Petróleo
Angola

Angola. Aprovada parceria Sonangol e Total  

A petrolífera francesa vai juntar-se à Sonangol na comercialização, distribuição e venda de petróleo e derivados em Angola. A parceria já foi aprovada pela entidade reguladora, dois anos depois.
Celebridades

Jane Fonda detida em protesto pelo clima

12014
A atriz participava num protesto do grupo Oil Change International em defesa do ambiente, quando foi detida juntamente com mais 15 pessoas, avançou esta sexta-feira o Hollywood Reporter.
Brasil

30 navios notificados sobre derrame de petróleo

Derrame já atingiu 132 praias no nordeste do país. Segundo uma investigação preliminar, realizada pela companhia estatal petrolífera Petrobras, a origem do óleo derramado não é brasileira.
Petróleo

Procura de petróleo em baixa ligeira até 2020

A AIE reviu hoje em baixa ligeira a procura mundial de petróleo para 2019 e 2020 e sublinhou que os ataques às instalações sauditas de setembro tiveram menos efeito no mercado do que o esperado.
Irão

Explosão em petroleiro iraniano 

Petroleiro terá sido atingido por mísseis, a cerca de 96 km da costa saudita. incidente acontece depois de os EUA alegarem que o Irão atacou petroleiros perto do Estreito de Ormuz.
Angola

Produção petrolífera cresce para 1.411 milhões

Relatório da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) revela que Angola produziu 1.411 milhões de barris de petróleo por dia em setembro, mais 24.000 face a agosto.
Petróleo

Angola. Mais 2 mil milhões de barris de petróleo

Petrolífera italiana ENI confirmou potencial adicional de mais de 2 mil milhões de barris de petróleo, identificado nas recentes descobertas exploratórias realizadas num dos blocos onde é operadora.
Brasil

Brasil. Produção de petróleo no bate recorde

Brasil bate recorde de produção de petróleo com uma média de 2,8 milhões de barris diários. Foram produzidos 133,3 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, totalizando 1 milhão de barris.
Moçambique

Petrolífera Total: exploração de gás sem riscos

Petrolífera francesa classifica como "amplamente livre de riscos" a exploração de gás natural na Área 1 de Moçambique. "Estamos totalmente comprometidos com o projeto", diz diretor da Total.
Petróleo

Brasil fará leilão milionário de petróleo

Emenda à Constituição viabiliza um mega leilão de concessões de petróleo, com o governo a prever arrecadar 23,3 mil milhões de euros apenas pela adjudicação de licenças.
Brasil

Brasil deteta 105 derramamentos de petróleo bruto

Apesar de não ser produzido no Brasil, 105 focos de derramamentos de petróleo bruto foram encontrados na costa nordestina brasileira. Petrobras determinou que têm origem numa única fonte.
Irão

Irão vai apresentar plano de segurança na ONU

O plano de segurança foi delineado em cooperação com outros países do Golfo Pérsico e surge na sequência de tensões na região depois do ataque às refinarias sauditas neste mês de setembro.
Arábia Saudita

Arábia Saudita vai tomar "medidas apropriadas"

Sauditas estão em contacto com os seus aliados para tomarem os "passos necessários" assim que a investigação aos ataques às suas refinarias estiver concluído. País defende responsabilidade iraniana.
Petróleo

São Tomé prepara negociações no petróleo

São Tomé e Príncipe anunciou que está para breve o início de negociações com a Guiné Equatorial e a revisão do tratado com a Nigéria sobre exploração conjunta de petróleo.
Arábia Saudita

Arábia Saudita: "inegável" que ataque foi iraniano

O Ministério da Defesa da Arábia Saudita mostrou destroços e imagens dos drones, que diz serem iranianos. Narrativa de que rebeldes no Iémen lançaram o ataque é "falsa".
Petróleo

Mundo ainda treme com crises do petróleo. Porquê? /premium

Cotações do Brent estão a recuperar do impacto do ataque às refinarias na Arábia Saudita. Poderá regressar o fantasma da crise petrolífera de 1973? O que está em causa no conflito.
Emirados Árabes Unidos

EAU consideram inaceitável justificação do Irão

"Justificar um ataque terrorista sem precedentes contra as instalações da Aramco com os desenvolvimentos da guerra no Iémen é completamente inaceitável", afirmou o MNE dos Emirados Árabes Unidos.
Economia

Arábia, quarto fornecedor de petróleo a Portugal

A Arábia Saudita foi o quarto fornecedor de petróleo bruto a Portugal em 2018, atrás de Rússia, Angola e Azerbaijão, de acordo com dados da Direção-Geral de Energia e Geologia e cálculos da Lusa.
Petróleo

Preço do barril Brent sobe 14,59%

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em novembro encerrou no mercado de futuros de Londres a subir 14,59%, para 69,02 dólares, depois dos ataques às instalações da petrolífera saudita.
Petróleo

Petróleo. Corte de fornecimento é de "curto prazo"

O ministro da Economia garantiu que "não há razões para preocupação" sobre o corte de fornecimento de petróleo da Arábia Saudita, 5% da oferta mundial, e que deve ser um tema de "muito curto prazo".
Nações Unidas

Arábia Saudita. Ataques mostram necessidade de paz

O enviado da ONU para o Iémen insistiu que os ataques reivindicados pelos rebeldes Huthis contra instalações petrolíferas sauditas mostram a necessidade de encontrar uma solução política para guerra.
Petróleo

Petrolíferas afastam crise de abastecimento 

Secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas diz que "não haverá nenhuma crise de abastecimento" de combustíveis por causa do corte na produção da Arábia Saudita.
Petróleo

Petróleo. Maior ganho diário desde Guerra do Golfo

108
Petróleo disparou quase 20% na negociação antes da abertura, em reação a ataque que parou 50% da produção da Arábia Saudita. Foi o maior salto diário desde 1991. Preço está a subir 14% em Londres.
Petróleo

ENSE pronta para mobilizar reservas de petróleo 

ENSE afirma que "dispõe de reservas estratégicas que podem ser mobilizadas para suprir uma falta eventual". Restabelecimento do fornecimento de petróleo levará semanas, garantiu a petrolífera Aramco.
Estados Unidos da América

EUA "prontos" a responder a ataque às refinarias

164
Os ataques deste sábado às instalações petrolíferas na Arábia Saudita foram reivindicados pelos Huthis. Governo iraniano já negou envolvimento. EUA aguardam por uma confirmação sobre quem é culpado.
Petróleo

Ataque a coração do setor petrolífero ameaça preço

206
O mais bem sucedido ataque ao "coração" da indústria petrolífera saudita retira do mercado 5% do abastecimento mundial. Preços podem subir, se produção não for regularizada. Irão nega envolvimento.
Petróleo

Petróleo. AIE nega revisão em baixa da OPEP

AIE afastou-se da revisão em baixa da OPEP sobre a procura de petróleo em 2019 e 2020 porque vê sinais de aceleração do consumo, que na primeira metade deste ano esteve abaixo das expectativas.
Médio Oriente

Irão nega violar direito em transporte de petróleo

Governo britânico disse ter provas de que um petroleiro transportara petróleo iraniano para o regime sírio, violando as sanções da União Europeia e os compromissos com o Reino Unido.
Angola

Reforma no setor petrolífero em conferência

Angola participa, de 9 a 11 de outubro próximo, na conferência anual promovida pela "Africa Oil & Power", a decorrer na África do Sul, na qual abordará a situação do setor petrolífero.
Petróleo

OPEP revê em baixa consumo de petróleo

No relatório mensal do mercado do petróleo, a Organização de Países Exportadores de Petróleo prevê que o consumo de petróleo seja em média de 99,84 milhões de barris por dia, mais 1% que em 2018.
Petróleo

MNE britânico quer salvaguardar acordo nuclear

O ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Dominic Raab, encontra-se com homólogos europeus para discutir como salvaguardar o acordo nuclear com o Irão e proteger o transporte marítimo em Ormuz.
Timor-Leste

Timor-Leste. Vetadas emendas a leis petrolíferas

120
O chefe de Estado do país considera que a decisão do recurso obriga a eliminar normas inconstitucionais. Será agendado um novo debate no plenário para determinar o futuro dos diplomas.
Petróleo

Timor. Alterações à lei são inconstitucionais

O tribunal superior timorense deu razão parcial ao Presidente da República, confirmando a inconstitucionalidade de parte de um conjunto de alterações à lei de atividades petrolíferas.
Petróleo

Moçambique. Galp investe 125 ME em armazenamento

A Galp vai aumentar a capacidade de armazenamento de combustíveis em Moçambique com um investimento de 125 milhões de euros em novos parques logísticos.
Conflitos

Navio de guerra britânico mobilizado para o Golfo

Um novo navio de guerra britânico, o HMS Defender, foi mobilizado para proteger as embarcações comerciais no estreito de Ormuz, no Golfo, região no centro de tensões com o Irão.
Petróleo

Irão. Produção de petróleo cai 2% em julho

A produção do Irão caiu em julho, para 2,213 milhões de barris por dia, face ao mês anterior, o que corresponde a menos 47 mil barris diários que no mês de junho.
Irão

Petroleiro iraniano vai para o Mediterrâneo

Teerão diz que o navio mudou de pavilhão panamiano para iraniano. Navio foi arrestado em julho por transportar petróleo para a Síria. Destino final ainda é incerto.
Médio Oriente

Iraque: Estados árabes garantem segurança do Golfo

A mensagem de Al-Hakim, ministro iraquiano, surgiu como resposta aos esforços dos EUA para criar missão de segurança liderada pelos norte-americanos para operar no estreito de Ormuz, no Golfo Pérsico.
Petróleo

Preço do barril de Brent tem mais uma forte queda

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em outubro encerrou no mercado londrino de futuros em queda de 4,58%, para os 56,24 dólares, devido à subida das reservas petrolíferas dos EUA.
Timor-Leste

Fundo Petrolífero em Timor valia 17,45 mil milhões

272
No final de junho, o Fundo Petrolífero valia 17,45 mil milhões de dólares (cerca de 16 mil milhões de euros). Este valor representa mais 470 milhões do que no fim do primeiro trimestre deste ano.
Petróleo

Petrolíferas com interesse renovado em África

A consultora Fitch antevê um renovado interesse das petrolíferas e gasistas internacionais nos mercados emergentes, entre os quais está a África subsariana.
Petróleo

"Bomba-relógio" de petróleo pode explodir no Iémen

1154
Um petroleiro com mais de um milhão de barris pode explodir na costa do Iémen, provocando um dos maiores vazamentos de petróleo da história. A ONU pede acesso urgente à embarcação.
Desastres Naturais

Tecnologia evita fugas de combustíveis na água

Investigadores desenvolveram uma solução que, através da monitorização remota e contínua de mangueiras submersas, permite detetar eventuais fugas de combustível e evitar desastres ambientais.
Irão

Irão descarrega petróleo em portos chineses

314
EUA afirmam que qualquer país que comprar petróleo ao Irão será punido. Mas desde janeiro, a China recebeu cerca de 12 milhões de toneladas de petróleo iraniano. Barris ainda aparecem na alfândega.
Relações Internacionais

Timor aproveita lei sobre tratado de fronteiras

Em causa estão um conjunto de procedimentos para a ratificação do Tratado entre a República Democrática de Timor-Leste e a Commonwealth da Austrália, que estabelece fronteiras Marítimas.
Irão

Irão apreende petroleiro por contrabando 

Origem do navio é desconhecida, mas apreensão surge no meio de tensão entre Londres e Teerão. Irão fala em "embarcação estrangeira" que estava a fazer contrabando de petróleo.
Angola

Petróleo crucial para a estabilidade de Angola

O banco Standard considerou que o programa de reformas estruturais em Angola, juntamente com o fortalecimento do setor petrolífero, são cruciais para garantir o regresso à estabilidade.
Petróleo

Doze mortos em explosão de oleoduto na Nigéria

A explosão, que aconteceu na zona de Ijegun, na capital económica da Nigéria, causou doze mortos, duas dezenas de feridos e ainda destruiu mais de 30 veículos.
Irão

Nuclear. Irão já começou a enriquecer urânio 

255
Teerão ameaçou e cumpriu. Já ultrapassou os limites impostos pelo acordo nuclear. Moscovo está preocupado e apela ao diálogo. China denuncia "intimidação" dos Estados Unidos.
Petróleo

Austrália com 2 a 7 mil milhões de Greater Sunrise

A estimativa de 1,8 a 7,1 mil milhões de receita da exploração dos campos de Greater Sunrise, no Mar de Timor, faz parte da exposição de motivos das emendas legislativas que a Austália apresentou.
Diplomacia

Gibraltar prolonga arresto de petroleiro iraniano

O petroleiro iraniano intercetado na quinta-feira é suspeito de transportar petróleo para a Síria. As autoridades de Gibraltar estão a investigar a origem e destino do petroleiro.
Petróleo

Aliados da OPEP aderem a corte de petróleo 

A decisão dos 24 países surge depois da Arábia Saudita, o maior produtor da OPEP, e a Rússia, maior produtor do grupo de aliados, terem alcançado um acordo prévio no sábado no Japão.
OPEP

Russos e sauditas unidos nos cortes de petróleo

O Presidente russo afirma que combinou com a Arábia Saudita prolongar o acordo de corte da produção de petróleo, para suster as cotações do crude da OPEP.
Geopolítica

Japão pede aos EUA provas do envolvimento do Irão

148
O Governo japonês pediu aos Estados Unidos mais provas para sustentar a afirmação de que o Irão é o responsável pelos ataques de quinta-feira contra dois petroleiros no Golfo de Omã.
Geopolítica

Arábia Saudita alerta Irão que não hesitará reagir

212
O príncipe herdeiro saudita disse que "não hesitará" reagir a qualquer ameaça contra o reino, comentando a tensão com o Irão, após o ataque a dois petroleiros no Golfo de Omã.
Emirados Árabes Unidos

Omã. Emirados querem intervenção internacional

Os Emirados Árabes Unidos apelaram à intervenção das potências internacionais para a proteção do comércio marítimo e para o aprovisionamento de energia no Golfo de Omã.
Rússia

Ataques no mar de Omã. Rússia pede "moderação"

Donald Trump disse que os ataques "têm a assinatura" do Irão e a Rússia considerou "inaceitável acusar quem quer que seja antes da conclusão de uma investigação internacional detalhada e imparcial".
Petróleo

Irão exporta petróleo por vias não-convencionais

Apesar das sanções dos Estados Unidos, o Irão garante que continua a vender petróleo de forma "não oficial", embora não as divulgue porque "os Estados Unidos as impediriam imediatamente".
Petróleo

Angola pede investimento no setor petrolífero

O Presidente incentivou os operadores petrolíferos mundiais a investir em Angola. Governo diz estar "consciente" da realidade e das potencialidades africanas.
Angola

Angola. Futuro do setor petrolífero em debate

O futuro do setor petrolífero em Angola vai ser discutido em Luanda na conferência "Oil&Gas". O Governo angolano vai pré-anunciar o Concurso de Licitação de Blocos Petrolíferos.
Angola

Agência de Petróleos de Angola descobre petróleo

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) de Angola e a petrolífera italiana ENI anunciaram a quinta descoberta de petróleo no Bloco 15/06, nas águas profundas de Angola.
Angola

Angola. Petróleo deixará de ser o principal motor

106
Setor do petróleo não vai manter-se como o principal motor do crescimento económico de Angola a longo prazo, devido à descida dos níveis médios de produção.
Petróleo

Barril Brent sobe 1,55% para 71,28 dólares

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em julho terminou no mercado de futuros de Londres em alta de 1,55%, para os 71,28 dólares.
Petróleo

Petróleo sobe após ataque com 'drones' a oleoduto

O preço do barril de petróleo subiu, numa altura em que a tensão aumenta no Médio Oriente após um ataque com um 'drone' num oleoduto saudita, perturbando a atividade do principal exportador mundial.
Petróleo

ENI anuncia nova descoberta de petróleo

A ENI anunciou ter descoberto um novo poço de petróleo em águas profundas no Bloco 15/06, em Ndungu. Trata-se da quarta perfuração em que obtém sucesso no bloco, depois de Kalimba, Afoxé e Agogo.
Energia

Anadarko vai vender gás ao Japão e Taiwan

A Anadarko faz mais um contrato de fornecimento de gás natural com a Jera e CPC e prevê o fornecimento de 1,6 milhões de toneladas por ano ao longo de 17 anos a partir da data de início de exploração.
Petróleo

Dois petroleiros sauditas atacados

103
Incidente poderá ter sido no estratégico estreito de Ormuz. Alegada sabotagem foi denunciada por ministro da Energia saudita e ocorre poucos dias após EUA alertarem para possíveis ataques do Irão.
Petróleo

Exxon Mobil prepara nova prospeção em Moçambique

A Exxon Mobil prevê começar a explorar "dois poços de prospeção (com uma estimativa de 45 dias por poço), mais um poço opcional" ao largo de Moçambique já a partir de 2020.
Petróleo

Chevron já não vai comprar petrolífera Anadarko

O presidente da Chevron defendeu que a compra da petrolífera significaria a diluição dos lucros e a perda de valor dos acionistas. Desta forma, a Occidental poderá adquirir a Anadarko.
Angola

Angola. Governo corta orçamento devido ao petróleo

O Orçamento Geral do Estado angolano é de 30.640 milhões de euros mas baixa agora 9%, acompanhando o decréscimo do preço do barril de 68 para 55 dólares. O orçamento foi aprovado em 2018.
Petróleo

Occidental vai vender a operação da Anadarko 

Com o negócio de cerca de 7,86 mil milhões de euros, a empresa Total acumula, além da rede de estações de serviço que já tem em Moçambique, a exploração das reservas de gás natural existentes no país.
Venezuela

BICA. Quanto dura um presidente que não manda?

A situação económica, o petróleo, a dependência de Cuba, a falta de apoio popular de Maduro, as vidas dos militares. A análise de José Manuel Fernandes, Filomena Martins e João de Almeida Dias.
Petróleo

Petroleiro com milhão de barris avaria

Um petroleiro Iraniano avariou e está a cerca de 40 quilómetros de Jiddah, a tripulação já foi resgatada e ainda não há confirmação se houve derrame de petróleo.
Petróleo

Reforço das sanções contra o Irão entram em vigor

Os EUA impõem a proibição, a oito países, de importar petróleo iraniano e aplicarão sanções a todos os que não cumprirem. Teerão já disse que "a medida hostil não ficará sem resposta".
Portos

Portos portugueses com aumento do fluxo de carga 

As cargas mais transportadas são produtos petrolíferos, carvão e contentores. Os portos de Setúbal e Leixões registaram, até fevereiro, "a melhor marca de sempre" no segmento dos contentores.
Petróleo

Anadarko. Occidental com oferta superior 

A Anadarko, que lidera o consórcio de um dos maiores investimentos de gás natural em Moçambique, anunciou que "pretende retomar as negociações com a Occidental Petroleum Corporation.
Angola

Angola quer liberalização do setor petrolífero

Segundo José Alexandre Barros, a entrada em função de uma nova concessionária vai contribuir para uma maior liberalização do mercado, que necessita da reunião de todas as "condições legislativas".
Angola

Angola. Petróleo rende 6.565 milhões de euros 

A petrolífera Sonagol exportou 45 milhões de barris mas arrecadou menos 192 milhões de euros face ao quatro trimestre de 2018. A China é o principal destino do petróleo de Angola.
Angola

Angola já tem nova concessionária para o petróleo

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis é nova concessionária do setor, função que era da petrolífera estatal Sonangol, "concluído o quadro legal para o exercício efetivo" da atividade.
Brasil

Brasil. Zonas marinhas sensíveis vão a leilão 

O leilão ocorre em outubro e foi autorizada a inclusão de quatro áreas sensíveis. A exploração petrolífera neste local pode prejudicar a biodiversidade da primeira reserva ambiental marinha do Brasil.
Petróleo

Preço do petróleo subiu no primeiro trimestre

A decisão da Arábia Saudita e da OPEP de cortar a produção e as sanções à Venezuela e ao Irão impulsionarem o preço do petróleo no primeiro trimestre deste ano, revertendo a queda registada em 2018.
Petrolíferas

Petrolífera Chevron vai comprar a Anadarko 

A norte-americana Chevron, uma das maiores petrolíferas do mundo, chegou a acordo para comprar a Anadarko, empresa do mesmo ramo presente em Moçambique, por cerca de 33 mil milhões de dólares.
OPEP

Produção cai mais de meio milhão de barris

Queda da produção da OPEP deve-se a fortes reduções do fornecimento da Arábia Saudita, Venezuela e Iraque, anunciou a organização.
Guiné Equatorial

Ministro lança apelo a petrolíferas africanas

Ministro das Minas e Hidrocarbonetos da Guiné Equatorial apelou às companhias petrolíferas africanas para que acordem e reclamem soberania sobre os seus recursos naturais.
Angola

Angola deixa de usar petróleo como garantia

O Ministério das Finanças de Angola vai abandonar o modelo de financiamento internacional em que as garantias aos empréstimos são prestadas recorrendo à produção de petróleo.
Arábia Saudita

Petrolífera saudita é a mais lucrativa do mundo

A Aramco lucrou quase 99,08 mil milhões de euros em 2018, mais do que qualquer outra empresa do mundo. A petrolífera estatal saudita produz 10% do crude usado globalmente.
Petróleo

Angola admite deixar de pagar dívida com petróleo

O presidente angolano admitiu que poderá deixar de oferecer petróleo como garantia das linhas crédito e assinalou que os anteriores acordos assinados com a China estão desatualizados.
Petróleo

Angola vai licitar 55 novos blocos de petróleo

A estratégia da nova Agência Nacional de Petróleos e Gás (ANPG) prevê também a continuação do estudo das bacias interiores do país, para avaliar oportunidades de licitação de novos blocos.
São Tomé e Príncipe

Petróleo. Total e Sonagol assinam contrato

Com o contrato de partilha de produção para exploração do bloco 1 na Zona Económica Exclusiva, a Total fica com 55% de interesse participativo, a Sonangol com 30% e o Estado são-tomense com 15%.
Angola

Angola é exemplo do modelo de exploração da ENI

O presidente executivo da petrolífera ENI disse que até agora a empresa perfurou "21 poços com uma taxa de sucesso de 86%" em Angola, o que equivale a "uma produção de mais de 150 mil barris por dia".
Angola

Eni anuncia "grande descoberta" de petróleo

A petrolífera italiana Eni anunciou uma "grande descoberta" de petróleo ao largo da costa de Angola, no âmbito do projeto Agogo, e que poderá ter reservas entre 450 a 650 milhões de barris de crude.
Timor-Leste

Sunrise. Timor poderá recorrer a capital chinês 

117
O embaixador Abel Guterres disse que Timor-Leste continua confiante nas perspetivas de desenvolvimento do Sunrise e adiantou que o país recorrerá a capital chinês caso outros países não avancem.
Rússia

Venezuela. Rússia recusa-se a não comprar petróleo

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, rejeitou a exigência do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, de que a Rússia deixe de comprar petróleo venezuelano.
Timor-Leste

Alterações à lei petrolífera são inconstitucionais

132
Em causa estão algumas alterações à Lei de Atividades Petrolíferas, nomeadamente a referência ao novo tratado de fronteiras marítimas entre Timor-Leste e Austrália.
Petróleo

Anadarko investe 176 milhões em Moçambique 

Segundo o relatório anual da companhia petrolífera Anadark, o investimento "inclui a parte do custo da Anadarko associado com a preparação em curso no sítio para a central em terra".
Algarve

Tribunal Central dá "luz verde" a furo petrolífero

A Plataforma Algarve Livre de Petróleo classifica a decisão do Tribunal Central Administrativo do Sul como um "retrocesso" e afirma que está a "considerar as opções ao nível jurídico" para recorrer.
Petróleo

Moçambique. Caravana de petrolífera atacada

135
Um grupo desconhecido com cerca de 5 homens disparou contra uma caravana da petrolífera norte-americana Anadarko, tendo ferido 4 pessoas, e e obrigado os carros a seguirem caminhos diferentes.
Startups

Startup inglesa abre centro tecnológico em Lisboa

Startup tem como objetivo digitalizar os processos das transações de commodities (mercadorias) através de blockchain. Novo centro tecnológico deverá estar operacional em setembro deste ano.
Venezuela

Venezuela. Bulgária bloqueia conta de petrolífera

Sófia anulou uma conta num banco através da qual o dinheiro foi transferido da empresa de petróleo estatal da Venezuela para outros países. Caracas estaria a tentar furar as sanções dos EUA.
Petróleo

Crescimento da procura de petróleo vai manter-se

A Agência Internacional de Energia estima que a procura atinja 100,6 milhões de barris por dia, registando 'picos' no 3º e 4º trimestres com 101,2 e 101,4 milhões de barris por dia, respetivamente.
Venezuela

Quando o café levou a um ultimato a Caracas

Foi há um século, mas o paralelismo faz-se a vários níveis. Em 1902, a Venezuela esteve isolada das principais potências mundiais quando decidiu suspender o pagamento da dívida externa.
Energia

Moçambique diz ter quadros para explorar energia

A higiene e a segurança são o grande desafio para Moçambique, uma vez que a área do petróleo e gás tem requisitos específicos. O país está a direcionar cursos superiores para a área petrolífera.
Venezuela

Rebobinámos a cassete que Maduro usou em 6 anos

185
Desde 2013, Maduro foi contestado pela oposição e por boa parte da população, navegando à vista durante a pior crise socioeconómica da Venezuela. Em 6 anos, o herdeiro de Chávez resistiu sempre. Como?
Petróleo

Brasil. Produção de petróleo caiu 1% em 2018

Os dados de 2018 apresentam que a produção de petróleo desceu para 2,5 milhões de barris diários enquanto a produção total de gás aumentou para 40,8 mil milhões de metros cúbicos.
Venezuela

Petróleo. Como criticar (e enriquecer com) os EUA /premium

697
Maduro acusa Trump de querer "apoderar-se do petróleo da Venezuela" e já se fala num segundo Iraque. A realidade conta uma história bem diferente — e a China e a Rússia podem ajudar a escrevê-la.
Angola

Reformas e preço do petróleo lançam novas apostas

Angola tenta atrair mais investimento para evitar o declínio da produção de petróleo prevista para os próximos anos. Esforços da Sonangol e do Governo terão ajudado a melhorar o ambiente de negócios.
União Europeia

Irão. Mecanismo da UE para negociar está no início

Paris, Londres e Berlim prometeram a Teerão encontrar um mecanismo para manter as trocas comerciais com o país, permitindo que o Irão continuasse a vender petróleo e a importar outros produtos.
Angola

Angola. FMI pode não cobrir queda de receita

As reservas internacionais desceram de 11,9 mil milhões de dólares, em novembro, para 10,6 mil milhões de dólares, em dezembro, "apesar da disponibilização de quase mil milhões de dólares pelo FMI".
Angola

Angola. Governo retifica Orçamento Geral do Estado

135
O ministro de Estado afirma que se pretende "organizar já um Orçamento que tenha um preço de referência do petróleo", que não seja o que apresentaram em dezembro.
Petróleo

Petroleiro venezuelano retido no Tejo desde 2017

495
Um petroleiro está arrestado no Tejo desde julho de 2017 e tem 16 tripulantes a bordo. O navio serve uma empresa da outrora poderosa petrolífera venezuelana PDVSA que deixou dívidas em Portugal.
Angola

OE pode ser revisto se petróleo continuar em baixa

O preço do barril de petróleo Brent, para entrega em março, abriu esta segunda-feira em baixa no mercado de futuros de Londres, a valer 60,87 dólares, menos 1,17% do que no fecho da sessão anterior.
Ambiente

CO2. Menos 60 milhões de barris para neutralidade

O ministro do Ambiente afirma que todos os setores da economia portuguesa terão que contribuir para a redução das emissões, com destaque para a produção de energia, indústria e agricultura.
Angola

Produção de petróleo tem 2.ª maior quebra em 2018

Angola registou uma diminuição de 7,7% na produção de petróleo em 2018. Entre os países que integram a OPEP, aquele que registou maior crescimento na produção diária foi a Arábia Saudita.
Timor-Leste

Timor promulga alteração à lei do petróleo

Em causa estão, entre outras mudanças, o fim do limite de 20% à participação máxima que o Estado pode ter em operações petrolíferas e a introdução de uma exceção ao regime de visto prévio.
Angola

Petróleo rendeu a Angola quase 10 mil milhões

Angola ficou, ainda assim, aquém da meta traçada pelo Governo relativamente às receitas fiscais com a venda de petróleo. Em 2018, o país exportou mais de 536 milhões de barris de crude.
Moçambique

Moçambique. Petróleo e gás valem 587 milhões

Amélia Nakhare, presidente da Autoridade Tributária de Moçambique, afirma que as receitas vão resultar da contratação de serviços pelas multinacionais que estarão envolvidas na prospeção.
Petróleo

Preço do barril de Brent desce 2,40%

O preço do barril de petróleo Brent tinha encerrado as transações na sexta-feira a cotar 60,51 dólares. Esta segunda-feira, concluiu a sessão em Londres em baixa de 2,40%, para os 59,06 dólares.
Timor-Leste

Xanana desafia oposição sobre Greater Sunrise

Xanana Gusmão considerou esta terça-feira "interesse do Estado" a compra da participação maioritária no consórcio do Greater Sunrise, desafiando a oposição a clarificar a sua posição.
Algarve

Sousa Cintra perde indemnização de cinco milhões

204
Empresário pretendia ser compensado pela decisão do Governo de retirar as autorizações de prospeção de petróleo ao largo da costa algarvia. Mas acabou por sair a perder do processo.
Brasil

Produção de petróleo e gás no Brasil cai 3,2%

A produção de petróleo e gás natural no Brasil caiu 3,2% em novembro para 3,274 milhões de barris diários. A queda é provocada pelas obras em vários poços petrolíferos, segundo o regulador do setor.
Petróleo

Venezuela e Guiana em conflito por petróleo

Dois navios da ExxonMobil foram intercetados pela Marinha Venezuela em águas venezuelanas, mas garantem ter autorização do Governo da Guiana. Países trocam acusações entre si.
Petróleo

Barril de Brent abre em alta nos 54,71 dólares

O preço do barril de petróleo Brent, para entrega em fevereiro, abriu hoje em alta no mercado de futuros de Londres, a valer 54,71 dólares, mais 0,66% do que no fecho da sessão anterior.
Angola

Angola. Preço do petróleo no máximo de 4 anos

O preço do barril de petróleo em Angola para exportação atingiu o valor mais alto dos últimos 4 anos. A exportação petrolífera rendeu a Angola 8.700 milhões de euros em receitas fiscais até novembro.
Petróleo

Petróleo cai para preços mais baixos desde 2017

Os preços do petróleo estão a derrapar mais de 4% em Nova Iorque, com sinais de excesso de oferta nos mercados internacionais apesar do compromisso da OPEP para reduzir a produção.
Moçambique

Petrolífera Wentworth vai sair de Moçambique

A empresa petrolífera Wentworth Resources, envolvida na prospeção de gás natural em terrenos moçambicanos, vai abandonar o país em abril de 2019. A empresa tinha licença até junho desse ano.
Sonangol

Sonangol. Petróleo entre 60 e 70 dólares seria bom

O presidente do Conselho de Administração da Sonangol disse que seria "bastante bom" se o preço do petróleo nos mercados internacionais se mantivesse em 2019 entre os 60 e 70 dólares.
Petróleo

OPEP critica EUA por permitir aumento da produção

O secretário-geral da OPEP criticou a recusa dos Estados Unidos em permitir aumento do petróleo e sublinha que "é necessário manter a estabilidade no mercado de petróleo".
Angola

Sonangol e BP acordam reforço da produção

As empresas assinaram acordos para investimento do desenvolvimento do campo "Platina", em águas profundas do Bloco 18, onde partilham as operações, estendendo a licença de produção no mesmo local.
Angola

Energia. Angola recebe secretário-geral da OPEP

Mohammed Sanuzi Barkindo vai fazer uma visita de trabalho de dois dias a Angola, em que terá encontros ao mais alto nível com governantes angolanos, indo visitar empresas como Sonangol e Sonils.
Energia

Petróleo. Descida de preços não aumentará procura

A procura será travada pela moderação das perspetivas económicas. O pacto entre a Organização de Países Exportadores de Petróleo e outros 10 levou a uma descida na oferta em 415 mil barris por dia.
Angola

Produção petrolífera angolana cresce 1,521 milhões

Angola produziu 1,521 milhões de barris de petróleo por dia em novembro, um aumento de 3 mil barris face a outubro, segundo o relatório mensal da Organização de Países Exportadores de Petróleo.
OPEP

OPEP: produção de petróleo será mais baixa em 2019

Segundo a OPEP, em 2019, a produção rival da organização deverá ser de 62,19 milhões de dólares, mais 90 mil barris do que o previsto há um ano.
Brasil

Roubo de petróleo causa grande derrame no Brasil

As autoridades brasileiras dizem que o derrame de petróleo no estado do Rio de Janeiro, no sábado passado, foi causado por ladrões de combustível. Foram libertados cerca de 15.850 galões de petróleo.
Angola

Petrolífera italiana descobre petróleo em Angola

Esta descoberta em Afoxé foi a última confirmação do potencial para exploração de petróleo no lado sul do Bloco 15/06, previsivelmente considerado também com potencial para exploração de gás natural.
Angola

Parlamento pede atenção ao preço do petróleo

Ruth Mendes, adiantou que os deputados já debateram a possibilidade de uma revisão à proposta do OGE para 2019 - o orçamento está projetado com base no preço do barril de petróleo a 68 dólares.
Angola

OPEP. Angola solução para o preço do petróleo

Angola defende que Organização dos Países Exportadores de Petróleo deve encontrar "soluções" para estabelecer um "preço justo" do barril de petróleo que satisfaça produtores e consumidores.
Angola

Angola aprovou fim do monopólio dos diamantes

217
As decisões foram tomadas na tradicional reunião do Conselho de Ministros, liderada pelo Presidente angolano, João Lourenço, cujo comunicado final foi enviado à agência Lusa.
Donald Trump

Trump pede à OPEP para não subir preço do petróleo

A discussão foca-se em torno de estratégias de redução de produção, no momento em que o preço do barril se aproxima, em queda, de 50 dólares.
Venezuela

Conferência da OPEP será presidida pela Venezuela

A Venezuela assumirá a presidência da Conferência da OPEP a partir de janeiro de 2019, que abrirá com um debate sobre um novo corte da produção de petróleo.
Petróleo

Brent em forte alta por trégua entre EUA e China

O barril de petróleo Brent para entrega em fevereiro estava a cotar-se a 61,90 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, mais 5,4% que no fim da sessão anterior.
OPEP

Qatar sai da OPEP mas diz que não é por "política"

120
País garante que é uma decisão "estratégica", sem motivações políticas, quando as relações do Qatar com os países vizinhos azedam cada vez mais. É o primeiro país do Médio Oriente a sair da OPEP.
Mar

Do maldito petróleo à sanha anti-empresarial

O consórcio ENI/Galp já anunciou a desistência do projecto. Uma pequena contrariedade para o consórcio? Mas, para Portugal, eventualmente, muito pior do que isso, talvez mesmo um grande rombo.
Angola

Petróleo mais barato faz Angola perder dinheiro

A produção petrolífera de angolana caiu do equivalente a 3.325 milhões de euros, em outubro, para 2.683 milhões de euros em novembro.
Angola

Angola. Preço do petróleo não deve desanimar

O presidente angolano disse que a baixa do preço do barril de petróleo no mercado internacional não deve desanimar e defende que se deve apostar na produção interna e no aumento das exportações.
Peru

Oito mil barris de petróleo derramados na Amazónia

Os autores do ataque ao oleoduto denunciam irregularidades por parte do Partido Restauração Nacional, que venceu a eleição no município de Morona, em Loreto, região que faz fronteira com o Brasil.
Petróleo

Instituições definiram o preço por barril

O Governo angolano projetou o preço do barril de petróleo em 68 dólares como base do OGE 2019 por estar abaixo do estimado (70 dólares) por várias organizações financeiras internacionais.
Petróleo

Geopolítica define oscilações do preço do petróleo

Em declarações à agência Lusa o economista nigeriano Mahaman Laouan Gaya, argumentou que a lei da oferta e da procura já foi ultrapassada por questões geoestratégicas na definição do preço do petróleo
Angola

Petróleo. Efeitos no Orçamento preocupam Angola

O petróleo é a receita essencial para o Orçamento Geral do Estado (OGE) angolano, tendo atingido esta sexta-feira a cotação mais baixa desde outubro de 2017.
Petróleo

Barril atinge nível mais baixo desde 2017

O barril de petróleo Brent continuou a cair e cotou-se a 60,29 dólares cerca das 10:35 em Lisboa, o nível mais baixo desde novembro de 2017 e menos 2,4% do que na abertura.
Timor-Leste

Timor-Leste compra participação da Shell 

O negócio da participação da Shell no consórcio dos campos Greater Sunrise custou a Timor-Leste cerca de 265 milhões de euros e representa 26,56% da empresa. Xanana Gusmão diz que é "histórico".
Petróleo

ANTRAM quer saber razões do gasóleo não descer

A Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias interpelou o Governo sobre o porquê de o preço do gasóleo não acompanhar a descida do preço do petróleo.
Wall Street

Wall Street fecha em alta graças a petróleo

A bolsa nova-iorquina encerrou em alta graças à recuperação das cotações do petróleo e da Apple. A possibilidade do fim da guerra comercial entre os EUA e a China está por trás da notícia.
Angola

Sonangol reduz participação na banca comercial

O presidente do conselho de administração considera que subsidiárias têm custos elevados, mas não quis avançar números. A petrolífera vai reduzir participação na banca comercial e em investimentos.
Timor-Leste

Petróleo. Parlamento timorense aprova alterações

Em causa estão alterações à lei das atividades petrolíferas, para remover um limite de 20% à participação máxima que o Estado pode ter em operações petrolíferas.
Petróleo

Arábia Saudita defende menor produção de petróleo

O ministro da Energia da Arábia Saudita, Khaled al-Faleh, revelou que uma análise técnica mostrou a necessidade de reduzir a produção mundial de petróleo em um milhão de barris por dia.
Angola

Angola. Governo adjudica construção à United Shine

A construção da Refinaria de Cabinda, que deverá ter uma capacidade diária de produção de 60 mil barris de petróleo bruto diária, foi adjudicada ao consórcio United Shine, em parceria com a Sonangol.
Timor-Leste

Petróleo. Timor levanta mais de 1,5 mil milhões

O valor retirado do Fundo Petrolífero representa mais de mil milhões acima do rendimento sustentável, para financiar as contas públicas de Timor-Leste, segundo a proposta de orçamento.
Petróleo

Preço do barril de Brent desce para 72,03 dólares

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em janeiro fechou esta quarta-feira no mercado de futuros de Londres em baixa de 0,15%, para os 72,03 dólares.
Angola

Petrolíferas aumentam exploração em Angola

As petrolíferas angolana Sonangol e italiana ENI assinaram uma adenda ao contrato de exploração conjunta do Bloco 15/06, em que se acrescentam 400 metros quadrados ao perímetro de perfuração.
Timor-Leste

Fundo petrolífero de Timor com 17 mil milhões

203
O Fundo Petrolífero de Timor-Leste registava no final de setembro um saldo de 17,16 mil milhões de dólares, mais 228,83 milhões que no final de junho.
A página está a demorar muito tempo.