456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Petróleo

Angola

Angola antecipa pagamento da dívida à China

A dívida de Angola à China desceu 351 milhões de dólares no primeiro trimestre deste ano, para 21,4 mil milhões. O aumento do preço do petróleo está a ajudar o país no pagamento aos credores chineses.
Guerra na Ucrânia

G7 quer impor teto ao preço do petróleo russo

Os países mais ricos do mundo podem chegar a acordo para limitar o preço pago à Rússia pelo petróleo. Mas é preciso convencer os maiores clientes e encontrar solução eficaz para implementar a medida.
Angola

Angola com maior produção de petróleo em 7 anos

A consultora Oxford Economics prevê que Angola consiga bombear 1,18 milhões de barris diários este ano, o que se traduz na maior produção de petróleo registada desde 2015.
Guerra na Ucrânia

Moscovo prevê redução na produção de petróleo

Projeto de política orçamental, fiscal e tarifária, a redução na produção de petróleo bruto é também afetada por descontos nas vendas dos principais produtos de exportação da Rússia.
Petróleo

Petróleo. Exportadores perante difícil equilíbrio

Prevê-se um difícil equilíbrio entre a oferta e a procura de petróleo para o próximo ano, pelo que a AIE se encontra a pressionar a OPEP e aliados para colocar mais petróleo no mercado.
Alemanha

Alemanha mantém centrais na reserva 

Centrais a carvão e petróleo atualmente na reserva serão ajustadas para poderem "no curto prazo, voltar ao mercado, em caso de procura".
Fact Check

Combustíveis. Guerra não afetou preços?

Uma publicação alega que o aumento dos preços dos combustíveis não está relacionada com a invasão russa em território ucraniano. Mas o analista Ricardo Marques fala de "um empurrão" nos mercados.
Petróleo

Consumo de petróleo desceu 20 pontos em 20 anos

O consumo de petróleo desceu de 61 para 41 por cento em cerca de 20 anos em Portugal, com as energias renováveis e o gás a serem cada vez mais consumidas, segundo dados da base estatística Pordata.
Noticiário

3h. Petróleo. Consumo caiu 20% em 20 anos

Dados do pordata dão conta de que as energias renováveis e o gás são cada vez mais consumidos em Portugal. E ainda, Rússia acusa Ocidente de ter uma "política criminosa" nos Balcãs.
Guerra na Ucrânia

Que impacto tem o embargo a 90% do petróleo russo?

O que acontece aos países sem portos que dependem do oleoduto de Druzhba? É um embargo total? Os preços dos combustíveis vão subir em consequência da decisão da União Europeia?
União Europeia

Borrell saúda embargo parcial ao petróleo russo

Durante a madrugada ficou decidido o embargo parcial ao petróleo russo que o chefe da diplomacia da UE classificou como "uma forma razoável de sair da discussão" após longos dias de debate.
Explicador

Gás russo. "Sines só resolverá 2/3% dos problemas"

Nuno Ribeiro da Silva, presidente da Endesa, diz que o Porto de Sines será mais importante para Portugal do que para a UE. A investigadora Carla Fernandes destaca a importância do embargo ao petróleo.
Noticiário

9h. MP quer Salgado com pena de prisão de dez anos

Ministério Público justifica que crimes do ex-banqueiro revelam que agiu por "pura ganância". Ainda, chefe da diplomacia europeia mostra-se confiante de que embargo a petróleo russo vai ter impacto.
Noticiário

8h. CE. Embargo é "forma de pressão" à Rússia

No segundo dia do encontro do Conselho Europeu, Charles Michel sublinha a importância deste avanço nas sanções. Ainda, Ministério Público quer que Ricardo Salgado tenha uma pena de prisão de dez anos.
Guerra na Ucrânia

UE: embargo parcial e medidas de combate

Embargo parcial veio acompanhado de mais restrições, como a exclusão do maior banco russo do Swift. Foram traçados objetivos para "eliminar gradualmente dependência do gás, petróleo e carvão russos".
Noticiário

00h. Petróleo russo. Acordo parcial para embargo

Luz verde em Bruxelas. Informação acaba de ser avançada pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel. Acordo cobre de forma imediata mais de dois terços das exportações.
Noticiário

19h. UE sem acordo para embargo de petróleo russo

Os 27 estados-membros estiveram reunidos numa reunião antes do Conselho Europeu para discutir um sexto pacote de sanções a aplicar à Rússia, mas não há, para já, acordo.
Noticiário

17h. Petróleo russo: UE não chega a acordo

Presidente do Parlamento Europeu afirma que é urgente chegar uma conclusão sobre o sexto pacote de sanções a aplicar à Rússia. E ainda, as críticas de Rui Tavares a Carlos Moedas.
Petróleo

Angola produzirá 1,14 milhões de barris por dia

A Oxford Economics prevê um aumento na produção de barris de petróleo em Angola, mas atenta na possibilidade de "mais problemas técnicos e atrasos na implementação de novos projetos".
Reino Unido

Reino Unido introduz imposto extra sobre petróleo

O Governo britânico aplicou um imposto sobre o setor petrolífero para enfrentar o aumento do custo de vida no país. Os lucros das empresas de petróleo e gás vão pagar 25% de imposto
Guerra na Ucrânia

Embargo a petróleo russo possível "dentro de dias"

O ministro da Economia alemão anunciou que embargo da UE ao petróleo russo pode acontecer "dentro de dias", mas não há unanimidade, especialmente pela Hungria que "levantou problemas".
Guerra na Ucrânia

Antigo chanceler alemão deixa petrolífera russa

Gerhard Schröder, próximo do Presidente russo e sob fortes críticas desde o início da invasão, informou o grupo de que não podia prolongar as suas funções como presidente do conselho de administração.
Petróleo

Imposto sobre lucros inesperados

Se aos atuais custos de energia adicionar um desincentivo no investimento, com novo imposto, o mais provável é que a produção de petróleo diminua, com previsíveis aumentos na fatura do cliente final.
Guerra na Ucrânia

Bulgária pede escusa do embargo ao petróleo russo

Com 95% do gás utilizado pelo país oriundo da Rússia e com sua única refinaria a apenas conseguir processar petróleo russo, a Bulgária solicitou a sua isenção dos embargos a Rússia.
Guerra na Ucrânia

Países voltaram a querer petróleo e gás africano

O "ataque" aos combustíveis fósseis acabou em fevereiro por causa do conflito na Ucrânia. Agora dizem aos africanos: produzam mais gás, precisamos do vosso petróleo e gás", disse Obiang Lima.
Guerra na Ucrânia

MNE nega "oposição" a embargo ao petróleo russo

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, afirmou que não existe nenhuma "oposição de fundo" por parte da União Europeia ao embargo do petróleo russo.
Guerra na Ucrânia

AM de Lisboa pede embargo de importações russas

A moção foi aprovada pela Assembleia Municipal de Lisboa com o objetivo de incentivar o Governo a que embargue as importações de todas as matérias-primas energéticas da Rússia.
Guerra na Ucrânia

Japão decide embargo ao petróleo russo

O primeiro-ministro japonês recorda que para o país, que depende muito das importações de energia, esta é uma decisão "muito difícil", mas considera que uma resposta coordenada do G7 é fundamental.
Noticiário

17h. G7 chega a acordo para proibir petróleo russo

O compromisso do G7 passa por acabar com as importações de petróleo russo de forma faseada. Ainda neste jornal, O Batalhão Azov diz que governo ucraniano "fracassou" na proteção de Mariupol.
Noticiário

16h. UE sem acordo para embargo ao petróleo russo

Os embaixadores dos Estados Membros estiveram reunidos durante cerca de hora e meia, mas não conseguiram alcançar um acordo. Ainda neste jornal, a visita surpresa de Justin Trudeau à Ucrânia.
Guerra na Ucrânia

UE sem acordo para proibir petróleo russo

Os Estados-membros da União Europeia não conseguiram chegar a acordo para proibir as importações de petróleo da Rússia, devido à guerra na Ucrânia, perante a dependência energética de alguns países.
Mundo

OPEP em Caracas para destacar "papel estratégico" 

O secretário-geral da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) está em Caracas para assinalar o 61.º aniversário da fundação da OPEP e destacar o "papel estratégico" da Venezuela.
Guerra na Ucrânia

Hungria diz que sanções são uma "bomba atómica"

O primeiro-ministro da Hungria recusou a proposta da Comissão Europeia de ter até 2023 para para renunciar às importações do petróleo russo, considerando que é "inaceitável" e não resolve o problema.
Explicador

Petróleo. "Não deve haver pico de preços"

Nuno Ribeiro da Silva, vice-presidente da AIP, admite subida, mas não um pico de preços. O especialista em assuntos europeus Paulo Sande diz que o "6.º pacote está a criar maior fricção entre os 27".
União Europeia

"Cúmplices". Kiev acusa opositores a embargo russo

Ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, acusa países que se opõem as sanções ao petróleo russo de serem "cúmplices de crimes de guerra" em território da Ucrânia.
União Europeia

Praga pede 3 anos para abdicar de petróleo russo

Para renunciar à compra de petróleo russo, prevista nas propostas de sanções da União Europeia (UE) à Rússia pela invasão da Ucrânia, a República Checa pede um período de três anos para transição.
União Europeia

Hungria rejeita embargo da UE a petróleo russo

A Hungria recusou a proposta de um embargo da União Europeia (UE) ao petróleo russo nos termos sugeridos pela Comissão Europeia, afirmando que põe em causa a segurança energética do país.
Governo

Exposição ao petróleo russo não preocupa Governo

"Os portugueses ficam já a saber que não há razão de nenhuma preocupação relativamente à exposição do nosso país ao petróleo russo", garante Duarte Cordeiro.
Noticiário

12h. Preço do Brent sobe de novo

A cotação do barril de petróleo Brent, que serve de referência para o mercado português, voltou a subir esta manhã, em 3,69%.
Noticiário

10h. Preços do petróleo sobem mais de 2%

Depois de Ursula von der Leyen ter anunciado sexto pacote de sanções contra Moscovo, a tendência de subida dos preços do petróleo acelerou. E ainda o que propõe Bruxelas no novo pacote de sanções.
Gabinete de Guerra

Petróleo russo. Irá surgir a 1ª divisão dos 27?

CE propõe banir o petróleo russo de forma gradual. O historiador Bruno Cardoso Reis diz que é uma "gestão inteligente". O coronel Carlos Mendes Dias nega um agravar do conflito face a esta decisão.
Guerra na Ucrânia

Bruxelas propõe proibição faseada a petróleo russo

"Para ajudarmos a Ucrânia, as nossas economias têm de continuar fortes", justificou Ursula von der Leyen. Proibição ao petróleo russo será faseada ao longo de vários meses, mas há mais novas sanções.
Noticiário

8h. Novas sanções. UE quer banir petróleo russo

Presidente da Comissão Europeia apresenta sexto pacote de sanções, mas admite que embargo não vai ser fácil. Ainda, já estarão abertos quatro corredores humanitários para retirar civis de Mariupol.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.