As Ciências da Computação estão relacionadas com o conhecimento sobre o pensamento computacional, a programação, a inteligência artificial (tema que tem estado em voga nestes últimos tempos), entre outros aspetos, que vão ao encontro da Tecnologia e da Informática.

Na sua génese, ensinar Ciências da Computação é permitir que os alunos tenham a oportunidade de participar ativamente em ambientes tecnológicos, de estudar as técnicas, as metodologias e modelos computacionais, de modo a saber como funciona o mundo digital e tecnológico. Tendo sempre como principal objetivo a sua preparação para o dia de amanhã, numa sociedade repleta de desafios.

Compreender as funções que a tecnologia pode ou não concretizar é denominado pensamento computacional. Uma abordagem enquadrada e pertinente às Ciências da Computação permitirá que os alunos ganhem capacidades de pensar em soluções, onde a tecnologia poderá ter um papel determinante na resolução de diferentes problemas da sociedade. Para além desta perspetiva, as Ciências da Computação ajudam no desenvolvimento de capacidades que podem ser criadas e expressas através da tecnologia, incentivando desta forma para que os alunos tenham um papel mais ativo e que não sejam apenas meros consumidores.

Ao contrário do que se possa pensar, as Ciências da Computação não estão centradas apenas no estudo da tecnologia, nem na formação de especialistas em programação ou outra temática específica. Debruça-se sobre o que é a tecnologia, nas suas bases e fundamentos e tudo o que se relaciona com ela e o que se pode fazer através dela.

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Perceber novos conceitos como Inteligência Artificial, Machine Learning, Internet das Coisas, Programação e Robótica, Realidade Virtual ou Aumentada serão tão importantes como perceber outros conteúdos que são habitualmente lecionados nas nossas salas de aula e que fazem parte dos programas, tais como funcionamento do ciclo da água ou o processo da fotossíntese. Muito mais do que aprender estes novos conceitos, esta temática incrementa e fomenta: uma metodologia de trabalho em equipa; o incentivo à partilha; discussão em grupo; resolução de problemas; e desenvolvimento do processo criativo.

A promoção do ensino das Ciências da Computação revela-se importante, pelo facto de que a aquisição destes conhecimentos é uma competência transversal da sociedade moderna. Esta temática é uma ferramenta que permite aos alunos elaborar uma análise crítica da sociedade de hoje, com foco em especial para o futuro, fortalecendo a sua inclusão na dinâmica social e laboral.

É importante ter em conta que a tecnologia influencia o mundo em muitos aspetos e faz parte do nosso quotidiano, de forma positiva, numa dimensão que pode ser até local, mas é seguramente global. Os indivíduos e as respetivas comunidades influenciam a tecnologia através dos seus comportamentos e das suas interações sociais e culturais, que por sua vez a tecnologia levará também a novas práticas e adaptações. Pessoas informadas e responsáveis devem entender as implicações do mundo digital, devendo existir uma equidade no acesso à tecnologia.

As Ciências da Computação pretendem preparar os alunos como agentes informados da nossa sociedade, independentemente do tipo de percurso profissional que pretendam seguir. Numa diversidade educativa, independentemente das estratégias exploradas por cada escola, por cada sala de aula ou por cada professor, o recurso à tecnologia permite construir ambientes de aprendizagem fortalecidos e equitativos.

Apesar de já se explorar a programação, a robótica e até conceitos relacionados com a inteligência artificial, internet das coisas (IoT) e Segurança na Internet, no desenvolvimento de vários projetos, é importante contextualizar, enquadrar e explorar essas áreas de conhecimento de forma generalizada, para que todos os alunos tenham acesso.

Neste sentido e dando resposta a todo este contexto, desde o ano letivo 2020/2021 foi criada a disciplina de Ciências da Computação como oferta educativa para o 1.º ciclo das escolas da Região Autónoma da Madeira, estando já envolvidas mais de 50 escolas e 5000 alunos.

Como forma de suporte e tendo em conta que nas temáticas desenvolvidas são abordados conteúdos emergentes dos nossos dias, a Direção Regional de Educação, para além da elaboração do documento orientador da disciplina, lançou uma plataforma de apoio aos docentes envolvidos, onde disponibiliza conteúdos de apoio interativos e propostas de atividades atuais.

Outro dos aspetos que é importante é a capacitação e a formação, onde, para além da dinamização de momentos formativos, são promovidos encontros regulares com os professores envolvidos, com o propósito de otimizar e potenciar a melhor resposta às temáticas abordadas no contexto da disciplina.

A componente de inovação, a atividade prática que esta disciplina tem associada, gera por norma muito entusiasmo nos nossos alunos, cativando a sua atenção para a exploração e consolidação de vários conceitos. O mais interessante é o facto de serem os próprios alunos a reconhecerem que as Ciências da Computação permitem o desenvolvimento de outras competências que serão importantes para a sua formação.

‘Caderno de Apontamentos’ é uma coluna que discute temas relacionados com a Educação, através de um autor convidado.