457kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Comunismo

Comunismo

Os primeiros alertas papais face ao comunismo

Pio XII vê no comunismo marxista algo em tudo análogo à religião mas sem a capacidade de sanar e religar o que quer que seja, muito menos com a Origem da realidade, da verdade, da beleza e da alegria.
Estados Unidos da América

Florida estabelece Dia das Vítimas do Comunismo

Os estudantes do ensino médio da Florida vão passar a ter aulas sobre os líderes comunistas e a forma como "as pessoas sofreram nas mãos" desse regime já durante o ano letivo de 2023-2024.
E o vencedor é...

Falhámos? Mimámos demais o PCP?

Jerónimo queixou-se de "anticomunismo". Escalada verbal do PCP "é superior à de Putin no terreno". Acórdão do TC impede acesso a dados de suspeitos. Optámos pela privacidade e não pela segurança.
União Soviética

Pré-publicação. História de um dissidente da URSS

Em 1946, Victor Kravchenko publicou "Eu escolhi a liberdade". O livro relata testemunhos do antigo dirigente comunista, tornado dissidente. Antes da edição em Portugal, pré-publicamos dois excertos.
Contra-Corrente

Porque é que ainda toleramos os excessos do PCP?

A coerência no erro não é virtude, é caturrice. O PCP não desiste de atacar a Ucrânia e resiste à verdade dos factos, mas só se surpreenderá quem não conhecer a natureza e o dogmatismo dos comunistas.
Comunismo

A (in)utilidade do PCP no futuro da democracia

Apesar de ter andado de braço dado com António Costa (e com o PS), o PCP é inquestionavelmente um partido extremista que não partilha dos valores democráticos fundamentais das democracias ocidentais.
PCP

Os mesmos valores a quilómetros de distância

Não é pela liberdade, humanismo ou democracia que se entende a resistência, até porque a Ucrânia não tem, nem tinha, uma classe política que respeitasse tais valores. É pela independência nacional.
Comunismo

Um país de compreensão lenta

Passados 48 anos do 25 de Abril, Portugal descobriu que o PCP é um partido totalitário. Já tínhamos tido 48 anos de Estado Novo. Daqui a 48 anos já teremos descoberto que o PS empobreceu o país?
Democracia

A aparência democrática

A Liberdade nasce com cada pessoa; tem nela os seus alicerces e as suas restrições morais. A Democracia é a escolha livre de quem governa o estado. A Democracia só possível nos estados liberais.
PCP

O solipsismo colectivo do PCP

Este amor pela conquista do poder, saudoso da velha virilidade bolchevique, que desprezava os bons sentimentos, como Lenine aconselhava, manifesta-se também caseiramente.
Rússia

De regresso à URSS

Ao contrário da Alemanha, a Rússia nunca foi confrontada com o seu passado como União Soviética. Josef Stalin continua a ser um herói nacional. O grande equívoco do século XX continua à solta.
Comunismo

Rússia: um centenário trágico

Nos tempos que correm, é importante lembrar a História, e particularmente a História da Rússia, em que pesa e pesará a herança de Estaline e do bolchevismo.
Extrema Esquerda

Não celebrem o fim do PCP e do BE

Se a extrema-esquerda se esfumar, o fumo é meramente formal. Na prática, a chama da irracionalidade mantém-se acesa em zonas demasiado vastas da sociedade, que o PS não se importará de acolher.
Comunismo

O comunismo e a falsificação da História*

O nazismo e o comunismo são totalitários e, por isso, o Parlamento europeu condenou, por igual, os regimes responsáveis pelo Holocausto e pelo Holodomor.
Cassete 60

Reagan e os soviéticos: da Nicarágua ao Kremlin

No dia 16 de março de 1988, o presidente americano enviou mais 3000 militares para as Honduras. Fica um bocado longe de Moscovo, mas os tentáculos do comunismo também iam longe
Guerra na Ucrânia

Estaline, Putin e a história

As semelhanças entre Estaline e Putin não serão totais, mas não podem ser ignoradas. Sobretudo no âmbito político, social e humanitário. Todavia, como sempre, a palavra final será dada pela história.
Comunismo

Manual de Anti-Comunismo para ex-totós

O PCP é igual ao que sempre foi. A diferença aqui é que, ao contrário dos cubanos e dos coreanos, os ucranianos conseguem mostrar-vos a sua desgraça nas redes sociais.
Cassete 60

A fuga da filha de Estaline e do comunismo

Svetlana Alliluyeva deixou de usar o nome do pai quando fugiu da URSS. Substituiu pelo nome da mãe, que se tinha suicidado. Svetlana era menina do papá. Até perceber que regime é que o pai comandava.
Noticiário

12h. PCP continua disponível para negociar com PS

Declaração do Secretário-Geral comunista após o balanço do Comité Central do partido. Ainda neste jornal, Mário Tomé critica a estratégia do Bloco de Esquerda nestas legislativas.
Comunismo

O regresso do comunismo

A direita domesticada, que entregou a cultura à esquerda, só pede, de joelhos, que a deixem tomar conta da “economia”. Não se deu conta de que a política não se reduz à economia.
Moscovo

Partido Comunista Russo assinala morte de Lenine

Vladimir Lenine foi o principal fundador do Partido Bolchevique e, mais tarde, da União Soviética, que liderou entre 1917 e 1924.
Rádio Observador

Qual o futuro do PCP? Ligue 910024185 

Masi do que discutir a liderança, depois da gerigonça, qual o futuro para o PCP? Ligue 910024185 e entre em direto no Contra-Corrente a partir das 10h10
Comunismo

O excepcionalismo português

Não pode existir qualquer presunção de superioridade moral da esquerda ou da direita. Todos pretendemos o melhor para Portugal e para os portugueses, discordando apenas da melhor forma de lá chegar.
Comunismo

As ditaduras não são eternas

13 de Dezembro de 1981, Jaruzelski impõe o estado de sítio na Polónia e bane o “Solidariedade”. Mas se se pode combater com baionetas, é impossível sentar-se nelas. Oito anos depois o comunismo ruiria
E o Resto é História

A importância da revolução húngara de 1956

Foi a primeira grande revolução contra o regime comunista e acabou esmagada pelos tanques soviéticos. História dos 17 dias que abalaram Budapeste.
Vacinas

Comunismo atrasa vacinação no Leste Europeu

Com estas declarações, a secretária de Estado dos Assuntos Europeus refere-se à Roménia e à Bulgária. Verifica-se uma preocupante quarta onda, sobretudo junto de populações não vacinadas.
Comunismo

Será que o PCP conquistou a Câmara de Oeiras?

Há vários intelectuais russos que tiveram muito mais a ver com Portugal do que Gagarin, mas têm um “defeito”: não poderiam ser colocados em bases vermelhas com a foice, o martelo e a estrela amarelas.
Política

Comunismo e liberalismo

O objectivo de qualquer governo deveria ser acabar com a necessidade dos seus cidadãos receberem apoios sociais, garantindo que o Estado regula as actividades sem regular as escolhas individuais.
Extrema Esquerda

Os talibãs de trazer por casa 

O “fascismo” é muito perigoso, sobretudo quando é imaginário. Quando é real, há uma forte hipótese de os comunistas o apoiarem. Contra nós.
Lançamentos

Biografia. Carlos Rates, o líder "maldito" do PCP

Morreu esquecido o primeiro líder do PCP que era contra a revolução comunista em Portugal, mas a partir de quinta-feira chegará às livrarias a sua nova biografia, escrita por Pedro Prostes da Fonseca.
Angola

UNITA critica ensino com cunho comunista

A União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) considera que existe uma partidarização do ensino com um cunho comunista que poderá vir a colocar em risco a soberania do país.
Zoom

PCC quer pôr fim a bolsas democráticas em Macau

O Partido Comunista Chinês está a aumentar a pressão sob o território de Macau, ainda assim, o professor Jorge Tavares da Silva considera que a oposição tem menor força face à de Hong Kong. 
Política

Da China a Portugal

A humanidade é mesmo ligada por características comuns e, por mais diferentes que sejam os tipos antropológicos criados pelo totalitarismo e pela democracia, há sempre umas semelhançazinhas aqui e ali
Cuba

Teremos sempre Havana. Teremos?

Todo o leque de reações da extrema-esquerda – incluindo a do PS e JS – desvela, mais uma vez, uma verdade profunda: a esquerda radical não se preocupa verdadeiramente com ativismos ou liberdade.
Cuba

Quando os comunistas fazem o povo passar fome

Cuba volta a provar que o comunismo só leva à miséria e à ditadura. Bem podem ter médicos extraordinários que até esses passam fome com um sistema económico que vai contra a natureza humana.
Comunismo

Cuba, o Parque Jurássicomuna

Convém não esquecer os feitos da Revolução Cubana em áreas como a educação. Se houvesse imprensa livre, quase 100% da população conseguiria lê-la.
Comunismo

Cuba não é excepção à regra

As causas que levaram Cuba ao estado de penúria são as mesmas de todos os que seguiram modelos económicos como o soviético: controlo da economia, partido único, falta das mais elementares liberdades.
Cuba

Em Cuba falta o líder da oposição ou um Gorbatchov

Para sair do impasse, Cuba precisa de um líder forte da oposição ao regime ou de um Gorbatchov que surja no Partido Comunista. Mas, neste momento, não há um nem outro.
Conversas à Quinta

100 anos do PCChinês: a China à conquista do Mundo

O Partido Comunista da China foi fundado a 1 de Julho de 1921, 100 anos depois a China de Xi Jiping tornou-se uma potência global. Pouco comunista, mas cada vez mais totalitária, até onde pode chegar?
Bloco de Esquerda

O anti-capitalismo do Bloco

Portugal não terá uma sociedade próspera enquanto as ideias do Bloco não forem derrotadas. É espantoso como em 2021, em Portugal, ainda temos que lutar contra os três velhos revolucionários russos.  
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.