caderno de apontamentos

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Transformar Portugal através do conhecimento /premium

146
O aumento do sucesso escolar e a redução do abandono escolar para 12,6%, agora mais próximo das metas da Estratégia 2020, indicam que estamos no caminho certo.
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O futuro na Educação já começou /premium

472
O ensino da programação e robótica deve ser uma prioridade junto das gerações mais jovens, como contributo para estimular e promover a literacia digital de forma simples e intuitiva.
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Início do ano letivo: falsa partida? /premium

149
Após assumir e colocar por escrito no final de 2017 que procederia à recuperação do tempo de serviço dos professores, o Governo volta atrás, discriminando uma classe na recuperação dos seus direitos.
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Descentralização para as escolas /premium

289
Temos de dar responsabilidade e poder aos órgãos dirigentes das escolas para gerirem os seus agrupamentos e tomarem as opções de gestão que melhor servem os interesses da sua comunidade educativa.
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Descongele-se a Educação /premium

600
A criação de caminhos alternativos para o acesso ao ensino irá criar apetência pela profissão de professor e gerar uma educação mais inclusiva. Este é um debate que deve arrancar o quanto antes.
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Nascer diferente é um crime? /premium

252
Há mais de 87 mil alunos com NEE. É urgente que as escolas repensem a intervenção com esses alunos e promovam os indicadores (objetivos e subjetivos), os domínios e os fatores de Qualidade de Vida.
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Libertem a infância! /premium

É um facto que os pais estão propensos ao uso de estereótipos de género e que estas representações sociais estão tão enraizadas que os adultos, inevitavelmente, acabam por as transmitir às crianças.
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Aprendizagens essenciais, mais ignorância /premium

1.058
É lamentável a falta de confiança que o Ministério demonstra para com professores e alunos ao reduzir desta forma drástica os conhecimentos a adquirir e as capacidades a desenvolver no Secundário.
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Escola inclusiva, sociedade seletiva /premium

635
Enquanto o acesso de jovens com limitações de caráter permanente a instituições especializadas, após a maioridade, estiver condicionado por numerus clausus, os políticos não poderão dormir descansados
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A visão… é para cumprir! /premium

111
O debate comprova a necessidade de alicerçar um modelo de funcionamento do SCTN numa política de Ciência: um plano legislativo assente num modelo de desenvolvimento claro e orçamentalmente reforçado.
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Quando a escola respira… /premium

154
Os estudos internacionais revelam que há um aumento de competências que é relevante para quem pratica mindfulness, sobretudo no caso das crianças/ jovens, tais como a redução do stress e da ansiedade.
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O que vale a Educação? /premium

145
É fundamental questionar e repensar modos de recrutamento e seleção de professores, mas também refletir sobre a sua formação, inicial e contínua, e já agora sobre a sua avaliação, de modo consistente.
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O recreio não pode ser só depois do toque /premium

222
Enquanto professora, acredito que importa cada vez mais deixar cair os muros dos conteúdos predefinidos. Não podemos falar de matemática e ignorar as suas ligações com a biologia, a língua ou a emoção
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Liberdade de ensino: também Salazar não gostava… /premium

162
Salazar, tal como hoje acontece, queria aproveitar-se do ensino privado para poupar dinheiro e para preservar as elites (de direita e de esquerda). Sim, para quê dar a liberdade aos pobres?
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Os exames estão bem e recomendam-se  /premium

Por muitas debilidades que tenham, os exames nacionais são, presentemente, o instrumento de avaliação mais justo e equitativo de que dispomos para graduar alunos no acesso ao ensino superior.
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A importância do papel do professor /premium

342
Acho muito importante que, cada vez mais, os professores tenham presentes o quanto são transformadores e a responsabilidade que isso implica, apesar do seu trabalho no dia-a-dia parecer invisível.
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Mal-estar docente e Ordem dos Professores

245
Devido ao facto de a docência ser uma profissão de caráter eminentemente ético, muitos professores ao longo dos anos têm colocado a hipótese da criação de uma Ordem dos Professores.
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Matrículas e as desigualdades sociais territoriais

226
Teme-se que uma maior diversificação da oferta e liberdade de escolha dos pais contribua para um reforço das desigualdades. Porém, o sistema atual está longe de promover a igualdade de oportunidades.
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Professores: preparar a renovação

667
O desenvolvimento profissional do professor tem de ser entendido de forma mais abrangente e, para isso, é fundamental que se melhore a inter-relação entre a formação inicial e a formação contínua.
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10 perguntas sobre liberdade de educação

Quem sabe qual a escola mais adequada: os pais que conhecem as crianças e as escolas locais, ou o Estado que aplica, de forma cega, um algoritmo geográfico que se abate sobre as crianças?
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Estratégias para o ensino profissional no sec. XXI

257
É imperativo repensar o ensino profissional, repensar os seus métodos, estratégias, conceções. É necessário avançar num processo inovador, ousando romper com quadros mentais e metodologias do passado.
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Descentralização na Educação: e as escolas?

131
Entendamo-nos: não é pelo simples facto de as verbas para as escolas passarem a ser canalizadas através das autarquias em vez de diretamente do ME, que as escolas passam a ter melhores resultados.
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A Escola não é uma selva

673
Uma nova Escola não tem de colocar de parte o conhecimento, pelo contrário. Mas também não pode marginalizar os que se destacam noutras áreas, que não as habitualmente denominadas de “nucleares”.
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A educação de infância merece toda a nossa atenção

1.152
Atendendo ao impacto de políticas e práticas de Primeira Infância, é um imperativo nacional que todos os intervenientes se foquem em implementar o que funciona e produz resultados desejáveis.
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Combater a escravatura da nota

1.593
As Escolas e as famílias não podem continuar condicionadas pela necessidade de obter uma nota. O secundário, podendo ser uma referência para o acesso ao ensino superior, deve ser independente do mesmo
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Horror a pobre

302
O esquema mental é visível no governo desde o início: perante políticas que permitem um acesso mais aberto ao ensino que as famílias livremente escolhem, há que conter o acesso de famílias carenciadas
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Os professores: as generalizações são perigosas

898
Muitos professores merecem o nosso reconhecimento e valorização e é por eles e com eles que o sistema educativo tem vindo a melhorar a sua performance. Façamos-lhes justiça.
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TPC: trabalho ou tortura para casa?

5.269
Obrigar as crianças a fazer TPC só porque sim é assumir que elas são preguiçosas e que não se pode confiar nelas (motivo pelo qual têm que ser forçadas a aprender). Isso não poderia ser mais errado.
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Ensino Superior: comparar para melhorar

169
Mais importante que criar ‘universidades de topo’ (para os rankings), os países estão conscientes que é importante desenvolver sistemas de ensino superior que melhorem continuamente o seu desempenho.
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Acesso ao Ensino Superior

337
Seria bom que a preocupação com o curso em que os jovens vão conseguir entrar não condicionasse tanto o ensino. Com este objectivo poder-se-á querer repensar a forma de acesso ao ensino superior.
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Memórias e profecias

Tentou-se modificar o velho modelo educacional através da gestão democrática. Mas, nos anos 70, o projeto de participação educativa não levou a comunidade para a escola, nem a escola para a comunidade
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Os professores e a criatividade na escola

607
Um ministério menos centralizador e uma escola com um tipo de gestão mais orgânica, sem manuais escolares obrigatórios (mas com vários manuais e fontes de informação), transformariam os professores.
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…E pur si muove!

221
Para a OCDE, Portugal é a maior história de sucesso da Europa no PISA. Ainda assim, por cá, nem sempre se valoriza esta evolução que se diz ser inconsistente com os resultados das avaliações externas.
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Ler e escrever são verbos irregulares?

302
Há insucesso escolar tão cedo quanto aos 7 anos, as causas estão estudadas e até as escolas onde é preciso atuar estão identificadas. Mas a resposta do Ministério não é a necessária ou suficiente.
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Inércia e indefinição no Ensino Superior

116
O ensino superior perdeu cerca de 42 milhões de euros, em 2016, face à execução orçamental de 2015. As despesas de funcionamento ficaram no valor mais baixo desde 2012. É um forte revés para o setor.
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Os professores nos discursos mediáticos

É clara a ausência dos docentes na esfera mediática, tendo-se reforçado a dificuldade de que a sua voz seja escutada, de que o seu trabalho seja conhecido e de que a sua reputação seja reconstruída.
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O professor é um elemento-chave

200
Os países que consistentemente têm melhores desempenhos ou que mais têm progredido são os que formam os melhores professores, promovem o seu desenvolvimento profissional e incentivam a colaboração.
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Que gestão da qualidade para o ensino superior?

165
É essencial que as instituições olhem para os sistemas internos de gestão de qualidade não como um fim em si mesmos, mas antes como um meio para atingir um fim: o de viver melhor por conta deles.
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O triste fim anunciado do ensino vocacional

665
A eliminação dos cursos vocacionais parece ser uma opção meramente ideológica e baseada num preconceito intelectual que vai contra a generalidade das recomendações das instituições internacionais.
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Princípio de política educativa: contar até 1000…!

237
Na Educação, não se consideram os contributos da avaliação das políticas que se pretendem alterar. O sentido da mudança é mais orientado pelo farol político do que pela medição dos resultados.
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O Estado (português) contra a sociedade civil

233
Razão têm os ex-ministros Roberto Carneiro, Marçal Grilo, Oliveira Martins e Nuno Crato, quando defendem que as escolas privadas podem e devem também ser integradas no serviço público de educação.
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O país silencioso do insucesso escolar

506
As melhorias nos últimos 10-15 anos não terão sido homogéneas em todo o território. À medida que a “maré do insucesso” desceu, terão ficado mais à vista casos particularmente difíceis de resolver.
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É preciso criar redes de escolas e professores

1.531
Quem nos disse que isto de ser professor era fácil, enganou-nos. Quem não investe tudo na preparação dos melhores profissionais para a educação e o ensino das novas gerações, continua a enganar-se.
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Investir nos primeiros anos de escolaridade

120
Agora que se discute o orçamento de Estado, fica o apelo ao governo, aos partidos políticos e ao setor privado e empresarial para que apoiem as políticas nacionais direcionadas para a infância.
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O erro a corrigir

109
É tempo de uma avaliação séria da introdução de provas de aferição, que em nada contribui para a melhoria do sistema educativo. Perante uma promessa de evolução, o que sucedeu foi uma regressão.
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Professores, os maus da fita?

1.413
Apesar das frequentes notícias de insatisfação da classe docente, apenas 4% dos professores do primeiro ciclo se declararam pouco satisfeitos com a profissão, mas 51% declararam-se muito satisfeitos.
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Uma gestão (in)eficaz de recursos humanos

437
Que gestão “eficaz” é esta que procura rentabilizar recursos em agosto, mas que os malbarata duas semanas mais tarde, lesando recursos financeiros do Ministério da Educação e criando injustiças?
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Educação em Portugal: (ir)remediação ou utopia?

141
O silêncio continuado dos pedagogos na comunicação social tem levado o debate sobre os problemas da educação para níveis inimagináveis de falta de rigor, de inconsistência de conceitos e vocabulário.
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Educação a três velocidades

283
O ensino particular viaja em comboios distintos. Num, anda para trás empurrado pela ideologia estatizante. Noutro, anda para frente empurrado por políticas para a autonomia. E noutro faz o seu caminho
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Educação: financiar para uma melhor aprendizagem

240
Mais do que saber quanto investir no sistema de ensino, importa assegurar que os recursos educativos são direccionados para onde podem fazer maior diferença em termos da aprendizagem dos alunos.
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Que é feito do “perfil do aluno”?

776
Não existe ainda o “Perfil” revisto de acordo com os pareceres recebidos. O ministério queria alterar a educação a seu bel-prazer, mas parece que o princípio da realidade se impôs ao do prazer.
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Como em tudo na vida, o difícil é o equilíbrio

993
Se toda a informação está à distância de um clique, não faz sentido ensinar conteúdos aos alunos? É uma discussão que se assiste no mundo da educação. A minha opinião é que sim, que faz todo o sentido
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Mais boas notícias dos nossos sucessos em educação

163
Não é num vazio de finalidades educativas ou com o facilitismo e a complacência perante as dificuldades que conseguiremos o desejado progresso educativo dos jovens e a igualdade de oportunidades.
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Educação e autarquias

268
Com a descentralização, não poderão as autarquias tornar-se mais competitivas entre si, e oferecer meios de ensino de melhor qualidade, com soluções adaptadas às circunstâncias do concelho e região?
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Reutilizar manuais é de rico?

349
Reutilizar manuais não é só aliviar as famílias de um fardo anual. É também educar para a sustentabilidade e responsabilidade financeira. Mas, para que seja possível, é necessário decidir como fazê-lo
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Ensino profissional: bem-vindos à escola 4.0

270
Um novo Ensino Profissional que, enraizado na sua essência, responda aos grandes desideratos da sociedade atual e futura. São estas as Escolas em que acreditamos para se construir um futuro melhor!
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Matemática: a revolução tranquila sob ameaça

Os progressos a Matemática constituíram uma verdadeira “revolução tranquila”. Devemos ter orgulho neles, pelo menos tanto quanto o que temos nas nossas conquistas futebolísticas ou musicais.
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Política educativa: são possíveis os consensos?

A necessidade de considerar, no presente, as ações a desenvolver no futuro (visando a qualidade da educação dos nossos jovens) determina como incontornável a obtenção de um pacto de regime.
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A reforma por fazer

O Ensino Superior mudou muito em apenas uma década. No entanto, paradoxalmente, a Lei que estabelece as bases do seu financiamento manteve-se inalterada na forma e quase votada ao esquecimento.
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A escola pública é a escola privada da esquerda

1.215
Pouco importa que se feche uma escola com contrato de associação com excelentes resultados, se isso significar ter mais alunos na “sua” escola, a Escola Pública. E, se funcionar em monopólio, melhor.
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Escolaridade obrigatória e perfil dos alunos

O perfil do aluno para o século XXI constitui um referencial estruturante para a educação escolar. Mas não serão de excluir do debate futuro as condições necessárias para a sua operacionalização.
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É favor desobedecer

2.090
As competências mais importantes em 2020 serão pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade, coordenação e gestão de equipas. E deveriam ser ensinadas nas escolas. Infelizmente, não são.
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Professores: escrutinados, cansados mas motivados

523
Somos uma classe cansada e desiludida pela forma como temos vindo a ser tratados. Quão bem a opinião pública conhece uma classe profissional a que tanto deve e na qual o poder político tanto bate?

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