caderno de apontamentos

caderno de apontamentos

Educar para o futuro /premium

684
Os jovens portugueses nada devem temer na sua comparação com os de países mais avançados tecnologicamente, mas para poderem “voar” têm que ganhar mundo, ser pró-ativos e não ter medo do futuro.
caderno de apontamentos

A escola, um lugar para aprender e ser feliz! /premium

992
A minha experiência mostra-me que a música é a ferramenta ideal para fazermos da escola, num contexto regrado e organizado, um lugar onde a aprendizagem e a felicidade podem seguir de mãos dadas.
caderno de apontamentos

Apontamentos sobre o facilitismo /premium

2.328
Não é justo que a escola, que é a única esperança de mobilidade social para muitos, em vez de eliminar as assimetrias sociais à entrada, as reproduza ou, por vezes, as acentue.
caderno de apontamentos

O ensino profissional deve ser a primeira escolha /premium

4.304
Os jovens e as famílias, porque não têm informação e desconhecem as diferentes opções proporcionadas pelas escolas profissionais, precisam de muito apoio em termos de orientação vocacional.
caderno de apontamentos

Empreendedorismo como visão cidadã  /premium

Educar para o empreendedorismo é incentivar alunos a agirem sobre oportunidades, gerarem ideias e transformá-las em valor para os outros. Esse valor pode ser de cariz social, cultural ou financeiro.
caderno de apontamentos

Mitos e realidades da profissão docente /premium

209
Dentro de uma década, haverá falta de professores qualificados. Nessa altura os professores habilitados e disponíveis não chegarão para as encomendas. Ser professor é, sim, uma profissão de futuro!
caderno de apontamentos

Educação – Autonomizar pessoas para criar valor /premium

517
A sociedade não deve defender “escola pública”, como certas ideologias fazem. Deve defender Educação, coexistindo e competindo nos processos entidades públicas, privadas, cooperativas ou de outro tipo
caderno de apontamentos

Seremos livres? /premium

890
Os resultados a que chegámos permitem-nos afirmar que a despesa com a recuperação total do tempo de serviço dos professores rondaria os 300 milhões de euros – metade do valor que o governo apresenta.
caderno de apontamentos

Que educação para o 50º aniversário do 25 Abril? /premium

346
A educação é como um comboio ao qual se têm que ir mudando as rodas sem o poder parar. Não só há problemas que persistem, como também as necessidades educativas continuam a aumentar exponencialmente.
caderno de apontamentos

Ética, educação, cidadania e desenvolvimento /premium

406
Defendo a criação de novo grupo de recrutamento em Cidadania e Desenvolvimento, para o qual seriam admitidos todos os docentes profissionalizados em História ou Filosofia.
caderno de apontamentos

Educação para a cidadania, sim ou não? /premium

128
A educação para a cidadania pode ser muito boa ou muito má. Será boa se respeitar escrupulosamente a separação entre as esferas privada e pública, entre o que é das famílias e o que é da política.
caderno de apontamentos

Informação estatística sobre escolas /premium

Cada escola conhecerá muito bem os resultados dos seus alunos, mas perceber como estes se enquadram no panorama das escolas com alunos semelhantes aos seus é importante para continuar a melhorar.
caderno de apontamentos

Refundar a educação, recriar a escola pública /premium

440
Se tudo muda à nossa volta, porque motivo a escola pública continua assente em bases conceptuais com mais de duzentos anos de idade? Não será essa uma realidade muito irracional? Convenhamos que sim.
caderno de apontamentos

E se na escola se escrevesse por prazer? /premium

270
Enquanto professora de Português, fiz as minhas opções: ensinar o menos possível a escrever com técnicas puramente reprodutivas, que obrigariam os alunos a estar o tempo todo a escrever para “ninguém”
caderno de apontamentos

Sucesso escolar, desígnio da comunidade educativa /premium

354
O volume de formação realizado nos últimos anos, mobilizando dezenas de milhares de professores na frequência de oficinas de formação, ampliou consideravelmente as intervenções em contexto escolar.
caderno de apontamentos

A Educação que nos trouxe aqui, leva-nos daqui? /premium

515
Olhar as inovações em Educação como moda é uma estratégia – premeditada ou não – de as desvalorizar, de não as levar a sério e é sobretudo um ato de preguiça mental.
caderno de apontamentos

Envolver as empresas na educação e formação /premium

123
Num contexto tão imprevisível, o contributo das empresas para o desenvolvimento das áreas de educação e formação prioritárias é cada vez mais imprescindível e não pode continuar a ser desperdiçado.
caderno de apontamentos

Por uma Educação em Arquitectura /premium

201
Numa altura em que as escolas públicas ganham autonomia e flexibilidade curricular, deve existir uma estratégia comum para que a Educação em Arquitectura não seja apenas um tema discutido pontualmente
caderno de apontamentos

Uma aula fora da sala /premium

903
O “fracasso” na Matemática não depende exclusivamente das características da disciplina. É urgente renovar profundamente a escola, para que esta se torne um espaço motivante e agradável de trabalho.
caderno de apontamentos

Por uma Educação humanamente viável /premium

204
Esta ideia de acabar com as escolas pequenas porque não são financeiramente viáveis foi (é) um grande disparate. Ao fechar estas pequenas escolas, fecham-se também muitos dos processos não mensuráveis
caderno de apontamentos

O que os seus filhos deviam estar a aprender /premium

3.919
Os seus filhos deviam estar a aprender tudo o que se prevê que uma máquina não vá saber fazer: filosofia e ética, arte e cultura, criatividade e desporto, relações pessoais e assistência pessoal.
caderno de apontamentos

Vamos parar de lutar por causa das escolas! /premium

Políticas públicas que apoiem um pluralismo de princípios em educação não só reduzem o conflito político, como permitem às escolas serem mais eficazes no desenvolvimento de carácter e cidadania.
caderno de apontamentos

Tempo de serviço dos docentes tem de ter solução /premium

O Governo não pode ignorar o tempo de serviço prestado, passando uma esponja sobre ele. Pelo contrário, é de elementar justiça que os professores retomem o desenvolvimento das suas carreiras.
caderno de apontamentos

Competências transversais e o futuro da Educação /premium

965
Precisamos de criar condições para que a abordagem dos conteúdos programáticos seja feita de forma relevante, útil, prática e cativante, trazendo um novo posicionamento do professor.
caderno de apontamentos

Ser educador /premium

838
A Escola sempre foi para mim uma segunda casa. Lá, ainda miúdo, encontrei alguns verdadeiros mestres. Mais tarde percebi o que queria para a minha vida, queria ser como eles: um educador!
caderno de apontamentos

(Re)criar a História, (re)inventar práticas /premium

255
O Minecraft contribui para o desenvolvimento das diferentes áreas do saber e permite-me, simultaneamente, chegar aos meus alunos da maneira mais natural, ativa, inclusiva e intuitiva possível.
caderno de apontamentos

Matemática: águias no galinheiro /premium

602
Infelizmente, em muitos países, Portugal incluído, as escolas são vistas como enormes repositórios de cobaias grátis e a política educativa como “investigação em ação”.
caderno de apontamentos

Uma reflexão acerca da função das universidades /premium

Os populismos nascem e nutrem-se nos ambientes de globalização do pensamento único ou politicamente correcto. Como no passado, a situação das universidades é um bom barómetro das tendências sociais.
caderno de apontamentos

Que sociedade queremos, de que escola precisamos? /premium

118
A escola não é a sociedade mas confunde-se com esta e deve ser um lugar onde se aprenda a produzir, onde se aprenda pelo trabalho e não simplesmente o lugar onde se aprende para um dia ter um trabalho
caderno de apontamentos

Do que falamos quando falamos de inclusão? /premium

836
Numa escola inclusiva, são os professores, com toda a responsabilidade que lhes está inerente, que ajudam a regular, a equilibrar as expectativas e as aflições de muitos pais.
caderno de apontamentos

Que escola para a era da inteligência artificial? /premium

240
Se as escolas querem preparar os nossos jovens para o futuro, devem reorganizar-se para ensinar as competências que mais lhes vão fazer falta – tecnológicas e sócio-emocionais.
caderno de apontamentos

Temos de mudar a abordagem da ciência na escola /premium

412
Se a ciência ultrapassar as barreiras da sala-de-aula e se não dermos tanta importância aos testes de avaliação, teremos melhores resultados, aprendizagens mais duradouras e uma escola mais humanizada
caderno de apontamentos

Todo o projecto educativo é uma opção moral /premium

133
O espírito crítico é, provavelmente, a única aptidão que permite beneficiar maximamente da educação recebida e ir para além de todo e qualquer projecto educativo.
caderno de apontamentos

Transformar Portugal através do conhecimento /premium

146
O aumento do sucesso escolar e a redução do abandono escolar para 12,6%, agora mais próximo das metas da Estratégia 2020, indicam que estamos no caminho certo.
caderno de apontamentos

O futuro na Educação já começou /premium

472
O ensino da programação e robótica deve ser uma prioridade junto das gerações mais jovens, como contributo para estimular e promover a literacia digital de forma simples e intuitiva.
caderno de apontamentos

Início do ano letivo: falsa partida? /premium

149
Após assumir e colocar por escrito no final de 2017 que procederia à recuperação do tempo de serviço dos professores, o Governo volta atrás, discriminando uma classe na recuperação dos seus direitos.
caderno de apontamentos

Descentralização para as escolas /premium

289
Temos de dar responsabilidade e poder aos órgãos dirigentes das escolas para gerirem os seus agrupamentos e tomarem as opções de gestão que melhor servem os interesses da sua comunidade educativa.
caderno de apontamentos

Descongele-se a Educação /premium

600
A criação de caminhos alternativos para o acesso ao ensino irá criar apetência pela profissão de professor e gerar uma educação mais inclusiva. Este é um debate que deve arrancar o quanto antes.
caderno de apontamentos

Nascer diferente é um crime? /premium

252
Há mais de 87 mil alunos com NEE. É urgente que as escolas repensem a intervenção com esses alunos e promovam os indicadores (objetivos e subjetivos), os domínios e os fatores de Qualidade de Vida.
caderno de apontamentos

Libertem a infância! /premium

É um facto que os pais estão propensos ao uso de estereótipos de género e que estas representações sociais estão tão enraizadas que os adultos, inevitavelmente, acabam por as transmitir às crianças.
caderno de apontamentos

Aprendizagens essenciais, mais ignorância /premium

1.058
É lamentável a falta de confiança que o Ministério demonstra para com professores e alunos ao reduzir desta forma drástica os conhecimentos a adquirir e as capacidades a desenvolver no Secundário.
caderno de apontamentos

Escola inclusiva, sociedade seletiva /premium

635
Enquanto o acesso de jovens com limitações de caráter permanente a instituições especializadas, após a maioridade, estiver condicionado por numerus clausus, os políticos não poderão dormir descansados
caderno de apontamentos

A visão… é para cumprir! /premium

111
O debate comprova a necessidade de alicerçar um modelo de funcionamento do SCTN numa política de Ciência: um plano legislativo assente num modelo de desenvolvimento claro e orçamentalmente reforçado.
caderno de apontamentos

Quando a escola respira… /premium

154
Os estudos internacionais revelam que há um aumento de competências que é relevante para quem pratica mindfulness, sobretudo no caso das crianças/ jovens, tais como a redução do stress e da ansiedade.
caderno de apontamentos

O que vale a Educação? /premium

145
É fundamental questionar e repensar modos de recrutamento e seleção de professores, mas também refletir sobre a sua formação, inicial e contínua, e já agora sobre a sua avaliação, de modo consistente.
caderno de apontamentos

O recreio não pode ser só depois do toque /premium

222
Enquanto professora, acredito que importa cada vez mais deixar cair os muros dos conteúdos predefinidos. Não podemos falar de matemática e ignorar as suas ligações com a biologia, a língua ou a emoção
caderno de apontamentos

Liberdade de ensino: também Salazar não gostava… /premium

162
Salazar, tal como hoje acontece, queria aproveitar-se do ensino privado para poupar dinheiro e para preservar as elites (de direita e de esquerda). Sim, para quê dar a liberdade aos pobres?
caderno de apontamentos

Os exames estão bem e recomendam-se  /premium

Por muitas debilidades que tenham, os exames nacionais são, presentemente, o instrumento de avaliação mais justo e equitativo de que dispomos para graduar alunos no acesso ao ensino superior.
caderno de apontamentos

A importância do papel do professor /premium

342
Acho muito importante que, cada vez mais, os professores tenham presentes o quanto são transformadores e a responsabilidade que isso implica, apesar do seu trabalho no dia-a-dia parecer invisível.
caderno de apontamentos

Mal-estar docente e Ordem dos Professores

245
Devido ao facto de a docência ser uma profissão de caráter eminentemente ético, muitos professores ao longo dos anos têm colocado a hipótese da criação de uma Ordem dos Professores.
caderno de apontamentos

Matrículas e as desigualdades sociais territoriais

226
Teme-se que uma maior diversificação da oferta e liberdade de escolha dos pais contribua para um reforço das desigualdades. Porém, o sistema atual está longe de promover a igualdade de oportunidades.
caderno de apontamentos

Professores: preparar a renovação

667
O desenvolvimento profissional do professor tem de ser entendido de forma mais abrangente e, para isso, é fundamental que se melhore a inter-relação entre a formação inicial e a formação contínua.
caderno de apontamentos

10 perguntas sobre liberdade de educação

Quem sabe qual a escola mais adequada: os pais que conhecem as crianças e as escolas locais, ou o Estado que aplica, de forma cega, um algoritmo geográfico que se abate sobre as crianças?
caderno de apontamentos

Estratégias para o ensino profissional no sec. XXI

257
É imperativo repensar o ensino profissional, repensar os seus métodos, estratégias, conceções. É necessário avançar num processo inovador, ousando romper com quadros mentais e metodologias do passado.
caderno de apontamentos

Descentralização na Educação: e as escolas?

131
Entendamo-nos: não é pelo simples facto de as verbas para as escolas passarem a ser canalizadas através das autarquias em vez de diretamente do ME, que as escolas passam a ter melhores resultados.
caderno de apontamentos

A Escola não é uma selva

673
Uma nova Escola não tem de colocar de parte o conhecimento, pelo contrário. Mas também não pode marginalizar os que se destacam noutras áreas, que não as habitualmente denominadas de “nucleares”.
caderno de apontamentos

A educação de infância merece toda a nossa atenção

1.152
Atendendo ao impacto de políticas e práticas de Primeira Infância, é um imperativo nacional que todos os intervenientes se foquem em implementar o que funciona e produz resultados desejáveis.
caderno de apontamentos

Combater a escravatura da nota

1.593
As Escolas e as famílias não podem continuar condicionadas pela necessidade de obter uma nota. O secundário, podendo ser uma referência para o acesso ao ensino superior, deve ser independente do mesmo
caderno de apontamentos

Horror a pobre

302
O esquema mental é visível no governo desde o início: perante políticas que permitem um acesso mais aberto ao ensino que as famílias livremente escolhem, há que conter o acesso de famílias carenciadas
caderno de apontamentos

Os professores: as generalizações são perigosas

898
Muitos professores merecem o nosso reconhecimento e valorização e é por eles e com eles que o sistema educativo tem vindo a melhorar a sua performance. Façamos-lhes justiça.
caderno de apontamentos

TPC: trabalho ou tortura para casa?

5.269
Obrigar as crianças a fazer TPC só porque sim é assumir que elas são preguiçosas e que não se pode confiar nelas (motivo pelo qual têm que ser forçadas a aprender). Isso não poderia ser mais errado.
caderno de apontamentos

Ensino Superior: comparar para melhorar

169
Mais importante que criar ‘universidades de topo’ (para os rankings), os países estão conscientes que é importante desenvolver sistemas de ensino superior que melhorem continuamente o seu desempenho.
caderno de apontamentos

Acesso ao Ensino Superior

337
Seria bom que a preocupação com o curso em que os jovens vão conseguir entrar não condicionasse tanto o ensino. Com este objectivo poder-se-á querer repensar a forma de acesso ao ensino superior.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)