Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.
Um pouco mais tarde que o habitual, agora são 11h04, notícias com Antônio José Soares. E foi capturado o terceiro dos cinco fugitivos da prisão de Vale de Judeus. Cidadão georgiano, Sergili Fardiani, foi encontrado pela PJ na zona de Pádua, uma cidade no norte da Itália.
Num comunicado enviado às redações, a Polícia Judiciária avança que a captura do cidadão georgiano de 40 anos contou com a colaboração das autoridades italianas. Na mesma nota, pode ler-se que Sergili Fardiani tinha um mandato de detenção no sistema da Europol. O georgiano foi condenado a sete anos pela prática de crimes de furto, violência depois de subtração e falsificação de documentos. À Rádio Observador, Hugo Costeira, especialista em segurança interna, diz que esta ação policial, esta captura, mostra como funciona a cooperação com a polícia internacional.
Aquilo que nós podemos dizer é que a cooperação internacional funciona. E que as forças de segurança, a nível europeu e também a nível internacional, prestam muita atenção àqueles que são os alertas, no caso, por exemplo, a Interpol, os famosos red alerts. E há realmente cruzamento de informação e há claramente uma preocupação quando estas ações operacionais das polícias decorrem por estes países fora, em consultar essas bases de dado para perceber se as pessoas que estão envolvidas, que são detidas em determinado momento, têm algum tipo de problema noutro país.
Hugo Costeira, especialista em segurança interna, em declarações à Rádio Observador, onde sublinha também que resta saber agora os moldes da operação policial que levou à recaptura de Sergili Fardiani, quando é que este voltará para Portugal. O cidadão deverá ser transferido para o nosso país no âmbito do processo de transferência de prisioneiros na União Europeia. Depois da fuga do estabelecimento de Vale de Judeus, em Alcoentre, a 7 de setembro, foram já recapturados Fábio Loureiro, conhecido como Fábio Cigano, e Fernando Ferreira. Continua a monte o britânico Mark Ross Collier e o argentino Rodolfo Lohrmann, conhecido como El Russo.
Agora na política com André Ventura, admite entrar na corrida a Belém. O líder do Chega vai anunciar a decisão até o final de março.
Ventura falava aos jornalistas antes de uma visita ao Politécnico de Leiria, no final das jornadas parlamentares do partido. Deixa elogios ao almirante Gouveia e Melo e a Pedro Passos Coelho, mas diz que a decisão vai ter que esperar.
O Chega, obviamente, nem sempre tem que ter um candidato próprio, pode apoiar outros candidatos. Pode, em teoria. Até final de março, eu apresentarei ao partido e tornarei pública aquela que é a minha posição sobre as eleições presidenciais, sobre se vou avançar ou não para as eleições presidenciais de 2026, em janeiro de 2026, e isso terá depois o respaldo do partido nessa matéria ou não.
André Ventura assegura também que um candidato presidencial apoiado pelo Chega terá que defender as bandeiras do partido.
Agora no panorama internacional. Os Estados Unidos vão libertar 20 mil milhões de dólares de apoio à Ucrânia. O anúncio foi feito num comunicado do Departamento do Tesouro norte-americano.
Esta contribuição dos Estados Unidos insere-se no âmbito de um empréstimo de 50 mil milhões de dólares a Kiev, prometido por países do G7, em colaboração com o Banco Mundial. Será reembolsado este empréstimo através da devolução dos juros dos ativos russos congelados devido às sanções ocidentais.
Agora também na cultura. Foi hoje apresentado o novo livro de João Francisco Gomes, uma obra onde o jornalista do Observador conversa com o humorista Ricardo Araújo Pereira sobre Deus, a fé, o humor e também a morte. "O que é que eu estou aqui a fazer?" é esta a pergunta que dá nome ao livro. João Francisco Gomes diz que esta questão existencial é uma forma de cativar os leitores.
Talvez a melhor forma de propor a leitura do livro é que a pergunta que está na capa do livro é uma pergunta que a maioria de nós já fez em algum momento da vida. Acho que é interessante sabermos que uma figura como Ricardo Araújo Pereira também já a fez e continua a fazê-la. A procura de respostas para essa pergunta existencial fundamental, talvez seja aquilo que nos vai mantendo vivos. E neste livro nós procuramos explorar algumas destas inquietações existenciais que vão cruzando a nossa vida, ou seja, quem somos, de onde viemos, para onde vamos, o que estamos aqui a fazer.
A apresentação do livro decorreu hoje na Universidade Católica, contou com a presença de Ricardo Araújo Pereira. O humorista explicou a diferença entre o riso e a religião quando o tema é a morte.
Eu acho que o que o riso faz é fornecer uma espécie de anestesia temporária, às vezes muito temporária. Eu sei que é um remédio muito precário, mas é o único que está ao meu alcance. Eu acho que a diferença é esta: a religião ensina-nos que é possível vencer a morte e que a disposição humorística ensina-nos que já perdemos. E há um certo consolo nisso de já ter perdido. Já está perdido, é para a desgraça, que há qualquer coisa de atraente nessa ideia.
Ricardo Araújo Pereira, em declarações à Rádio Observador, na apresentação do livro "O que é que eu estou aqui a fazer?", do jornalista do Observador, João Francisco Gomes.
Agora tempo também de desporto e no futebol, o Sporting foi à Bélgica e perdeu 2x1 frente ao clube Rouge.
É a quarta derrota consecutiva dos Leões. O jogo a contar para a sexta jornada da liga decorreu esta noite. O gol do Sporting foi marcado por Geny. Do lado dos belgas, a vitória foi assinada com o autogol de Eduardo Quaresma e um gol de Nilsson. No final da partida, o técnico do Sporting, João Pereira, assumiu a responsabilidade pela má fase que o clube está a passar.
Depois de quatro derrotas seguidas, temos que o próximo passo é melhorar. Claro que a contestação vai aumentar. Há muito tempo que o Sporting não passava por uma fase destas, depois de vir de uma excelente fase. E eu sabia para aquilo que vinha. E por isso, quando acaba o jogo, sou o primeiro a dar a cara, porque se isto está a acontecer, a primeira responsável sou eu.
João Pereira em declarações à Sport TV, depois da derrota do Sporting por duas bolas a uma, com o clube de Bruges. O jogo ficou também marcado pela saída de Eduardo Quaresma, que ficou lesionado devido a um choque de cabeça.
Agora 11h10. E para fechar, Antônio, tempo também para notícias de âmbito local.
Rui Gouveia é o novo bispo auxiliar de Lisboa, nomeado pelo Papa Francisco. O padre de 49 anos será ordenado bispo da Igreja de São Vicente de Fora, além das funções a desempenhar na equipa episcopal do Patriarcado de Lisboa, liderada por Rui Valério. Rui Gouveia foi ordenado padre em 2008 e pertencia ao presbitério de Setúbal. A ordenação episcopal está agendada para 16 de fevereiro. Foi aprovado o plano de prevenção de riscos de corrupção e infrações conexas do município de Santarém. Em assembleia municipal, o plano contou apenas com o único voto contra do CHEGA. O documento foi solicitado a uma entidade externa e apresenta um conjunto de medidas preventivas de combate a potenciais atos de corrupção e infrações conexas da região. A Câmara Municipal de Matosinhos prevê que o serviço de passageiros volte à linha de Leixões em fevereiro. Em nota enviada para a Lusa, a autarquia confirma que as obras no interior das estações da linha de Leixões já estão no terreno e a previsão é que fiquem concluídas até o final de janeiro e não para o final do ano, como estava anteriormente previsto. A Museu e Monumentos de Portugal abriu hoje sete concursos internacionais para a última fase de seleção para as novas direções dos equipamentos que gere. Segundo informações avançadas pela empresa, até o próximo dia 8 de janeiro, estão abertas as inscrições para as direções do Mosteiro da Batalha, Convento de Cristo, Mosteiro de Alcobaça, Fortaleza de Sagres, Panteão Nacional, além do Museu Nacional da Música e Palácio Nacional de Mafra. A decisão deve ser tomada entre 27 de fevereiro e 17 de março. A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira abriu uma nova frente de obra de € 3 milhões para o castelo da região e zona envolvente. Lançado o concurso público em Diário da República, esta intervenção terá uma duração de dois anos, embora a data de início ainda não esteja marcada. A autarquia procura programas europeus de apoio, mas assegura financiamento próprio em caso de insucesso. O presidente da Câmara Municipal do Barreiro visitou hoje as obras do novo Centro de Saúde da Escavadeira, no Alto do Seixalinho. O Centro de Saúde da Escavadeira vai abrigar várias especialidades médicas e promete maior eficiência de atendimento e facilidade de acesso a todos.
Ponto final no jornal das 11 com o Antônio José Soares. A informação estará de regresso às 11h30. Então até já.
Até já, Nuno.