caderno de apontamentos
caderno de apontamentos

A aula integral – aprender e ensinar sem esforço

210
Temos a possibilidade de operar uma mudança conceptual significativa, ao permitir que os nossos alunos aprendam mais, mas substituam o sacrifício pessoal por desafios e cenários de autoaprendizagem.
caderno de apontamentos

Política Educativa: dois mitos e uma verdade /premium

Esperemos que os decisores políticos não se deixem enredar pelos mitos que têm alimentado o discurso político, para se poderem concentrar nas verdades que trazem esperança de sermos cada vez melhores.
caderno de apontamentos

O calvário da descentralização /premium

Sem tempo para refletir e se colocar de acordo sobre as finalidades, mobilizar todos os intervenientes e planear todo o processo e a sua monitorização, as mudanças não são sustentáveis.
caderno de apontamentos

E depois? /premium

Sendo necessária a renovação, poderemos vir a ser confrontados com a carência de professores dispostos e disponíveis para o seu exercício, com as caraterísticas desejáveis.
caderno de apontamentos

O regresso às raízes da universidade /premium

Não se pode exigir às instituições capacidade de adaptação sem as dotar da margem de que precisam. São necessárias mudanças no ensino superior, que muitas vezes é “prisioneiro” das próprias regras.
caderno de apontamentos

Contratação de professores: preparar o futuro /premium

184
O modelo de contratação de professores para as escolas públicas está obsoleto e já não faz qualquer sentido. Mais: é um dos principais entraves ao desenvolvimento do sistema educativo público estatal.
caderno de apontamentos

Para que serve a Educação Musical? /premium

A música não é, nem tem de ser, como a Matemática ou o Português nas escolas, e muito menos como disciplina de apoio às restantes. Ela vale por si só.
caderno de apontamentos

Paninhos quentes não resolvem o insucesso escolar /premium

Se queremos mais sucesso na educação, temos de pensar nas famílias e ser capazes de políticas que não permitam a existência de crianças a viver em situações de grande precariedade financeira.
caderno de apontamentos

Os milagres da Educação /premium

Ouve-se que os professores são tradicionais, do século XIX. É o mesmo que dizer que temos feito tudo mal. Que outra profissão especializada admitiria este tipo de abordagem e de desconsideração?
caderno de apontamentos

As outras gémeas da Amadora /premium

Acabem com as hipocrisias e protejam as gerações do futuro de práticas do antigamente. A escola vai continuar a fazer o seu papel de protetora destas crianças, mas não o pode fazer sozinha.
caderno de apontamentos

Não existe a receita perfeita /premium

169
A tarefa de um professor é formar. Mas também inspirar e empoderar. Trabalhamos as gerações para que, no futuro e no presente, tomem as melhores decisões, transformando os alunos em agentes de mudança
caderno de apontamentos

Onde estão os bons Professores? /premium

1518
A resposta não é geográfica, nem pecuniária, muito menos universal. A resposta prende-se com o contexto. Uma boa equipa educativa contagia-se mutuamente para implementação de práticas de sucesso.
caderno de apontamentos

Escola: lugar e tempo de encontros e oportunidades /premium

407
Só se educa e ensina verdadeiramente em relação. Essa será, talvez, a maior exigência de todas para quem trabalha na Escola; esse é certamente o maior património da Escola!
caderno de apontamentos

Educação: entre o luto e o futuro /premium

202
É imperativo colocar os professores no centro das políticas educativas, em parceria com os alunos. Os professores não podem continuar a ser desvalorizados social e financeiramente. Batemos no fundo!
caderno de apontamentos

Coaching nas escolas: uma luz ao longo do túnel /premium

1882
Não acredito em “maus alunos” nem em “alunos incapazes”. Acredito que há alunos que ainda não descobriram o seu potencial. Somos todos diferentes, mas a escola trata, demasiadas vezes, todos por igual
caderno de apontamentos

Inovação na educação ao serviço do cidadão /premium

Entre 15 de abril e 19 de junho, foram submetidas online pelos encarregados de educação cerca de 30.000 matrículas, que comparam com cerca de 6.000 no período homólogo de 2018. Os números falam por si
caderno de apontamentos

Educar mesmo /premium

187
O debate sobre a educação cairá sempre na necessidade de uma presença adulta, sendo aqui que se joga o diálogo da família com a escola, para que o jovem possa crescer e afirmar a sua personalidade.
caderno de apontamentos

Educar para o futuro /premium

716
Os jovens portugueses nada devem temer na sua comparação com os de países mais avançados tecnologicamente, mas para poderem “voar” têm que ganhar mundo, ser pró-ativos e não ter medo do futuro.
caderno de apontamentos

A escola, um lugar para aprender e ser feliz! /premium

992
A minha experiência mostra-me que a música é a ferramenta ideal para fazermos da escola, num contexto regrado e organizado, um lugar onde a aprendizagem e a felicidade podem seguir de mãos dadas.
caderno de apontamentos

Apontamentos sobre o facilitismo /premium

2328
Não é justo que a escola, que é a única esperança de mobilidade social para muitos, em vez de eliminar as assimetrias sociais à entrada, as reproduza ou, por vezes, as acentue.
caderno de apontamentos

O ensino profissional deve ser a primeira escolha /premium

4304
Os jovens e as famílias, porque não têm informação e desconhecem as diferentes opções proporcionadas pelas escolas profissionais, precisam de muito apoio em termos de orientação vocacional.
caderno de apontamentos

Empreendedorismo como visão cidadã  /premium

Educar para o empreendedorismo é incentivar alunos a agirem sobre oportunidades, gerarem ideias e transformá-las em valor para os outros. Esse valor pode ser de cariz social, cultural ou financeiro.
caderno de apontamentos

Mitos e realidades da profissão docente /premium

209
Dentro de uma década, haverá falta de professores qualificados. Nessa altura os professores habilitados e disponíveis não chegarão para as encomendas. Ser professor é, sim, uma profissão de futuro!
caderno de apontamentos

Educação – Autonomizar pessoas para criar valor /premium

517
A sociedade não deve defender “escola pública”, como certas ideologias fazem. Deve defender Educação, coexistindo e competindo nos processos entidades públicas, privadas, cooperativas ou de outro tipo
caderno de apontamentos

Seremos livres? /premium

890
Os resultados a que chegámos permitem-nos afirmar que a despesa com a recuperação total do tempo de serviço dos professores rondaria os 300 milhões de euros – metade do valor que o governo apresenta.
caderno de apontamentos

Que educação para o 50º aniversário do 25 Abril? /premium

346
A educação é como um comboio ao qual se têm que ir mudando as rodas sem o poder parar. Não só há problemas que persistem, como também as necessidades educativas continuam a aumentar exponencialmente.
caderno de apontamentos

Ética, educação, cidadania e desenvolvimento /premium

406
Defendo a criação de novo grupo de recrutamento em Cidadania e Desenvolvimento, para o qual seriam admitidos todos os docentes profissionalizados em História ou Filosofia.
caderno de apontamentos

Educação para a cidadania, sim ou não? /premium

128
A educação para a cidadania pode ser muito boa ou muito má. Será boa se respeitar escrupulosamente a separação entre as esferas privada e pública, entre o que é das famílias e o que é da política.
caderno de apontamentos

Informação estatística sobre escolas /premium

Cada escola conhecerá muito bem os resultados dos seus alunos, mas perceber como estes se enquadram no panorama das escolas com alunos semelhantes aos seus é importante para continuar a melhorar.
caderno de apontamentos

Refundar a educação, recriar a escola pública /premium

440
Se tudo muda à nossa volta, porque motivo a escola pública continua assente em bases conceptuais com mais de duzentos anos de idade? Não será essa uma realidade muito irracional? Convenhamos que sim.
caderno de apontamentos

E se na escola se escrevesse por prazer? /premium

270
Enquanto professora de Português, fiz as minhas opções: ensinar o menos possível a escrever com técnicas puramente reprodutivas, que obrigariam os alunos a estar o tempo todo a escrever para “ninguém”
caderno de apontamentos

Sucesso escolar, desígnio da comunidade educativa /premium

354
O volume de formação realizado nos últimos anos, mobilizando dezenas de milhares de professores na frequência de oficinas de formação, ampliou consideravelmente as intervenções em contexto escolar.
caderno de apontamentos

A Educação que nos trouxe aqui, leva-nos daqui? /premium

515
Olhar as inovações em Educação como moda é uma estratégia – premeditada ou não – de as desvalorizar, de não as levar a sério e é sobretudo um ato de preguiça mental.
caderno de apontamentos

Envolver as empresas na educação e formação /premium

123
Num contexto tão imprevisível, o contributo das empresas para o desenvolvimento das áreas de educação e formação prioritárias é cada vez mais imprescindível e não pode continuar a ser desperdiçado.
caderno de apontamentos

Por uma Educação em Arquitectura /premium

201
Numa altura em que as escolas públicas ganham autonomia e flexibilidade curricular, deve existir uma estratégia comum para que a Educação em Arquitectura não seja apenas um tema discutido pontualmente
caderno de apontamentos

Uma aula fora da sala /premium

903
O “fracasso” na Matemática não depende exclusivamente das características da disciplina. É urgente renovar profundamente a escola, para que esta se torne um espaço motivante e agradável de trabalho.
caderno de apontamentos

Por uma Educação humanamente viável /premium

204
Esta ideia de acabar com as escolas pequenas porque não são financeiramente viáveis foi (é) um grande disparate. Ao fechar estas pequenas escolas, fecham-se também muitos dos processos não mensuráveis
caderno de apontamentos

O que os seus filhos deviam estar a aprender /premium

3919
Os seus filhos deviam estar a aprender tudo o que se prevê que uma máquina não vá saber fazer: filosofia e ética, arte e cultura, criatividade e desporto, relações pessoais e assistência pessoal.
caderno de apontamentos

Vamos parar de lutar por causa das escolas! /premium

Políticas públicas que apoiem um pluralismo de princípios em educação não só reduzem o conflito político, como permitem às escolas serem mais eficazes no desenvolvimento de carácter e cidadania.
caderno de apontamentos

Tempo de serviço dos docentes tem de ter solução /premium

O Governo não pode ignorar o tempo de serviço prestado, passando uma esponja sobre ele. Pelo contrário, é de elementar justiça que os professores retomem o desenvolvimento das suas carreiras.
caderno de apontamentos

Competências transversais e o futuro da Educação /premium

965
Precisamos de criar condições para que a abordagem dos conteúdos programáticos seja feita de forma relevante, útil, prática e cativante, trazendo um novo posicionamento do professor.
caderno de apontamentos

Ser educador /premium

838
A Escola sempre foi para mim uma segunda casa. Lá, ainda miúdo, encontrei alguns verdadeiros mestres. Mais tarde percebi o que queria para a minha vida, queria ser como eles: um educador!
caderno de apontamentos

(Re)criar a História, (re)inventar práticas /premium

255
O Minecraft contribui para o desenvolvimento das diferentes áreas do saber e permite-me, simultaneamente, chegar aos meus alunos da maneira mais natural, ativa, inclusiva e intuitiva possível.
caderno de apontamentos

Matemática: águias no galinheiro /premium

602
Infelizmente, em muitos países, Portugal incluído, as escolas são vistas como enormes repositórios de cobaias grátis e a política educativa como “investigação em ação”.
caderno de apontamentos

Uma reflexão acerca da função das universidades /premium

Os populismos nascem e nutrem-se nos ambientes de globalização do pensamento único ou politicamente correcto. Como no passado, a situação das universidades é um bom barómetro das tendências sociais.
caderno de apontamentos

Que sociedade queremos, de que escola precisamos? /premium

118
A escola não é a sociedade mas confunde-se com esta e deve ser um lugar onde se aprenda a produzir, onde se aprenda pelo trabalho e não simplesmente o lugar onde se aprende para um dia ter um trabalho
caderno de apontamentos

Do que falamos quando falamos de inclusão? /premium

836
Numa escola inclusiva, são os professores, com toda a responsabilidade que lhes está inerente, que ajudam a regular, a equilibrar as expectativas e as aflições de muitos pais.
caderno de apontamentos

Que escola para a era da inteligência artificial? /premium

240
Se as escolas querem preparar os nossos jovens para o futuro, devem reorganizar-se para ensinar as competências que mais lhes vão fazer falta – tecnológicas e sócio-emocionais.
caderno de apontamentos

Temos de mudar a abordagem da ciência na escola /premium

412
Se a ciência ultrapassar as barreiras da sala-de-aula e se não dermos tanta importância aos testes de avaliação, teremos melhores resultados, aprendizagens mais duradouras e uma escola mais humanizada
caderno de apontamentos

Todo o projecto educativo é uma opção moral /premium

133
O espírito crítico é, provavelmente, a única aptidão que permite beneficiar maximamente da educação recebida e ir para além de todo e qualquer projecto educativo.
caderno de apontamentos

Transformar Portugal através do conhecimento /premium

146
O aumento do sucesso escolar e a redução do abandono escolar para 12,6%, agora mais próximo das metas da Estratégia 2020, indicam que estamos no caminho certo.
caderno de apontamentos

O futuro na Educação já começou /premium

472
O ensino da programação e robótica deve ser uma prioridade junto das gerações mais jovens, como contributo para estimular e promover a literacia digital de forma simples e intuitiva.
caderno de apontamentos

Início do ano letivo: falsa partida? /premium

149
Após assumir e colocar por escrito no final de 2017 que procederia à recuperação do tempo de serviço dos professores, o Governo volta atrás, discriminando uma classe na recuperação dos seus direitos.
caderno de apontamentos

Descentralização para as escolas /premium

289
Temos de dar responsabilidade e poder aos órgãos dirigentes das escolas para gerirem os seus agrupamentos e tomarem as opções de gestão que melhor servem os interesses da sua comunidade educativa.
caderno de apontamentos

Descongele-se a Educação /premium

600
A criação de caminhos alternativos para o acesso ao ensino irá criar apetência pela profissão de professor e gerar uma educação mais inclusiva. Este é um debate que deve arrancar o quanto antes.
caderno de apontamentos

Nascer diferente é um crime? /premium

252
Há mais de 87 mil alunos com NEE. É urgente que as escolas repensem a intervenção com esses alunos e promovam os indicadores (objetivos e subjetivos), os domínios e os fatores de Qualidade de Vida.
caderno de apontamentos

Libertem a infância! /premium

É um facto que os pais estão propensos ao uso de estereótipos de género e que estas representações sociais estão tão enraizadas que os adultos, inevitavelmente, acabam por as transmitir às crianças.
caderno de apontamentos

Aprendizagens essenciais, mais ignorância /premium

1058
É lamentável a falta de confiança que o Ministério demonstra para com professores e alunos ao reduzir desta forma drástica os conhecimentos a adquirir e as capacidades a desenvolver no Secundário.
caderno de apontamentos

Escola inclusiva, sociedade seletiva /premium

635
Enquanto o acesso de jovens com limitações de caráter permanente a instituições especializadas, após a maioridade, estiver condicionado por numerus clausus, os políticos não poderão dormir descansados
caderno de apontamentos

A visão… é para cumprir! /premium

111
O debate comprova a necessidade de alicerçar um modelo de funcionamento do SCTN numa política de Ciência: um plano legislativo assente num modelo de desenvolvimento claro e orçamentalmente reforçado.
caderno de apontamentos

Quando a escola respira… /premium

154
Os estudos internacionais revelam que há um aumento de competências que é relevante para quem pratica mindfulness, sobretudo no caso das crianças/ jovens, tais como a redução do stress e da ansiedade.
caderno de apontamentos

O que vale a Educação? /premium

145
É fundamental questionar e repensar modos de recrutamento e seleção de professores, mas também refletir sobre a sua formação, inicial e contínua, e já agora sobre a sua avaliação, de modo consistente.
caderno de apontamentos

O recreio não pode ser só depois do toque /premium

222
Enquanto professora, acredito que importa cada vez mais deixar cair os muros dos conteúdos predefinidos. Não podemos falar de matemática e ignorar as suas ligações com a biologia, a língua ou a emoção
caderno de apontamentos

Liberdade de ensino: também Salazar não gostava… /premium

162
Salazar, tal como hoje acontece, queria aproveitar-se do ensino privado para poupar dinheiro e para preservar as elites (de direita e de esquerda). Sim, para quê dar a liberdade aos pobres?
caderno de apontamentos

Os exames estão bem e recomendam-se  /premium

Por muitas debilidades que tenham, os exames nacionais são, presentemente, o instrumento de avaliação mais justo e equitativo de que dispomos para graduar alunos no acesso ao ensino superior.
caderno de apontamentos

A importância do papel do professor /premium

342
Acho muito importante que, cada vez mais, os professores tenham presentes o quanto são transformadores e a responsabilidade que isso implica, apesar do seu trabalho no dia-a-dia parecer invisível.
caderno de apontamentos

Mal-estar docente e Ordem dos Professores

245
Devido ao facto de a docência ser uma profissão de caráter eminentemente ético, muitos professores ao longo dos anos têm colocado a hipótese da criação de uma Ordem dos Professores.
caderno de apontamentos

Matrículas e as desigualdades sociais territoriais /premium

226
Teme-se que uma maior diversificação da oferta e liberdade de escolha dos pais contribua para um reforço das desigualdades. Porém, o sistema atual está longe de promover a igualdade de oportunidades.
caderno de apontamentos

Professores: preparar a renovação

667
O desenvolvimento profissional do professor tem de ser entendido de forma mais abrangente e, para isso, é fundamental que se melhore a inter-relação entre a formação inicial e a formação contínua.
caderno de apontamentos

10 perguntas sobre liberdade de educação

Quem sabe qual a escola mais adequada: os pais que conhecem as crianças e as escolas locais, ou o Estado que aplica, de forma cega, um algoritmo geográfico que se abate sobre as crianças?
caderno de apontamentos

Estratégias para o ensino profissional no sec. XXI

257
É imperativo repensar o ensino profissional, repensar os seus métodos, estratégias, conceções. É necessário avançar num processo inovador, ousando romper com quadros mentais e metodologias do passado.
caderno de apontamentos

Descentralização na Educação: e as escolas?

131
Entendamo-nos: não é pelo simples facto de as verbas para as escolas passarem a ser canalizadas através das autarquias em vez de diretamente do ME, que as escolas passam a ter melhores resultados.
caderno de apontamentos

A Escola não é uma selva

673
Uma nova Escola não tem de colocar de parte o conhecimento, pelo contrário. Mas também não pode marginalizar os que se destacam noutras áreas, que não as habitualmente denominadas de “nucleares”.
caderno de apontamentos

A educação de infância merece toda a nossa atenção

1152
Atendendo ao impacto de políticas e práticas de Primeira Infância, é um imperativo nacional que todos os intervenientes se foquem em implementar o que funciona e produz resultados desejáveis.
caderno de apontamentos

Combater a escravatura da nota

1593
As Escolas e as famílias não podem continuar condicionadas pela necessidade de obter uma nota. O secundário, podendo ser uma referência para o acesso ao ensino superior, deve ser independente do mesmo
caderno de apontamentos

Horror a pobre

302
O esquema mental é visível no governo desde o início: perante políticas que permitem um acesso mais aberto ao ensino que as famílias livremente escolhem, há que conter o acesso de famílias carenciadas
caderno de apontamentos

Os professores: as generalizações são perigosas

898
Muitos professores merecem o nosso reconhecimento e valorização e é por eles e com eles que o sistema educativo tem vindo a melhorar a sua performance. Façamos-lhes justiça.
caderno de apontamentos

TPC: trabalho ou tortura para casa?

5269
Obrigar as crianças a fazer TPC só porque sim é assumir que elas são preguiçosas e que não se pode confiar nelas (motivo pelo qual têm que ser forçadas a aprender). Isso não poderia ser mais errado.
caderno de apontamentos

Ensino Superior: comparar para melhorar

169
Mais importante que criar ‘universidades de topo’ (para os rankings), os países estão conscientes que é importante desenvolver sistemas de ensino superior que melhorem continuamente o seu desempenho.
caderno de apontamentos

Acesso ao Ensino Superior

337
Seria bom que a preocupação com o curso em que os jovens vão conseguir entrar não condicionasse tanto o ensino. Com este objectivo poder-se-á querer repensar a forma de acesso ao ensino superior.
caderno de apontamentos

Memórias e profecias

Tentou-se modificar o velho modelo educacional através da gestão democrática. Mas, nos anos 70, o projeto de participação educativa não levou a comunidade para a escola, nem a escola para a comunidade
caderno de apontamentos

Os professores e a criatividade na escola

607
Um ministério menos centralizador e uma escola com um tipo de gestão mais orgânica, sem manuais escolares obrigatórios (mas com vários manuais e fontes de informação), transformariam os professores.
caderno de apontamentos

…E pur si muove!

221
Para a OCDE, Portugal é a maior história de sucesso da Europa no PISA. Ainda assim, por cá, nem sempre se valoriza esta evolução que se diz ser inconsistente com os resultados das avaliações externas.
caderno de apontamentos

Ler e escrever são verbos irregulares?

302
Há insucesso escolar tão cedo quanto aos 7 anos, as causas estão estudadas e até as escolas onde é preciso atuar estão identificadas. Mas a resposta do Ministério não é a necessária ou suficiente.
caderno de apontamentos

Inércia e indefinição no Ensino Superior

116
O ensino superior perdeu cerca de 42 milhões de euros, em 2016, face à execução orçamental de 2015. As despesas de funcionamento ficaram no valor mais baixo desde 2012. É um forte revés para o setor.
caderno de apontamentos

Os professores nos discursos mediáticos

É clara a ausência dos docentes na esfera mediática, tendo-se reforçado a dificuldade de que a sua voz seja escutada, de que o seu trabalho seja conhecido e de que a sua reputação seja reconstruída.
caderno de apontamentos

O professor é um elemento-chave

200
Os países que consistentemente têm melhores desempenhos ou que mais têm progredido são os que formam os melhores professores, promovem o seu desenvolvimento profissional e incentivam a colaboração.
caderno de apontamentos

Que gestão da qualidade para o ensino superior?

165
É essencial que as instituições olhem para os sistemas internos de gestão de qualidade não como um fim em si mesmos, mas antes como um meio para atingir um fim: o de viver melhor por conta deles.
caderno de apontamentos

O triste fim anunciado do ensino vocacional

665
A eliminação dos cursos vocacionais parece ser uma opção meramente ideológica e baseada num preconceito intelectual que vai contra a generalidade das recomendações das instituições internacionais.
caderno de apontamentos

Princípio de política educativa: contar até 1000…!

237
Na Educação, não se consideram os contributos da avaliação das políticas que se pretendem alterar. O sentido da mudança é mais orientado pelo farol político do que pela medição dos resultados.
caderno de apontamentos

O Estado (português) contra a sociedade civil

233
Razão têm os ex-ministros Roberto Carneiro, Marçal Grilo, Oliveira Martins e Nuno Crato, quando defendem que as escolas privadas podem e devem também ser integradas no serviço público de educação.
caderno de apontamentos

O país silencioso do insucesso escolar

506
As melhorias nos últimos 10-15 anos não terão sido homogéneas em todo o território. À medida que a “maré do insucesso” desceu, terão ficado mais à vista casos particularmente difíceis de resolver.
caderno de apontamentos

É preciso criar redes de escolas e professores

1531
Quem nos disse que isto de ser professor era fácil, enganou-nos. Quem não investe tudo na preparação dos melhores profissionais para a educação e o ensino das novas gerações, continua a enganar-se.
caderno de apontamentos

Investir nos primeiros anos de escolaridade

120
Agora que se discute o orçamento de Estado, fica o apelo ao governo, aos partidos políticos e ao setor privado e empresarial para que apoiem as políticas nacionais direcionadas para a infância.
caderno de apontamentos

O erro a corrigir

109
É tempo de uma avaliação séria da introdução de provas de aferição, que em nada contribui para a melhoria do sistema educativo. Perante uma promessa de evolução, o que sucedeu foi uma regressão.
caderno de apontamentos

Professores, os maus da fita?

1413
Apesar das frequentes notícias de insatisfação da classe docente, apenas 4% dos professores do primeiro ciclo se declararam pouco satisfeitos com a profissão, mas 51% declararam-se muito satisfeitos.
caderno de apontamentos

Uma gestão (in)eficaz de recursos humanos

437
Que gestão “eficaz” é esta que procura rentabilizar recursos em agosto, mas que os malbarata duas semanas mais tarde, lesando recursos financeiros do Ministério da Educação e criando injustiças?
caderno de apontamentos

Educação em Portugal: (ir)remediação ou utopia?

141
O silêncio continuado dos pedagogos na comunicação social tem levado o debate sobre os problemas da educação para níveis inimagináveis de falta de rigor, de inconsistência de conceitos e vocabulário.
caderno de apontamentos

Educação a três velocidades

283
O ensino particular viaja em comboios distintos. Num, anda para trás empurrado pela ideologia estatizante. Noutro, anda para frente empurrado por políticas para a autonomia. E noutro faz o seu caminho
caderno de apontamentos

Educação: financiar para uma melhor aprendizagem

236
Mais do que saber quanto investir no sistema de ensino, importa assegurar que os recursos educativos são direccionados para onde podem fazer maior diferença em termos da aprendizagem dos alunos.
caderno de apontamentos

Que é feito do “perfil do aluno”?

774
Não existe ainda o “Perfil” revisto de acordo com os pareceres recebidos. O ministério queria alterar a educação a seu bel-prazer, mas parece que o princípio da realidade se impôs ao do prazer.
caderno de apontamentos

Como em tudo na vida, o difícil é o equilíbrio

991
Se toda a informação está à distância de um clique, não faz sentido ensinar conteúdos aos alunos? É uma discussão que se assiste no mundo da educação. A minha opinião é que sim, que faz todo o sentido
caderno de apontamentos

Mais boas notícias dos nossos sucessos em educação

160
Não é num vazio de finalidades educativas ou com o facilitismo e a complacência perante as dificuldades que conseguiremos o desejado progresso educativo dos jovens e a igualdade de oportunidades.
caderno de apontamentos

Educação e autarquias

266
Com a descentralização, não poderão as autarquias tornar-se mais competitivas entre si, e oferecer meios de ensino de melhor qualidade, com soluções adaptadas às circunstâncias do concelho e região?
caderno de apontamentos

Reutilizar manuais é de rico?

349
Reutilizar manuais não é só aliviar as famílias de um fardo anual. É também educar para a sustentabilidade e responsabilidade financeira. Mas, para que seja possível, é necessário decidir como fazê-lo
caderno de apontamentos

Ensino profissional: bem-vindos à escola 4.0

268
Um novo Ensino Profissional que, enraizado na sua essência, responda aos grandes desideratos da sociedade atual e futura. São estas as Escolas em que acreditamos para se construir um futuro melhor!
caderno de apontamentos

Matemática: a revolução tranquila sob ameaça

Os progressos a Matemática constituíram uma verdadeira “revolução tranquila”. Devemos ter orgulho neles, pelo menos tanto quanto o que temos nas nossas conquistas futebolísticas ou musicais.
caderno de apontamentos

Política educativa: são possíveis os consensos?

A necessidade de considerar, no presente, as ações a desenvolver no futuro (visando a qualidade da educação dos nossos jovens) determina como incontornável a obtenção de um pacto de regime.
caderno de apontamentos

A reforma por fazer

O Ensino Superior mudou muito em apenas uma década. No entanto, paradoxalmente, a Lei que estabelece as bases do seu financiamento manteve-se inalterada na forma e quase votada ao esquecimento.
caderno de apontamentos

A escola pública é a escola privada da esquerda

1214
Pouco importa que se feche uma escola com contrato de associação com excelentes resultados, se isso significar ter mais alunos na “sua” escola, a Escola Pública. E, se funcionar em monopólio, melhor.
caderno de apontamentos

Escolaridade obrigatória e perfil dos alunos

O perfil do aluno para o século XXI constitui um referencial estruturante para a educação escolar. Mas não serão de excluir do debate futuro as condições necessárias para a sua operacionalização.
caderno de apontamentos

É favor desobedecer

2081
As competências mais importantes em 2020 serão pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade, coordenação e gestão de equipas. E deveriam ser ensinadas nas escolas. Infelizmente, não são.
caderno de apontamentos

Professores: escrutinados, cansados mas motivados

517
Somos uma classe cansada e desiludida pela forma como temos vindo a ser tratados. Quão bem a opinião pública conhece uma classe profissional a que tanto deve e na qual o poder político tanto bate?
caderno de apontamentos

Instabilidade legislativa, instabilidade docente

202
Foi publicado um novo regime de recrutamento e mobilidade do pessoal docente dos ensinos básico e secundário. Não é normal que um documento estruturante seja alterado seis vezes em cinco anos.
caderno de apontamentos

Flexibilidade curricular: o que esperar de novo?

A flexibilidade curricular agora anunciada pelo Ministério da Educação merece reflexão. Não basta alterar, importa verificar se os alunos aprendem mais e melhor, se desenvolvem as suas capacidades.
caderno de apontamentos

É tempo de dizer bem dos professores

10262
Os professores estão hoje desmotivados. Este problema diz respeito a todos, pois os professores têm o futuro dos nossos jovens e, por isso, o futuro da nossa sociedade nas mãos.
caderno de apontamentos

Liberdade, autonomia, Ensino Superior (e Ciência)

No Ensino Superior e Ciência, acusações de endogamia e concursos viciados caminham em paralelo com fenómenos de desvalorização e precarização. Pagam os nossos mais qualificados e o país como um todo.
caderno de apontamentos

Mudar a escola para o século XXI

895
O perfil do aluno para o século XXI não é compatível com a escola do século XIX. Não é possível educar para a diversidade numa organização burocratizada onde o mérito é ultrapassado pela antiguidade.
caderno de apontamentos

Disciplina: Yes We Can!

193
Não devemos sentir incómodo em assumir que temos um problema nas mãos. A indisciplina dentro e fora da escola está a aumentar. Mas há silêncios ensurdecedores. Será a indisciplina tema tabu?
A página está a demorar muito tempo.