771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

caderno de apontamentos

caderno de apontamentos

Aprender com inovação. Inovar para incluir.

Inovar para promover aprendizagens com significado implica uma atitude arrojada e confiante e uma questão de superação de quem ensina e de quem aprende.
caderno de apontamentos

Homem e Educador de Infância: (in)compreensões

Um dos meu objetivos como educador de infância homem é também garantir que os pais e sociedade compreendam e reconheçam que os homens também podem ser cuidadores e educadores de qualidade.
caderno de apontamentos

Os robôs entraram na sala de aula e…

Desenhei o projeto de integração da robótica educativa no ensino: “O Robot Ajuda!”. Assenta na utilização de robôs, como auxiliar educativo, com o objetivo de aproveitar a curiosidade dos alunos.
caderno de apontamentos

PISA 2022: não ficou tudo bem

A nível institucional, temos de ser claros que um sistema de ensino precisa de mecanismos de avaliação externa e interna, transparentes, periódicos e quantificáveis.
caderno de apontamentos

Educação: oito anos perdidos

A escola pública arrisca transformar-se em tragédia até 2030 por falta de planeamento estrutural e por políticas cínicas e ineficazes. Em breve, vamos precisar de uma espécie de troika para a educação
caderno de apontamentos

A inclusão como democratização da educação

A cooperação e a construção de uma equipa que adapte o currículo à prática pedagógica permitirá que a ideia de inclusão não seja mera disposição do aluno, mas sim a sua participação na vida escolar.
caderno de apontamentos

Se a democracia ensurdece, grassam os populismos

Se a valorização da carreira for justa, estarão os decisores políticos disponíveis para rever o Estatuto da Carreira Docente, tornando a Carreira mais atrativa e capaz de nela reter os professores?
caderno de apontamentos

Ensino particular e cooperativo e Estado Social

Na educação, como na saúde, dispensar a contribuição do setor particular e cooperativo para a correção de desigualdades e de assimetrias é um erro cuja fatura, como país, nos custará muito a pagar.
caderno de apontamentos

Entre livros e palcos

No meu exercício profissional, concluí que, quando o teatro encontra a sala de aula, se aprende mais e melhor, e por isso comecei a desempenhar várias personagens que aparecem inopinadamente.
caderno de apontamentos

Uma nova ordem de grupos de recrutamento no ensino

Se se perder esta oportunidade, o quadro de habilitações dos professores continuará a ser ilegível em muitos casos, confuso sem necessidade, repleto de iniquidades e pouco atractivo para os jovens.
caderno de apontamentos

Otimismo transformado em desilusão

É hora de superar a desilusão e trabalhar para construir um sistema educativo sólido e justo, no qual os professores sejam valorizados e os estudantes recebam a educação de que precisam e merecem.
caderno de apontamentos

Ensinar Filosofia em contramão: defesa da Utopia

“Ninguém vai chumbar a Filosofia!” Facilitismo? Exatamente o contrário. Fácil é avaliar os alunos quase sempre através de testes. Difícil é avaliar competências e conhecimentos de forma diferenciada.
caderno de apontamentos

O ensino da música serve a música que fazemos? 

Falta uma narrativa que veicule que o ensino da música é essencial. Do ponto de vista económico, identitário, sociocultural e até da saúde mental. Queremos formar músicos, mas também cidadãos.
caderno de apontamentos

Um novo ano letivo é uma nova oportunidade

Agora que iniciamos um ano letivo, e os jornais apresentam os problemas que o sistema educativo enfrenta, importa também vermos as possibilidades que temos à nossa frente com os meios de que dispomos.
caderno de apontamentos

Novo ano letivo

O reforço orçamental acumulado desde 2015 de 36% permite ir respondendo aos mais variados setores, de que destaco este ano o aumento de 25% no financiamento dos centros que prestam terapias aos alunos
caderno de apontamentos

Laços educativos: pilar da aprendizagem

Valorizar e investir na relação entre aluno e professor, mais do que colocar o aluno no centro da aprendizagem, é essencial para uma educação capaz de preparar jovens para enfrentar desafios futuros.
caderno de apontamentos

Criar ONG’s na Escola, fazer Cidadania ativa

A ideia seria os alunos criarem a sua ONG. Por mais fictícias que sejam, e sem presunção de as tornar reais, “Cria a Própria ONG” consegue cumprir com todos os temas da Cidadania e Desenvolvimento.
caderno de apontamentos

A desigualdade está no berço

É através do trabalho dos Mentores como a Débora que a Teach For Portugal atua para eliminar a desigualdade educativa nas escolas que servem os contextos mais desfavorecidos do país.
caderno de apontamentos

O ranking das múltiplas interrogações

O sistema de ensino não está alinhado com as necessidades do tecido empresarial, que precisa de cerca de dois terços de quadros intermédios e cerca de um terço de quadros superiores.
caderno de apontamentos

O serviço público obrigatório dos jovens

Continuamos e continuaremos a ter o nosso melhor talento, que nós criamos, a sair pela nossa porta fora à procura das outras oportunidades, à procura de quem reconheça o seu potencial
caderno de apontamentos

Falar verdade sobre políticas educativas 

Todos sabemos que pode dar muitos votos convencer a opinião pública de que os professores são o problema central do sistema educativo, mas dificilmente os professores deixarão passar estas mentiras
caderno de apontamentos

O que é um doutoramento e para que serve?

É preciso aumentar a qualidade dos doutoramentos, havendo maior exigência à entrada. Actualmente, arrisco dizer que em muitos doutoramentos praticamente entra quem quer desde que pague as propinas.
caderno de apontamentos

Um Serviço Nacional de Professores

No fundo, a ideia é que podemos criar mais uma via de recrutamento de alta qualidade, e formar os nossos professores do futuro nas escolas.
caderno de apontamentos

Porque sou contra a retenção de alunos

Vista muitas vezes como medida necessária para garantir a qualidade de ensino e o desenvolvimento das aprendizagens, a prática de chumbar de ano assoma-se mais como medida punitiva.
caderno de apontamentos

Falta de Professores: um problema por resolver

As premissas anunciadas há um ano para resolver a falta de professores foram deixadas para trás e agora poucos sabem o que norteia o governo para resolver o problema da falta de professores no futuro.
caderno de apontamentos

A verdade do ChatGPT

À inteligência artificial não basta parecer inteligente, tem de ser inteligente. Se é a verdade que procuramos, não é no ChatGPT que a vamos encontrar.
caderno de apontamentos

Educação: Novos tempos, novas missões

Mais do que nunca, os sistemas educativos têm um papel primordial na construção de sociedades resilientes, inclusivas e sustentáveis.
caderno de apontamentos

Ver “a preto e branco” na Escola

Números oficiais da DGEEC mostram que 78% dos alunos afrodescendentes no secundário são encaminhados para cursos profissionais. É quase o dobro dos alunos de origem portuguesa (não-afrodescendentes).
caderno de apontamentos

O potencial do ensino das Ciências da Computação

Pessoas informadas e responsáveis devem entender as implicações do mundo digital, devendo existir uma equidade no acesso à tecnologia.
caderno de apontamentos

Educação STEM? Porquê?

Impõe-se a adoção premente de uma estratégia nacional de articulação da Educação STEM com as iniciativas em curso, no quadro daquilo que se afiguram ser medidas transformadoras do sistema educativo.
caderno de apontamentos

Teremos professores a mais?

A cada ano que passa, temos menos alunos e, em vez de reduzir, o número de professores aumenta (o que só se justificaria nos anos de 2021 e 2022 por efeito das recuperações das aprendizagens).
caderno de apontamentos

Currículo, pedagogia e qualidade da educação

É necessário ter em boa conta que os conhecimentos curricular e pedagógico permitem criar condições para que todos os alunos aprendam e para resolver a questão fundamental da qualidade do ensino.
caderno de apontamentos

Três ciências para saber como se aprende?

Já é tempo de perceber que o trabalho das equipas multidisciplinares não deve ficar só no papel e de que existe uma prevalência de mitos resultantes de uma profunda desatualização científica.
caderno de apontamentos

O presente e o futuro da Educação

Nenhuma tecnologia pode substituir um bom professor. Porém, ignorar plataformas como o ChatGPT, e não as utilizar para potenciar o ensino e trabalho dos professores, terá impacto negativo na Educação.
caderno de apontamentos

A Educação na Era do ChatGPT

Portugal tem uma oportunidade única de dar um salto da educação do século XVIII para o século XXI. Mas temos de abrir espaço para a experimentação de novos formatos e para a entrada de novos players.
caderno de apontamentos

Escola em alta tensão

Estamos perante uma das profissões mais importantes da sociedade – porque o professor ajuda a preparar as novas gerações – e o Estado, a sociedade e os pais não a têm sabido acarinhar e promover.
caderno de apontamentos

Let’s Make Education Sexy Again!

Ser professor já foi uma profissão de prestígio, louvor e admiração. Mas será que hoje em dia ainda o é?
caderno de apontamentos

De costas voltadas para os professores

Estamos perante uma acumulação de insatisfações antigas que deviam ter sido percebidas a tempo e que têm de ter respostas urgentes.
caderno de apontamentos

A evolução da inteligência artificial na educação

Acompanhemos esta evolução de mente aberta, saibamos, enquanto educadores, ser cada vez mais humanos nas nossas acções, e tudo o que ensinamos terá um resultado que nenhum computador conseguirá emular
caderno de apontamentos

Desânimo: 1 | Professores: 0

É necessário reivindicar e expor angústias e anseios, é ainda mais necessário estar preparado para colaborar no desenho de políticas que acomodem soluções possíveis para problemas reais.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos