267kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Comunismo

Bloco de Esquerda

O anti-capitalismo do Bloco /premium

638
Portugal não terá uma sociedade próspera enquanto as ideias do Bloco não forem derrotadas. É espantoso como em 2021, em Portugal, ainda temos que lutar contra os três velhos revolucionários russos.  
Cuba

Cuba muda histórico ministro das Forças Armadas

Na véspera do início do 8.º Congresso do Partido Comunista cubano, o governo anunciou a substituição do general Leopoldo Cintra Frias por Álvaro Lopez Miera no cargo de ministro das Forças Armadas.
Comunismo

Obrigadinho, dr. Louçã! /premium

1343
É certo que o comunismo lutou contra o Estado Novo, mas para implantar outra ditadura. Devemos estar gratos ao assassino, que nos defende de outro assassino, para depois nos matar?!
Comunismo

Falta Croquete e Também Não Há Batatinha /premium

557
Comparado com Estaline, Trotsky era o ambicioso. Trotsky queria pegar no bonito trabalho que estavam a fazer e internacionalizá-lo. Se Estaline foi a fome, Trotsky foi a vontade de comer.
Francisco Louçã

Mais cinco mentiras de Francisco Louçã

2155
A ideia de que “os comunistas comem crianças” nunca foi usada pela direita, em momento algum da história, em ditadura ou em democracia.
Francisco Louçã

De onde vem o mito da “extrema-esquerda caviar”? /premium

2209
Na maior parte das vezes, os mitos têm uma parte de verdade. E esta parte é que, durante as grandes fomes na URSS, provocadas pelas próprias autoridades, houve numerosos casos de canibalismo.
Comunismo

Paraísos soviéticos

1645
Um dia em Cuba a bomba da asma caiu-me da mala. Logo uma mãe recusou o dinheiro em troca da bomba para o filho. Nem toda a escuridão se acaba com o interruptor e há muitas formas de comer criancinhas.
Comunismo

O conselheiro de Estado Louçã e os canibais /premium

936
Louçã – é uma evidência – não é um democrata. É um espírito autoritário vindo de outros tempos, de tempos de horror e morte que não o podem em nenhuma circunstância chocar. É neles que vive de facto.
Comunismo

O Dr. Louçã /premium

3065
O Dr. Louçã prefere ser um negacionista do Holodomor, um dos maiores genocídios da História. Está no seu direito. A SICN também. A estupidez, a mentira, a conivência com o Mal ainda não pagam impostos
Francisco Louçã

O regime vs Aline Beuvink

3543
Há umas semanas, Aline Beuvink votou sozinha contra a celebração dos 100 anos do PCP. Foi este gesto que levou Francisco Louçã a esgravatar os arquivos da Assembleia Municipal de Lisboa.
Comunismo

Há mitos com fundo de verdade: esclarecendo Louçã

5000
Neste episódio o que me incomoda é a vil tentativa não de branquear a História, mas de a “avermelhar”. Os crimes do comunismo continuam e não vos vejo a ofenderem-se: Venezuela, Coreia do Norte, China
República Checa

Estátua de Estaline. Descoberto campo de trabalho

1727
Estátua foi destruída em 1962 mas só agora os arqueólogos encontraram as estruturas de um campo de trabalhos forçados. Investigadores acreditam que prisioneiros foram usados para construir monumento.
Câmara Municipal Lisboa

Deputada responde a Louçã: "Foi desonesto" /premium

1788
Francisco Louçã recuperou um discurso de 2019 onde a vice do PPM referiu "o mito com fundo de verdade de que os comunistas comiam crianças". Aline Beuvink diz que foi "intelectualmente desonesto".
Comunismo

Ainda o comunismo /premium

A criação de um novo modelo económico que volte a promover a prosperidade depende muito do combate eficiente aos extremos políticos. Só com um centro reforçado poderemos reformar o país.
Comunismo

Até que os amanhãs cantem /premium

381
Poderá um partido comunista, e um partido comunista particularmente alinhado com a “experiência soviética”, celebrar-se como “pai da democracia” e das “amplas liberdades democráticas”?
PCP

A Rússia no Rossio

320
É imperativo que se continue a içar bandeirinhas e a entoar cantigas. Não vá o cidadão incauto descobrir que o PC só combateu a ditadura que se lhe opunha, para instaurar a ditadura que lhe convinha.
PCP

Será que ainda posso dizer que sou anticomunista? /premium

2869
Demasiados se encantaram com os cem anos do PCP, poucos se lembraram de que comunismo não rima com democracia pois resulta em ditaduras. Sendo liberal e antifascista, só posso ser também anticomunista
Comunismo

O regresso da causa democrática e euro-atlântica /premium

75 Anos depois do discurso de Churchill contra a “Cortina de Ferro”; 80 anos depois da “Carta do Atlântico” anunciada por Churchill e Roosevelt; 83 anos depois do discurso de Churchill em Paris.
Comunismo

PCP, um Partido que não sabe envelhecer

109
Neste ano de centenário, o PCP ainda não teve tempo para ver desabar o muro de Berlim e aceitar a implosão da URSS. A ortodoxia continua a ditar a lei. Ao arrepio dos ventos da História.
PCP

O PCP além de Cunhal: os revolucionários perdidos /premium

110
O primeiro século do comunismo em Portugal terá um dia também de ser escrito com as biografias de muitos que ficaram guardados em notas de rodapé. Estes são apenas os "primeiros sete".
PCP

100 anos do PCP: para onde vai o comunismo? /premium

673
Talvez estes longos 100 anos justifiquem que se pergunte porque é que o PCP é como é. Mas primeiro alguém terá de responder a outra pergunta: o que é o PCP? Um ensaio de Adelino Cunha.
Cuba

Cuba elimina atividades permitidas no privado

102
Cuba avança com reforma que abre as portas para a expansão do trabalho autónomo quando o país vive uma grave crise económica. Há 124 atividades privadas limitadas ou proibidas.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Um crocodilo no Yangtze

Há coisas que não mudaram no Império do Meio: o partido comunista permite e até acarinha o sucesso económico individual, mas não tolera que este desafie ou belisque o seu poder absoluto.
Comunismo

PCP insiste no derrube do regime constitucional /premium

435
Os comunistas chegaram sempre ao poder através de golpes de estado realizados por grupos minoritários armados, ou graças à intervenção armada de países com a mesma cor política, e nunca pelas urnas.
Política

Derrubar o comunismo pela força das ideias 

784
O PCP poderá viver em democracia em Portugal, mas um Portugal governado pelo PCP jamais viverá em democracia.
Liberdades

Democracias iliberais /premium

408
Foi Lenine, o grande reformador humanitário, que escreveu que a liberdade era uma coisa tão preciosa que devia ser racionada... procedendo desde logo ao seu racionamento.
Política

A alucinação marxista /premium

168
A alucinação marxista continua a agir no interior de inúmeros espíritos por esse mundo fora. Tal baixo-latim encontramo-lo no PCP, mas também no Bloco apesar da cobertura “pós-moderna” do seu discurso
Extremismo

Quem inventou a ditadura do partido único? /premium

202
O PS, depois de Outubro de 2015, não tem moral para falar: a vontade de poder exibida pelos governos de Sócrates e de Costa, independentemente dos votos, tornou-se inquietante. A pandemia fez o resto.
Congresso PCP

Ataque a Marcelo e a inspiração no mestre de Avis /premium

O candidato presidencial falou sete minutos e 40 segundos ao Congresso, num discurso carregado de críticas a Marcelo. João Ferreira, como Cunhal, lembrou o mestre de Avis.
Congresso PCP

Um Congresso em emergência e alunos sem pavilhão /premium

Luís e Hugo vieram do Barreiro com a missão de desinfetar as mesas, mas discursos só ao longe. Nem todos os militantes são delegados, mas por vezes lá se desenrasca "uma senha de cinco minutinhos".
Congresso PCP

Comité Central mais pequeno e com menos históricos

PCP faz sair nomes históricos da lista do Comité Central e fala de tentativa de rejuvenescimento do órgão. Mas a média de idades aumentou. Carlos Carvalhas, Arménio Carlos e Agostinho Lopes de fora.
Congresso PCP

Raio-x ao PCP. Entre o poder e o declínio /premium

203
Na mesma semana em que salva o Orçamento do PS, o PCP organiza um congresso controverso para discutir presidenciais, autárquicas e a relação com o poder em plena crise de resultados eleitorais.
Política

O comunismo existiu. E foi integralmente desumano

2757
A sociedade sem classes sociais, baseada na propriedade comum dos meios de produção e desprovida da separação de poderes, vigorou durante 74 anos. Não foi isto que Marx defendeu?
Eleições Presidenciais

Heloísa Apolónia é mandatária de João Ferreira

114
Ex-deputada d'Os Verdes volta a aparecer na política para ser mandatária nacional da candidatura do comunista João Ferreira à presidência da República.
PCP

João Ferreira receia "reabilitação" da direita

234
Jerónimo de Sousa deve mesmo continuar na liderança dos comunistas. Na corrida presidencial João Ferreira receia que a reeleição de Marcelo Rebelo de Sousa ajude a direita a reabilitar-se.
PCP

O camarada Jerónimo e o exemplo do Chefe Jerónimo

Depois de quatro anos a empurrar humildemente a geringonça onde não o deixaram sentar, Jerónimo de Sousa voltou a mostrar que o PCP vota sobretudo em função de interesses próprios.
A Sexta Coluna

A necropolítica da conveniência: crónica parcial /premium

156
O clima de histeria mediática anti-Trump tem vindo a crescer exponencialmente. Até por cá, parece não haver quem não reivindique o seu lugar ao sol no grande apedrejamento público.
Congresso PCP

PCP exclui nova 'geringonça' e descola do PS /premium

170
PCP ainda sente o peso de ter integrado a geringonça, mas está decidido a tapar o assunto com pedra bem pesada (a que coloca o PS à direita, aliado do PSD/CDS). Dedica parte das teses a justificar-se.
PCP

As hipóteses do PCP para a sucessão de Jerónimo /premium

Partido escolhe novo Comité Central até novembro, data em que realiza o XXI congresso. É oportunidade para mudar de liderança. Ou não. Já estará Jerónimo pronto a "calçar as pantufas"?
PCP

O discurso de João Ferreira nas entrelinhas /premium

João Ferreira quer um Presidente mais interventivo, faz duras críticas a Marcelo e manda farpas indiretas ao Bloco de Esquerda, sem esquecer Ventura. A apresentação do candidato do PCP nas entrelinhas
Eleições Presidenciais

Marcelo promove "Bloco Central", diz João Ferreira

João Ferreira fez críticas ao atual Presidente da República que acusa de não cumprir o dever de defender a constituição e de branquear a direita no objetivo de promover o Bloco Central.
Comunismo

Do(s) genocídio(s) soviético(s): massacre em Katyn

604
Não duvidem da sinceridade de Jerónimo de Sousa quando pergunta o que é uma democracia? É evidente que não sabe o que a democracia é. Nem o que significa.
PCP

Isabel Moreira declara apoio ao candidato do PCP

2119
O Partido Socialista continua sem apresentar um candidato às eleições ou apoiar algum dos já anunciados e os deputados começam a tornar públicas as opções. Isabel Moreira vai votar em João Ferreira.
PCP

João Ferreira é candidato do PCP às presidenciais

818
O Comité Central do PCP esteve reunido este sábado e escolheu João Ferreira para candidato às eleições presidenciais do próximo ano. Decisão do órgão do partido foi "unânime".
Festa do Avante

A enchente de RAP no único sítio onde não é comuna

1235
Debate com Ricardo Araújo Pereira provocou ajuntamento na Festa do Avante, num debate sobre humor e política. "Do que me foi dado ver regras estavam a ser cumpridas", diz humorista ao Observador.
PCP

Avante. Regras cumpridas, recinto a meio gás

420
No teste de cumprimento das regras sanitárias, o PCP passa, para já, com distinção. Já no de convencer os militantes e simpatizantes a estar na Atalaia, a amostra do primeiro dia não convence.
Festa do Avante

Na história da Festa, há mais polémicas como esta /premium

Desde livros censurados a agressões no recinto da Festa, há várias polémicas em torno de anteriores edições da Festa. PCP enfrenta agora muitas críticas, mas já teve outros momentos difíceis.
Fact Check

Costa citou Estaline sobre a "morte de milhões"?

Publicação viral afirma que António Costa citou Estaline. Não há registo público que Costa tenha dito a frase. Gabinete do primeiro-ministro também desmente veracidade da mesma.
Comunismo

Human lives matter!

329
Na Ucrânia, a Segunda Guerra Mundial só terminou em 1991, com a proclamação da independência. Está agora a terminar na Bielorússia, onde o povo se cansou do ditador comunista.
Oficina da Liberdade

Agora somos todos fascistas

1912
O fascismo volta em força pela mão dos autodenominados anti-fascistas e dos idiotas úteis, que julgam que os valores liberais se podem defender através do Estado.
Política

Porque falham as nações?

676
O que leva uma nação a ser próspera, ou não, são as políticas seguidas. São estas que podem fazer prosperar os locais mais inóspitos do planeta.
Fact Check

Thatcher disse esta frase sobre os comunistas?

Publicação viral atribui a Margaret Thatcher uma frase contra os comunistas. Mas Fundação da ex-primeira-ministra britânica não encontrou prova de qualquer citação semelhante.
PCP

Avante, camaradas, avante!

3436
A festa do Avante não é necessariamente um festival de Verão. Eu também acho. É um festival e é no Verão, mas associar as duas coisas parece-me um abuso anti-democrático.
China

Estrela do futebol chinês exige fim do PC 

2502
Foi a primeira vez que Hao Haidong, conhecido na China pelos golos, fez declarações políticas — e logo para exigir o fim do Partido Comunista. Vídeos foram revelados no 31.º aniversário de Tiananmen.
Fact Check

Membro do supremo brasileiro foi terrorista?

A imagem que circula nas redes sociais mostra presos políticos e nenhum deles é o jurista. Homem identificado como sendo Ricardo Lewandowski é o músico Ricardo Villas Boas. Post é falso.
Comunismo

O que une Trump, Bolsonaro, Putin e Jerónimo? /premium

1744
Se a Câmara do Seixal se empenhasse tanto no desaparecimento de bairros clandestinos como o PCP se aplica na “Festa do Avante”, o Bairro da Jamaica já poderia ter as condições de vida humanas.
Ditadura

Putin e Xi: irmãos na repressão das liberdades /premium

529
Tanto os dirigentes da China e da Rússia tentam sair desta crise como vencedores, como salvadores do seu e de outros povos. E o chamado Ocidente não parece ter dirigentes capazes de lhes fazer frente.
Comunismo

Holodomor de 1932-33: genocídio do povo ucraniano

4237
Durante décadas os ucranianos tentaram esquecer o horror de 1933, tanto pela dor traumática como pelo medo de pôr em risco os filhos, já que quem falasse sobre o Holodomor era severamente castigado,
Comunismo

Contexto histórico da tragédia ucraniana de 32/33

160
Do ponto de vista moralmente miserável de Estaline o resultado foi “positivo”: pelo Verão toda e qualquer resistência camponesa cessara e as “mortes em excesso” tinham removido um “fardo” a alimentar.
Coronavírus

Jerónimo anuncia comício do PCP a 7 de junho

1531
Jerónimo de Sousa anunciou este domingo que PCP fará comício a 7 de junho contra retirada de direitos. Sobre o Avante, a ideia é simples: só irá acontecer "se estiverem reunidas as condições".
Comunismo

Holodomor: história de um genocídio esquecido

4655
Este texto é sobre um genocídio mas não sobre o Holocausto. Fala da grande fome da Ucrânia – conhecida por Holodomor – um outro genocídio provocado por Stalin em 1932/33, mas praticamente desconhecido
Comunismo

Lenine e outros bárbaros /premium

153
O alvo comum das barbáries comunista, fascista e nazi foi a tradição moral ocidental — que impõe limites imparciais ao poder da vontade sem entraves.
A Sexta Coluna

Pai de todos os totalitarismos: 150 anos de Lenine /premium

812
Tinha como qualidades determinantes a manha e a hipocrisia popular russa e uma costela de “despotismo oriental” de Ivan, o Terrível, e de Pedro, o Grande, “os criadores do Estado pelo terror despótico
Comunismo

Parabéns a Lenine, nesta data querida! /premium

378
Deve ter doído a alma comunista poder festejar o 25 de Abril onde é suposto, e não poder festejar o nascimento de Lenine no local apropriado, uma réplica fiel de um campo de reeducação na Sibéria.
Liberdades

Liberdades privadas, liberdades públicas

Em Portugal ainda é muito forte, sobretudo à esquerda, o preconceito de princípio, ideológico, contra os sistemas de ordem espontânea na sociedade. Então a esquerda, por regra, nega a sua existência.
PCP

PCP acredita no socialismo como alternativa 

517
O PCP assinalou os 150 anos do nascimento de Lenine, "o genial continuador de Marx e Engels", afirmando com "profunda convicção" que o socialismo continua a ser "alternativa ao capitalismo".
Livros

Português investiga presença de Lenine na Alemanha

Carlos Gomes, que começou o projeto "Lenin is still around" em 2014, lançou um livro na Alemanha que é um repositório dos monumentos que ainda existem naquele país dedicados ao líder comunista russo.
Comunismo

Não é o apartheid, não é o gulag: é a China

1963
As autoridades chinesas selecionam para quarentena obrigatória qualquer um que seja negro, sem outro critério que não a sua etnia, mesmo que tenha os vistos e as autorizações necessárias.
Coronavírus

PCP quer Grândola à janela no 25 de abril

254
PCP afirma que medidas de "prevenção e contenção social devem ser asseguradas e verificadas sem necessidade de imposição do estado de emergência" que diz ter limitado direitos dos trabalhadores.
PCP

PCP contra apoio ao plano de transição democrática

1480
Comunistas contra apoio português ao "plano de transição democrática para a Venezuela" criado pelos norte-americanos exigem que o Governo "respeite a Constituição da República Portuguesa".
Comunismo

O «vírus chinês» e as razões de Trump e Bolsonaro

108
A defesa da saúde física e mental da espécie humana a longo prazo beneficiará da manutenção da designação deste coronavírus como «vírus chinês», tal como o presidente norte-americano tem insistido.
Conversas à Quinta

O estranho nascimento do PCP foi já há 99 anos

109
A data oficial é 6 de Março de 1921, mas o PCP de então ainda não era bem comunista e os seus primeiros líderes tiveram uma bizarra evolução política - um para o catolicismo, outro para o Estado Novo.
Comunismo

Vale a pena lamentar o fim da União Soviética? /premium

172
Para o Kremlin de Putin, a “vitimização dos russos” continua a ser uma das mais importantes componentes da sua propaganda. Felizmente a Rússia é muito, mas mesmo muito mais do que o autocrata demagogo
Comunismo

A pátria judaica na União Soviética /premium

O sonho de uma pátria judaica no país dos sovietes acabou como todas as restantes experiências sociais soviéticas. Uma catástrofe humana só com paralelo na barbárie nazi.
Obituário

“Zé Mário” e o elogio da loucura comunista /premium

795
Talvez JMB seja um dos nomes maiores da música popular portuguesa, mas tirando Amália e talvez Carlos Paredes, a relevância da música popular portuguesa a leste de Badajoz é comparável à da Web Summit
Oficina da Liberdade

O punho que cerra contra a mão que acena

1258
Cadáveres de todo o mundo, amontoai-vos. O comunismo não se tornou a maior fábrica de produzir mortos da história da humanidade por acidente: pelo contrário, é a sua lei interna inexorável.
PS

Afinal PS significa Pepónio Suculento /premium

Este seria o momento ideal para actualizar o famoso slogan lançado em 1995: deixávamos de parte o clássico “Vá para fora cá dentro” e víamos se pegava um mais premente “Vote como lá fora cá dentro”.
Parlamento

Guia de leitura para os simpatizantes do comunismo /premium

855
Comunismo e fascismo são os rostos da subjugação dos indivíduos a ideais destruidores da condição humana. Não reconhecer isso é criminoso mas, mais do que tudo, é um atestado de ignorância histórica.
Política

AR recusou associar-se ao Parlamento Europeu

A Assembleia recusou associar-se ao diploma europeu que condena e compara o comunismo ao fascismo. PS foi um dos partidos que votou contra, mas no Parlamento Europeu tinha votado a favor.
Política

Parlamento debate condenação ao comunismo

O Parlamento Europeu aprovou há dois meses uma moção que condena o comunismo tal como o nazismo. Em Portugal a discussão será feita esta sexta-feira no parlamento português.
Comunismo

Comunismo e fascismo: escolha o pior /premium

978
Os comunistas invocam as abominações do fascismo para relativizar as suas próprias abominações. Mas nem o comunismo deve servir para branquear o fascismo, nem o fascismo para branquear o comunismo.
30 anos Muro de Berlim

O ópio dos intelectuais: 30 anos do Muro de Berlim /premium

Por que motivo a moda intelectual do século XX foi o apoio ao despotismo comunista? Por que motivo outras culturas exóticas lhe opuseram “ditaduras anti-comunistas’?
30 anos Muro de Berlim

Será possível viver sem muros? /premium

163
Tendo em conta os novos muros criados nos últimos trinta anos conclui-se que os políticos mundiais não souberam utilizar a queda do Muro de Berlim em prol da Humanidade E isto é também uma vergonha.
Europa

Onde é que estava quando caiu o Muro de Berlim?

217
Este mundo precisa da coragem da Europa de lutar pela liberdade, a coragem de 1989. Tenhamos portanto a ousadia de sermos europeus e de agirmos, sem reservas, de forma europeia!
Comunismo

PCP: Falta de criatividade e delírio ideológico /premium

416
Não imaginava que um dia iria ser alvo de tão atentas críticas do “Avante”, órgão do Comité Central do Partido Comunista Português. Isto significa apenas que acertei no alvo certo.
Parlamento Europeu

O comunismo e o nazismo entram num bar… /premium

670
O PCP não está ofendido por ter sido considerado criminoso, está ofendido por ter sido considerado tão criminoso como os nazis. Acha-se vítima de uma falha de consideração.
Parlamento Europeu

Fascismo e comunismo: para além da Alemanha e URSS /premium

1909
É necessário transpor a decisão do Parlamento Europeu para o ensino secundário, como útil “vacina” para as gerações futuras, e arejar o ensino superior, ainda cheio de ideólogos de extrema-esquerda.
Comunismo

UE coloca nazismo e comunismo em pé de igualdade

63944
A União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de o Parlamento Europeu ter aprovado em setembro uma resolução que condena os dois regimes ditatoriais.
China

China. Morreu o autor dos retratos de Mao

Poucos o conheciam. Nunca pôde assinar a sua obra e nunca o quis fazer. Foi castigado por retratar Mao só com uma orelha, mas continuou a pintar o quadro do "grande timoneiro". Morreu com 88 anos.
PCP

PCP: partido liberal falhado?

513
Será então que a proposta eleitoralista de taxar depósitos acima de 100 mil euros um desvio liberal de um partido warxista? De modo algum. Não só é iliberal como irá agravar a próxima crise económica.
Liberdades

Liberdade para bons vs liberdade para os maus

159
Nazistas, fascistas, marxistas e trotskistas acontece serem todos inimigos da liberdade e da democracia. Hitler e Mussolini tinham mais em comum com Marx e Trotsky do que com qualquer pensador liberal
Crónica

E se o nosso futebol fosse gerido por comunistas?

1496
Se aplicássemos as ideias comunistas ao futebol português, deixaríamos as boas intenções de ajudar os mais desfavorecidos arruinar a sua competitividade. Porque havemos de as aplicar à nossa economia?
Comunismo

Isto já não é cegueira ideológica, mas senilismo /premium

2131
O PCP ainda não deu conta que a República Popular da China é um país com uma economia capitalista selvagem, mesmo que dirigido por um partido irmão que matou milhões desde 1949 em nome do comunismo?
Angola

Não haverá reconciliação sem verdade histórica /premium

400
Só o Presidente João Lourenço pode permitir a abertura dos arquivos para responder aos pedidos de explicações dos filhos e netos das vítimas da trágica repressão que se seguiu ao 27 de Maio de 1977.
II Guerra Mundial

Afinal, quantos soviéticos morreram na II Guerra?  /premium

711
José Estaline decidiu que a grande guerra ceifou a vida a sete milhões de soviéticos. O seu sucessor Khruschov subiu o número para 20 milhões e Gorbatchov para 27 milhões. Hoje fala-se de 41 milhões.
PCP

A História os absorverá /premium

2304
Termos partidos leninistas e trotskistas a conviver com pessoas comuns é um luxo para o cidadão português interessado em História. É como um paleontólogo ter um Brontossauro de estimação no quintal.
Política

Coreia do Norte não é democracia? "É uma opinião"

5597
O secretário-geral do PCP recusou-se a classificar o regime de Kim-Jong-un: "Primeiro tínhamos de discutir o que é a democracia", afirmou em entrevista ao Polígrafo.
China

É inédito, mas Xi Jinping assume cabelos grisalhos

172
O cabelo impecavelmente pintado de preto é uma imagem de marca dos líderes chineses, simbolizando vitalidade e unidade entre a cúpula do poder no país. Xi Jinping rompeu com a moda.
Dia da Mulher

Nadezhda Krupskaya, a feminista mulher de Lenin

445
Apaixonada pela política, Nadezhda embarcou numa viagem revolucionária, escreveu o primeiro texto feminista russo e impulsionou a celebração do Dia Internacional da Mulher no seu país.
Comunismo

Quem tem medo da revisão da História? /premium

2520
Senhor deputado, você fez-me lembrar a sua colega Rita Rato que, sendo formada em Relações Internacionais na Universidade Nova, não sabe o que foi o “Gulag” criado por Lénine, Trotski e Estaline.
Comunismo

Quando a "Pasionaria" virou católica…

184
Depois de ter sido uma das figuras maiores da máquina de propaganda de Moscovo, a "Pasionaria" acabou os seus dias reconciliada com a sua fé de infância e juventude, tendo regressado à Igreja Católica
URSS

KGB e Ortodoxia: até onde pode ir o compromisso? /premium

121
Quase todos os dirigentes da Igreja Ortodoxa Russa colaboraram com os serviços secretos soviéticos, incluindo Alexis II, o antigo Patriarca, e Kirill, o actual, que tinha o pseudónimo de “Mikhailov”.
passeio aleatório

Uma história do Bolshoi /premium

157
Sentei-me na cadeira de Shostakovich e fotografei o camarote de Stalin. Os tempos são outros, mas há dramas que ainda hoje nos fazem calafrios.
Política

Quem não os conhecer… /premium

Dispomos de um conjunto de palavras cuja repetição basta para nos situarmos no campo do Bem e combatermos, pelo exercício dessas mesmas palavras – “fascista!” – o Mal que não precisamos de inquirir.
Política

Democracias contra o fascismo e o ...comunismo /premium

1638
Numa altura em que as soluções “rápidas” e “milagrosas” voltam a estar na moda, é preciso saber reconhecê-las todas, porque o perigo não vem só do populismo de direita, mas também da esquerda caviar.
Rússia

O genocídio dos Romanov /premium

380
Omitir a responsabilidade moral do regime que matou um casal inofensivo e os seus cinco jovens filhos é faltar à verdade e ofender a memória das vítimas.
Comunismo

O assassinato da família real russa era inevitável /premium

442
O assassinato de Ekaterimburgo não passou de um episódio do chamado “terror vermelho”, que ceifou milhões de vidas. Os comunistas começaram pelos nobres, mas depois a máquina de matar nunca mais parou
Conversas à Quinta

Porque é que ainda discutimos Marx 200 anos depois

Karl Marx nasceu há 200 anos e o seu pensamento marcou indelevelmente o século XX. Com a queda do socialismo real disse-se que seria esquecido, mas não foi assim pois o seu espectro ainda paira por aí
Política

Não somos todos marxistas

497
Sim, possivelmente, “Marx vive” — nas culturas políticas tribais que desconhecem o primado da lei. Mas nem todas as culturas políticas são tribais. Por esta razão, não somos todos marxistas.
Jerónimo De Sousa

PCP critica "convergência" de PS com PSD e CDS/PP

122
O secretário-geral do PCP criticoa "convergência" entre PS, PSD e CDS/PP, dizendo que socialistas devem romper com políticas do passado.
Rússia

Será que ainda existem comunismo e comunistas?

A 18 de Março Putin será, sem qualquer margem para dúvida, reeleito pela quarta vez Presidente, mas com uma novidade importante: o fiasco total do candidato do Partido Comunista da Federação da Rússia
Comunismo

KGB sobreviveu ao seu centenário

1403
Criada a 20 de Dezembro de 1917 por Felix Dzerjinski, nobre de origem polaca, como “órgão da ditadura do proletariado”, a VTCHEKA, mais tarde KGB, foi o principal instrumento do “Terror Vermelho”.
Autoeuropa

Por que razão o PCP quer fechar a Autoeuropa?

6250
Numa coisa, o PCP está certo: o PCP ou a Autoeuropa, um deles tem de morrer. Se o governo também percebe isso, que está a fazer ao lado dos comunistas?
Comunismo

China. Retratos do presidente em vez de Cristo

108
Comarca chinesa está a obrigar os cristãos locais a substituir os retratos de Jesus Cristo, cruzes e outros símbolos religiosos que têm em casa por imagens do Presidente chinês, Xi Jinping.
Donald Trump

Trump declara "dia das vítimas do comunismo"

175
Em visita oficial à Coreia do Sul, o Presidente norte-americano declarou, terça-feira, data do 100.º aniversário da Revolução de Outubro na Rússia, o "dia nacional das vítimas do comunismo".
PCP

Hoje não é o dia das mentiras

3184
O líder do PCP deve desconhecer a velha anedota soviética: Qual a diferença entre o capitalismo e o socialismo? O capitalismo é a exploração do homem pelo homem; o socialismo é exactamente o contrário
Comunismo

O verdadeiro encanto do comunismo soviético

772
O apelo do comunismo soviético assentou no culto messiânico do poder de um Estado absoluto e "científico". O comunismo soviético morreu, mas o culto que explica o seu apelo ainda não.
Comunismo

Quem ganhou com a Revolução de Outubro?

176
Infelizmente, após o fim da URSS, os dirigentes ocidentais perderam o receio face ao perigo comunista, enveredando por políticas que vão enfraquecendo as bases do bem-estar dos seus cidadãos.
Comunismo

A fraude da revolução soviética

1582
A revolução soviética, cujo centenário alguns celebram amanhã, foi simplesmente a maior fraude intelectual e moral do século XX.
Comunismo

Não há o Lenine "lado bom" e o Estaline "lado mau"

461
"A Tragédia de um Povo", de Orlando Figes, agora editado em Portugal, é um dos estudos clássicos da Revolução Russa, das suas origens e consequências. José Manuel Fernandes entrevistou o historiador.
Comunismo

A Revolução russa teria um outro fim com Trotski?

562
As tentativas de branquear Trotski, como as de Francisco Louçã, em nada diferem das de branquear Lenine ou Estaline. Todos viam o futuro da URSS sem democracia e sem as mais elementares liberdades.
Revolução

O PCP comemora, o Mundo civilizado lamenta

732
Enquanto o PCP celebra a viagem de Iuri Gagarin à volta da Terra como um fruto da Revolução de Outubro, os cubanos e os norte-coreanos continuam à procura de liberdade.
Comunismo

“O comunismo já não existe"

150
Historiador do comunismo, David Priestland foca agora a sua atenção no liberalismo económico. Nos 100 anos da Revolução de Outubro, o professor de Oxford falou sobre o passado soviético e não só.
Governo

Sobre a estratégia e a táctica marxistas

164
Todos têm dito que a geringonça tem funcionado. Mas de pouco serve que uma coisa funcione quando não se sabe bem para quê nem a que preço.
Conversas à Quinta

O golpe de Lenine que fez a Revolução de Outubro

A Revolução de Outubro mudou o mundo há 100 anos. Era ele inevitável? Ou foi antes obra do génio de Lenine? Certo é que a ilusão comunista se revelou uma tragédia, de que a Rússia ainda não recuperou.
Xi Jinping

China. Xi Jinping é o mais poderoso desde Mao

O Pensamento de Xi Jinping foi incorporado na doutrina oficial do Partido Comunista Chinês. É o primeiro desde Mao Tse-Tung a ver, em vida, a sua teoria incluída no documento maior do partido.
China

4 horas de discurso para mais 5 anos no poder

O presidente chinês (e secretário-geral do Partido Comunista), Xi Jinping, discursou esta quarta-feira durante quase quatro horas. Houve bocejos e olhares para o relógio, mas o PCC saiu reforçado.
Partido Comunista Chinês

Congresso do PC Chinês. Vem aí uma "nova era"?

O 19º congresso do Partido Comunista Chinês começou esta quarta-feira com um discurso de três horas do líder, Xi Jianping. 2.300 membros do maior partido político do mundo participam no evento.
Comunismo

Che Guevara: o homem que desprezava a humanidade

6163
Há 50 anos morreu Che Guevara, o poster boy da revolução. Era uma máquina de matar ou um jovem sonhador? Das montanhas de Cuba aos Andes bolivianos, Rui Ramos conta a história de um fracasso.
Rússia

Quem esconde carrascos estalinistas e o seu chefe?

251
Um tribunal de Moscovo recusou novo pedido da família de Raoul Wallengerg, diplomata sueco que salvou do Holocausto dezenas de milhares de judeus, de acesso à documentação sobre o seu destino na URSS.
Festa do Avante

PCP continua com falta de pontaria

1904
Lendo o programa da Festa do Avante! relativo ao centenário da Revolução Russa de 1917 quase se fica com a sensação de que se quis prestar homenagem às vítimas da censura comunista no campo da cultura
PCP

O comunismo e o sarampo

4028
O comunismo tem todas as características das doenças: tem sintomas específicos, provoca reacções alérgicas, costuma ser incurável, é geneticamente transmissível e terrivelmente mortal.
Comunismo

PCP continua a falsificar a História

3299
O PCP criou um site para celebrar os 100 anos da revolução bolchevique de 1917, mas abre-o logo com uma fotografia falsificada de Lenine. Trata-se apenas da primeira de muitas falsificações históricas
Jerónimo De Sousa

"Socialismo mantém todo o potencial de realização"

1476
O secretário-geral do PCP defende que a luta de classes continua o motor da história, que o capitalismo está em crise e o socialismo é o futuro da humanidade.
Japão

Detido japonês que fugia da polícia há 45 anos

O japonês Masaaki Osaka foi detido o mês passado após 45 anos a fugir das autoridades. Osaka é acusado de ter assassinado um polícia depois de lhe lançar um cocktail molotov num protesto em 1971.
História

Os limões de Estaline e as grandes fomes da URSS

585
A URSS deveria ser o primeiro "Estado científico" do mundo e chegou a ter mais cientistas do que os EUA. Mas a sua história é a da trágica submissão da ciência à ideologia, de perseguições e de fomes.
Comunismo

Se for preciso, até os vermes apoiarão

2950
A tão apregoada superioridade moral dos comunistas permite-lhes até condenar, nas páginas do "Avante!" os media que ousam chamar a atenção para o regime mais desumano na Terra, o da Coreia do Norte.
Comunismo

A revolução comunista no país mais livre do mundo

208
As “Teses de Abril” de Lenine, publicadas a 20 de Abril de 1917, foram vistas como "um delírio", mas acabariam por se tornar no guião do golpe de Estado que passou à história como Revolução de Outubro
Comunismo

Rússia: O “25 de Abril” sem “25 de Novembro”

141
Ao contrário de Portugal, na Rússia não aconteceu um 25 de Novembro, mas sim um 25 de Outubro que pôs fim à tentativa de democratização. Militares e civis anti-bolcheviques não levavam Lenine a sério.
Centenário

100 anos da Revolução: Porquê na Rússia?

293
Lenine e os seus, que no exílio de Zurique souberam com surpresa da insurreição, lograriam depois, da Estação de Finlândia ao assalto ao Palácio Inverno, acender o rastilho do revolucionário século XX
Conversas à Quinta

A revolução que acabou mal: Rússia, fevereiro 1917

104
Não foi uma revolução planeada, antes a convulsão que há 100 anos levou à queda do czarismo e ao sonho de uma democracia constitucional, sonho que acabaria submerso pela sangrenta Revolução de Outubro
Comunismo

Será possível atingir a linha do horizonte?

268
O centenário da Revolução de Outubro devia servir de reflexão para não se ser levado a um ponto de desespero em que se queira repetir experiências totalitárias sangrentas como o comunismo e o fascismo
Política

Populismo ditadura e loucura não têm cor política

740
Todos os populistas, sem excepção, prometem “devolver o poder ao povo”. Quando ideias como as defendem chegaram ao poder no passado foi exactamente o contrário que sucedeu com o comunismo e o fascismo
União Europeia

11 de Dezembro, 2016

524
Agora, Jerónimo de Sousa, Louçã, Catarina e congéneres protestam por aí contra a infame armadilha da “Europa”. Só que ela não nasceu ontem, nasceu em 1984 ou 85 e foi feita deliberadamente contra eles
PCP

Jerónimo reconduzido como secretário-geral do PCP

123
Jerónimo de Sousa foi reeleito por unanimidade como secretário-geral comunista. O líder do PCP sai do XX Congresso do partido fortalecido pela unanimidade e sem a sombra de um "número dois".
PCP

O estranho caso do socialismo via satélite

328
O grau de credulidade necessário para acreditar no que nos diz o PCP ultrapassa os limites superiores da imaginação humana. E até o da crença na possibilidade científica das mamografias via satélite.
Fidel Castro

Jerónimo. Fidel era "excecional figura patriota"

2517
O líder dos comunistas portugueses afirmou que este é "momento de tristeza para os comunistas, revolucionários e progressistas de todo o mundo".
PCP

A exaltação (e a crítica) do PCP à revolução russa

395
O PCP abriu o centenário da revolução de 1917 com um texto de glorificação sobre as conquistas da URSS. Sem concretizarem, também reconhecem as "derrotas" e os "recuos" da construção do socialismo.
PCP

Histórico do PCP contra estratégia de apoio ao PS

454
Miguel Urbano Rodrigues, histórico militante do PCP, escreveu no «Avante!» que não encontra no projeto de resolução política a "fidelidade intransigente a princípios, valores e lições do marxismo".
Conversas à Quinta

Hungria, da revolução de 1956 a Viktor Orbán

Outubro de 1956. Na Hungria a revolução é esmagada pelos tanques soviéticos. Numa conversa que misturou referências históricas e memórias pessoais, a singularidade húngara até aos dias de Viktor Orbán
Política

Costa defendeu ideia comunista de sociedade ideal

6014
António Costa definiu no debate quinzenal no Parlamento um modelo de "sociedade decente" que é o mesmo definido por Karl Marx como sendo o do estádio supremo do comunismo. Quase palavra por palavra.
Comunismo

O comunismo soviético não morreu há 25 anos

541
As metástases soviéticas estão bem presentes em Angola, onde se realiza, por estes dias, o congresso do MPLA, que de movimento de libertação se transformou num clube de pilhadores do seu próprio país.
Comunismo

Quando os assassinos falam

247
Numa gravação agora conhecida, Grigori Nikulin relata de forma impressionantemente calma, quase sem emoções, o assassínio pelos comunistas, em 1918, da família de Nicolau II, último imperador russo.
História

Ainda a convergência entre comunismo e fascismo

507
Receio ter de recordar que não existe nada de novo na asserção de que são comuns as origens intelectuais do comunismo, do fascismo e, já agora, do nacional-socialismo nazi.
Comunismo

Discutir o acessório para esconder o essencial

352
Na polémica que envolve Rodrigues dos Santos, mais importante do que discutir se o fascismo tem ou não por pai o marxismo é analisar os resultados tenebrosos provocados pelo comunismo e o nazismo.
PCP

Outra vez o social-fascismo?

493
Os ataques do PCP ao Bloco trazem à memória a guerra lançada pelo ditador soviético Estaline contra a social-democracia europeia nos anos 30 do século XX, uma das causas da chegada de Hitler ao poder.
Comunismo

Da Revolução Cultural à crise académica de 1969

A influência da Revolução Cultural desencadeada há 50 anos pelo regime de Mao Zedong na China chegou a Portugal durante a crise académica de 1969, via movimento do Maio de 1968 francês.
A página está a demorar muito tempo.