Olá

831kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Comunismo

Xi Jinping

Xi pede fé "inabalável" ao Partido Comunista

Com perspetivas de desenvolvimento brilhantes, Xi acredita e tem confiança na China. No entanto, o Presidente chinês recordou que não há uma "solução pronta" nem um manul de instruções estrangeiro.
Fact Check

México: nova Presidente falou entre Lenine e Marx?

Claudia Sheinbaum venceu as eleições no início de junho. Poucos dias depois, surgiram imagens de um discurso que teria sido feito numa sala onde estavam imagens dos históricos ligados ao comunismo.
Dia D

Dia de Portugal continuar a mendigar na Europa

Costa é favorito para o Conselho Europeu. Ninguém conhece os corredores da UE como ele. Nomeadamente o caminho entre o anfiteatro onde recebeu o cheque de Ursula von der Leyen e o banco mais próximo.
CDU

CDU grita vitória com a eleição de João Oliveira

Nunca a percentagem de votos na CDU tinha sido tão baixa, e nunca os comunistas se tinham ficado pela eleição de apenas um mandato, mas cenário apresentado pelas sondagens permitiu relativizar.
Eleições Europeias

CDU mostra força na rua no fecho da campanha

Na tradicional descida do Chiado, várias centenas de militantes e simpatizantes juntaram-se à caravana comunista na tentativa de contrariar as teorias de desaparecimento progressivo da CDU.
Eleições Europeias

CDU assume luta pela eleição do segundo deputado

Em visita a Penafiel, João Oliveira fala pela primeira vez na possibilidade de manter 2 deputados na Europa. Face às várias derrotas eleitorais em 2024, o resultado pode ser visto como positivo.
Eleições Europeias

CDU visita autores comunistas na Feira do Livro

Em visita à Feira do Livro de Lisboa, João Oliveira sugeriu Saramago aos opositores políticos. Em conjunto com Paulo Raimundo, encontraram nos livros infantis as mensagens mais marcantes.
Eleições Europeias

CDU. Jerónimo junta-se a João Oliveira na campanha

Antigo secretário-geral do PCP mostra "ambição" e "confiança" num bom resultado para as europeias, mas deixa avisos em relação à extrema-direita: "Quem não estiver preocupado, está distraído".
PCP

PCP exige "coragem" contra os DDT de Bruxelas

Secretário-geral comunista acusa União Europeia de "acentuar ainda mais a injustiça, desmantelar e privatizar serviços públicos" e exige "coragem" para romper com o seguidismo dos sucessivos governos.
Comunismo

Conseguiram, camaradas!

O planeamento centralizado, a falta de incentivos, o excesso de propriedade estatal, a dependência de ajudas externas, a má alocação de recursos e a ineficiência levaram ao colapso económico de Cuba.
Comunismo

A tentativa de normalização do comunismo em 2024

O comunismo foi responsável por cerca de 110 milhões de mortos, aliás mais do que os da sua ideologia gémea: o fascismo.
China

AI denuncia detenções arbitrárias de Pequim 

Falta de transparência, leis abusivas, penas de prisão longas, encerramento de organismos LBGTI e assédio sexual de mulheres são algumas das críticas feitas a Pequim pela Amnistia Internacional.
25 de Abril

Kissinger receava que comunistas matassem Soares

Henry Kissinger tinha receio que acontecesse em Portugal o mesmo que no Chile. "Os comunistas vão arrastar Soares para a esquerda até ele perder apoio e depois vão matá-lo", antevia Kissinger.
Comentário

"Comunistas de Portugal, uni-vos"

Raúl de Almeida alerta para o perigo do enfraquecimento de um partido fundador da democracia. Um cenário em que o colunista do dia apela para a união entre os comunistas portugueses. 
Noticiário

10h. Geringonça? PCP "só pode estar satisfeito"

PCP guarda boas lembranças da geringonça, mas mostra cautela em repetir a fórmula. A entrevista de Paulo Raimundo. E ainda, família de Navalny com acesso negado ao corpo e a solidariedade europeia.
A Sexta Coluna

No centenário da morte de Lenine

Tudo passa.  Mas, aparentemente, há coisas que passam mais do que outras, e a Esquerda tem o dom de conseguir branquear ou fazer esquecer certos passados.
Resposta Pronta

"Odete Santos era uma pessoa ímpar"

A reação de Bernardino Soares à morte de Odete Santos. O militante do PCP destaca "genuinidade" da ex-deputada. "Vai fazer-nos muita falta", lamenta. Ouça aqui. 
Resposta Pronta

Odete Santos. "Era uma pessoa apaixonada"

"Parte de mim é produto da dimensão humana de Odete Santos", diz João Oliveira. O deputado do PCP lembra entrega e convicção da ex-deputada. "Era uma referência", afirma.
Resposta Pronta

"Odete Santos era uma pessoa generosa e convicta"

Jaime Nogueira Pinto, politólogo, lembra debate com Odete Santos num programa de televisão em 2007: "Reagiu como se tivesse caído o regime". Recorda ainda "generosidade" da ex-deputada do PCP.
Filipinas

Exército das Filipinas mata 9 rebeldes comunistas 

O ataque do exército ocorreu durante o primeiro dia de um cessar-fogo de dois dias. O exército está a tentar identificar os mortos apelando aos comandos comunistas para deporem as armas.
Estado Social

O PER ou o Bairro da Jamaica

Os comunistas inventam pretextos para recusar programas acordados entre os municípios e o governo da República. Sacrificam o bem-estar das populações; para depois responsabilizar o capitalismo.
Festa do Avante

Avante hipócritas, avante

A festa da hipocrisia foi criada pelo PCP como um suposto evento político-cultural. Obviamente com o objectivo de transmitir o suposto mundo encantado do comunismo.
Oficina da Liberdade

É possível tentar humanizar o mundo?

É necessário um regresso a um mundo centrado no homem. O homem deve voltar a ser o ponto focal da sociedade e a sua liberdade deve continuar a ser o princípio axial (chave) das nossas ações.
Direto ao Assunto

Guerra Ucrânia. "Vão perceber que PCP tinha razão"

António Filipe, antigo deputado do PCP, garante que derrotas não desanimam o partido. A Guerra na Ucrânia "começou em 2014 e não em 2022". O que era necessário "era evitar a guerra e ninguém o fez".
Política

PCP vai confrontar Governo sobre condições de vida

O PCP considera "uma questão essencial" confrontar o Governo sobre a necessidade de recuperar o poder de compra, de valorizar os salários. "Executivo não dá resposta aos problemas", diz o partido.
Macau

Macau: "Conceder recurso a antipatriotas é ameaça"

A proposta do governo prevê que não é permitido apresentar reclamação junto dos tribunais, sendo que a desqualificação dos candidatos seria válida "pelo menos durante cinco anos".
Huawei

5G: PCP alerta para perigos das restrições

A restrição ao 5G é "um caminho perigoso e que atinge profundamente os interesses nacionais", afirma o PCP, argumentando que a medida, mais tarde ou mais cedo, "originará retaliações económicas".
História

Bispo de Macau que desafiou Mao morreu há 50 anos

Em 1966, Macau pegou fogo. A Revolução Cultural chinesa virou-se contra os colonos e o governo português foi humilhado. Só a Igreja não vergou. Valeu o bispo. Paulo José Tavares morreu há 50 anos.
Cuba

Fidel Castro "vivia com gosto de monarca"

Martín Guevara, filho de um dos irmãos de Che Guevara, recorda uma infância de luxos no hotel Habana Libre, onde lhe serviam ovos estrelados com bacon todas as manhãs durante a Cuba de Fidel Castro.
Inflação

PCP diz que IVA 0% não mudou nada

Paulo Raimundo citou Karl Marx, defendendo que "uma subida geral dos salários resultaria numa baixa da taxa geral do lucro". O líder comunista criticou ainda o euro e propõe a regulação dos preços.
Lisboa

Autores e herdeiros

A lei prevê uma punição para quem alterar ou rasurar o que alguém assinou. Não, não se trata de “revisionismo literário”, mas de falsificação. Um livro é um documento assinado.
Ditadura

São Jorge e os fascistas

Os antifascistas precisam de fascistas, assim como os observatórios antirracistas dependem de racistas – caso contrário, ficam sem objeto (e sem emprego).
China

Chinês crítico do regime é preso; mulher não sabia

A mulher acreditava que o marido engenheiro estava focado em tecnologia, mas depois de ele ser preso, percebeu que mantinha um famoso blogue critico do governo da China.
PSD

PSD acusado de querer “normalizar o Chega”

PSD pretende incluir na constituição proibição, além das ideologias fascistas, de associações que tenham "outras ideologias totalitárias". Alexandre Poço recordou que proposta do PSD não é nova.
Noticiário

6h. China quer crescimento económico de 5% em 2023

Na China arranca hoje a Assembleia Nacional do Povo, o órgão máximo legislativo do país. Ainda, na Ucrânia começa hoje um recolher obrigatório em várias regiões do país.
Noticiário

16h. PCP reage à entrevista de António Costa

Paula Santos quer "esperar por propostas concretas" do Governo. Ainda neste jornal, direção-executiva do Serviço Nacional de Saúde garante que nenhuma maternidade no país vai fechar definitivo.
Noticiário

12h. PCP critica maioria absoluta do PS

A líder parlamentar comunista afirma que a maioria absoluta conquistada pelos socialistas não serve ao país. Ainda neste jornal, pedido de levantamento de imunidade de Pinto Moreira deu entrada na AR.
Comunismo

Uma Road Trip na Cortina de Ferro

Pouco depois caía o muro e o aquele mundo desapareceu. As viagens passaram a ser corriqueiras e só então milhões de polacos viram como tinham sido enganados e como o mundo exterior era bem diferente.
Noticiário

10h. "Xi Jinping falhou em políticas contra Covid"

Especialista em assuntos chineses, Jorge Tavares da Silva, antevê crise no Governo Comunista depois das manifestações. Ainda, Ministro da Saúde comenta funcionamento das urgências.
PCP

Fides implicita

Paulo Raimundo faz saber que o comunismo é «o mais belo projeto que a humanidade conhece». Com a aplicação de um critério estético à política, confirma o suicídio e lavra a certidão de óbito.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Verão 2024.  
Assine um ano por 79,20€ 44€
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Este verão, mergulhe no jornalismo independente com uma oferta especial Assine um ano por 79,20€ 44€
Ver ofertas Oferta limitada