministro lança apelo a petrolíferas africanas

Ministro das Minas e Hidrocarbonetos da Guiné Equatorial apelou às companhias petrolíferas africanas para que acordem e reclamem soberania sobre os seus recursos naturais.
Angola

Angola deixa de usar petróleo como garantia

O Ministério das Finanças de Angola vai abandonar o modelo de financiamento internacional em que as garantias aos empréstimos são prestadas recorrendo à produção de petróleo.
Arábia Saudita

Petrolífera saudita é a mais lucrativa do mundo

A Aramco lucrou quase 99,08 mil milhões de euros em 2018, mais do que qualquer outra empresa do mundo. A petrolífera estatal saudita produz 10% do crude usado globalmente.
Petróleo

Angola admite deixar de pagar dívida com petróleo

O presidente angolano admitiu que poderá deixar de oferecer petróleo como garantia das linhas crédito e assinalou que os anteriores acordos assinados com a China estão desatualizados.
Petróleo

Angola vai licitar 55 novos blocos de petróleo

A estratégia da nova Agência Nacional de Petróleos e Gás (ANPG) prevê também a continuação do estudo das bacias interiores do país, para avaliar oportunidades de licitação de novos blocos.
São Tomé e Príncipe

Petróleo. Total e Sonagol assinam contrato

Com o contrato de partilha de produção para exploração do bloco 1 na Zona Económica Exclusiva, a Total fica com 55% de interesse participativo, a Sonangol com 30% e o Estado são-tomense com 15%.
Angola

Angola é exemplo do modelo de exploração da ENI

O presidente executivo da petrolífera ENI disse que até agora a empresa perfurou "21 poços com uma taxa de sucesso de 86%" em Angola, o que equivale a "uma produção de mais de 150 mil barris por dia".
Angola

Eni anuncia "grande descoberta" de petróleo

A petrolífera italiana Eni anunciou uma "grande descoberta" de petróleo ao largo da costa de Angola, no âmbito do projeto Agogo, e que poderá ter reservas entre 450 a 650 milhões de barris de crude.
Timor-Leste

Sunrise. Timor poderá recorrer a capital chinês 

117
O embaixador Abel Guterres disse que Timor-Leste continua confiante nas perspetivas de desenvolvimento do Sunrise e adiantou que o país recorrerá a capital chinês caso outros países não avancem.
Rússia

Venezuela. Rússia recusa-se a não comprar petróleo

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, rejeitou a exigência do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, de que a Rússia deixe de comprar petróleo venezuelano.
Timor-Leste

Alterações à lei petrolífera são inconstitucionais

132
Em causa estão algumas alterações à Lei de Atividades Petrolíferas, nomeadamente a referência ao novo tratado de fronteiras marítimas entre Timor-Leste e Austrália.
Petróleo

Anadarko investe 176 milhões em Moçambique 

Segundo o relatório anual da companhia petrolífera Anadark, o investimento "inclui a parte do custo da Anadarko associado com a preparação em curso no sítio para a central em terra".
Algarve

Tribunal Central dá "luz verde" a furo petrolífero

A Plataforma Algarve Livre de Petróleo classifica a decisão do Tribunal Central Administrativo do Sul como um "retrocesso" e afirma que está a "considerar as opções ao nível jurídico" para recorrer.
Petróleo

Moçambique. Caravana de petrolífera atacada

135
Um grupo desconhecido com cerca de 5 homens disparou contra uma caravana da petrolífera norte-americana Anadarko, tendo ferido 4 pessoas, e e obrigado os carros a seguirem caminhos diferentes.
Startups

Startup inglesa abre centro tecnológico em Lisboa

Startup tem como objetivo digitalizar os processos das transações de commodities (mercadorias) através de blockchain. Novo centro tecnológico deverá estar operacional em setembro deste ano.
Venezuela

Venezuela. Bulgária bloqueia conta de petrolífera

Sófia anulou uma conta num banco através da qual o dinheiro foi transferido da empresa de petróleo estatal da Venezuela para outros países. Caracas estaria a tentar furar as sanções dos EUA.
Petróleo

Crescimento da procura de petróleo vai manter-se

A Agência Internacional de Energia estima que a procura atinja 100,6 milhões de barris por dia, registando 'picos' no 3º e 4º trimestres com 101,2 e 101,4 milhões de barris por dia, respetivamente.
Venezuela

Quando o café levou a um ultimato a Caracas

Foi há um século, mas o paralelismo faz-se a vários níveis. Em 1902, a Venezuela esteve isolada das principais potências mundiais quando decidiu suspender o pagamento da dívida externa.
Energia

Moçambique diz ter quadros para explorar energia

A higiene e a segurança são o grande desafio para Moçambique, uma vez que a área do petróleo e gás tem requisitos específicos. O país está a direcionar cursos superiores para a área petrolífera.
Venezuela

Rebobinámos a cassete que Maduro usou em 6 anos

185
Desde 2013, Maduro foi contestado pela oposição e por boa parte da população, navegando à vista durante a pior crise socioeconómica da Venezuela. Em 6 anos, o herdeiro de Chávez resistiu sempre. Como?
Petróleo

Brasil. Produção de petróleo caiu 1% em 2018

Os dados de 2018 apresentam que a produção de petróleo desceu para 2,5 milhões de barris diários enquanto a produção total de gás aumentou para 40,8 mil milhões de metros cúbicos.
Venezuela

Petróleo. Como criticar (e enriquecer com) os EUA /premium

697
Maduro acusa Trump de querer "apoderar-se do petróleo da Venezuela" e já se fala num segundo Iraque. A realidade conta uma história bem diferente — e a China e a Rússia podem ajudar a escrevê-la.
Angola

Reformas e preço do petróleo lançam novas apostas

Angola tenta atrair mais investimento para evitar o declínio da produção de petróleo prevista para os próximos anos. Esforços da Sonangol e do Governo terão ajudado a melhorar o ambiente de negócios.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)