455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

caderno de apontamentos

caderno de apontamentos

Ninguém gosta de ser avaliado

Afinal, há ou não há dados que permitam uma análise do suposto prejuízo dos períodos de ensino a distância? Não temos dúvidas que estes prejuízos terão existido, mas em que medida?
caderno de apontamentos

A educação como a utopia em ação

Uma utopia: um “Erasmus nacional” que potencie o estreitamento de laços e o estabelecimento de parcerias entre escolas, com a mobilidade de professores e de alunos portugueses em território nacional.
caderno de apontamentos

Pensar a Educação

Sendo por todos reconhecido que a Educação é a maior alavanca para o desenvolvimento sustentável de um país, é necessário que haja coragem para a colocar na linha da frente das nossas prioridades.
caderno de apontamentos

Estatuto de bolseiro: conquista do elevador social

A Iniciativa Liberal lutou por uma antecipação do processo de candidatura às bolsas de estudo e a garantia de que os candidatos receberão informação antecipada sobre o seu estatuto de bolseiro.
caderno de apontamentos

Professora, conta para nota?

Não pondo em causa a importância dos Exames Nacionais, como reguladores do sistema educativo, não é compreensível que sejam as escolas responsáveis pelo processo de seriação para o Ensino Superior.
caderno de apontamentos

Plano de capacitação emocional dos docentes

Como lidar na sala de aula com mais de 25 jovens, em que há questões de défice de atenção, pobreza, maus tratos, abandono, doenças graves? O plano de capacitação emocional auxiliaria a fazê-lo.
caderno de apontamentos

Educação de infância, natalidade, pobreza infantil

Os desígnios do quarto país mais envelhecido do mundo com 135 mil crianças em risco de pobreza.
caderno de apontamentos

Espelho meu… Alguém quer ser professor como eu?

É urgente cativar jovens para a carreira docente pois corremos o sério risco de muito em breve não termos professores. Para tal, é necessário reconhecer e motivar os que por cá estão. Quanto antes.
caderno de apontamentos

Competências digitais na educação

Menos de metade dos alunos inquiridos aponta dominar bem competências relacionadas com a criação e produção de conteúdo ou com a navegação e informação.
caderno de apontamentos

Escolhas que implicam orientação vocacional

A recolha sistemática de informação sobre as tendências vocacionais dos nossos jovens é fundamental para ajudar os pais e os alunos a desenhar os percursos de educação/formação no ensino secundário.
caderno de apontamentos

Não há professores para os nossos filhos

Se nada fizermos, em 2030 Portugal não vai ter professores para todos os alunos, prejudicando assim toda uma geração. Após três anos letivos em pandemia, será que desistimos de vez dos nossos filhos?
caderno de apontamentos

Acordar e ir para a escola (não) é natural

Podemos agir contra o absentismo escolar através de adultos que se preocupam irracionalmente com as crianças, mas sustentam os seus corações em evidência (científica) que orienta as suas ações.
caderno de apontamentos

Desconfine-se a aprendizagem ambiental

Os alunos estiveram, durante os isolamentos, privados de socializar e agarrados a equipamentos e ecrãs. Urge tirá-los das salas, onde têm estado todo o tempo de máscara, e levá-los a “respirar”.
caderno de apontamentos

O tribunal que olha à qualidade da educação

O que começou como um grande furo jornalístico em defesa do erário público, com origem no preconceito ideológico contra o setor privado na educação, acaba como uma grande vergonha para a acusação.
caderno de apontamentos

Professores precisam-se

Valorizar a carreira docente e atrair jovens para a profissão obrigar-nos-á a pensar num outro modelo de avaliação de professores.E, porque não, de avaliação de escola. E, já agora, das lideranças.
caderno de apontamentos

Construir a educação em comunidade

Façamos projetos que implicam a saída da escola e a intervenção no espaço público, nomeadamente através da arte, pois as pedagogias centradas na arte possuem este poder agregador.
caderno de apontamentos

Educação: por onde deve o governo começar?

Dignificar, valorizando, a profissão de professor, onde em primeiríssimo lugar deveria ser encetada uma negociação para que fosse contabilizado o tempo de serviço prestado.
caderno de apontamentos

Porque foi a Educação arredada do debate político?

Há a necessidade de um pacto de regime para a Educação. Se este pacto sempre foi pertinente, afigura-se cada vez mais urgente.
caderno de apontamentos

A escola secundária e o acesso ao Superior

Eventuais alterações da avaliação para acesso ao Superior devem sempre envolver a escola secundária e, por essa via, refletir-se na preparação de todos os alunos, pobres ou ricos.
caderno de apontamentos

Deficiência Intelectual e transição pós-escolar

A transição para a vida pós-escolar do jovem com deficiência intelectual é ainda muito difícil. As portas das empresas fecham-se, as vagas das instituições são escassas.
caderno de apontamentos

Preparar o futuro numa escola do passado

A família não tem tempo para ajudar os jovens a aprender e a desenvolver-se, fica a escola para tentar colmatar este ponto. A escola tem de mudar na sua estrutura, mas também na sua cultura.
caderno de apontamentos

O futuro da educação

Precisamos de aprofundar os níveis de autonomia e de liberdade do sistema. Portugal não pode continuar a ser um dos países da Europa com uma das mais baixas taxas de decisões tomadas a nível local.
caderno de apontamentos

O sistema educativo está doente

Os alunos deveriam poder escolher as competências que pretendem desenvolver de entre um mapa bem definido, mas aberto. Defendo um sistema baseado nos valores da liberdade, responsabilidade, autonomia.
caderno de apontamentos

O contexto familiar: preditor de sucesso escolar?

Importa que, sabendo o impacto que o contexto familiar tem, se encontrem estratégias de sinalização precoce, que permitam que efetivamente todos os alunos tenham as mesmas oportunidades.
caderno de apontamentos

A sala de aula já saiu do século XIX

A escola de hoje já não é a do século XIX, mas não sabemos bem o que é, nem tão pouco o queremos que seja. Estamos a caminho, temos um mapa, tantas ruas, tantas opções… para onde vamos?
caderno de apontamentos

A escola hoje: outros olhares, outras perspetivas

Programas de apoio à literacia emergente e à leitura nos primeiros anos da escolaridade constituem abordagens inovadoras no âmbito de estratégias de prevenção, remediação, monitorização e avaliação
Coronavírus

Incongruências da vacinação para a COVID-19

Como seria a realidade das doenças cardiovasculares, a principal causa de mortalidade em Portugal e no mundo, se diariamente lhes fosse dedicado o mesmo tempo pela comunicação social que à COVID-19?
caderno de apontamentos

Por que razão educamos?

O que me propus desenvolver nas crianças? O pensar, o sentir e o querer. Uma aprendizagem viva e para a vida. Mas para que isso aconteça é urgente que os professores estejam despertos.
caderno de apontamentos

Dois anos depois

Desde o primeiro confinamento e consequente encerramento das escolas, a falta de informação sobre a realidade portuguesa tem levado a um misto de apatia e desconfiança sobre os danos nas aprendizagens
caderno de apontamentos

A fatura da ideologia: 66 milhões de euros por ano

A visão estatizante, preconceituosa e ideológica do setor da educação está a criar um problema social com consequências gravosas a prazo.
caderno de apontamentos

Confiança e ambição na abertura do novo ano letivo

A todos os estudantes e profissionais do nosso sistema educativo, um agradecimento sentido por toda a dedicação e compromisso e votos de sucesso para o ano letivo que estamos a iniciar.
caderno de apontamentos

Educação: qual o futuro das escolas públicas?

Concordo que a municipalização não seja a solução, mas garantidamente o atual modelo também não o é. O desafio de futuro tem de ser a capacidade de a escola ser autónoma.
caderno de apontamentos

Porque o Ensino Superior é o caminho

Se vivemos uma era em que as empresas são tecnológicas e digitais (algumas, a 100%), a digitalização não pode ser encarada nos currículos como uma tendência – tem de ser uma exigência.
caderno de apontamentos

E tu, o que descobriste hoje? 

Todos os alunos merecem uma educação que lhes dê oportunidades de atingir o seu máximo potencial, não limitado pelo contexto de onde provêm.
caderno de apontamentos

A educação dos não-desejados

Os reclusos que frequentam a escola são voluntários, a sua inscrição resulta da sua própria iniciativa. Isso obriga a sociedade a questionar como conseguirá que todos invistam na sua educação.
caderno de apontamentos

Rankings das escolas: faça o seu próprio ranking!

Até ao momento, o foco dos rankings tem sido a escola. E se analisarmos o ranking ao nível dos distritos? Que surpresas teríamos? Foi por aí que começámos!
caderno de apontamentos

Obrigado, Álvaro Almeida dos Santos

Portador de elevadas qualidades humanas, deixa um legado ímpar, sendo um orgulho e um exemplo para demais líderes, atuais e vindouros. Perde a Escola Pública uma referência no dirigismo de topo.
caderno de apontamentos

Ensino Superior: novos impulsos

Futuro do sistema passa pelo desenvolvimento da sua complementaridade, da sua especificidade, assim como pela abertura ao trabalho colaborativo entre associações locais, entidades públicas e privadas.
caderno de apontamentos

O insustentável descompromisso para com a Educação

Todo o sistema de educação e formação tem de, para além de ser uma prioridade, ter uma profunda mudança de mentalidade e atitude, um verdadeiro “estado de alma”, uma procura incessante de melhoria.
caderno de apontamentos

Importância de reconhecer a importância de cada um

É importante ouvir e aprender com cada indivíduo; é importante reconhecer a importância das pessoas e dos seus sonhos; é importante sentirmo-nos capazes.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.