caderno de apontamentos

caderno de apontamentos

Onde estão os bons Professores? /premium

1.518
A resposta não é geográfica, nem pecuniária, muito menos universal. A resposta prende-se com o contexto. Uma boa equipa educativa contagia-se mutuamente para implementação de práticas de sucesso.
caderno de apontamentos

Escola: lugar e tempo de encontros e oportunidades /premium

407
Só se educa e ensina verdadeiramente em relação. Essa será, talvez, a maior exigência de todas para quem trabalha na Escola; esse é certamente o maior património da Escola!
caderno de apontamentos

Educação: entre o luto e o futuro /premium

202
É imperativo colocar os professores no centro das políticas educativas, em parceria com os alunos. Os professores não podem continuar a ser desvalorizados social e financeiramente. Batemos no fundo!
caderno de apontamentos

Coaching nas escolas: uma luz ao longo do túnel /premium

1.882
Não acredito em “maus alunos” nem em “alunos incapazes”. Acredito que há alunos que ainda não descobriram o seu potencial. Somos todos diferentes, mas a escola trata, demasiadas vezes, todos por igual
caderno de apontamentos

Inovação na educação ao serviço do cidadão /premium

Entre 15 de abril e 19 de junho, foram submetidas online pelos encarregados de educação cerca de 30.000 matrículas, que comparam com cerca de 6.000 no período homólogo de 2018. Os números falam por si
caderno de apontamentos

Educar mesmo /premium

187
O debate sobre a educação cairá sempre na necessidade de uma presença adulta, sendo aqui que se joga o diálogo da família com a escola, para que o jovem possa crescer e afirmar a sua personalidade.
caderno de apontamentos

Educar para o futuro /premium

716
Os jovens portugueses nada devem temer na sua comparação com os de países mais avançados tecnologicamente, mas para poderem “voar” têm que ganhar mundo, ser pró-ativos e não ter medo do futuro.
caderno de apontamentos

A escola, um lugar para aprender e ser feliz! /premium

992
A minha experiência mostra-me que a música é a ferramenta ideal para fazermos da escola, num contexto regrado e organizado, um lugar onde a aprendizagem e a felicidade podem seguir de mãos dadas.
caderno de apontamentos

Apontamentos sobre o facilitismo /premium

2.328
Não é justo que a escola, que é a única esperança de mobilidade social para muitos, em vez de eliminar as assimetrias sociais à entrada, as reproduza ou, por vezes, as acentue.
caderno de apontamentos

O ensino profissional deve ser a primeira escolha /premium

4.304
Os jovens e as famílias, porque não têm informação e desconhecem as diferentes opções proporcionadas pelas escolas profissionais, precisam de muito apoio em termos de orientação vocacional.
caderno de apontamentos

Empreendedorismo como visão cidadã  /premium

Educar para o empreendedorismo é incentivar alunos a agirem sobre oportunidades, gerarem ideias e transformá-las em valor para os outros. Esse valor pode ser de cariz social, cultural ou financeiro.
caderno de apontamentos

Mitos e realidades da profissão docente /premium

209
Dentro de uma década, haverá falta de professores qualificados. Nessa altura os professores habilitados e disponíveis não chegarão para as encomendas. Ser professor é, sim, uma profissão de futuro!
caderno de apontamentos

Educação – Autonomizar pessoas para criar valor /premium

517
A sociedade não deve defender “escola pública”, como certas ideologias fazem. Deve defender Educação, coexistindo e competindo nos processos entidades públicas, privadas, cooperativas ou de outro tipo
caderno de apontamentos

Seremos livres? /premium

890
Os resultados a que chegámos permitem-nos afirmar que a despesa com a recuperação total do tempo de serviço dos professores rondaria os 300 milhões de euros – metade do valor que o governo apresenta.
caderno de apontamentos

Que educação para o 50º aniversário do 25 Abril? /premium

346
A educação é como um comboio ao qual se têm que ir mudando as rodas sem o poder parar. Não só há problemas que persistem, como também as necessidades educativas continuam a aumentar exponencialmente.
caderno de apontamentos

Ética, educação, cidadania e desenvolvimento /premium

406
Defendo a criação de novo grupo de recrutamento em Cidadania e Desenvolvimento, para o qual seriam admitidos todos os docentes profissionalizados em História ou Filosofia.
caderno de apontamentos

Educação para a cidadania, sim ou não? /premium

128
A educação para a cidadania pode ser muito boa ou muito má. Será boa se respeitar escrupulosamente a separação entre as esferas privada e pública, entre o que é das famílias e o que é da política.
caderno de apontamentos

Informação estatística sobre escolas /premium

Cada escola conhecerá muito bem os resultados dos seus alunos, mas perceber como estes se enquadram no panorama das escolas com alunos semelhantes aos seus é importante para continuar a melhorar.
caderno de apontamentos

Refundar a educação, recriar a escola pública /premium

440
Se tudo muda à nossa volta, porque motivo a escola pública continua assente em bases conceptuais com mais de duzentos anos de idade? Não será essa uma realidade muito irracional? Convenhamos que sim.
caderno de apontamentos

E se na escola se escrevesse por prazer? /premium

270
Enquanto professora de Português, fiz as minhas opções: ensinar o menos possível a escrever com técnicas puramente reprodutivas, que obrigariam os alunos a estar o tempo todo a escrever para “ninguém”
caderno de apontamentos

Sucesso escolar, desígnio da comunidade educativa /premium

354
O volume de formação realizado nos últimos anos, mobilizando dezenas de milhares de professores na frequência de oficinas de formação, ampliou consideravelmente as intervenções em contexto escolar.
caderno de apontamentos

A Educação que nos trouxe aqui, leva-nos daqui? /premium

515
Olhar as inovações em Educação como moda é uma estratégia – premeditada ou não – de as desvalorizar, de não as levar a sério e é sobretudo um ato de preguiça mental.
caderno de apontamentos

Envolver as empresas na educação e formação /premium

123
Num contexto tão imprevisível, o contributo das empresas para o desenvolvimento das áreas de educação e formação prioritárias é cada vez mais imprescindível e não pode continuar a ser desperdiçado.
caderno de apontamentos

Por uma Educação em Arquitectura /premium

201
Numa altura em que as escolas públicas ganham autonomia e flexibilidade curricular, deve existir uma estratégia comum para que a Educação em Arquitectura não seja apenas um tema discutido pontualmente
caderno de apontamentos

Uma aula fora da sala /premium

903
O “fracasso” na Matemática não depende exclusivamente das características da disciplina. É urgente renovar profundamente a escola, para que esta se torne um espaço motivante e agradável de trabalho.
caderno de apontamentos

Por uma Educação humanamente viável /premium

204
Esta ideia de acabar com as escolas pequenas porque não são financeiramente viáveis foi (é) um grande disparate. Ao fechar estas pequenas escolas, fecham-se também muitos dos processos não mensuráveis
caderno de apontamentos

O que os seus filhos deviam estar a aprender /premium

3.919
Os seus filhos deviam estar a aprender tudo o que se prevê que uma máquina não vá saber fazer: filosofia e ética, arte e cultura, criatividade e desporto, relações pessoais e assistência pessoal.
caderno de apontamentos

Vamos parar de lutar por causa das escolas! /premium

Políticas públicas que apoiem um pluralismo de princípios em educação não só reduzem o conflito político, como permitem às escolas serem mais eficazes no desenvolvimento de carácter e cidadania.
caderno de apontamentos

Tempo de serviço dos docentes tem de ter solução /premium

O Governo não pode ignorar o tempo de serviço prestado, passando uma esponja sobre ele. Pelo contrário, é de elementar justiça que os professores retomem o desenvolvimento das suas carreiras.
caderno de apontamentos

Competências transversais e o futuro da Educação /premium

965
Precisamos de criar condições para que a abordagem dos conteúdos programáticos seja feita de forma relevante, útil, prática e cativante, trazendo um novo posicionamento do professor.
caderno de apontamentos

Ser educador /premium

838
A Escola sempre foi para mim uma segunda casa. Lá, ainda miúdo, encontrei alguns verdadeiros mestres. Mais tarde percebi o que queria para a minha vida, queria ser como eles: um educador!
caderno de apontamentos

(Re)criar a História, (re)inventar práticas /premium

255
O Minecraft contribui para o desenvolvimento das diferentes áreas do saber e permite-me, simultaneamente, chegar aos meus alunos da maneira mais natural, ativa, inclusiva e intuitiva possível.
caderno de apontamentos

Matemática: águias no galinheiro /premium

602
Infelizmente, em muitos países, Portugal incluído, as escolas são vistas como enormes repositórios de cobaias grátis e a política educativa como “investigação em ação”.
caderno de apontamentos

Uma reflexão acerca da função das universidades /premium

Os populismos nascem e nutrem-se nos ambientes de globalização do pensamento único ou politicamente correcto. Como no passado, a situação das universidades é um bom barómetro das tendências sociais.
caderno de apontamentos

Que sociedade queremos, de que escola precisamos? /premium

118
A escola não é a sociedade mas confunde-se com esta e deve ser um lugar onde se aprenda a produzir, onde se aprenda pelo trabalho e não simplesmente o lugar onde se aprende para um dia ter um trabalho
caderno de apontamentos

Do que falamos quando falamos de inclusão? /premium

836
Numa escola inclusiva, são os professores, com toda a responsabilidade que lhes está inerente, que ajudam a regular, a equilibrar as expectativas e as aflições de muitos pais.
caderno de apontamentos

Que escola para a era da inteligência artificial? /premium

240
Se as escolas querem preparar os nossos jovens para o futuro, devem reorganizar-se para ensinar as competências que mais lhes vão fazer falta – tecnológicas e sócio-emocionais.
caderno de apontamentos

Temos de mudar a abordagem da ciência na escola /premium

412
Se a ciência ultrapassar as barreiras da sala-de-aula e se não dermos tanta importância aos testes de avaliação, teremos melhores resultados, aprendizagens mais duradouras e uma escola mais humanizada
caderno de apontamentos

Todo o projecto educativo é uma opção moral /premium

133
O espírito crítico é, provavelmente, a única aptidão que permite beneficiar maximamente da educação recebida e ir para além de todo e qualquer projecto educativo.
caderno de apontamentos

Transformar Portugal através do conhecimento /premium

146
O aumento do sucesso escolar e a redução do abandono escolar para 12,6%, agora mais próximo das metas da Estratégia 2020, indicam que estamos no caminho certo.
caderno de apontamentos

O futuro na Educação já começou /premium

472
O ensino da programação e robótica deve ser uma prioridade junto das gerações mais jovens, como contributo para estimular e promover a literacia digital de forma simples e intuitiva.
caderno de apontamentos

Início do ano letivo: falsa partida? /premium

149
Após assumir e colocar por escrito no final de 2017 que procederia à recuperação do tempo de serviço dos professores, o Governo volta atrás, discriminando uma classe na recuperação dos seus direitos.
caderno de apontamentos

Descentralização para as escolas /premium

289
Temos de dar responsabilidade e poder aos órgãos dirigentes das escolas para gerirem os seus agrupamentos e tomarem as opções de gestão que melhor servem os interesses da sua comunidade educativa.
caderno de apontamentos

Descongele-se a Educação /premium

600
A criação de caminhos alternativos para o acesso ao ensino irá criar apetência pela profissão de professor e gerar uma educação mais inclusiva. Este é um debate que deve arrancar o quanto antes.
caderno de apontamentos

Nascer diferente é um crime? /premium

252
Há mais de 87 mil alunos com NEE. É urgente que as escolas repensem a intervenção com esses alunos e promovam os indicadores (objetivos e subjetivos), os domínios e os fatores de Qualidade de Vida.
caderno de apontamentos

Libertem a infância! /premium

É um facto que os pais estão propensos ao uso de estereótipos de género e que estas representações sociais estão tão enraizadas que os adultos, inevitavelmente, acabam por as transmitir às crianças.
caderno de apontamentos

Aprendizagens essenciais, mais ignorância /premium

1.058
É lamentável a falta de confiança que o Ministério demonstra para com professores e alunos ao reduzir desta forma drástica os conhecimentos a adquirir e as capacidades a desenvolver no Secundário.
caderno de apontamentos

Escola inclusiva, sociedade seletiva /premium

635
Enquanto o acesso de jovens com limitações de caráter permanente a instituições especializadas, após a maioridade, estiver condicionado por numerus clausus, os políticos não poderão dormir descansados
caderno de apontamentos

A visão… é para cumprir! /premium

111
O debate comprova a necessidade de alicerçar um modelo de funcionamento do SCTN numa política de Ciência: um plano legislativo assente num modelo de desenvolvimento claro e orçamentalmente reforçado.
caderno de apontamentos

Quando a escola respira… /premium

154
Os estudos internacionais revelam que há um aumento de competências que é relevante para quem pratica mindfulness, sobretudo no caso das crianças/ jovens, tais como a redução do stress e da ansiedade.
caderno de apontamentos

O que vale a Educação? /premium

145
É fundamental questionar e repensar modos de recrutamento e seleção de professores, mas também refletir sobre a sua formação, inicial e contínua, e já agora sobre a sua avaliação, de modo consistente.
caderno de apontamentos

O recreio não pode ser só depois do toque /premium

222
Enquanto professora, acredito que importa cada vez mais deixar cair os muros dos conteúdos predefinidos. Não podemos falar de matemática e ignorar as suas ligações com a biologia, a língua ou a emoção
caderno de apontamentos

Liberdade de ensino: também Salazar não gostava… /premium

162
Salazar, tal como hoje acontece, queria aproveitar-se do ensino privado para poupar dinheiro e para preservar as elites (de direita e de esquerda). Sim, para quê dar a liberdade aos pobres?
caderno de apontamentos

Os exames estão bem e recomendam-se  /premium

Por muitas debilidades que tenham, os exames nacionais são, presentemente, o instrumento de avaliação mais justo e equitativo de que dispomos para graduar alunos no acesso ao ensino superior.
caderno de apontamentos

A importância do papel do professor /premium

342
Acho muito importante que, cada vez mais, os professores tenham presentes o quanto são transformadores e a responsabilidade que isso implica, apesar do seu trabalho no dia-a-dia parecer invisível.
caderno de apontamentos

Mal-estar docente e Ordem dos Professores

245
Devido ao facto de a docência ser uma profissão de caráter eminentemente ético, muitos professores ao longo dos anos têm colocado a hipótese da criação de uma Ordem dos Professores.
caderno de apontamentos

Matrículas e as desigualdades sociais territoriais

226
Teme-se que uma maior diversificação da oferta e liberdade de escolha dos pais contribua para um reforço das desigualdades. Porém, o sistema atual está longe de promover a igualdade de oportunidades.
caderno de apontamentos

Professores: preparar a renovação

667
O desenvolvimento profissional do professor tem de ser entendido de forma mais abrangente e, para isso, é fundamental que se melhore a inter-relação entre a formação inicial e a formação contínua.
caderno de apontamentos

10 perguntas sobre liberdade de educação

Quem sabe qual a escola mais adequada: os pais que conhecem as crianças e as escolas locais, ou o Estado que aplica, de forma cega, um algoritmo geográfico que se abate sobre as crianças?
caderno de apontamentos

Estratégias para o ensino profissional no sec. XXI

257
É imperativo repensar o ensino profissional, repensar os seus métodos, estratégias, conceções. É necessário avançar num processo inovador, ousando romper com quadros mentais e metodologias do passado.
caderno de apontamentos

Descentralização na Educação: e as escolas?

131
Entendamo-nos: não é pelo simples facto de as verbas para as escolas passarem a ser canalizadas através das autarquias em vez de diretamente do ME, que as escolas passam a ter melhores resultados.
caderno de apontamentos

A Escola não é uma selva

673
Uma nova Escola não tem de colocar de parte o conhecimento, pelo contrário. Mas também não pode marginalizar os que se destacam noutras áreas, que não as habitualmente denominadas de “nucleares”.
caderno de apontamentos

A educação de infância merece toda a nossa atenção

1.152
Atendendo ao impacto de políticas e práticas de Primeira Infância, é um imperativo nacional que todos os intervenientes se foquem em implementar o que funciona e produz resultados desejáveis.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)