Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.
Jornal das 6 com Miguel Vileira. Miguel, começamos por essa informação relativa ao trânsito na Ponte Vasco Gama.
Sim, está cortada a circulação automóvel na Ponte Vasco Gama, no sentido Norte-Sul, na sequência de um acidente que envolveu cinco viaturas ligeiras. A Rádio Observador, fonte do subcomando regional da Proteção Civil da Grande Lisboa, dá conta de seis feridos, não se sabe qual a gravidade dos ferimentos.
Há uma denúncia, entretanto conhecida, feita pelo Movimento Escola Pública, que tem sido uma das vozes na polêmica dos exames. Diz este movimento que está a ser pedido aos professores avaliadores dos exames nacionais que avancem com as avaliações, ainda que faltem folhas.
Um dos problemas que tem sido reportado resta à casa em que os exames não foram digitalizados na íntegra, pelo menos não chegaram na íntegra aos professores que têm a missão de avaliar esses exames. Ora, a Cristina Mota, do Movimento Escola Pública, dá conta deste pedido feito pelos supervisores de avaliação aos classificadores.
Pediram inicialmente para aguardar a chegada da folha e, se a folha não chegar, para ser classificado o item da forma como está, ou seja, com os dados que estão neste momento.
Face a este pedido, conclui esta professora, Cristina Mota, que integra este Movimento Escola Pública.
Parece-nos a nós, no Movimento Escola Pública, que efetivamente aqui a grande prioridade é a afixação dos resultados, independentemente se se traduzem ou não nas verdadeiras classificações dos alunos.
É esse o entendimento de Cristina Mota, a pretexto deste pedido feito pelos supervisores aos professores avaliadores dos exames nacionais para que avancem com as avaliações, ainda que faltem folhas.
E o ministro da Educação deverá ir ao Parlamento. Segundo o secretário-geral do PCP, Fernando Alexandre propôs ser ouvido na Assembleia da República em 21 de julho, precisamente sobre estes problemas nos exames.
Uma data que Paulo Raimundo considera inconcebível e avisa que o governo está enganado se pensa que vai escapar às explicações.
O ministro, perante esta polêmica toda, perante esta situação toda, decidiu que o primeiro dia que tinha na sua agenda era dia 21 de julho. Ora, isto é completamente inconcebível. Nós metemos o requerimento de urgência para um debate de urgência, um debate potestativo de urgência, na segunda-feira passada. Hoje é sexta. E o ministro vem dizer, hoje recebemos a informação de que o ministro estará disponível para dia 21, que é a próxima sexta, não é sexta, é de hoje a 15 dias. Se a estratégia do ministro e se a estratégia do governo é empurrar com a barriga, então há uma coisa que eu lhe posso garantir: é que o governo não se furtará a dar explicações sobre esta matéria na próxima semana.
O líder comunista acusa ainda Fernando Alexandre de revelar falta de solidariedade com o primeiro-ministro. Paulo Raimundo diz que Luís Montenegro vai ficar com a responsabilidade de responder aos deputados primeiro sobre este caso. Vai ser durante o debate do Estado da Nação agendado para a próxima quinta-feira.
Uma profunda falta de solidariedade do ministro da Educação para com o primeiro-ministro. Quer dizer, eu não tenho que ter propriamente solidariedade com o primeiro-ministro, mas de facto. Então o ministro da Educação, com uma oportunidade que o PCP lhe criou para dar explicações à Assembleia da República, que nós dissemos que pode ser ontem, anteontem, no limite, pode ser na próxima terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, segunda-feira, o ministro diz que vai só 15 dias depois, deixando para o primeiro-ministro, para o debate do Estado da Nação, carregar às costas a responsabilidade disso tudo. É claro que o primeiro-ministro também tem responsabilidades.
Falta de solidariedade, sentencia o secretário-geral comunista.
E a partir das 22h, a Câmara Municipal de Almada informa que vai ser cortado o fornecimento de água em seis localidades de Almada.
Laranjeiro, Feijó, Vale Flores, Barroca, Escova da Piedade e Segadinho. A suspensão do abastecimento prolonga-se até às 06h. Esta é uma das medidas que decorre da situação de alerta decretada pela autarquia. Está também proibida a rega de jardins públicos e privados, campos de golfe, lavagem de carros, por exemplo. E com o fim de semana à porta, saiba que é proibida a utilização de chuveiros e lava-pés junto às praias. A gestão feita pela Câmara Municipal continua a ser alvo de críticas. Está agendada para daqui a pouco, 19h, uma manifestação sob o lema "Água é um direito".
A marcar esta sexta-feira, Jorge Jesus, que foi apresentado como novo selecionador nacional. O treinador diz que veio para vencer.
Assina contrato até 2030, vai orientar Portugal na próxima Liga das Nações, Europeu e Campeonato do Mundo, daqui a quatro anos. Aos 71 anos, Jorge Jesus treina pela primeira vez uma seleção, sendo que José Rafael Lopes traz na bagagem ambição.
E muita. Veio para vencer, é a mensagem que Jorge Jesus deixa nas primeiras palavras como selecionador nacional, apresentado com casa cheia na Cidade do Futebol, o técnico não foge à responsabilidade e assegura que se preparou para este desafio.
Preparei-me para este dia. Preparei-me desportivamente para poder ser selecionador da nossa seleção.
Jorge Jesus apresentado como novo selecionador de Portugal, uma das melhores do mundo, diz o técnico. Aos 71 anos, Jorge Jesus diz que a idade não pesa e que veio para ganhar ao serviço de Portugal.
Onde chega é para vencer. Esta casa é igual. Gosto de assumir a responsabilidade.
Jorge Jesus falou ainda sobre Cristiano Ronaldo para garantir que o avançado não vai ser nunca um problema para a seleção portuguesa. Ainda assim, assegura que ainda não conversou com CR7 sobre o futuro.
O Cris nunca vai ser um problema para a seleção, nem para a seleção, nem para mim. Aquilo que o Cris é como jogador e a polêmica que houve à volta dele, cada um, como é óbvio, pensa da maneira como quiser. Quando tiver de tomar alguma decisão, eu vou falar com o Cris, mas não vou falar só com o Cris.
Sobre o mundial que terminou cedo para Portugal, o novo selecionador não se quis alongar. Ainda assim, admite que a seleção portuguesa deveria ter apontado ao primeiro lugar do grupo e que isso poderia ter feito a diferença.
Para mim era importante, se fosse eu o selecionador naquela altura, o primeiro lugar do grupo era importantíssimo, porque depois já se sabia qual era o fecho. Não é a mesma coisa jogar com a Espanha do que jogar com a Suíça ou com a outra equipe que Portugal jogou.
O novo selecionador nacional quis fechar com uma garantia: Portugal vai agora jogar muito mais.
Tem que jogar o dobro. Se não jogar o dobro, fica tudo igual. Porque a qualidade está cá, acredito muito na capacidade do nosso trabalho, acredito muito na capacidade dos jogadores. E volto a dizer, só isto não chega.
Reportagem de José Rafael Lopes que acompanhou esta conferência de imprensa de apresentação de Jorge Jesus, de que sobressai esta garantia: Portugal vai jogar o dobro.
Éder Lopes saúda a escolha de Jorge Jesus para selecionador nacional. Miguel, quem é Éder Lopes? Sabe?
Ricardo, quem não conhece Éder Lopes, autor daquele gol solitário que carimbou a vitória de Portugal no Campeonato da Europa de França, em 2016, faz hoje precisamente 10 anos. Éder esteve aqui nos estúdios da Rádio Observador esta tarde e comentou a contratação de Jorge Jesus para comandar a seleção nacional portuguesa. Decisão acertada.
Acho que é uma opção muito boa, segura, porque é um treinador que conhece bem o futebol português, um treinador que está habituado a vencer. Conhece muitos destes jogadores com quem já trabalhou e de certeza que os tem acompanhado. É um treinador com rigor tático muito vincado, um treinador muito exigente e acho que se adequa e faz sentido neste momento. É um treinador que está disponível.
É a opinião de Éder Lopes, o herói da vitória de Portugal no Campeonato da Europa. Recordou também nesta entrevista essa vitória, há 10 anos, 1 x 0 frente à França. Na altura, Éder jogava precisamente em França, no Lille. Diz que hoje quando vai à França a recepção é um pouco amarga, nada que o impeça de elogiar o desempenho da seleção francesa no Campeonato do Mundo que decorre nesta altura.
Em França, um bocado assobiado, normal, mas pelos emigrantes portugueses, muito apoio, muitos emigrantes a assistirem aos jogos, a continuarem a partilhar muito carinho comigo. E depois, quanto à França, deste momento, é uma França que neste momento está implacável.
O elogio de Éder Lopes, o autor do gol de Portugal, precisamente frente à França, que permitiu à seleção nacional conquistar o único Campeonato da Europa da história da seleção nacional.
Faz hoje 10 anos e ainda não é feriado. Vamos a outras notícias que estão a marcar esta tarde de sexta-feira.
A polícia britânica está a investigar o possível homicídio da porta-voz do partido Reform UK, de Nigel Farage, Ann Widdecombe, antiga ministra e porta-voz para a imigração e justiça do partido, foi encontrada morta em casa esta manhã em Dartmoor, aos 78 anos. A polícia tem um suspeito na mira, um homem branco. Não são avançados mais pormenores. Está em marcha a segunda meia final do torneio de tênis de Wimbledon. Frente a frente, o sérvio Novak Djokovic e o atual número um do ranking ATP, o italiano Jannik Sinner. Vitória para Sinner nos dois primeiros sets e pelo mesmo parcial, 6 x 4. Dos cortes para o asfalto, está concluída a sétima etapa da Volta à França em Bicicleta. Vitória para o belga Tim Merlier. Na classificação geral, tudo a mesma. Tadej Pogačar lidera com uma vantagem de 2 minutos e 42 segundos para o dinamarquês Jonas Vingegaard.
E Miguel Videra vai regressar às 18h30 para atualizar as notícias.