267kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

caderno de apontamentos

caderno de apontamentos

Importância de reconhecer a importância de cada um

346
É importante ouvir e aprender com cada indivíduo; é importante reconhecer a importância das pessoas e dos seus sonhos; é importante sentirmo-nos capazes.
caderno de apontamentos

A nova academia por uma academia nova

241
O Ensino Superior sempre inspirou mudanças na sociedade. Mas, neste momento, é o próprio que carece de reforma interna. Urge superar a resistência à mudança e ao conservadorismo pedagógico.
caderno de apontamentos

Que perguntas poderão desarrumar uma vida?

Como seria interessante que as escolas pudessem ser, também, lugares onde o tempo comum das exigências sociais fosse colocado entre parêntesis para pensarmos criticamente em liberdade e em comunidade.
caderno de apontamentos

Aprender mais e melhor com as tecnologias

Vemos nascer e morrer programas de equipamento que não são sustentados, não preveem a manutenção a prazo, nem a substituição e renovação, nada disto se antevendo nos sucessivos orçamentos do Estado.
caderno de apontamentos

A Escola: desafios que se renovam

Estamos perante situações prementes e sérias, que se evidenciaram e agravaram com a pandemia. Impõe-se uma ação integrada nos territórios, no combate à pobreza e às desigualdades sociais.
caderno de apontamentos

Ensino Superior à distância

121
O que há a fazer e a definir nos próximos meses, e a transformação que inevitavelmente ocorrerá nos próximos anos, será uma revolução no ensino superior.
caderno de apontamentos

Vamos erradicar a segregação de alunos imigrantes?

Cerca de um terço dos alunos com origens imigrantes frequentam as escolas em contextos de segregação. O insucesso escolar repetido é uma das principais explicações para esta realidade.
caderno de apontamentos

Contra factos criamos argumentos

A sala de Artes é o lugar inquieto, curioso, irreverente e questionador, cheio de possibilidades, onde todas as aprendizagens conspiram para dar sentido às experiências que levamos para aquele espaço.
caderno de apontamentos

Pedagogia do exemplo

397
É preciso que nós, professores, sejamos “mais pessoas”, mantendo viva a pedagogia dos afetos e da proximidade (mesmo que digital), onde cada aluno é um aluno, adotando um paradigma mais humanista.
caderno de apontamentos

694.000.000 €: porque não vamos falhar duas vezes

É preciso atuar rapidamente para mitigar as perdas de aprendizagens que os alunos sofreram aos longo destes dois anos letivos.
caderno de apontamentos

O grupo de risco dos 6 aos 10 anos

Se a palavra de ordem é “recuperação”, então reabrir as escolas do 1º Ciclo e retomar as aulas não é suficiente. Mas há vários caminhos a explorar e concretizar, uns alternativos outros cumulativos.
caderno de apontamentos

Escolas, Cidadania Digital e eSafety

Não há dúvida que a internet é uma janela para o mundo. Cabe a todos cuidar “da paisagem” que dela se avista. Eu acredito na geração Z, nativos digitais como motor disseminador de boas práticas.
caderno de apontamentos

Regresso à escola: um longo caminho de recuperação

166
Há diversas hipóteses em cima da mesa e a discussão sobre a sua adoção e financiamento não pode esperar mais. Sem esse esforço coletivo, “o vai ficar tudo bem” mais não será do que um slogan vazio.
caderno de apontamentos

A formação de trabalhadores no PRR

Importa ter presente os estudos que sublinham a importância da formação dos trabalhadores nas empresas e reconsiderar o montante orçamentado no PRR para este tipo de atividades.
caderno de apontamentos

Repristinar os conselhos e revogar os diretores

Debater a gestão das escolas é muito mais importante que o “perfil do aluno para o século XXV” ou outros debates populares. O motor do carro e sua afinação são mais importantes que a cor.
caderno de apontamentos

Por favor, leiam histórias aos vossos filhos!

919
Ao introduzir o hábito de ler histórias aos nossos filhos, ajudamo-los a ter um momento de paz, de retorno à calma. Serão mais facilmente vencidos pelo sono e conseguirão descansar de forma saudável.
caderno de apontamentos

Tecnologia na Educação: integração inevitável?

200
Urge construir um novo conceito de escola, uma escola que privilegie metodologias ativas e abordagens pedagógicas que coloquem os alunos no “comando” da sua aprendizagem.
caderno de apontamentos

Em tempo de pandemia, encarar as desigualdades

Tristemente, não foi possível desenvolver atividades letivas em períodos de fecho de escolas, mesmo que estas se tivessem preparado para tal e que fizessem parte de estratégias de recuperação.
caderno de apontamentos

Música (e educação) como veículo de solidariedade

667
Devemos olhar para Educação como a ferramenta preciosa para a construção de um futuro melhor, pois é nela que crescem os Homens e Mulheres de amanhã. Tratar a sala de aula como uma horta, um cultivo.
caderno de apontamentos

Reinterrogar a educação e formação em pandemia

A discussão sobre as vantagens e os inconvenientes de se manterem as escolas abertas ou fechadas tem de ter em conta a especificidade dos cursos profissionais.
caderno de apontamentos

Preparadas para continuar a enfrentar a pandemia?

113
Depois da pandemia chegar, as desigualdades no acesso às aprendizagens aprofundaram-se significativamente e até à data o Ministério da Educação pouco conseguiu fazer para contrariar esta dura verdade.
caderno de apontamentos

O método investigativo revolucionou a minha aula

O conhecimento construído pela experiência é um conhecimento vivido, cheio de emoções e raciocínio, muito próximo daquilo que entendemos por sabedoria. É um conhecimento profundo e duradouro.
caderno de apontamentos

Escolas e Digitalização: muito pouco, muito tarde

O Programa de Digitalização das Escolas sabe a pouco. Mais de uma década depois, pergunto-me: que lições tirámos das políticas anteriores? Fará sentido fazer igual?
caderno de apontamentos

Direitos Humanos: defender as efémeras conquistas 

307
O respeito pelos DH requer também uma aprendizagem intencional e adequada aos destinatários e ao contexto social. E é aqui que entra a Educação para os DH, muitas vezes demasiado teórica.
caderno de apontamentos

Corpo ativo numa escola ativa em tempo de pandemia

693
A melhor receita (medicamento comprovado) para termos crianças saudáveis é dar-lhes oportunidades de brincarem e serem ativas de forma frequente no seu quotidiano.
caderno de apontamentos

A pandemia e a integração da tecnologia na escola

Para potenciar a evolução da educação, é necessário reconhecer os professores como motor do sistema e, por isso, proporcionar-lhes formação que os ajude e lhes dê suporte para dar o passo em frente.
caderno de apontamentos

Da economia 4.0 à universidade da geração Z

102
Urge estabelecer uma marca de qualidade e credibilidade para o ensino universitário remoto, que não fique aquém do presencial ou seja rotulado de ensino de segunda categoria, porque não o poderá ser.
caderno de apontamentos

Pandesafios da Educação

As escolas não têm computadores para utilização regular na atividade letiva e, em tempos de pandemia, para assegurar o ensino a distância, tinham escassos recursos para ceder às famílias carenciadas.
caderno de apontamentos

Vamos continuar a acreditar

O momento que vivemos é não só um grande desafio para o sistema educativo, mas também uma oportunidade para que este tempo seja de proximidade entre os vários elementos da comunidade educativa.
caderno de apontamentos

Que Escola na crise pandémica?

474
No OE 2021 não existe nem visão nem planificação estratégica para rejuvenescer a classe docente, nem para tornar a profissão docente mais atrativa para os jovens que terminam o ensino secundário.
caderno de apontamentos

A propósito do fim dos contratos de associação

134
Muitos colégios com contrato de associação reinventaram-se e estão hoje a educar com sucesso um novo tipo de alunos: os filhos das famílias que conseguem pagar. Os outros passam à porta todos os dias.
caderno de apontamentos

Confinamento mínimo, silêncio máximo!

474
Para mim não restam dúvidas que os procedimentos não estão a ser uniformes e, pior, que existe uma clara tentativa de silenciamento dos casos que surgem nas escolas. Para quê? Para não alarmar?
caderno de apontamentos

A falência da escola pública: um testemunho

345
Como é possível não estar resolvida a colocação dos professores e auxiliares? O ministro tem consciência de que está a acentuar um fosso entre os que podem e os que não podem pagar o ensino privado?
caderno de apontamentos

Educar é... comunicar, conhecer, cooperar

277
Tem-se assistido a diretores que não envolvem nem comunicam com as famílias (nem com as associações parentais) e, com a pandemia, decidem não deixar os seus representantes eleitos entrar nas escolas.
caderno de apontamentos

Um ponto nos is de Cidadania e Desenvolvimento

208
É preciso assegurar que o resultado da surdez e incapacidade de construir alternativas em conjunto não seja, mais uma vez, o fim de um espaço curricular dedicado ao crescimento pessoal e social.
caderno de apontamentos

O ano da tranquilidade responsável e partilhada

1038
A abertura das escolas é um compromisso partilhado. Para que o risco seja mitigado, precisamos de todos. Se cada um fizer a sua parte, no respeito por regras, o risco não desaparece, mas diminui.
caderno de apontamentos

Combater o medo do regresso às aulas

185
No ensino privado, prometemos aos pais regras de segurança e transparência na informação. Mas pedimos que não deixem que a natural preocupação de contágio dos filhos se torne em medo.
caderno de apontamentos

Covid-19: que legado para os sistemas escolares?

Mais do que nunca, os sistemas educativos têm um papel primordial na identificação da desvantagem educativa e na instituição de mecanismos compensadores que assegurem a todos oportunidades.
caderno de apontamentos

O ano letivo tem de ser preparado com realismo

É preciso que as escolas possam fazer as escolhas que entenderem adequadas. E é preciso que tenham acesso aos recursos físicos e humanos que permitam a concretização das suas opções.
caderno de apontamentos

Será a Educação o motor da transformação social?

179
Mais escolas ficarão aptas a transformarem a forma como transmitem conhecimento e desenvolvem as competências dos seus alunos neste mundo cada vez mais digital.
caderno de apontamentos

As ciências da Educação e a Educação, hoje

239
A designação correcta para agrupar todas as especialidades que tratam de temas educativos devia ser “educação” e não “ciências da educação”.
caderno de apontamentos

Elevador social parado? Subimos as escadas juntos

368
Os participantes da Teach For Portugal conseguiram manter contacto regular com quase todos os alunos, angariaram 120 equipamentos para as escolas e fizeram chegar alimentos a 43 famílias necessitadas.
caderno de apontamentos

A Escola presente… no futuro!

590
A Escola de setembro não será a mesma de março, sendo que continuará a ser um espaço de aprendizagem, na certeza de que todos, em conjunto, somos ímpares e vamos continuar a fazer a diferença.
caderno de apontamentos

O ano em que a escola se reinventou

2057
O diagnóstico da situação de cada aluno e a consolidação das aprendizagens, com especial atenção para os alunos com maiores fragilidades, serão um objetivo central do próximo ano letivo.
caderno de apontamentos

Educação e pandemia

477
O ano letivo de 2019/2020 ficará na história das nossas escolas como um período conturbado, atípico e prejudicial para muitos alunos e estudantes, em particular aqueles que mais necessitam de apoio.
caderno de apontamentos

A Escola como deve ser

695
Para poder ocupar-se dos alunos, o professor deve ter a capacidade de intervir nos domínios em que pode tomar decisões. O currículo e a avaliação são a sua matéria-prima. O professor é um artífice.
caderno de apontamentos

Regresso ao futuro: o que muda no Ensino Superior?

222
Sem deixar para trás o ensino presencial, Portugal tem as condições para apostar na continuidade do ensino à distância, apostando numa oferta multicanal que possa estar disponível 24 horas por dia.
caderno de apontamentos

Tempos de crise são também tempos de oportunidade

341
A escola como a conhecemos está em mudança. Não no sentido de se transformar em ensino à distância, mas a caminho da conciliação e rentabilização do melhor de cada uma das várias formas de ensino.
caderno de apontamentos

A pandemia do digital na educação

1563
É importante achatar a curva de novos infetados pela Covid-19, mas também me parece sensato que exista um aplanamento da curva na utilização das ferramentas digitais. O digital não é o fim, é o meio.
caderno de apontamentos

As médias de entrada no ensino superior vão subir?

392
Dar menor peso aos exames e maior peso às notas dos professores vai favorecer os alunos das escolas ou dos professores que mais inflacionam as notas.
caderno de apontamentos

Educação e inovação digital em tempo de pandemia

Graças ao uso das tecnologias, é possível oferecer aos alunos com dificuldades na aprendizagem um reforço individualizado. Também aqui, o Ensino Particular e Cooperativo está a apontar o caminho.
caderno de apontamentos

A escola com Covid 19: como é… e como será?

417
Seja presencialmente ou à distância, os professores continuarão a ser essenciais na implementação do sistema educativo. Eles são os primeiros a sentir satisfação com o sucesso dos alunos.
caderno de apontamentos

Abre-te Sésamo!

443
A escola não pode ser a Gruta do Ali Babá e dos Quarenta ladrões, em que saber onde é a gruta e a palavra-passe “Abre-te Sésamo” são suficientes para entrar. As salas-de-aula virtuais também não.
caderno de apontamentos

Ensino online: o fim do medo

593
Esta crise trouxe também a oportunidade de concretizar o processo de transformação digital do ensino que há tantos anos se iniciara, mas que aqui e ali encontrava sempre obstáculos.  
caderno de apontamentos

Preparados para o Ensino à Distância?

303
Os dados sobre a literacia digital dos alunos do 3.º ciclo, professores e recursos das famílias indicam que o país tem as condições para o ensino à distância da larga maioria da população escolar.
caderno de apontamentos

Dar e Receber, dentro e fora da Escola

272
Eu acredito que, como professores, temos uma profissão única. E ver o sorriso estampado naquelas crianças irresistíveis deu-me uma energia extra para fazer mais e melhor.
caderno de apontamentos

Uma escola para o nosso tempo

Aos novos desafios da educação tem de corresponder um novo conceito de autonomia, uma “autonomia no plural”. Ideia que implica a criação, em cada território, de uma verdadeira rede de escolas.
caderno de apontamentos

Ensino à Distância como Roma e Pavia

1643
Apesar das boas intenções de todos, a verdade é que uma mudança desta magnitude e a adoção de estratégias de ensino que pressuponham outro tipo de interação não se processam de um dia para o outro.
caderno de apontamentos

O regresso do Professor

774
Há 30 anos que testemunho este cerco à liberdade de ensinar; como uma perspectiva centralizadora da aplicação de um currículo dá cabo de qualquer estímulo que faça da docência uma profissão atraente.
caderno de apontamentos

O logro finlandês

2813
Os cientistas da educação não nos protegeram do logro finlandês. Muitos encontraram aqui a “prova” das ideias pré-concebidas que tinham para a Escola, gerando-se um autêntico efeito de histeria.
caderno de apontamentos

As contas que ninguém fez: prelúdio do triste fim

1491
O apregoado perigo de um “apocalipse financeiro” com os professores, que levou o Primeiro-Ministro a ameaçar com a demissão, produziu uma das mais tristes coreografias assistidas na nossa democracia.
caderno de apontamentos

O estranho caso das propinas

213
O PSD joga hoje tudo na tentativa de criar instabilidade entre o PS e os partidos à sua Esquerda, predispondo-se a votar favoravelmente iniciativas que são totalmente desconformes à sua matriz.
caderno de apontamentos

Educação Positiva: Mito ou Realidade?

663
Educar pela positiva é, assim, sabermos tirar o melhor de nós e o dos outros, assentando naquilo que realmente nos une e a todos engrandece: o humanismo e a vontade de sermos realmente felizes.
caderno de apontamentos

Confiar e descentralizar

666
Acredito que chegou a hora de confiar e descentralizar a decisão de recrutamento de professores, revendo o atual modelo centralista, cada vez mais ultrapassado.
caderno de apontamentos

O Ensino Superior como Elevador Social

135
A universalização progressiva do ensino superior deve ser um desígnio nacional assumido frontalmente, sem medos, nem qualificações.
caderno de apontamentos

Educação: a cativa que me tem cativo

694
Há anos, António Guterres utilizou o slogan ‘Paixão pela Educação’ e, como humanista convicto, acreditou que um país mais formado seria um país melhor. Precisamos voltar a acreditar nesta paixão.
caderno de apontamentos

Educação e desenvolvimento – utopia e ética

709
Apesar de todas transformações que testemunhamos, a educação continua a ser a derradeira esperança para promover um efetivo desenvolvimento, que seja simultaneamente humano, integral e ecológico.
caderno de apontamentos

Transmedia Storytelling na biblioteca escolar

Partindo da premissa de que a Biblioteca Escolar deverá funcionar como um centro promotor de conhecimento, achou-se por bem integrar as atividades do clube de robótica nesta estrutura pedagógica.
caderno de apontamentos

Indisciplina na escola: somos todos responsáveis?

214
É evidente que a escola tem um papel essencial na resolução dos problemas dos seus alunos, especialmente os disciplinares, mas conseguirá resolver sozinha os mais profundos?
caderno de apontamentos

Desigualmente iguais

Se queremos assegurar que os alunos desfavorecidos podem ter acesso ao sucesso, que o seu esforço suplementar é recompensado, podemos concordar que é preciso uma nova abordagem de política pública?
caderno de apontamentos

As novas tecnologias e as emoções em sala de aula

A minha experiência leva-me a acreditar que, quando os alunos aprendem a conhecer e gerir as próprias emoções, estão a contribuir significativamente para o seu sucesso escolar
caderno de apontamentos

A disrupção na Educação

144
Num futuro não tão distante – nalguns lugares, já é realidade – aprender em qualquer lugar, a qualquer hora, ao seu ritmo, será uma realidade para todos os alunos.
caderno de apontamentos

Mudar para quê?

233
Não será possível desenvolver na escola as estratégias necessárias para que os alunos cresçam e aprendam, tornando-se cidadãos mais competentes? Esse é o grande desafio da educação atual.
caderno de apontamentos

A aula integral – aprender e ensinar sem esforço

210
Temos a possibilidade de operar uma mudança conceptual significativa, ao permitir que os nossos alunos aprendam mais, mas substituam o sacrifício pessoal por desafios e cenários de autoaprendizagem.
caderno de apontamentos

Política Educativa: dois mitos e uma verdade /premium

Esperemos que os decisores políticos não se deixem enredar pelos mitos que têm alimentado o discurso político, para se poderem concentrar nas verdades que trazem esperança de sermos cada vez melhores.
caderno de apontamentos

O calvário da descentralização /premium

Sem tempo para refletir e se colocar de acordo sobre as finalidades, mobilizar todos os intervenientes e planear todo o processo e a sua monitorização, as mudanças não são sustentáveis.
caderno de apontamentos

E depois? /premium

Sendo necessária a renovação, poderemos vir a ser confrontados com a carência de professores dispostos e disponíveis para o seu exercício, com as caraterísticas desejáveis.
caderno de apontamentos

O regresso às raízes da universidade /premium

Não se pode exigir às instituições capacidade de adaptação sem as dotar da margem de que precisam. São necessárias mudanças no ensino superior, que muitas vezes é “prisioneiro” das próprias regras.
caderno de apontamentos

Contratação de professores: preparar o futuro /premium

184
O modelo de contratação de professores para as escolas públicas está obsoleto e já não faz qualquer sentido. Mais: é um dos principais entraves ao desenvolvimento do sistema educativo público estatal.
caderno de apontamentos

Para que serve a Educação Musical? /premium

A música não é, nem tem de ser, como a Matemática ou o Português nas escolas, e muito menos como disciplina de apoio às restantes. Ela vale por si só.
caderno de apontamentos

Paninhos quentes não resolvem o insucesso escolar /premium

Se queremos mais sucesso na educação, temos de pensar nas famílias e ser capazes de políticas que não permitam a existência de crianças a viver em situações de grande precariedade financeira.
caderno de apontamentos

Os milagres da Educação /premium

Ouve-se que os professores são tradicionais, do século XIX. É o mesmo que dizer que temos feito tudo mal. Que outra profissão especializada admitiria este tipo de abordagem e de desconsideração?
caderno de apontamentos

As outras gémeas da Amadora /premium

Acabem com as hipocrisias e protejam as gerações do futuro de práticas do antigamente. A escola vai continuar a fazer o seu papel de protetora destas crianças, mas não o pode fazer sozinha.
caderno de apontamentos

Não existe a receita perfeita /premium

169
A tarefa de um professor é formar. Mas também inspirar e empoderar. Trabalhamos as gerações para que, no futuro e no presente, tomem as melhores decisões, transformando os alunos em agentes de mudança
caderno de apontamentos

Onde estão os bons Professores? /premium

1518
A resposta não é geográfica, nem pecuniária, muito menos universal. A resposta prende-se com o contexto. Uma boa equipa educativa contagia-se mutuamente para implementação de práticas de sucesso.
caderno de apontamentos

Escola: lugar e tempo de encontros e oportunidades /premium

407
Só se educa e ensina verdadeiramente em relação. Essa será, talvez, a maior exigência de todas para quem trabalha na Escola; esse é certamente o maior património da Escola!
caderno de apontamentos

Educação: entre o luto e o futuro /premium

202
É imperativo colocar os professores no centro das políticas educativas, em parceria com os alunos. Os professores não podem continuar a ser desvalorizados social e financeiramente. Batemos no fundo!
caderno de apontamentos

Coaching nas escolas: uma luz ao longo do túnel /premium

1882
Não acredito em “maus alunos” nem em “alunos incapazes”. Acredito que há alunos que ainda não descobriram o seu potencial. Somos todos diferentes, mas a escola trata, demasiadas vezes, todos por igual
caderno de apontamentos

Inovação na educação ao serviço do cidadão /premium

Entre 15 de abril e 19 de junho, foram submetidas online pelos encarregados de educação cerca de 30.000 matrículas, que comparam com cerca de 6.000 no período homólogo de 2018. Os números falam por si
caderno de apontamentos

Educar mesmo /premium

187
O debate sobre a educação cairá sempre na necessidade de uma presença adulta, sendo aqui que se joga o diálogo da família com a escola, para que o jovem possa crescer e afirmar a sua personalidade.
caderno de apontamentos

Educar para o futuro /premium

716
Os jovens portugueses nada devem temer na sua comparação com os de países mais avançados tecnologicamente, mas para poderem “voar” têm que ganhar mundo, ser pró-ativos e não ter medo do futuro.
caderno de apontamentos

A escola, um lugar para aprender e ser feliz! /premium

992
A minha experiência mostra-me que a música é a ferramenta ideal para fazermos da escola, num contexto regrado e organizado, um lugar onde a aprendizagem e a felicidade podem seguir de mãos dadas.
caderno de apontamentos

Apontamentos sobre o facilitismo /premium

2328
Não é justo que a escola, que é a única esperança de mobilidade social para muitos, em vez de eliminar as assimetrias sociais à entrada, as reproduza ou, por vezes, as acentue.
caderno de apontamentos

O ensino profissional deve ser a primeira escolha /premium

4304
Os jovens e as famílias, porque não têm informação e desconhecem as diferentes opções proporcionadas pelas escolas profissionais, precisam de muito apoio em termos de orientação vocacional.
caderno de apontamentos

Empreendedorismo como visão cidadã  /premium

Educar para o empreendedorismo é incentivar alunos a agirem sobre oportunidades, gerarem ideias e transformá-las em valor para os outros. Esse valor pode ser de cariz social, cultural ou financeiro.
caderno de apontamentos

Mitos e realidades da profissão docente /premium

209
Dentro de uma década, haverá falta de professores qualificados. Nessa altura os professores habilitados e disponíveis não chegarão para as encomendas. Ser professor é, sim, uma profissão de futuro!
caderno de apontamentos

Educação – Autonomizar pessoas para criar valor /premium

517
A sociedade não deve defender “escola pública”, como certas ideologias fazem. Deve defender Educação, coexistindo e competindo nos processos entidades públicas, privadas, cooperativas ou de outro tipo
caderno de apontamentos

Seremos livres? /premium

890
Os resultados a que chegámos permitem-nos afirmar que a despesa com a recuperação total do tempo de serviço dos professores rondaria os 300 milhões de euros – metade do valor que o governo apresenta.
caderno de apontamentos

Que educação para o 50º aniversário do 25 Abril? /premium

346
A educação é como um comboio ao qual se têm que ir mudando as rodas sem o poder parar. Não só há problemas que persistem, como também as necessidades educativas continuam a aumentar exponencialmente.
caderno de apontamentos

Ética, educação, cidadania e desenvolvimento /premium

406
Defendo a criação de novo grupo de recrutamento em Cidadania e Desenvolvimento, para o qual seriam admitidos todos os docentes profissionalizados em História ou Filosofia.
caderno de apontamentos

Educação para a cidadania, sim ou não? /premium

128
A educação para a cidadania pode ser muito boa ou muito má. Será boa se respeitar escrupulosamente a separação entre as esferas privada e pública, entre o que é das famílias e o que é da política.
caderno de apontamentos

Informação estatística sobre escolas /premium

Cada escola conhecerá muito bem os resultados dos seus alunos, mas perceber como estes se enquadram no panorama das escolas com alunos semelhantes aos seus é importante para continuar a melhorar.
caderno de apontamentos

Refundar a educação, recriar a escola pública /premium

440
Se tudo muda à nossa volta, porque motivo a escola pública continua assente em bases conceptuais com mais de duzentos anos de idade? Não será essa uma realidade muito irracional? Convenhamos que sim.
caderno de apontamentos

E se na escola se escrevesse por prazer? /premium

270
Enquanto professora de Português, fiz as minhas opções: ensinar o menos possível a escrever com técnicas puramente reprodutivas, que obrigariam os alunos a estar o tempo todo a escrever para “ninguém”
caderno de apontamentos

Sucesso escolar, desígnio da comunidade educativa /premium

354
O volume de formação realizado nos últimos anos, mobilizando dezenas de milhares de professores na frequência de oficinas de formação, ampliou consideravelmente as intervenções em contexto escolar.
caderno de apontamentos

A Educação que nos trouxe aqui, leva-nos daqui? /premium

515
Olhar as inovações em Educação como moda é uma estratégia – premeditada ou não – de as desvalorizar, de não as levar a sério e é sobretudo um ato de preguiça mental.
caderno de apontamentos

Envolver as empresas na educação e formação /premium

123
Num contexto tão imprevisível, o contributo das empresas para o desenvolvimento das áreas de educação e formação prioritárias é cada vez mais imprescindível e não pode continuar a ser desperdiçado.
caderno de apontamentos

Por uma Educação em Arquitectura /premium

201
Numa altura em que as escolas públicas ganham autonomia e flexibilidade curricular, deve existir uma estratégia comum para que a Educação em Arquitectura não seja apenas um tema discutido pontualmente
caderno de apontamentos

Uma aula fora da sala /premium

903
O “fracasso” na Matemática não depende exclusivamente das características da disciplina. É urgente renovar profundamente a escola, para que esta se torne um espaço motivante e agradável de trabalho.
caderno de apontamentos

Por uma Educação humanamente viável /premium

204
Esta ideia de acabar com as escolas pequenas porque não são financeiramente viáveis foi (é) um grande disparate. Ao fechar estas pequenas escolas, fecham-se também muitos dos processos não mensuráveis
caderno de apontamentos

O que os seus filhos deviam estar a aprender /premium

3919
Os seus filhos deviam estar a aprender tudo o que se prevê que uma máquina não vá saber fazer: filosofia e ética, arte e cultura, criatividade e desporto, relações pessoais e assistência pessoal.
caderno de apontamentos

Vamos parar de lutar por causa das escolas! /premium

Políticas públicas que apoiem um pluralismo de princípios em educação não só reduzem o conflito político, como permitem às escolas serem mais eficazes no desenvolvimento de carácter e cidadania.
caderno de apontamentos

Tempo de serviço dos docentes tem de ter solução /premium

O Governo não pode ignorar o tempo de serviço prestado, passando uma esponja sobre ele. Pelo contrário, é de elementar justiça que os professores retomem o desenvolvimento das suas carreiras.
caderno de apontamentos

Competências transversais e o futuro da Educação /premium

965
Precisamos de criar condições para que a abordagem dos conteúdos programáticos seja feita de forma relevante, útil, prática e cativante, trazendo um novo posicionamento do professor.
caderno de apontamentos

Ser educador /premium

838
A Escola sempre foi para mim uma segunda casa. Lá, ainda miúdo, encontrei alguns verdadeiros mestres. Mais tarde percebi o que queria para a minha vida, queria ser como eles: um educador!
caderno de apontamentos

(Re)criar a História, (re)inventar práticas /premium

255
O Minecraft contribui para o desenvolvimento das diferentes áreas do saber e permite-me, simultaneamente, chegar aos meus alunos da maneira mais natural, ativa, inclusiva e intuitiva possível.
caderno de apontamentos

Matemática: águias no galinheiro /premium

602
Infelizmente, em muitos países, Portugal incluído, as escolas são vistas como enormes repositórios de cobaias grátis e a política educativa como “investigação em ação”.
caderno de apontamentos

Uma reflexão acerca da função das universidades /premium

Os populismos nascem e nutrem-se nos ambientes de globalização do pensamento único ou politicamente correcto. Como no passado, a situação das universidades é um bom barómetro das tendências sociais.
caderno de apontamentos

Que sociedade queremos, de que escola precisamos? /premium

118
A escola não é a sociedade mas confunde-se com esta e deve ser um lugar onde se aprenda a produzir, onde se aprenda pelo trabalho e não simplesmente o lugar onde se aprende para um dia ter um trabalho
caderno de apontamentos

Do que falamos quando falamos de inclusão? /premium

836
Numa escola inclusiva, são os professores, com toda a responsabilidade que lhes está inerente, que ajudam a regular, a equilibrar as expectativas e as aflições de muitos pais.
caderno de apontamentos

Que escola para a era da inteligência artificial? /premium

240
Se as escolas querem preparar os nossos jovens para o futuro, devem reorganizar-se para ensinar as competências que mais lhes vão fazer falta – tecnológicas e sócio-emocionais.
caderno de apontamentos

Temos de mudar a abordagem da ciência na escola /premium

412
Se a ciência ultrapassar as barreiras da sala-de-aula e se não dermos tanta importância aos testes de avaliação, teremos melhores resultados, aprendizagens mais duradouras e uma escola mais humanizada
caderno de apontamentos

Todo o projecto educativo é uma opção moral /premium

133
O espírito crítico é, provavelmente, a única aptidão que permite beneficiar maximamente da educação recebida e ir para além de todo e qualquer projecto educativo.
caderno de apontamentos

Transformar Portugal através do conhecimento /premium

146
O aumento do sucesso escolar e a redução do abandono escolar para 12,6%, agora mais próximo das metas da Estratégia 2020, indicam que estamos no caminho certo.
caderno de apontamentos

O futuro na Educação já começou /premium

472
O ensino da programação e robótica deve ser uma prioridade junto das gerações mais jovens, como contributo para estimular e promover a literacia digital de forma simples e intuitiva.
caderno de apontamentos

Início do ano letivo: falsa partida? /premium

149
Após assumir e colocar por escrito no final de 2017 que procederia à recuperação do tempo de serviço dos professores, o Governo volta atrás, discriminando uma classe na recuperação dos seus direitos.
caderno de apontamentos

Descentralização para as escolas /premium

289
Temos de dar responsabilidade e poder aos órgãos dirigentes das escolas para gerirem os seus agrupamentos e tomarem as opções de gestão que melhor servem os interesses da sua comunidade educativa.
caderno de apontamentos

Descongele-se a Educação /premium

600
A criação de caminhos alternativos para o acesso ao ensino irá criar apetência pela profissão de professor e gerar uma educação mais inclusiva. Este é um debate que deve arrancar o quanto antes.
caderno de apontamentos

Nascer diferente é um crime? /premium

252
Há mais de 87 mil alunos com NEE. É urgente que as escolas repensem a intervenção com esses alunos e promovam os indicadores (objetivos e subjetivos), os domínios e os fatores de Qualidade de Vida.
caderno de apontamentos

Libertem a infância! /premium

É um facto que os pais estão propensos ao uso de estereótipos de género e que estas representações sociais estão tão enraizadas que os adultos, inevitavelmente, acabam por as transmitir às crianças.
caderno de apontamentos

Aprendizagens essenciais, mais ignorância /premium

1058
É lamentável a falta de confiança que o Ministério demonstra para com professores e alunos ao reduzir desta forma drástica os conhecimentos a adquirir e as capacidades a desenvolver no Secundário.
caderno de apontamentos

Escola inclusiva, sociedade seletiva /premium

635
Enquanto o acesso de jovens com limitações de caráter permanente a instituições especializadas, após a maioridade, estiver condicionado por numerus clausus, os políticos não poderão dormir descansados
caderno de apontamentos

A visão… é para cumprir! /premium

111
O debate comprova a necessidade de alicerçar um modelo de funcionamento do SCTN numa política de Ciência: um plano legislativo assente num modelo de desenvolvimento claro e orçamentalmente reforçado.
caderno de apontamentos

Quando a escola respira… /premium

154
Os estudos internacionais revelam que há um aumento de competências que é relevante para quem pratica mindfulness, sobretudo no caso das crianças/ jovens, tais como a redução do stress e da ansiedade.
caderno de apontamentos

O que vale a Educação? /premium

145
É fundamental questionar e repensar modos de recrutamento e seleção de professores, mas também refletir sobre a sua formação, inicial e contínua, e já agora sobre a sua avaliação, de modo consistente.
caderno de apontamentos

O recreio não pode ser só depois do toque /premium

222
Enquanto professora, acredito que importa cada vez mais deixar cair os muros dos conteúdos predefinidos. Não podemos falar de matemática e ignorar as suas ligações com a biologia, a língua ou a emoção
caderno de apontamentos

Liberdade de ensino: também Salazar não gostava… /premium

162
Salazar, tal como hoje acontece, queria aproveitar-se do ensino privado para poupar dinheiro e para preservar as elites (de direita e de esquerda). Sim, para quê dar a liberdade aos pobres?
caderno de apontamentos

Os exames estão bem e recomendam-se  /premium

Por muitas debilidades que tenham, os exames nacionais são, presentemente, o instrumento de avaliação mais justo e equitativo de que dispomos para graduar alunos no acesso ao ensino superior.
caderno de apontamentos

A importância do papel do professor /premium

342
Acho muito importante que, cada vez mais, os professores tenham presentes o quanto são transformadores e a responsabilidade que isso implica, apesar do seu trabalho no dia-a-dia parecer invisível.
caderno de apontamentos

Mal-estar docente e Ordem dos Professores

245
Devido ao facto de a docência ser uma profissão de caráter eminentemente ético, muitos professores ao longo dos anos têm colocado a hipótese da criação de uma Ordem dos Professores.
caderno de apontamentos

Matrículas e as desigualdades sociais territoriais /premium

226
Teme-se que uma maior diversificação da oferta e liberdade de escolha dos pais contribua para um reforço das desigualdades. Porém, o sistema atual está longe de promover a igualdade de oportunidades.
caderno de apontamentos

Professores: preparar a renovação

667
O desenvolvimento profissional do professor tem de ser entendido de forma mais abrangente e, para isso, é fundamental que se melhore a inter-relação entre a formação inicial e a formação contínua.
caderno de apontamentos

10 perguntas sobre liberdade de educação

Quem sabe qual a escola mais adequada: os pais que conhecem as crianças e as escolas locais, ou o Estado que aplica, de forma cega, um algoritmo geográfico que se abate sobre as crianças?
caderno de apontamentos

Estratégias para o ensino profissional no sec. XXI

257
É imperativo repensar o ensino profissional, repensar os seus métodos, estratégias, conceções. É necessário avançar num processo inovador, ousando romper com quadros mentais e metodologias do passado.
caderno de apontamentos

Descentralização na Educação: e as escolas?

131
Entendamo-nos: não é pelo simples facto de as verbas para as escolas passarem a ser canalizadas através das autarquias em vez de diretamente do ME, que as escolas passam a ter melhores resultados.
caderno de apontamentos

A Escola não é uma selva

673
Uma nova Escola não tem de colocar de parte o conhecimento, pelo contrário. Mas também não pode marginalizar os que se destacam noutras áreas, que não as habitualmente denominadas de “nucleares”.
caderno de apontamentos

A educação de infância merece toda a nossa atenção

1152
Atendendo ao impacto de políticas e práticas de Primeira Infância, é um imperativo nacional que todos os intervenientes se foquem em implementar o que funciona e produz resultados desejáveis.
caderno de apontamentos

Combater a escravatura da nota

1593
As Escolas e as famílias não podem continuar condicionadas pela necessidade de obter uma nota. O secundário, podendo ser uma referência para o acesso ao ensino superior, deve ser independente do mesmo
caderno de apontamentos

Horror a pobre

302
O esquema mental é visível no governo desde o início: perante políticas que permitem um acesso mais aberto ao ensino que as famílias livremente escolhem, há que conter o acesso de famílias carenciadas
caderno de apontamentos

Os professores: as generalizações são perigosas

898
Muitos professores merecem o nosso reconhecimento e valorização e é por eles e com eles que o sistema educativo tem vindo a melhorar a sua performance. Façamos-lhes justiça.
caderno de apontamentos

TPC: trabalho ou tortura para casa?

5269
Obrigar as crianças a fazer TPC só porque sim é assumir que elas são preguiçosas e que não se pode confiar nelas (motivo pelo qual têm que ser forçadas a aprender). Isso não poderia ser mais errado.
caderno de apontamentos

Ensino Superior: comparar para melhorar

169
Mais importante que criar ‘universidades de topo’ (para os rankings), os países estão conscientes que é importante desenvolver sistemas de ensino superior que melhorem continuamente o seu desempenho.
caderno de apontamentos

Acesso ao Ensino Superior

337
Seria bom que a preocupação com o curso em que os jovens vão conseguir entrar não condicionasse tanto o ensino. Com este objectivo poder-se-á querer repensar a forma de acesso ao ensino superior.
caderno de apontamentos

Memórias e profecias

Tentou-se modificar o velho modelo educacional através da gestão democrática. Mas, nos anos 70, o projeto de participação educativa não levou a comunidade para a escola, nem a escola para a comunidade
caderno de apontamentos

Os professores e a criatividade na escola

607
Um ministério menos centralizador e uma escola com um tipo de gestão mais orgânica, sem manuais escolares obrigatórios (mas com vários manuais e fontes de informação), transformariam os professores.
caderno de apontamentos

…E pur si muove!

221
Para a OCDE, Portugal é a maior história de sucesso da Europa no PISA. Ainda assim, por cá, nem sempre se valoriza esta evolução que se diz ser inconsistente com os resultados das avaliações externas.
caderno de apontamentos

Ler e escrever são verbos irregulares?

302
Há insucesso escolar tão cedo quanto aos 7 anos, as causas estão estudadas e até as escolas onde é preciso atuar estão identificadas. Mas a resposta do Ministério não é a necessária ou suficiente.
caderno de apontamentos

Inércia e indefinição no Ensino Superior

116
O ensino superior perdeu cerca de 42 milhões de euros, em 2016, face à execução orçamental de 2015. As despesas de funcionamento ficaram no valor mais baixo desde 2012. É um forte revés para o setor.
caderno de apontamentos

Os professores nos discursos mediáticos

É clara a ausência dos docentes na esfera mediática, tendo-se reforçado a dificuldade de que a sua voz seja escutada, de que o seu trabalho seja conhecido e de que a sua reputação seja reconstruída.
caderno de apontamentos

O professor é um elemento-chave

200
Os países que consistentemente têm melhores desempenhos ou que mais têm progredido são os que formam os melhores professores, promovem o seu desenvolvimento profissional e incentivam a colaboração.
A página está a demorar muito tempo.