771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Comunismo

Comentário

"Comunistas de Portugal, uni-vos"

Raúl de Almeida alerta para o perigo do enfraquecimento de um partido fundador da democracia. Um cenário em que o colunista do dia apela para a união entre os comunistas portugueses. 
Noticiário

10h. Geringonça? PCP "só pode estar satisfeito"

PCP guarda boas lembranças da geringonça, mas mostra cautela em repetir a fórmula. A entrevista de Paulo Raimundo. E ainda, família de Navalny com acesso negado ao corpo e a solidariedade europeia.
A Sexta Coluna

No centenário da morte de Lenine

Tudo passa.  Mas, aparentemente, há coisas que passam mais do que outras, e a Esquerda tem o dom de conseguir branquear ou fazer esquecer certos passados.
Resposta Pronta

"Odete Santos era uma pessoa ímpar"

A reação de Bernardino Soares à morte de Odete Santos. O militante do PCP destaca "genuinidade" da ex-deputada. "Vai fazer-nos muita falta", lamenta. Ouça aqui. 
Resposta Pronta

Odete Santos. "Era uma pessoa apaixonada"

"Parte de mim é produto da dimensão humana de Odete Santos", diz João Oliveira. O deputado do PCP lembra entrega e convicção da ex-deputada. "Era uma referência", afirma.
Resposta Pronta

"Odete Santos era uma pessoa generosa e convicta"

Jaime Nogueira Pinto, politólogo, lembra debate com Odete Santos num programa de televisão em 2007: "Reagiu como se tivesse caído o regime". Recorda ainda "generosidade" da ex-deputada do PCP.
Filipinas

Exército das Filipinas mata 9 rebeldes comunistas 

O ataque do exército ocorreu durante o primeiro dia de um cessar-fogo de dois dias. O exército está a tentar identificar os mortos apelando aos comandos comunistas para deporem as armas.
Estado Social

O PER ou o Bairro da Jamaica

Os comunistas inventam pretextos para recusar programas acordados entre os municípios e o governo da República. Sacrificam o bem-estar das populações; para depois responsabilizar o capitalismo.
Festa do Avante

Avante hipócritas, avante

A festa da hipocrisia foi criada pelo PCP como um suposto evento político-cultural. Obviamente com o objectivo de transmitir o suposto mundo encantado do comunismo.
Oficina da Liberdade

É possível tentar humanizar o mundo?

É necessário um regresso a um mundo centrado no homem. O homem deve voltar a ser o ponto focal da sociedade e a sua liberdade deve continuar a ser o princípio axial (chave) das nossas ações.
Direto ao Assunto

Guerra Ucrânia. "Vão perceber que PCP tinha razão"

António Filipe, antigo deputado do PCP, garante que derrotas não desanimam o partido. A Guerra na Ucrânia "começou em 2014 e não em 2022". O que era necessário "era evitar a guerra e ninguém o fez".
Política

PCP vai confrontar Governo sobre condições de vida

O PCP considera "uma questão essencial" confrontar o Governo sobre a necessidade de recuperar o poder de compra, de valorizar os salários. "Executivo não dá resposta aos problemas", diz o partido.
Macau

Macau: "Conceder recurso a antipatriotas é ameaça"

A proposta do governo prevê que não é permitido apresentar reclamação junto dos tribunais, sendo que a desqualificação dos candidatos seria válida "pelo menos durante cinco anos".
Huawei

5G: PCP alerta para perigos das restrições

A restrição ao 5G é "um caminho perigoso e que atinge profundamente os interesses nacionais", afirma o PCP, argumentando que a medida, mais tarde ou mais cedo, "originará retaliações económicas".
História

Bispo de Macau que desafiou Mao morreu há 50 anos

Em 1966, Macau pegou fogo. A Revolução Cultural chinesa virou-se contra os colonos e o governo português foi humilhado. Só a Igreja não vergou. Valeu o bispo. Paulo José Tavares morreu há 50 anos.
Cuba

Fidel Castro "vivia com gosto de monarca"

Martín Guevara, filho de um dos irmãos de Che Guevara, recorda uma infância de luxos no hotel Habana Libre, onde lhe serviam ovos estrelados com bacon todas as manhãs durante a Cuba de Fidel Castro.
Inflação

PCP diz que IVA 0% não mudou nada

Paulo Raimundo citou Karl Marx, defendendo que "uma subida geral dos salários resultaria numa baixa da taxa geral do lucro". O líder comunista criticou ainda o euro e propõe a regulação dos preços.
Lisboa

Autores e herdeiros

A lei prevê uma punição para quem alterar ou rasurar o que alguém assinou. Não, não se trata de “revisionismo literário”, mas de falsificação. Um livro é um documento assinado.
Ditadura

São Jorge e os fascistas

Os antifascistas precisam de fascistas, assim como os observatórios antirracistas dependem de racistas – caso contrário, ficam sem objeto (e sem emprego).
China

Chinês crítico do regime é preso; mulher não sabia

A mulher acreditava que o marido engenheiro estava focado em tecnologia, mas depois de ele ser preso, percebeu que mantinha um famoso blogue critico do governo da China.
PSD

PSD acusado de querer “normalizar o Chega”

PSD pretende incluir na constituição proibição, além das ideologias fascistas, de associações que tenham "outras ideologias totalitárias". Alexandre Poço recordou que proposta do PSD não é nova.
Noticiário

6h. China quer crescimento económico de 5% em 2023

Na China arranca hoje a Assembleia Nacional do Povo, o órgão máximo legislativo do país. Ainda, na Ucrânia começa hoje um recolher obrigatório em várias regiões do país.
Noticiário

16h. PCP reage à entrevista de António Costa

Paula Santos quer "esperar por propostas concretas" do Governo. Ainda neste jornal, direção-executiva do Serviço Nacional de Saúde garante que nenhuma maternidade no país vai fechar definitivo.
Noticiário

12h. PCP critica maioria absoluta do PS

A líder parlamentar comunista afirma que a maioria absoluta conquistada pelos socialistas não serve ao país. Ainda neste jornal, pedido de levantamento de imunidade de Pinto Moreira deu entrada na AR.
Comunismo

Uma Road Trip na Cortina de Ferro

Pouco depois caía o muro e o aquele mundo desapareceu. As viagens passaram a ser corriqueiras e só então milhões de polacos viram como tinham sido enganados e como o mundo exterior era bem diferente.
Noticiário

10h. "Xi Jinping falhou em políticas contra Covid"

Especialista em assuntos chineses, Jorge Tavares da Silva, antevê crise no Governo Comunista depois das manifestações. Ainda, Ministro da Saúde comenta funcionamento das urgências.
PCP

Fides implicita

Paulo Raimundo faz saber que o comunismo é «o mais belo projeto que a humanidade conhece». Com a aplicação de um critério estético à política, confirma o suicídio e lavra a certidão de óbito.
PCP

O mais amplo solipsismo colectivo

Uma linguagem mais rica e menos abstracta obviamente obrigaria a que se saltasse do plano do abstracto para o da experiência humana. Esse passo, um comunista não pode, na linguagem, dá-lo.
A História do Dia

Paulo Raimundo “é solução” para o PCP?

Carlos Drummond de Andrade dizia num poema: “Se eu me chamasse Raimundo seria uma rima/não uma solução”. O novo líder do PCP foi entronizado este fim de semana. Quem é Paulo Raimundo? Será a solução? 
Atualidade

O essencial do primeiro discurso de Paulo Raimundo

Um dos momentos altos do primeiro discurso do novo líder do PCP foi o agradecimento a Jerónimo de Sousa, assim como o aviso que deixou "aos que desesperam pelo fim" do partido: "Esperem sentados".
Noticiário

15h. Paulo Raimundo quer fazer crescer o PCP

No primeiro discurso que fez como novo secretário-geral do PCP, Raimundo destacou que quer ver o partido crescer. Ainda neste jornal, ministro da Economia solidário com ativistas pelo clima.
Noticiário

4h. António Costa felicita Paulo Raimundo

Numa publicação no Twitter, o primeiro-ministro diz que espera um dialogo construtivo com o novo líder comunista. Ainda neste jornal, o autocarro do FC Porto foi apedrejado à saída do Bessa.
Noticiário

23h. Oficial: Paulo Raimundo é o novo lÍder do PCP

A eleição foi confirmada esta noite na reunião do Comité Central que decorreu à porta fechada. Ainda neste jornal, o FC Porto venceu o Boavista pro 4-1 e aproxima-se provisoriamente do Benfica.
Atualidade

O essencial do discurso de despedida de Jerónimo

Depois de 18 anos, o líder comunista fez hoje o seu último discurso. A importância do partido para o país esteve em foco, mas Jerónimo de Sousa não deixou de lado críticas ao PS e à NATO.
Comunismo

Duas Histórias de Uma Cidade

Berlim – e a Alemanha - serviu de experiência perfeita para testar a eficiência de dois sistemas: de um lado, democracia, capitalismo e liberdade. Do outro, comunismo, economia planificada e repressão
Noticiário

13h. Jerónimo já deixou o cargo de deputado

Duarte Alves será mesmo o substituto de Jerónimo de Sousa no parlamento. António Costa defende que luta pelo clima é "questão moral".
A História do Dia

O que muda no PCP?

Jerónimo de Sousa sai da liderança do PCP e é substituído por um desconhecido, Paulo Raimundo. Que caminho vai tomar o partido? Mariana Lima Cunha, jornalista do Observador, é a nossa convidada.
Noticiário

13h. Jerónimo vai deixar Parlamento

Secretário-geral comunista deve ser substituído na Assembleia da República por Duarte Alves. Ministro da Saúde apela à vacinação contra a covid-19 e alerta para inverno difícil.
Noticiário

10h. Substituição de Jerónimo marcada para dia 12

Sucessor de Jerónimo de Sousa deverá ser Paulo Raimundo. Neste jornal ouvimos ainda as reações que têm chegado da esquerda e da direita à saída do dirigente comunista.
Macroscópio

Serão os jornalistas também parte do problema?

As eleições no Brasil e nos Estados Unidos ou como a crescente influência da cultura woke entre a elite mediática pode estar a agravar a polarização política. A newsletter de José Manuel Fernandes.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos