Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.

No Observador. Jornal das 4 com Miguel Cordeiro. Em destaque a esta hora: dois rockets de longo alcance foram disparados desde Gaza até Israel. O Hamas já reivindicou a autoria do ataque.

Aconteceu esta tarde e, de acordo com o exército de Israel, um destes rockets caiu no mar, na costa de Tel Aviv. O outro não chegou mesmo a passar a fronteira de Israel. De acordo com a imprensa israelita, o "Times of Israel", não foi acionada qualquer sirene por causa deste ataque. A população que vive junto à costa de Tel Aviv prossegue a vida normal, para já. A Brigada Al-Qassam, nesta tarde, brigada do grupo palestiniano Hamas, refere uma mensagem na rede social Telegram que este ataque trata-se de uma retaliação pelos massacres e pelos deslocamentos forçados perpetuados por Israel. O Hamas tinha disparado rockets pela última vez contra Tel Aviv em maio deste ano.

Na guerra da Ucrânia, Kiev garante que não quer anexar território russo, mesmo com as operações militares em curso há uma semana na região de Kursk.

E o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, o porta-voz deste ministério diz que, ao contrário da Rússia, a Ucrânia não precisa da propriedade de outras pessoas. Também o porta-voz da presidência ucraniana, Mykhailo Podolyak, explica a operação em Kursk, diz que é apenas uma estratégia para destruir infraestruturas de armamentos na Rússia.

Em Portugal, cinco bombeiros ficaram feridos na sequência de um despiste de um camião de combate a incêndios no Peso da Régua.

A informação foi confirmada à Rádio Observador esta tarde, tanto pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Vila Real como pelos Bombeiros Voluntários de Peso da Régua, sendo que o comandante dos bombeiros de Peso da Régua, o Rui Lopes, explica que o veículo despistou-se, mas deixe também mais detalhes.

Quando eu recebi a chamada do caminhão, que teria captado a caminho do incêndio. Foram cinco vítimas, quatro delas estão a ser transportadas para o Hospital de Vila Real. Pela interpretação do médico da GMR, são vítimas ligeiras e uma que foi transportada para o Porto por precaução pelo helicóptero do INEM.

Explicações do comandante dos bombeiros captadas pela Sic Notícias. O ferido grave será uma bombeira com cerca de 40 anos, que seguiu de helicóptero para o Hospital de Santo António, no Porto. O carro de bombeiros seguia para um incêndio em Caldas de Moledo. Esse fogo já está em fase de rescaldo, sendo que não há informações sobre o motivo deste despiste. Cinco bombeiros ficaram feridos, um está em estado grave.

A semana arrancou com seis serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia e um de pediatria encerrados. Por isso, os bombeiros querem reunir com o governo para discutir o impacto do fecho dos serviços de saúde.

Em declarações à Agência Lusa, o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes, afirma que pediu hoje uma reunião com o Executivo, uma vez que as corporações de bombeiros estão a ser obrigadas a transportar doentes para hospitais a longas distâncias. António Nunes explica que o encerramento das urgências contraria o protocolo celebrado com o Ministério da Saúde de hospitais de proximidade. Além disso, está a dificultar o trabalho das equipes de corpos de bombeiros que ficam ausentes dos quartéis várias horas.

Esta situação, o que é que está a fazer? A desequilibrar as equipes dos corpos de bombeiros, porque quando eu coloco uma ambulância a ir para 120 km, aquilo que eu mobilizava a ambulância durante uma hora, passava a três ou quatro. E esta questão está a desregular aquilo que era o normal funcionamento do paradigma do corpo de bombeiros na sua área de atuação própria.

As declarações do presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, num registo da Agência Lusa, a sublinhar também que o problema das urgências é antigo e precisa de novas soluções.

Helena Roseta, coordenadora da primeira edição do programa Bairros Saudáveis, considera que é um erro o governo acabar com esse projeto.

Em causa, um programa iniciado pelo anterior Executivo de António Costa, que ia passar a ter caráter permanente e entrou em vigor no âmbito da pandemia de Covid-19. De acordo com a organização do projeto, o objetivo de Bairros Saudáveis passava por apoiar as comunidades locais na promoção da saúde e da qualidade de vida das populações. A informação de que o governo iria terminar com este projeto foi anunciada em comunicado no site oficial deste projeto. Helena Roseta, a primeira coordenadora do programa Bairros Saudáveis, diz à Rádio Observador que o projeto conseguiu fazer muito com pouco dinheiro e que por isso é um erro acabar com ele. A ex-deputada socialista refere também que uma das razões apresentadas pelo Executivo de Montenegro para acabar com este programa é o facto de ter sido iniciado pelo PS.

Teve duas razões. Em primeiro lugar, o programa foi lançado na pandemia, já não há pandemia, o que é verdade, mas o programa não era para acabar com a pandemia, para isso havia programas de saúde pública. O programa era para dar apoio às comunidades vulneráveis. Ora, que eu saiba, a pobreza em Portugal não desapareceu e as comunidades vulneráveis continuam a ser vulneráveis e algumas ainda estão mais, porque tem havido bastante crise e a situação está difícil. Portanto, desse ponto de vista, o argumento não vale grande coisa. O segundo argumento é que era uma decisão do governo anterior. E aí, pronto, isso parece estar a ser um padrão deste governo. Acho pena. Acho pena, porque a vida não começou agora com este governo. Há muito trabalho feito por outros governos anteriores que não é para deitar fora. E, portanto, é uma visão da política que eu não partilho. E pronto, é a opção do governo.

Helena Roseta com críticas à decisão do governo de acabar com o programa Bairros Saudáveis, um projeto que tinha já verbas destacadas no orçamento do Estado.

A Ordem dos Advogados exige ao governo a atualização dos honorários das defesas oficiosas.

Sendo que a Ordem abre mesmo a possibilidade aos advogados de não se manterem inscritos nas escalas para os tribunais como forma de protesto. Num comunicado publicado no site da Ordem dos Advogados, a bastonária e o Conselho Geral assumem que as negociações com o governo sobre este tema, a atualização de honorários no sistema de acesso ao direito e tribunais, não estão a decorrer com a prioridade que o assunto impõe. De acordo com esta nota divulgada, o Ministério da Justiça não está a demonstrar, até agora, intenção de acomodar uma alteração dos valores à tabela de honorários no próximo orçamento do Estado e, portanto, a Ordem dos Advogados decide avançar com diversas ações de protesto. Já hoje o PCP anunciou que quer ouvir no Parlamento a Ministra da Justiça por causa da atualização de honorários dos advogados. Os comunistas falam num problema urgente.

Em Espanha, depois de três anos adormecido, o vulcão na ilha de La Palma voltou a registar atividade.

Nas últimas semanas, as concentrações de gases vulcânicos obrigaram a Câmara Municipal a ativar o protocolo de segurança PEINPAL. A última erupção do Cumbre Viejas, em 2021, obrigou à retirada de cerca de 7 mil pessoas. Apesar de não ter causado mortes, provocou danos materiais irreparáveis na região. Mais de 2500 casas foram destruídas pela lava, bem como mais de 70 km de estrada. Para já, os novos sinais de atividade do Cumbre Viejas ainda não forçaram a retirada da população. Ao jornal espanhol ABC, o vereador de La Palma garante que os locais que estão a ser mais afetados pela contaminação do ar têm sido ventilados. Darwin Rodríguez explica que, no total, a ilha conta com mais de 1300 medidores de concentração de substâncias, agora todos em funcionamento permanente.

Vamos ainda até Marte. Foi ontem divulgado um estudo que revela que Marte tem rochas profundas e porosas, cheias de água em estado líquido. O presidente da Agência Espacial Portuguesa diz que só daqui a várias décadas é que esta descoberta pode vir a ter implicações na exploração espacial.

É um estudo da Universidade da Califórnia que indica que a quantidade de água subterrânea líquida encontrada em Marte pode cobrir todo o planeta vermelho. Uma conclusão obtida através de dados sísmicos recolhidos por um robô espacial norte-americano a explorar Marte. Questionado pelas implicações práticas desta descoberta, o presidente da Agência Espacial Portuguesa, Ricardo Conde, em entrevista à Rádio Observador, avisa que essas implicações práticas ainda vão demorar a chegar.

Cada conhecimento que se ia crescendo muda alguma coisa. O que nós podemos fazer a pergunta é: qual é, em termos de benefício ou em termos daquilo que é a perspectiva, por exemplo, para a exploração espacial, terá algumas implicações? Obviamente que sim, é importante a água. A água é importante como uma componente para formar um sistema de propulsão, ou seja, a mobilidade entre planetas é extremamente importante, é ver acesso à composição de combustível. Portanto, é importante naquilo que é a exploração espacial e a perspectiva de estabelecer em Marte, de uma forma mais permanente, capacidades para explorar a presença do homem no sistema solar.

De acordo com o estudo divulgado esta semana, a quantidade de água existente no interior do planeta seria suficiente para encher os oceanos da superfície marciana, que desapareceram há mais de 3 bilhões de anos. O presidente da Agência Espacial Portuguesa explica também que esta descoberta de água em estado líquido em Marte pode significar a presença de vida ou a possibilidade de se gerar vida. Esta água encontrada em Marte está entre 11,5 a 20 km abaixo da superfície. Será pouco útil para uma colônia humana que se quer fixar em Marte, como desejam algumas empresas aeroespaciais norte-americanas, como por exemplo, a SpaceX de Elon Musk.

Olhamos ainda para outras notícias em destaque a esta hora.

E falamos de dois candidatos à presidência da distrital do PSD Porto, que desistiram a favor da candidatura do atual ministro Pedro Duarte. Em comunicado conjunto, Sérgio Humberto e Alberto Santos explicam a decisão de ambos, tendo em conta os superiores desafios que o partido enfrenta, como o apoio à ação do governo e preparação das próximas eleições autárquicas. Para os dois candidatos, Pedro Duarte, o atual ministro dos Assuntos Parlamentares, tem características pessoais e um perfil político que são uma mais-valia capaz de levar o PSD Porto a sucessos políticos nos próximos dois anos. As eleições para a Comissão Distrital acontecem a 6 de setembro. Na Europa, foi detetada a peste dos pequenos ruminantes. Os principais países afetados são a Grécia e a Roménia, onde foi proibida a exportação e circulação de caprinos e ovinos, bem como produtos de origem destes animais para outros países. Em Portugal não há registo de nenhum caso. Ainda assim, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária está a reforçar medidas preventivas. Para fechar, uma viagem até à Lisboa do início dos anos 40, em plena Segunda Guerra Mundial.

Já está disponível o terceiro episódio do novo podcast Plus do Observador, "Um Rei na Boca do Inferno".

E é um podcast que conta a história de como os nazistas tinham um plano para recolocar no trono de Inglaterra um rei que abdicou por amor do trono, um plano que passou por Portugal em julho de 1940. Nessa altura, Lisboa era um centro internacional de espionagem. Pela capital portuguesa passaram alguns espiões mais famosos do mundo, entre eles, Dusko Popov, o homem de quem se diz ter inspirado James Bond.

Popov é um playboy que gosta de um estilo de vida caro e glamoroso. Depois de um encontro não programado com a espia alemã no Hotel Aviz, logo à chegada a Portugal, muda-se para o Hotel Palácio, no Estoril, outro verdadeiro ninho de espiões. O sérvio é frequentador assíduo do cassino e é lá que acontece uma das cenas mais célebres da vida de Popov. Nessa noite, carrega uma considerável quantia de dinheiro para uma operação do MI6. Está a ser controlado por um jovem agente dos serviços secretos da Marinha chamado Ian Fleming.

Um excerto do terceiro episódio do novo podcast Plus do Observador, uma série narrada pela atriz Soraia Chaves, tem banda sonora original de Cláudio Pascual.

Já está disponível este terceiro episódio no site do Observador e nas plataformas de podcast. Os assinantes do Observador têm acesso antecipado a todos os episódios.