Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.

Final das 19h com Miguel Videira. Miguel, começamos com essa notícia de um acidente na zona de Bucelas que envolve um autocarro em que seguiam crianças.

Acidente que fez três feridos ligeiros, crianças e adultos. O autocarro com 53 passageiros a bordo colidiu com uma viatura ligeira na saída da A10 para a Crel, a A9. É uma informação avançada pela CNN Portugal e confirmada pelo Observador junto da Proteção Civil. A mesma fonte indica que uma via está cortada no sentido Bucelas-Loures.

Entretanto, na polêmica dos exames, o número foi avançado esta tarde pelo ministro da Presidência: 73% dos exames nacionais distribuídos aos professores estão corrigidos.

O número que compara com os 65% avançado ontem pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre. Uma evolução sublinhada por António Leitão Amaro, que garante todo o empenhamento para que seja possível cumprir o prazo de 17 de julho, é a data limite para a divulgação das notas.

Foco total dos responsáveis do Ministério da Educação. Um crescimento significativo nas últimas horas das classificações concluídas. Estamos, neste momento, com 73%, face a 65% ao final da tarde de ontem, noite de ontem. Há, por isso, a nossa demonstração de preocupação, de sensibilidade total para este tema e para a preocupação que os alunos e as suas famílias e os professores têm.

António Leitão Amaro, ministro da Presidência, com este dado: 73% dos exames, os que foram distribuídos aos professores, já estão corrigidos.

O antigo líder da Iniciativa Liberal e eurodeputado, João Cotrim Figueiredo, considera que o ministro da Educação demorou a esclarecer os problemas registados no arranque deste processo dos exames nacionais.

Uma posição assumida há pouco. Foi convidado João Cotrim Figueiredo, o explicador da tarde política, apontou dedo ao ministro por não revelar de forma atempada quais as empresas envolvidas no processo, a empresa responsável pela plataforma que serve para a correção digital dos exames nacionais. João Cotrim Figueiredo lembra que o processo foi testado há um ano e até agora ainda ninguém conseguiu explicar o que falhou.

O ministro demorou algum tempo a vir falar e a tentar esclarecer. Depois, quando se perguntou quem eram as empresas envolvidas, também demorámos dias a saber. Depois, a empresa privada que está envolvida, e nem vou comentar o facto de ter sido criado num cabeleireiro, que isso é mais um fait divers do que outra coisa, mas também demonstra algum amadorismo destas coisas. Depois, afinal, já era o próprio Educa, o ex-IAAV, que pôs os pés pelas mãos. No fim, estamos mesmo a ver que não há ninguém que nos consegue dizer por que é que um teste que foi testado há um ano não foi suficientemente bem sucedido para funcionar.

Apesar das críticas à forma como Fernando Alexandre tem gerido este processo de digitalização dos exames, João Cotrim Figueiredo considera que o ministro, sim, tem condições para continuar no cargo.

Nunca fui muito de pedir cabeças de ministros para a primeira dificuldade. E tenho, neste caso, particular pena porque Fernando Alexandre, para mim, e o seu ministério, os seus secretários de Estado e os técnicos que estão no seu gabinete, são das exceções, uma espécie de oásis num governo relativamente pouco comprometido nas suas áreas da responsabilidade. Portanto, não quero ir por aí.

É isso que diz João Cotrim Figueiredo, que abordou também o tema Portugal em Frente, o movimento cívico-político que anunciou na sequência das eleições presidenciais. O eurodeputado diz que já tem 18 mil inscritos e promete revelar alguns nomes dos membros da direção depois do verão.

Entretanto, o governo aprovou um novo prazo para os despejos por incumprimento no pagamento de rendas.

Anunciado no final da reunião de Conselho de Ministros pelo ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz.

Nós aqui queremos ser mais rigorosos. Queremos incentivar cumpridores. Queremos penalizar aqueles que não cumprem, tendo mecanismos de salvaguarda social, que vos falei, mas queremos, de alguma forma, tornar o mercado mais rigoroso. E, portanto, o tempo que nós permitimos demora igual ou superior a três meses, que nas habitações existia, nós agora passamos para dois meses e tornamos a malha mais apertada, se quiserem, desse ponto de vista, do ponto de vista da resolução por incumprimento.

Miguel Pinto Luz, com este novo prazo, passa de três para dois meses a possibilidade de despejo por incumprimento no pagamento das rendas. O titular da Pasta das Infraestruturas e Habitação avança também que o governo decidiu antecipar em três anos o fim do controle de rendas dos novos contratos.

Equilíbrio é a palavra de ordem daquilo que estamos a propor hoje. E portanto, controle de rendas dos novos contratos, nós antecipamos o fim deste controle em três anos. Eu relembro que o controle de rendas, os 2% de controle de rendas para rendas entre 2018 e 2023, tinha uma vigência até 2029. Isto é importante dizermos, é importante que os portugueses saibam, para depois, no espaço público, não haver discussões estéreis sem significado.

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, no briefing do Conselho de Ministros desta tarde, que aprovou o novo regime de arrendamento urbano.

E noutro tema que tem prendido as atenções nos últimos dias, a falta de água em Almada, a presidente da Câmara Municipal rejeita responsabilidades pelas dificuldades no abastecimento. Inês de Medeiros diz que não era possível antecipar o problema.

Sim, foi exatamente isso que disse Inês de Medeiros no final de uma reunião esta tarde com a ministra do Ambiente.

Independentemente das projeções que nós podíamos fazer, estamos de facto perante um aumento muitíssimo substancial e imprevisível.

Aumento o consumo associado ao período de férias, com mais pessoas a acorrerem ao Conselho, particularmente à Costa de Caparica. Apesar de reconhecer a gravidade do problema, Inês de Medeiros afasta cenários mais catastrofistas.

Não há nenhuma zona do Conselho

Que tenha estado sem água mais de 24 horas, até menos. Não é verdade.

Antes da presidente da Câmara de Almada, a ministra do Ambiente, Graça Carvalho, deu conta que o problema deve ficar resolvido em duas a três semanas. A primeira parte da solução está em marcha.

A Câmara já tem um furo que vai entrar até o fim de semana em funções e foi identificado um outro furo, esse sim muito grande, que vai praticamente suprir as quantidades de água necessária, continuando a poupar. O governo vai fazer tudo, e a Agência Portuguesa do Ambiente, para licenciar de imediato. Entrou esta manhã o pedido de autorização, situação completamente reposta, estamos a falar de duas ou três semanas, mas as medidas que estão a ser feitas para estabilizar o sistema, progressivamente, todos os dias vai melhorar.

Até à resolução do problema, como ouvimos, daqui a duas ou três semanas, é essa a expectativa da ministra do Ambiente, Graça Carvalho.

Luís Montenegro entregou à PSP uma arma que lhe foi oferecida, um revólver robusto, pelo presidente da Turquia na Cimeira da NATO.

Um revólver Magnum com o nome do primeiro-ministro inscrito no revólver, uma pistola rara produzida nos anos 90, que vai agora ser alvo de perícias no departamento de armas explosivos da PSP. Juntamente, numa caixa vinham também seis munições e um kit de limpeza.

A Magnum é aquela pistola que usava o Dirty Harry, o Clint Eastwood, só para termos ideia do que estamos a falar.

Precisamente. Quando Luís Montenegro percebeu qual era a prenda que Erdoğan tinha oferecido aos chefes de Estado e de Governo que participaram na Cimeira da NATO, o primeiro-ministro entregou a arma de imediato ao Corpo de Segurança Pessoal da PSP, que a transportou para Portugal. É essa a explicação avançada por São Bento numa nota enviada às redações.

E há outras notícias a marcar a tarde desta quinta-feira, 9 de julho.

A informação foi conhecida há pouco. O árbitro João Pinheiro foi nomeado para apitar o jogo dos quartos de final do Campeonato Mundo de Futebol entre a Argentina e a Suíça. Para hoje está agendado o primeiro jogo desta fase da competição. A partir das nove da noite, França e Marrocos procuram garantir a presença nas meias-finais do Campeonato do Mundo, que decorre nos Estados Unidos, no México e também no Canadá. O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, temos impactos económicos que decorrem do fim do cessar-fogo no Médio Oriente. À entrada para a reunião do Eurogrupo, esta tarde, deu conta de alguma preocupação, numa altura em que se pensava que o desagravamento, a baixa do preço do barril de petróleo era para continuar. Ora, nos últimos dois dias, Estados Unidos e Irão voltaram a atacar-se. Os Estados Unidos atacou alvos em território iraniano, o Irão atacou bases norte-americanas e interesses norte-americanos nos países do Golfo. Consequência, o barril de Brent está a aumentar. O ministro das Finanças diz que está preocupado, pese embora também sublinhe a ideia que Portugal chega este ano com uma boa almofada decorrente do exercício orçamental do ano passado. Jorge Jesus, sim, é o novo selecionador nacional. A apresentação está agendada para amanhã. Jorge Jesus, que treinou na última época o Al-Nassr, chega à seleção nacional com 71 anos.

O Miguel Vidara vai regressar às 19h30 para atualizar as notícias aqui na Rádio Observador.