435kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Cristianismo

Turismo

A minha missão enquanto empresário cristão

Gosto de saber quem são os meus clientes. Sei quais são os seus empregos, as suas dores e os seus sonhos. Gosto de saber o que os move e o porquê de o nosso caminho se ter cruzado ali mesmo.
Jesus Cristo

A Páscoa, Watergate e as fake news

Se a ressurreição de Cristo e a sua divindade são fake news, então são as falsidades mais absurdas. Mas se são verdade, crer que são fake news é a pior mentira e a maior estupidez de sempre.
Páscoa

A sublime alegria

Num tempo em que as imagens de morte e aniquilamento total nos entram casa adentro, é imperioso dar a conhecer esta boa notícia e crer que a morte não é necessariamente o final da linha. Santa Páscoa!
Páscoa

O que devemos a Cristo

Não é só a esperança na Ressurreição, mas algo mais terreno como a liberdade de pensamento na ciência, na filosofia, na economia e na política. Sem Cristianismo dificilmente haveria Liberdade.
Páscoa

Quatro autores em tempo de Páscoa

Ainda que não consigamos ouvir a voz subtil de Deus Pai, sabemos que só irmanados no Horto a Cristo e aos que sofrem, fazendo o que depende de nós e dando a Deus o que Dele depende, seremos resgatados
Jesus Cristo

Jesus de Nazaré: Deus ou nada!

Não é racionalmente sustentável a opção dos ateus e agnósticos que, negando que Jesus de Nazaré é Deus, ou um blasfemo digno de ser condenado à morte, afirmam que foi um homem bom.
Cristianismo

Notre Dame ressuscitada

Nos primeiros séculos da Era Cristã a medida de poder era a capacidade de inflingir dor, não a humildade de aceitar a tortura. Mas é pela dor que Cristo faz o seu percurso vitorioso.
Jesus Cristo

Hoje é Sexta-feira. Santa.

É feriado? Sim, é feriado para nos lembrar também, e no mínimo, o que significa matar sem justiça.
Jesus Cristo

O doloroso percurso do Senhor Jesus Cristo

Com a morte do Senhor Jesus estava tudo consumado. A barreira de inimizade que separava o Eterno Deus dos seres humanos foi dissipada, fazendo com que se iniciasse uma nova era de paz e reconciliação.
Cristianismo

Os pecados modernos

A razão de pecado não é nenhum capricho do Criador, mas o bem da criatura: o pecado não é mau porque é proibido, mas é proibido porque é mau.
Comportamento

A inveja, pecado capital

A inveja faz cegar toda e qualquer atitude do ser humano. O invejoso vive consigo toda esta raiva interior. São pessoas doentes mentalmente, frustradas, infelizes, incapazes de distinguir o bem do mal
Gabinete de Guerra

"Papa mostrou a sua posição neste conflito"

Papa Francisco consagrou a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria. O jornalista João Francisco Gomes diz que se trata de uma "associação de peso" que serve de "apelo à unidade dos cristãos".
Gabinete de Guerra

Fátima. "Mostra que há valores acima da guerra"

Já está em Lviv uma imagem da virgem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. Foi recebida por uma multidão de fiéis, algo destacado pelo historiador e do funcionário do santuário, Marco Daniel Duarte.
Cristianismo

Quando pedir desculpas é do Diabo

Deixa-me que te diga: guarda os teus pedidos de desculpa para um povo realmente perdoador. Esta gente não quer o teu bem quando reconheces o teu mal. Esta gente quer o teu mal quando tentas ser bom.
Guerra na Ucrânia

Fátima, os Anjos da Paz e os demónios da guerra

“Muitas pessoas de toda a Ucrânia me disseram que viram anjos luminosos sobre a Ucrânia” (Sviatoslav Shevchuk, Arcebispo greco-católico de Kiev).
Guerra na Ucrânia

Comissão Episcopal destaca trabalho jornalístico

Para aquele departamento da CEP, é necessário que "as imagens, os sons e as palavras da guerra sejam as armas de um jornalismo pela paz e pela verdade" e sublinha "a determinação dos profissionais".
Sociedade

O mundo está doente. E eu, o que faço?

A cultura atual pisou uma linha vermelha quando deixou de considerar a Vida um valor absoluto, a Dignidade Humana um valor inerente ao ser humano e a Liberdade uma expressão constitutiva da pessoa.
Cristianismo

Atropelado pelo que o Pedro me confessou

O melhor que consegui, depois de fechar a porta da igreja, foi sentar-me num dos bancos do salão de culto e fazer o que os judeus faziam junto às margens dos rios da Babilónia.
Cristianismo

O legado de von Hildebrand

O homem receia a Verdade porque sabe que poderá ter que mudar de vida se a vier a reconhecer. Tal processo é normalmente doloroso, mas é também libertador, como atesta o testemunho de muitos.
Legislativas 2022

Aos eleitores católicos

Vendo as sondagens há votos que parecerão inúteis, mas surpreendentemente poderão revelar-se utilíssimos para influenciar a governação e o rumo da sociedade que desejamos legar aos nossos descendentes
Cristianismo

Nós, os fariseus

O que hoje são os católicos praticantes, em relação aos não-crentes e aos crentes não praticantes, assim eram os fariseus de há dois mil anos.
Legislativas 2022

Campeonato da Fé!? Não, por favor

É impossível, é contra-natura, é verdadeiramente demagógico e anticristão ser a favor da eutanásia e do aborto, mas também o é ser contra o acolhimento dos refugiados.
Catolicismo

Os católicos não crentes e os ateus graças a Deus

Os católicos são livres de o serem, ou não, mas ninguém pode ser católico à margem dos princípios e práticas da Igreja.
Religião

Cristãos ortodoxos celebram Dia da Epifania

Da Turquia à Grécia, cristãos ortodoxos mergulharam em águas geladas para celebrar o nascimento de Jesus. Sim, o nascimento. É uma questão de calendário que separa igrejas com uma história comum.
Religião

Shir ou Babilónia: de onde partiram os Reis Magos?

Numa referência ampla, a Bíblia diz que vinham do Oriente. Queriam chegar a Belém para ver Jesus e, pelo meio, cruzaram-se com Herodes. Mas onde fica esse "Oriente"?
Rússia-Ucrânia

Rússia-Ucrânia. Conflito também se joga na Igreja

O ano termina com tensão na fronteira Rússia-Ucrânia e o medo da guerra. Em 2022, além de cimeiras políticas, há uma reunião do Papa com o Patriarca de Moscovo — um homem forte de Putin. Pode ajudar?
Cristianismo

Bom Ano Novo da família!

As tentativas pós-modernas de redefinição da família são, na realidade, formas de promover a sua extinção: se tudo é família, a família não é coisa nenhuma.
Índia

Ataques contra cristãos aumentam na Índia no Natal

Hindus acusam cristãos de usarem o Natal como técnica de conversão, aproveitando o conceito de Pai Natal para atrair crianças. Grupo nacionalista avisa que está "de olho" nos missionários.
Natal

O Natal da vaca e do burro

A conversa ia fiada quando, de repente, um relâmpago iluminou toda a gruta. Depois, ouviu-se o choro de um bebé: tinha nascido Jesus, a luz do mundo!
Cristianismo

Natal. Entre cristãos, há muitos modos de celebrar

Evangélicos, ortodoxos, anglicanos, testemunhas de Jeová. Tal como os católicos, todos estes são cristãos. Mas, nestes dias de Natal, nem todos fazem o mesmo. Alguns nem celebram na mesma data.
Natal

Natal de Cristo: contexto e implicação teológica

Reduzir a mensagem de Natal a uma festa meramente familiar que assenta num consumismo desenfreado e no culto à figura do pai natal, é desvirtuar por completo o pano de fundo teológico e espiritual
Crónica

Um nojo de Natal

O sublime é vermo-nos nessa lista negra, rejeitados justamente por todos, mas encontrados graciosamente por um Cristo que partilha a mesa connosco. Os bons ficaram lá fora, a censurar a nossa refeição
Natal

Natal é acolhimento

Graças às famílias de acolhimento, muitas crianças que, de outro modo, estariam institucionalizadas, conhecem o calor de um lar.
Bíblia

A Bíblia e a emancipação da mulher

O Genesis, ao referir a criação do ser humano em duas modalidades, a feminina e a masculina, institui entre ambas a igualdade na dignidade da comum natureza.
Catolicismo

Os vencidos do catolicismo

A fé cristã perdeu terreno no Ocidente mas floresce em África e na Ásia e, mesmo no nosso velho continente, nem tudo são cinzas: há sinais de rejuvenescimento aqui e ali,paróquias vivas e bem de saúde
Cristianismo

Advento, a Grande Descida

Para os cristãos o Advento cinge-se dum processo semelhante de anticipação e espera expectante. Todavia, é também um tempo de preparação, para a vinda, a um tempo, humilde e gloriosa do Cristo.
Cristianismo

Santos & piratas

“Nós, que somos aprendizes de cristãos, devemos afirmar a primazia de Deus na nossa vida e é isto o que devemos testemunhar: que Deus é o primeiro e o princípio.”
Cristianismo

Uma epifania de Graça na desgraça

Dos primeiros cristãos, os pagãos diziam: ‘Vede como se amam!’. E Jesus disse: ‘Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, em que vos ameis uns aos outros’.
Abusos na Igreja

Católicos querem investigação independente por CEP

Como admitiu o secretário da CEP, padre Manuel Barbosa, em 12 de outubro, a Igreja Católica em Portugal vai avançar com a constituição de uma comissão nacional de coordenação.
Abusos na Igreja

Igreja "fará tudo" para impedir abusos sexuais

A criação de um manual de procedimentos comum a todas as dioceses e organismos da Igreja perante denúncias de abuso sexual será um dos objetivos do grupo coordenador a ser criado na Assembleia do CEP.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.