771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Petróleo

China

China descobre campo de petróleo de 104 milhões

É o sexto campo com uma reserva de mais de 100 milhões de toneladas encontrado no mar de Bohai desde 2019. Esta segunda-feira começou a ser distribuído gás natural a partir de um terminal em Shandong.
Nigéria

Rio Delta: ONG defende responsabilização da Shell

ONG exige que empresa "recupere" a terra e "limpe" a água, argumentando que há pessoas prejudicadas pela poluição causada, inclusive "crianças que, muitas vezes, não vão à escola".
Petróleo

Galp vai realizar mais furos na Namíbia

Presidente executivo da Galp diz que terá uma visão clara do potencial das reservas após testes que vão ser feitos em março. Empresa está consciente do valor de iniciar produção o mais cedo possível.
Noticiário

8h. Galp. Lucros superam os mil milhões de euros

É uma subida dos lucros da petrolífera de 14% face aos 881 milhões registados em 2022. Ainda neste jornal, Presidente dos Estados Unidos recebe hoje o rei da Jordânia na Casa Branca.
Venezuela

Venezuela: maiores reservas de petróleo do mundo

Depois do país latino-americano surgem a Arábia Saudita, o Canadá, o Irão e o Iraque com mais reservas de petróleo. EUA vão retomar as sanções contra setor petrolífero e de gás da Venezuela.
Galp

Galp descobre reserva de petróleo na Namíbia

A Galp anunciou esta sexta-feira que encontrou “uma significativa coluna de petróleo leve” em areias com reservatórios de “alta qualidade” na Namíbia. Comercialidade da descoberta em análise.
Angola

Angola. Receitas petrolíferas caíram 21,3% em 2023

As receitas petrolíferas de Angola caíram 21,3% em 2023 face a 2022, refletindo descida do preço médio do barril e ligeiro decréscimo da produção, tendência inversa à da exportação de gás natural.
Líbia

Libia. Protesto suspende exploração de petróleo

A Companhia Nacional de Petróleo da Líbia anunciou a suspensão da exploração de um importante campo petrolífero no sudoeste do país, devido a um movimento de protesto que bloqueou a atividade.
Guerra na Ucrânia

Rússia exporta quase todo o seu petróleo para Ásia

A Rússia reorientou as suas exportações de petróleo para a China e para a Índia, obtendo receitas a um nível comparável ao de 2021, antes das restrições impostas pelo Ocidente.
OPEP

Petróleo. Angola anuncia saída da OPEP

Angola anunciou a retirada da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). Depois de em novembro ter entrado em rota de colisão da OPEP anuncia agora a sua retirada.
Conferência do Clima

COP28. Presidente continua a investir em petróleo

Dois dias após a assinatura do "acordo histórico" da cimeira do clima, que teve lugar no Dubai, o sultão Al Jaber admitiu que vai continuar a apostar na produção da empresa petrolífera Adnoc.
Alterações Climáticas

Arábia Saudita e Iraque contra fim de combustíveis

Os países exportadores de petróleo, Arábia Saudita e Iraque rejeitaram a inclusão nas recomendações finais da COP28 da redução ou eliminação gradual dos combustíveis fósseis.
Alterações Climáticas

"Repugnante" e "chocados". Reações a carta da OPEP

Carta da OPEP pede aos 13 países membros que rejeitem acordo contra os combustíveis fósseis na cimeira COP 28. Ministra espanhola classifica declarações de "repugnantes". França está chocada.
Guerra na Ucrânia

Petróleo. Rússia consegue escapar às sanções 

Receitas da indústria petrolífera continuam a encher os cofres de guerra russos apesar das sanções impostas há um ano. Análise aponta que o teto às compras de petróleo russo falhou em grande medida.
Nações Unidas

Petróleo. 50 empresas na Carta de Descarbonização

Signatários da carta são responsáveis por 40% da produção mundial de petróleo e 60% são companhias petrolíferas nacionais. Acordo foi conseguido durante a COP28, no Dubai.
Brasil

Produção de petróleo no Brasil aumenta 9,2%

A produção de petróleo no Brasil aumentou 9,2% em outubro, em comparação com o mesmo mês do ano passado, com uma média de 3,54 milhões de barris por dia, informaram fontes oficiais.
Combustível

OPEP corta produção de petróleo em 2024 

Ministros da OPEP e seus dez aliados concordaram em "reduzir ainda mais a produção entre 600.000 e um milhão de barris por dia".
Petróleo

Brasil adere à OPEP + em 2024

O Brasil vai juntar-se ao grupo de nações exportadoras de petróleo conhecido como OPEP+ a partir de janeiro, anunciou a organização em comunicado. Presidência do país ainda não confirmou a informação.
Petróleo

Consumo mundial de crude está acima do esperado

A OPEP afirma que "a procura mundial de petróleo continua a demonstrar vigor e resiliência, com um crescimento melhor do que o esperado no quarto trimestre de 2023".
Mundo

Petróleo aproxima Índia e Moçambique

Com esta relação, os dois países podem expandir a cooperação em áreas como agricultura, agronegócios, caminhos-de-ferro e biocombustíveis.
Conflito Israelo-palestiniano

Guerra no Médio Oriente pode encarecer alimentos

Último relatório do Banco Mundial alerta para complicação subjacente ao conflito no Médio Oriente que poderá resultar no aumento global do preço dos alimentos e petróleo.
Resposta Pronta

"O problema surge se o Irão entrar no conflito"

Ricardo Marques, especialista em mercados energéticos, fala sobre impacto dos ataques entre Hamas e Israel no mercado do petróleo. "Sem nenhum ataque direto, não vejo motivo para preços dispararem."
Economia

O risco do medo do futuro

A tragédia que se vive no Médio Oriente alterou de novo as nossas perspetivas para o mundo e para a economia.
Petróleo

OPEP prevê aumento da procura de petróleo até 2045

OPEP espera ver a procura atingir 116 milhões de barris por dia até 2045. Os números representam também um aumento de seis milhões de barris por dia em relação à anterior estimativa, do ano passado.
Angola

Angola vai licitar 12 blocos petrolíferos

Segundo presidente do conselho de administração da Anpg, este concurso visa reforçar "a estabilização da produção petrolífera no país, que tem sido o principal objetivo da concessionária nacional".
Petróleo

Produção de petróleo em Angola cai entre 10% a 15%

A produção de petróleo em Angola tem declinado entre 10% a 15% ao ano, uma tendência "natural" segundo o líder da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, mas que precisa de ser invertida.
Petróleo

Arábia Saudita prolonga corte até fim de 2023

Ministério da Energia saudita refere que produção do "reino durante novembro e dezembro será de cerca de nove milhões de barris por dia". Redução voluntária quer "apoiar a estabilidade dos mercados".
Boa moeda, má moeda

Combustíveis sobem de novo. O que fazer?

Com os preços próximos dos dois euros por litro, regressa a discussão: o que deve o governo fazer para conter preços?
Alterações Climáticas

Biden altera plano sobre extração petrolífera

Biden recua e proíbe novas explorações de petróleo e gás no norte do Alasca, numa área do tamanho da Dinamarca. Comunidades locais não estão satisfeitas com a medida que vai ter impactos económicos.
Boa moeda, má moeda

Más notícias para o preço dos combustíveis

A Arábia Saudita decidiu prolongar por três meses o corte na produção de petróleo. Os preços da matéria-prima já subiram e colocam mais pressão para o preço dos combustíveis.
Petróleo

Brent acima de 90 dólares com corte de produção

A Arábia Saudita prolongou o corte de produção de crude até dezembro e com isso o brent, em Londres, superou os 90 dólares. A Rússia também estendeu o corte nas exportações.
Petróleo

Cotação do Brent sobe para 89 dólares

O crude do Mar do Norte, de referência na Europa, concluiu a sessão no International Exchange Futures a cotar 0,43 dólares acima dos 88,57 dólares com que fechou as transações na sexta-feira.
Brasil

Brasil bate recorde de produção de petróleo e gás

"Foi a maior produção total alguma vez registada, superando o recorde de junho de 2023, quando foram atingidos 4,32 milhões de barris de petróleo e gás natural", disse o órgão regulador do setor.
Petróleo

Petrobras acredita que pode produzir mais 30 anos

O diretor da petrolífera brasileira explicou que as novas tecnologias de redução de emissões poluentes vão permitir à empresa continuar a vender petróleo "descarbonizado" no mercado internacional.
Reino Unido

Ex-presidente da OPEP acusada de corrupção

A NCA suspeita que a ex-ministra do Petróleo da Nigéria aceitou subornos durante o período em que esteve em funções "em troca de contratos de petróleo e gás no valor de milhões de libras".
Ambiente

ONG pedem que Brasil copie exemplo do Equador

Referendo realizado no domingo no Equador para acabar com a exploração no campo de petróleo bruto do Parque Nacional Yasuní, na selva amazónica. ONG pedem ao governo de Lula que faça o mesmo.
Energia

Procura mundial de petróleo atingirá novo máximo

Aumento da procura é alimentado pela subida das viagens aéreas no verão, pela maior utilização do petróleo na produção de energia e pelo crescimento da atividade da indústria petroquímica chinesa.
Noticiário

12h. Combustíveis mais caros a partir de hoje

Preço do gasóleo sobe até seis cêntimos por litro e a gasolina aumenta perto de um cêntimo. Ainda neste jornal, insolvências de empresas aumentam mais de 23% em julho de 2023.
Energia

OPEP revê em alta procura mundial de petróleo

"A procura mundial de petróleo deverá crescer 2,4 milhões de barris por dia em 2023, depois de uma revisão em alta de cerca de 0,1 milhões de barris por dia em relação ao mês passado" disse a OPEP.
Energia

Shell considera irresponsável reduzir petróleo

O responsável da petrolífera defendeu que o mundo ainda precisa "desesperadamente" de petróleo e gás e "que seria perigoso e irresponsável cortar a sua produção".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos