Petróleo

Petróleo

Angola vai licitar 55 novos blocos de petróleo

A estratégia da nova Agência Nacional de Petróleos e Gás (ANPG) prevê também a continuação do estudo das bacias interiores do país, para avaliar oportunidades de licitação de novos blocos.
São Tomé e Príncipe

Petróleo. Total e Sonagol assinam contrato

Com o contrato de partilha de produção para exploração do bloco 1 na Zona Económica Exclusiva, a Total fica com 55% de interesse participativo, a Sonangol com 30% e o Estado são-tomense com 15%.
Angola

Angola é exemplo do modelo de exploração da ENI

O presidente executivo da petrolífera ENI disse que até agora a empresa perfurou "21 poços com uma taxa de sucesso de 86%" em Angola, o que equivale a "uma produção de mais de 150 mil barris por dia".
Angola

Eni anuncia "grande descoberta" de petróleo

A petrolífera italiana Eni anunciou uma "grande descoberta" de petróleo ao largo da costa de Angola, no âmbito do projeto Agogo, e que poderá ter reservas entre 450 a 650 milhões de barris de crude.
Timor-Leste

Sunrise. Timor poderá recorrer a capital chinês 

117
O embaixador Abel Guterres disse que Timor-Leste continua confiante nas perspetivas de desenvolvimento do Sunrise e adiantou que o país recorrerá a capital chinês caso outros países não avancem.
Rússia

Venezuela. Rússia recusa-se a não comprar petróleo

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, rejeitou a exigência do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, de que a Rússia deixe de comprar petróleo venezuelano.
Timor-Leste

Alterações à lei petrolífera são inconstitucionais

132
Em causa estão algumas alterações à Lei de Atividades Petrolíferas, nomeadamente a referência ao novo tratado de fronteiras marítimas entre Timor-Leste e Austrália.
Petróleo

Anadarko investe 176 milhões em Moçambique 

Segundo o relatório anual da companhia petrolífera Anadark, o investimento "inclui a parte do custo da Anadarko associado com a preparação em curso no sítio para a central em terra".
Algarve

Tribunal Central dá "luz verde" a furo petrolífero

A Plataforma Algarve Livre de Petróleo classifica a decisão do Tribunal Central Administrativo do Sul como um "retrocesso" e afirma que está a "considerar as opções ao nível jurídico" para recorrer.
Petróleo

Moçambique. Caravana de petrolífera atacada

135
Um grupo desconhecido com cerca de 5 homens disparou contra uma caravana da petrolífera norte-americana Anadarko, tendo ferido 4 pessoas, e e obrigado os carros a seguirem caminhos diferentes.
Startups

Startup inglesa abre centro tecnológico em Lisboa

Startup tem como objetivo digitalizar os processos das transações de commodities (mercadorias) através de blockchain. Novo centro tecnológico deverá estar operacional em setembro deste ano.
Venezuela

Venezuela. Bulgária bloqueia conta de petrolífera

Sófia anulou uma conta num banco através da qual o dinheiro foi transferido da empresa de petróleo estatal da Venezuela para outros países. Caracas estaria a tentar furar as sanções dos EUA.
Petróleo

Crescimento da procura de petróleo vai manter-se

A Agência Internacional de Energia estima que a procura atinja 100,6 milhões de barris por dia, registando 'picos' no 3º e 4º trimestres com 101,2 e 101,4 milhões de barris por dia, respetivamente.
Venezuela

Quando o café levou a um ultimato a Caracas

Foi há um século, mas o paralelismo faz-se a vários níveis. Em 1902, a Venezuela esteve isolada das principais potências mundiais quando decidiu suspender o pagamento da dívida externa.
Energia

Moçambique diz ter quadros para explorar energia

A higiene e a segurança são o grande desafio para Moçambique, uma vez que a área do petróleo e gás tem requisitos específicos. O país está a direcionar cursos superiores para a área petrolífera.
Venezuela

Rebobinámos a cassete que Maduro usou em 6 anos

185
Desde 2013, Maduro foi contestado pela oposição e por boa parte da população, navegando à vista durante a pior crise socioeconómica da Venezuela. Em 6 anos, o herdeiro de Chávez resistiu sempre. Como?
Petróleo

Brasil. Produção de petróleo caiu 1% em 2018

Os dados de 2018 apresentam que a produção de petróleo desceu para 2,5 milhões de barris diários enquanto a produção total de gás aumentou para 40,8 mil milhões de metros cúbicos.
Venezuela

Petróleo. Como criticar (e enriquecer com) os EUA /premium

697
Maduro acusa Trump de querer "apoderar-se do petróleo da Venezuela" e já se fala num segundo Iraque. A realidade conta uma história bem diferente — e a China e a Rússia podem ajudar a escrevê-la.
Angola

Reformas e preço do petróleo lançam novas apostas

Angola tenta atrair mais investimento para evitar o declínio da produção de petróleo prevista para os próximos anos. Esforços da Sonangol e do Governo terão ajudado a melhorar o ambiente de negócios.
União Europeia

Irão. Mecanismo da UE para negociar está no início

Paris, Londres e Berlim prometeram a Teerão encontrar um mecanismo para manter as trocas comerciais com o país, permitindo que o Irão continuasse a vender petróleo e a importar outros produtos.
Angola

Angola. FMI pode não cobrir queda de receita

As reservas internacionais desceram de 11,9 mil milhões de dólares, em novembro, para 10,6 mil milhões de dólares, em dezembro, "apesar da disponibilização de quase mil milhões de dólares pelo FMI".
Angola

Angola. Governo retifica Orçamento Geral do Estado

135
O ministro de Estado afirma que se pretende "organizar já um Orçamento que tenha um preço de referência do petróleo", que não seja o que apresentaram em dezembro.
Petróleo

Petroleiro venezuelano retido no Tejo desde 2017

495
Um petroleiro está arrestado no Tejo desde julho de 2017 e tem 16 tripulantes a bordo. O navio serve uma empresa da outrora poderosa petrolífera venezuelana PDVSA que deixou dívidas em Portugal.
Angola

OE pode ser revisto se petróleo continuar em baixa

O preço do barril de petróleo Brent, para entrega em março, abriu esta segunda-feira em baixa no mercado de futuros de Londres, a valer 60,87 dólares, menos 1,17% do que no fecho da sessão anterior.
Ambiente

CO2. Menos 60 milhões de barris para neutralidade

O ministro do Ambiente afirma que todos os setores da economia portuguesa terão que contribuir para a redução das emissões, com destaque para a produção de energia, indústria e agricultura.
Angola

Produção de petróleo tem 2.ª maior quebra em 2018

Angola registou uma diminuição de 7,7% na produção de petróleo em 2018. Entre os países que integram a OPEP, aquele que registou maior crescimento na produção diária foi a Arábia Saudita.
Timor-Leste

Timor promulga alteração à lei do petróleo

Em causa estão, entre outras mudanças, o fim do limite de 20% à participação máxima que o Estado pode ter em operações petrolíferas e a introdução de uma exceção ao regime de visto prévio.
Angola

Petróleo rendeu a Angola quase 10 mil milhões

Angola ficou, ainda assim, aquém da meta traçada pelo Governo relativamente às receitas fiscais com a venda de petróleo. Em 2018, o país exportou mais de 536 milhões de barris de crude.
Moçambique

Moçambique. Petróleo e gás valem 587 milhões

Amélia Nakhare, presidente da Autoridade Tributária de Moçambique, afirma que as receitas vão resultar da contratação de serviços pelas multinacionais que estarão envolvidas na prospeção.
Petróleo

Preço do barril de Brent desce 2,40%

O preço do barril de petróleo Brent tinha encerrado as transações na sexta-feira a cotar 60,51 dólares. Esta segunda-feira, concluiu a sessão em Londres em baixa de 2,40%, para os 59,06 dólares.
Timor-Leste

Xanana desafia oposição sobre Greater Sunrise

Xanana Gusmão considerou esta terça-feira "interesse do Estado" a compra da participação maioritária no consórcio do Greater Sunrise, desafiando a oposição a clarificar a sua posição.
Algarve

Sousa Cintra perde indemnização de cinco milhões

204
Empresário pretendia ser compensado pela decisão do Governo de retirar as autorizações de prospeção de petróleo ao largo da costa algarvia. Mas acabou por sair a perder do processo.
Brasil

Produção de petróleo e gás no Brasil cai 3,2%

A produção de petróleo e gás natural no Brasil caiu 3,2% em novembro para 3,274 milhões de barris diários. A queda é provocada pelas obras em vários poços petrolíferos, segundo o regulador do setor.
Petróleo

Venezuela e Guiana em conflito por petróleo

Dois navios da ExxonMobil foram intercetados pela Marinha Venezuela em águas venezuelanas, mas garantem ter autorização do Governo da Guiana. Países trocam acusações entre si.
Petróleo

Barril de Brent abre em alta nos 54,71 dólares

O preço do barril de petróleo Brent, para entrega em fevereiro, abriu hoje em alta no mercado de futuros de Londres, a valer 54,71 dólares, mais 0,66% do que no fecho da sessão anterior.
Angola

Angola. Preço do petróleo no máximo de 4 anos

O preço do barril de petróleo em Angola para exportação atingiu o valor mais alto dos últimos 4 anos. A exportação petrolífera rendeu a Angola 8.700 milhões de euros em receitas fiscais até novembro.
Petróleo

Petróleo cai para preços mais baixos desde 2017

Os preços do petróleo estão a derrapar mais de 4% em Nova Iorque, com sinais de excesso de oferta nos mercados internacionais apesar do compromisso da OPEP para reduzir a produção.
Moçambique

Petrolífera Wentworth vai sair de Moçambique

A empresa petrolífera Wentworth Resources, envolvida na prospeção de gás natural em terrenos moçambicanos, vai abandonar o país em abril de 2019. A empresa tinha licença até junho desse ano.
Sonangol

Sonangol. Petróleo entre 60 e 70 dólares seria bom

O presidente do Conselho de Administração da Sonangol disse que seria "bastante bom" se o preço do petróleo nos mercados internacionais se mantivesse em 2019 entre os 60 e 70 dólares.
Petróleo

OPEP critica EUA por permitir aumento da produção

O secretário-geral da OPEP criticou a recusa dos Estados Unidos em permitir aumento do petróleo e sublinha que "é necessário manter a estabilidade no mercado de petróleo".
Angola

Sonangol e BP acordam reforço da produção

As empresas assinaram acordos para investimento do desenvolvimento do campo "Platina", em águas profundas do Bloco 18, onde partilham as operações, estendendo a licença de produção no mesmo local.
Angola

Energia. Angola recebe secretário-geral da OPEP

Mohammed Sanuzi Barkindo vai fazer uma visita de trabalho de dois dias a Angola, em que terá encontros ao mais alto nível com governantes angolanos, indo visitar empresas como Sonangol e Sonils.
Energia

Petróleo. Descida de preços não aumentará procura

A procura será travada pela moderação das perspetivas económicas. O pacto entre a Organização de Países Exportadores de Petróleo e outros 10 levou a uma descida na oferta em 415 mil barris por dia.
Angola

Produção petrolífera angolana cresce 1,521 milhões

Angola produziu 1,521 milhões de barris de petróleo por dia em novembro, um aumento de 3 mil barris face a outubro, segundo o relatório mensal da Organização de Países Exportadores de Petróleo.
OPEP

OPEP: produção de petróleo será mais baixa em 2019

Segundo a OPEP, em 2019, a produção rival da organização deverá ser de 62,19 milhões de dólares, mais 90 mil barris do que o previsto há um ano.
Brasil

Roubo de petróleo causa grande derrame no Brasil

As autoridades brasileiras dizem que o derrame de petróleo no estado do Rio de Janeiro, no sábado passado, foi causado por ladrões de combustível. Foram libertados cerca de 15.850 galões de petróleo.
Angola

Petrolífera italiana descobre petróleo em Angola

Esta descoberta em Afoxé foi a última confirmação do potencial para exploração de petróleo no lado sul do Bloco 15/06, previsivelmente considerado também com potencial para exploração de gás natural.
Angola

Parlamento pede atenção ao preço do petróleo

Ruth Mendes, adiantou que os deputados já debateram a possibilidade de uma revisão à proposta do OGE para 2019 - o orçamento está projetado com base no preço do barril de petróleo a 68 dólares.
Angola

OPEP. Angola solução para o preço do petróleo

Angola defende que Organização dos Países Exportadores de Petróleo deve encontrar "soluções" para estabelecer um "preço justo" do barril de petróleo que satisfaça produtores e consumidores.
Angola

Angola aprovou fim do monopólio dos diamantes

217
As decisões foram tomadas na tradicional reunião do Conselho de Ministros, liderada pelo Presidente angolano, João Lourenço, cujo comunicado final foi enviado à agência Lusa.
Donald Trump

Trump pede à OPEP para não subir preço do petróleo

A discussão foca-se em torno de estratégias de redução de produção, no momento em que o preço do barril se aproxima, em queda, de 50 dólares.
Venezuela

Conferência da OPEP será presidida pela Venezuela

A Venezuela assumirá a presidência da Conferência da OPEP a partir de janeiro de 2019, que abrirá com um debate sobre um novo corte da produção de petróleo.
Petróleo

Brent em forte alta por trégua entre EUA e China

O barril de petróleo Brent para entrega em fevereiro estava a cotar-se a 61,90 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, mais 5,4% que no fim da sessão anterior.
OPEP

Qatar sai da OPEP mas diz que não é por "política"

120
País garante que é uma decisão "estratégica", sem motivações políticas, quando as relações do Qatar com os países vizinhos azedam cada vez mais. É o primeiro país do Médio Oriente a sair da OPEP.
Mar

Do maldito petróleo à sanha anti-empresarial

O consórcio ENI/Galp já anunciou a desistência do projecto. Uma pequena contrariedade para o consórcio? Mas, para Portugal, eventualmente, muito pior do que isso, talvez mesmo um grande rombo.
Angola

Petróleo mais barato faz Angola perder dinheiro

A produção petrolífera de angolana caiu do equivalente a 3.325 milhões de euros, em outubro, para 2.683 milhões de euros em novembro.
Angola

Angola. Preço do petróleo não deve desanimar

O presidente angolano disse que a baixa do preço do barril de petróleo no mercado internacional não deve desanimar e defende que se deve apostar na produção interna e no aumento das exportações.
Peru

Oito mil barris de petróleo derramados na Amazónia

Os autores do ataque ao oleoduto denunciam irregularidades por parte do Partido Restauração Nacional, que venceu a eleição no município de Morona, em Loreto, região que faz fronteira com o Brasil.
Petróleo

Instituições definiram o preço por barril

O Governo angolano projetou o preço do barril de petróleo em 68 dólares como base do OGE 2019 por estar abaixo do estimado (70 dólares) por várias organizações financeiras internacionais.
Petróleo

Geopolítica define oscilações do preço do petróleo

Em declarações à agência Lusa o economista nigeriano Mahaman Laouan Gaya, argumentou que a lei da oferta e da procura já foi ultrapassada por questões geoestratégicas na definição do preço do petróleo
Angola

Petróleo. Efeitos no Orçamento preocupam Angola

O petróleo é a receita essencial para o Orçamento Geral do Estado (OGE) angolano, tendo atingido esta sexta-feira a cotação mais baixa desde outubro de 2017.
Petróleo

Barril atinge nível mais baixo desde 2017

O barril de petróleo Brent continuou a cair e cotou-se a 60,29 dólares cerca das 10:35 em Lisboa, o nível mais baixo desde novembro de 2017 e menos 2,4% do que na abertura.
Timor-Leste

Timor-Leste compra participação da Shell 

O negócio da participação da Shell no consórcio dos campos Greater Sunrise custou a Timor-Leste cerca de 265 milhões de euros e representa 26,56% da empresa. Xanana Gusmão diz que é "histórico".

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)