435kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Supremo Tribunal de Justiça

Comentário

"Prisão domiciliária de Pinho é totalmente legal"

O redator principal do Observador explica a decisão do Supremo Tribunal de Justiça de manter Manuel Pinho em prisão domiciliária. Luís Rosa adianta que o ex-ministro deverá continuar preso até junho.
Noticiário

17h. Manuel Pinho continua em prisão domiciliária

O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou o requerimento da defesa que pedia a libertação de Manuel Pinho. Ainda neste jornal, António Pinto Pereira diz que Eduardo Cabrita ainda pode ir a julgamento.
Justiça

Líder do STJ insiste no fim das portas giratórias

Conselheiro Henrique Araújo quer alterar Estatuto dos Magistrados Judiciais para impor uma nova incompatibilidade aos juízes: quem for para a política, não poderá regressar à judicatura.
Contra-Corrente

Deixem dormir os meritíssimos juízes conselheiros

O Supremo Tribunal deu uma brutal machadada numa das actividades económicas mais importantes para a recuperação do turismo, o alojamento local. Os senhores juízes acham que o sossego é mais importante
Alojamento Local

Uma porta que se fecha sem janelas que se abram?

Antecipa-se o aumento da litigiosidade, quer pela instauração de ações para cessação de atividades de alojamento local, quer pela procura de alteração dos títulos constitutivos.
Alojamento Local

Supremo. AL em prédio de habitação não é permitida

Supremo Tribunal de Justiça acaba com dúvidas jurídicas. Em acórdão noticiado pelo jornal Público, estabelece que em prédios onde as frações se destinam a habitação não pode haver alojamento local.
Justiça

Os pontos essenciais na abertura do Ano Judicial

Presidente do Supremo criticou violações do segredo de justiça. Marcelo recordou que casos não vêm "de outra galáxia". PGR queixa-se de falta de dinheiro na sessão solene de abertura do ano judicial.
Noticiário

16h. "Flagrante". Advogados arrasam regras Covid

Abertura do ano judicial marcada ainda pelos discursos da PGR - magistratura prejudicada pela falta de recursos humanos, o que compromete autonomia do Ministério Público - e da nova ministra.
Saúde

Hospital e médico condenados a pagar 130 mil euros

Após uma operação, que correu mal, para retirar a vesícula, o Supremo Tribunal de Justiça condenou um hospital privado de Aveiro e o médico a pagarem 130 mil euros a mãe da mulher que faleceu.
Supremo Tribunal de Justiça

STJ: "imperioso" repensar acesso aos tribunais

O presidente do STJ considerou "incompreensível" o tempo que juízes levam até atingirem o topo da carreira e prometeu "não renegar" a possibilidade de reformular o acesso aos tribunais superiores.
Supremo Tribunal de Justiça

Van Dunem jubilada como juíza do Supremo Tribunal

Segundo informação publicada em Diário da República, a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, aposentou-se como juíza conselheira do Supremo Tribunal de Justiça.
Corrupção

Líder do STJ critica obstáculos à eficiência penal

Henrique Araújo considera que uma parte da Estratégia Nacional Contra a Corrupção vai reforçar o excesso de garantias de defesa e diz que "é urgentíssimo repensar" as alterações.
Caso BPP

Supremo nega recurso de Paulo Guichard

Paulo Guichard solicitava a uniformização de dois acórdãos através de um acórdão de fixação de jurisprudência. O Ministério Público contestou e o Supremo Tribunal da Justiça negou o recurso.
Supremo Tribunal de Justiça

Confirmada pena a pai que abusou de filha menor

Em julho de 2021, o arguido, de 48 anos, foi condenado a dez anos e meio de prisão. O Supremo Tribunal de Justiça confirmou a pena e negou provimento ao recurso do arguido.
Porto

Morte de estudante. Federação académica absolvida

O Supremo Tribunal da Justiça concluiu que a Federação Académica do Porto não teve culpa na morte do estudante assassinado em 2013 durante um assalto no recinto da Queima das Fitas.
Tribunal

Operação Fizz. Indeferida ação de Paulo Blanco

O Supremo considerou "infundada e descabida" a argumentação de Paulo Blanco relativa a uma alegada falta de imparcialidade de uma juíza, que o advogado queria afastar.
Aveiro

Hospital da Luz condenado pela morte de mulher

O viúvo e dois filhos da falecida avançaram com uma ação no Tribunal de Aveiro contra a unidade de saúde e os três médicos que realizaram a operação a exigir uma indemnização de mais de 350 mil euros.
Supremo Tribunal de Justiça

Mulher e negra. Quem se segue no Supremo dos EUA?

Promessa eleitoral de Joe Biden, a nomeação de uma mulher negra para o mais alto órgão da justiça norte-americana está a entusiasmar até os democratas mais descontentes, diz o The New York Times.
EDP

Supremo nega nulidades invocadas por Mexia e Neto

O Supremo Tribunal de Justiça reitera que "inexistem quaisquer nulidades e inconstitucionalidades", nomeadamente a "violação do dever de assegurar a igualdade substancial entre sujeitos processuais".
BPN

BPN. Supremo põe em risco indemnização aos lesados

Os ex-clientes têm de provar que, se tivessem a informação devida, não teriam investido o dinheiro em obrigações emitidas pela SLN. Advogado diz que muitos vão ficar sem indemnização.
Reino Unido

Supremo rejeita género neutro nos passaportes

Depois de perder em março de 2020 o recurso para que o Governo britânico reconhecesse a neutralidade de género nos passaportes, Christie Elan-Cane levou o caso ao mais alto tribunal do Reino Unido.
Supremo Tribunal de Justiça

Presidente do STJ "perplexo" com falta de consenso

O presidente do Supremo lamentou que nem mesmo depois de um repto lançado pelo Presidente da República, há alguns anos, o Pacto para a Justiça não tenha passado "de uma intenção sem consequências".
Supremo Tribunal de Justiça

STJ. O perigo do controlo político dos tribunais

Conselheiro Henrique Araújo invoca os casos da Polónia e da Hungria para afirmar que diversos políticos portugueses têm discursos semelhantes de controlo político do poder judicial.
Desporto

Supremo confirma multa ao Benfica

"Pelo exposto, acordam em conceder provimento ao recurso, revogando o acórdão recorrido e confirmando o acórdão do pleno da secção profissional do Conselho de Disciplina", lê-se na decisão do STA.
Supremo Tribunal de Justiça

STJ recusa recurso de António Mexia e Manso Neto

Supremo Tribunal de Justiça entende que a decisão contra Mexia e Manso Neto não permite recurso. Advogado dos gestores admite levar a questão ao Tribunal COnstitucional.
Supremo Tribunal de Justiça

Homicida de Gaia condenado a 24 anos de prisão

O empresário homicida de Gaia, que matou um homem e ateou fogo ao seu corpo, foi condenado a 24 anos de prisão, e o seu filho, também envolvido no crime, a 10 anos e quatro meses.
Brasil

Supremo ordena extradição de blogger bolsonarista

Segundo a Polícia Federal, o responsável por blogues de extrema-direita fugiu do Brasil em julho passado, após buscas à sua residência, e encontra-se desde então nos Estados Unidos.
Caso BPP

Advogado de Guichard defendeu que prisão é ilegal

Segundo o advogado, em casos semelhantes no passado o Supremo entendeu que havendo recurso para o Constitucional ainda não decidido que não há trânsito em julgado da pena.
Caso BPP

Audiência de Paulo Guichard na quinta-feira

O antigo braço direito de João Rendeiro vai ter uma audiência no Supremo Tribunal de Justiça como resposta ao pedido de libertação apresentado pelo advogado. Guichard foi detido no dia 8 de outubro.
Justiça

Supremo. Operação Éter julgado no Porto

O processo da Operação Éter deverá ser julgado no Porto, de acordo com o Supremo Tribunal de Justiça, por ter sido o local onde foram identificados, em primeiro lugar, alguns dos crimes apontados.
Supremo Tribunal de Justiça

Rejeitado pedido de Habeas Corpus de Franklim Lobo

O Supremo Tribunal considerou improcedente o pedido de Habeas Corpus (libertação) de Franklim Lobo, condenado por tráfico de droga. O arguido afirma receber "tratamento desumano" na prisão.
Trabalhadores

Federação apoia recurso contra corticeira

A federação "manifesta a sua total discordância com o recente acórdão do Tribunal da Relação do Porto sobre o pagamento da indemnização pela prática de assédio laboral reclamada pela trabalhadora".
Resposta Pronta

Moradas expostas. Juízes temem "vingança"

STJ considera que norma do CSM coloca em risco a segurança dos juízes, depois de queixa apresentada pela Associação Sindical - que explica, na voz do presidente Manuel Soares, o que está em causa.
Juízes

Supremo manda refazer declarações de rendimentos

O Supremo Tribunal de Justiça considerou que os juízes não podem estar sujeitos ao mesmo grau de exposição que os políticos. A sua segurança e imparcialidade de decisões devem ser asseguradas.
Justiça

As contradições do nacionalismo judiciário (II)

O corporativismo dos advogados visa impedir o reforço da autoridade dos juízes para questionar a sua legitimidade. A reforma da Justiça obriga a fechar os fantasmas da ditadura no baú da história.
Justiça

STJ liberta mulher que atacou marido com machado

Mulher sofreu violência doméstica durante mais de 40 anos, mas ninguém denunciou agressor. Após ameaças aos filhos, atacou marido com um machado. Supremo reduz pena e mulher pode sair em liberdade.
Novo Banco

NB tem de devolver investimento a cliente do BES

A sentença tinha declarado a nulidade da aquisição, por incumprimento das obrigações de informação a que o BES estava obrigado, e condenava o NB, como sucessor do BES, a restituir o montante.
Justiça

As contradições do nacionalismo judiciário (I)

Um arguido por crimes comuns pode ser investigado, acusado e condenado em um ano. Já o arguido poderoso só terá a mesma sorte ao fim de 10 anos. Isso é iníquo e não é próprio de um Estado de Direito.
Resposta Pronta

Excesso de garantias de defesa? "É autoritário"

Bastonário da Ordem dos Advogados critica presidente do Supremo Tribunal de Justiça: "Há enorme falta de garantias de defesa", diz Menezes Leitão, que avisa: "Repudiamos totalmente".
E o vencedor é...

"Políticos não querem dar meios à justiça"

Entrevista do presidente do Supremo Tribunal de Justiça em destaque. Cabrita "coloca, mais uma vez, a sua credibilidade em causa" e "uma sondagem que mostra a realidade
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.