803kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Cristianismo

Cristianismo

O Cristianismo Moralista Terapêutico (CMT)

O problema é que na sociedade preconizada pelo CMT, tudo gira em torno do “eu”, tudo gira à volta do Homem e da sua felicidade pessoal, da sua auto-estima, dos seus sonhos e projectos.
Parlamento Europeu

Médicos e juristas contra decisão sobre o aborto

As associações católicas de médicos e juristas acusam a resolução de não dedicar "uma palavra às mulheres que são empurradas para o aborto" e de fazer "tábua rasa" da Carta de Direitos Fundamentais.
Cristianismo

Tomé ou a razão da fé

A fé e a razão são gémeas que não se podem separar, sob pena de que a religião, sem a razão, seja uma crença irracional, ou a razão, sem a fé, não alcance o seu fim último.
Fact Check

Papa diz que sacrificio "não está no estômago"?

Francisco já apelou à coerência entre os sacrifícios e o comportamento dos católicos para com o próximo. Ainda assim, não disse, como surge nas redes sociais, para os fiéis "comerem o que quiserem".
Noticiário

14h. Dom Rui Valério 25 de abril na homilia 

Durante a celebração esta manhã, Dom Rui Valério destaca que a foça da ressureição inspirou "profundas transformações" ao longo da história. E ainda, Odessa ficou temporariamente sem eletricidade. .
Europa

Diz-me de onde vens

A cultura europeia brotou do encontro entre a razão e a fé cristã. Hoje, a pretensão de neutralidade impede-nos de reconhecer quem somos. Temos de nos reencontrar com o que forjou a nossa civilização.
Comportamento

O povo que se veste e que se despe

Hoje não estamos muito habituados à ideia de que a roupa que vestimos pode servir para dar valor a outra pessoa que não nós, que a vestimos.
Jesus Cristo

José de Arimateia e Companhia Limitada

Na vida pública falta quem tenha a valentia de um José de Arimateia e de um Nicodemos: quando os outros se escandalizaram, eles assumiram, sem medo, a sua fé cristã.
Catolicismo

Doze municípios traçam novo Caminho de Santiago

O presidente do Turismo Porto e Norte avisa que "o caminho da certificação será longo e obriga a requisitos muito exigentes" mas que pode ser já, no presente, um itinerário cultural.
Jesus Cristo

O Jesus dos postais não existe

Ser cristão, não é ser um mero fã do Jesus dos postais; Jesus Cristo não é uma história do Walt Disney, não é  uma ideia, uma ética, um símbolo; é muito mais do que isso!
Cristianismo

O perdão, construtor capital da identidade pessoal

O perdoar é sempre um processo ligado à dinâmica do crescimento da constituição da nossa identidade. Um processo vital, sem o qual o sujeito não se humaniza nem se personaliza.
Legislativas 2024

Diz alguma coisa cristã

O pensamento social cristão levantou a Europa do pós-guerra e tem muito a dizer ao nosso tempo. Seria bom que ele marcasse a campanha e, sobretudo, o futuro do país.
Cristianismo

Delícias do mar

Quem também com isto sofre é a quaresma, proclamada, hoje, como tempo de desintoxicação. O jejum é detox. A oração é mindfullness. A esmola é programa de restituição ou compensação monetária.
Cristianismo

A derrota do cristianismo vencedor

É precisamente por ver o cristianismo constantemente derrotado que sei que Cristo ainda está a fazer alguma coisa nele. O pior que nos pode suceder é arranjarmos o talento de salvarmos o cristianismo.
Legislativas 2024

Católicos e evangélicos apelam à participação

A CEP reconhece "momento difícil" e apela à participação "à luz do Evangelho" e Doutrina Social da Igreja. Aliança Evangélica apela a "promotores de valores cristãos" e alerta para instrumentalização.
Jesus Cristo

Cristo, sou eu!

Este provocador conceito do "Cristo, sou eu” é uma expressão da tendência contemporânea, gnóstica, racionalista, mesclada... denominada: “espiritualidade sim”, “religião não”.
Cristianismo

In memoriam do regicídio: o trono e o altar

A tão apregoada laicidade, que significa distanciamento dos credos religiosos, é também indiferença em relação aos princípios morais?
Homossexualidade

O Escutismo está a mudar a doutrina cristã?

O Corpo Nacional de Escutas (Escutismo) apresentou o Posicionamento Institucional acerca da afetividade e sexualidade no programa educativo. Há críticas de que rompe com a doutrina cristã.
Igreja Católica

As 7 lições e a grande virtude do Papa João XXIII

Na política um espírito de serviço é o que se pede a quem exerce funções publicas, com uma noção de que o todo é sempre muito mais importante do que a parte. Devemos colocar o ser à frente do ter.
Sociedade

A Rainha sábia e a manta de retalhos

Que presente trazem os Reis Magos para todos nós? Que presente de sabedoria deu Margarida! Que futuro remediará a manta de retalhos de Portugal?
Cristianismo

Um acampamento ideológico nos escuteiros

O que creio estar a acontecer no Corpo Nacional de Escutas não é de todo uma tentativa de implementar a visão cristã da não discriminação e acolhimento antes moldar o movimento a uma agenda ideológica
Papa Francisco

Papa lamenta que "o mundo se ria dos cristãos"

O Papa Francisco lamentou, durante a oração do Ângelus, que ainda haja "quem sofra e morra por dar o testemunho de Jesus enquanto o mundo se ri deles e prega outra coisa".
Natal

A laicidade do Natal

Substituir Jesus pelo Pai Natal, o presépio pela árvore, os Anjos pelas estrelas, a graça pela magia e a História bíblica pela lenda comercial é fazer, do aniversário de alguém, a festa de ninguém.
Cristianismo

Num mundo veloz Cristo monta um caracol

Numa das contas de tatuagens que sigo vi há uns dias o desenho de um Jesus montado num caracol dizendo: “ele voltará”. Não podia ter sido mais apropriado, tendo em conta que entrámos no Advento.
Cristianismo

A espécie e as pessoas na sexualidade cristã

Longe vão os tempos em que a procriação, perigosamente sobrevalorizada enquanto os cônjuges não se tiverem humanizado, era tida como quase a única finalidade conjugal e, nesta, das relações genitais.
Conflito Israelo-palestiniano

"Guerra em Gaza não se resolve com superioridade"

Jesuíta e professor universitário, Francisco Martins escreveu "E a Bíblia tinha mesmo razão?", sobre a relação da Bíblia com a História. Saber ler a Bíblia, diz, ajuda a enquadrar a guerra em Israel.
Sociedade

Teologia da cortesia

Jesus Cristo não descurou a etiqueta que, embora possa parecer um mero formalismo farisaico, na realidade é expressão menor da virtude maior, a caridade.
Oficina da Liberdade

Em torno de Oppenheimer I

Para Oppenheimer a mundividência cristã forneceu uma base de incentivo cultural à busca do conhecimento científico.
Cristianismo

Santos todos da minha vida

Teresa ensinou-me que a criança fala verdade quando diz “eu quero tudo”. É com este seu Tudo ou nada que Teresa apresenta muito bem o que todos os santos têm em comum.
Exposições

"O Tesouros dos Reis": da Terra Santa à Gulbenkian

Um nova exposição reúne uma centena de doações de monarcas europeus à Terra Santa entre os séculos XV e XIX. A abertura ao público acontece já esta sexta-feira, 10 de novembro.
Halloween

O Halloween, uma festa dos diabos

O Halloween é, no nosso país, relativamente recente, mas tem vindo a ganhar espaço e expressão: raros são os estabelecimentos de ensino em que a data não é assinalada.
Conflito Israelo-palestiniano

História religiosa de um lugar que nunca teve paz

O território de Israel e Palestina é, simultaneamente, o lugar para onde os judeus sonhavam voltar, a terra de Jesus Cristo e um dos locais mais relevantes da vida de Maomé — e continua sem paz.
Jesus Cristo

Guerra: "O Amor não é amado"

O nosso discurso não pode começar por “não mato, nem roubo”, mas sim: Deus é o meu primeiro grande amor? Não é este o primeiro mandamento do decálogo?
Cristianismo

Para uma Igreja sinodal

Não estamos aqui para realizar uma reunião parlamentar, nem um plano de reformas. O protagonista é o Espírito Santo. Estamos aqui para caminharmos juntos com o olhar de Jesus.
Cristianismo

“Dai a César o que é de César” (Mt 22, 21)

Nós, cristãos, temos o direito de viver a fé na praça pública. Mas assiste-nos o dever de perceber que propor não significa impor, testemunhar não significa derrubar. Somos ‘filhos do nosso tempo’.
Conflito Israelo-palestiniano

Comunidades reuniram-se para fortalecer laços

Representantes defendem que os atuais desenvolvimentos no Médio Oriente "não devem nunca originar uma guerra entre judeus e muçulmanos". União entre as comunidades "irá ultrapassar todos os traumas".
Abusos na Igreja

Bispo alerta para "gravidade dramática" dos abusos

José Ornelas alertou para "gravidade dramática" dos abusos de menores e pessoas vulneráveis, que considera uma atitude contraditória com "o espírito de acolhimento que é marca do Evangelho".
Homem

Cultura: o património da humanidade

Olhemos para o tal dado sobre o qual se constrói a nossa vida. Foi o que Marx não fez, ele que foi mais um teólogo que um economista, quis sê-lo sem Deus.
Noticiário

12h. Américo Aguiar é o novo bispo de Setúbal

Américo Aguiar vai agora ocupar uma Sé que estava vaga desde o início de 2022, depois da saída de José Ornelas. Ainda, governo reune-se em Leiria para apresentar mais medidas para habitação.
Fact Check

Formigas retiram imagem de Cristo de escombros?

Um vídeo de um conjunto de formigas a carregar uma imagem de Jesus Cristo crucificado está a tornar-se viral nas redes sociais. Utilizadores afirmam que as imagens foram captadas na Ucrânia. É falso.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Há 4 anos recusámos 90.568€ em apoio do Estado.
Em 2024, ano em que celebramos 10 anos de Observador, continuamos a preferir o seu apoio.
Em novas assinaturas e donativos desde 16 de maio
Apoiar
Junte-se ao Presidente da República e às personalidades do Clube dos 52 para uma celebração do 10º aniversário do Observador.
Receba um convite para este evento exclusivo, ao assinar um ano por 99€.
Limitado aos primeiros 100 lugares
Assinar agora Ver programa