Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.
As notícias com Miguel Pina Andrade.
Boa noite. Para além das solicitações no caso das gémeas, o ex-secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, recebeu vários pedidos de políticos e figuras públicas ligadas ao PS. No caso das gémeas, que conheceu acusação esta semana, o antigo secretário de Estado recebeu mensagens do filho de Marcelo Rebelo de Sousa. Ainda assim, o processo do DIAP regional de Lisboa revela que António Lacerda Sales recebeu mais pedidos, muitas vezes em busca de informações ou algum tipo de ajuda para casos de saúde difíceis. Segundo os volumes do processo consultados pelo Observador, houve pedidos da ex-ministra adjunta e dos assuntos parlamentares, Ana Catarina Mendes, que pediu informações sobre um cidadão, já deputada e presidente da Comissão Parlamentar dos Assuntos Europeus, Edite Estrela, pediu a transferência de um escritor hospitalizado no Santa Maria para os cuidados continuados. Há ainda o caso da apresentadora Rita Ferro Rodrigues, filha do antigo presidente da Assembleia da República, que procurava ajuda para uma amiga que estava no Hospital de Santa Maria. Este é o tema do artigo que faz manchete a esta hora no site do Observador. É assinado pelo jornalista João Paulo Godinho. Falamos agora da Operação Influencer. O Ministério Público não permite que António Costa consulte o processo em que está a ser investigado por um crime de prevaricação. O inquérito está em segredo de justiça interno. Ainda assim, o Expresso avança que a procuradora Rita Madeira continua sem deixar o presidente do Conselho Europeu consultar o processo. A magistrada alega que António Costa não é arguido, assistente ou ofendido, mas apenas suspeito e, por isso, não pode saber o conteúdo da investigação do Ministério Público. O inquérito só passou a estar em segredo de justiça depois de um pedido de António Costa para o consultar. A procuradora alega que isso aconteceu não só para proteger a investigação, mas também para proteção dos direitos do visado e para evitar toda a exposição mediática. De acordo com o Expresso, na resposta à nega da procuradora, António Costa argumenta que não precisa de proteção e que a recusa em aceder aos autos é um atentado ao Estado de Direito. André Ventura insiste que o Partido Socialista condicionou as negociações do Orçamento do Estado ao anunciar a abstenção. Dá o exemplo do complemento solidário para idosos, que sofreu um aumento de €50, anunciado esta quinta-feira em Conselho de Ministros. André Ventura revela que antes do anúncio do PS, o Chega já estava a negociar com o governo um aumento ainda maior.
O aumento que hoje é anunciado por parte do primeiro-ministro, no complemento, o aumento quase insignificante que o primeiro-ministro aumenta, acrescenta às reformas miseráveis que hoje existem em Portugal, estava a ser negociado pra ter que ser muito maior no Orçamento do Estado. Claro que com o Partido Socialista a dizer que viabiliza sem condições, ficou um aumento muito pior do que aquele que deveria ter sido. E ficou o aumento que o primeiro-ministro quer e que o governo quer, sem sequer ter que negociar no Parlamento. Esta é a realidade dos fatos. E foi isto que o Partido Socialista conseguiu com esta ânsia de ser uma muleta do governo.
O presidente do Chega, André Ventura, em declarações aos jornalistas na sede nacional do partido, em que revelou ainda que em causa estava um aumento na casa dos 30% a 35% no complemento solidário para idosos. O ex-presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu esta quinta-feira, na Galiza, o prêmio Josep Piqué. A abertura do Fórum A Torre contou ainda com a presença do primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez e do rei de Espanha, Felipe VI. O jornalista Miguel Pinheiro Correia acompanhou o evento e conta-nos alguns dos temas abordados, desde a desordem mundial a Cristiano Ronaldo.
Mal chegou à ilha galega de A Tocha, Marcelo Rebelo de Sousa foi chamado a jogo. Tentou fintar o tema Cristiano Ronaldo, mas estabeleceu prioridades.
Penso que estarei no domingo a ver Portugal a jogar com a Noruega e, portanto, hoje temos que estar todos unidos. Mas entende esta reação de Cristiano Ronaldo? Todos unidos, porque o que importa é a seleção portuguesa, é Portugal, e temos que estar todos unidos atrás de Portugal e domingo lá estarei com a Noruega.
Deixada para trás a polêmica, o ex-presidente da República seguiu caminho. Já no palco, recebeu um prêmio das mãos de um velho conhecido.
A sua trajetória política e académica, o seu profundo compromisso ético, conquistaram o afeto dos seus compatriotas e também, como pode comprovar-se aqui, dos espanhóis. Parabéns, caro amigo Marcelo.
Antes de ouvir os elogios do rei Felipe VI de Espanha, Marcelo falou sobre desordem mundial, o tema central do evento.
Nada e nadie é eterno. Os impérios não são eternos, nem donos da verdade absoluta. É o mesmo que dizer que para respeitar a dignidade das pessoas é preciso aceitá-las como são.
Entre o castelhano e o português, o ex-chefe de Estado fez entender. E Pedro Sánchez, que também estava na plateia, concordou.
A quem interessa um mundo em desordem? A resposta, a meu ver, é clara. A quem sabe que quando essas regras desaparecem, pode impor as suas. E a sociedade precisa de regras justas.
Atento aos dramas internacionais, o líder do governo espanhol não esqueceu os dilemas internos. E se há países poderosos que não cumprem regras, Pedro Sánchez diz que o impacto se sente em
A Espanha.
O drama da imigração irregular nos recorda e o ocorrido em Ceuta este verão o demonstra, porque nenhum muro ou barreira, por alta e infranqueável que seja, poderá conter a desesperação das pessoas por terem uma vida melhor.
Unidos na denúncia dos incumprimentos do direito internacional, Marcelo, Sánchez e Filipe VI pediram uma Europa forte para combater o caos.
O jornalista Miguel Pinheiro Correia com os destaques da abertura do Fórum La Torra, que contou com a entrega de um prêmio a Marcelo Rebelo de Sousa. O evento vai continuar a decorrer até domingo na Galiza. Os Estados Unidos mobilizaram mais 9 mil militares e cinco navios para o Médio Oriente. O presidente dos Estados Unidos insiste que o Irão vai ceder muito em breve. Acredita mesmo que a guerra esteja terminada antes das eleições intercalares. Isto apesar de ter admitido à revista Times, numa entrevista publicada esta quinta-feira, a possibilidade de voltar a atacar o Irão depois das eleições intercalares. Num comício republicano no Texas, o presidente dos Estados Unidos voltou a garantir que a vitória contra o Irão está próxima. Diz mesmo que vai acontecer antes do dia 3 de novembro.
Ou eles vão fazer a coisa sensata, inteligente, ou não vão ficar por perto durante muito tempo. Quando fizermos um acordo com eles, é muito possível que não o honrem. O Irão está pronto para ceder. Neste momento vai ser muito fácil ganhar. Acredito que depois das eleições vamos ganhar, mas talvez antes das eleições.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante um comício republicano no Texas, no dia em que a Associated Press avança que os Estados Unidos destacaram mais 9 mil militares para o Médio Oriente. O destacamento de marinheiros e fuzileiros eleva a força naval norte-americana na região para 20 mil. No desporto, a seleção nacional derrotou a Dinamarca por 4 x 2 e está a um passo dos quartos-final da Liga das Nações. O selecionador nacional continua com vitórias, três jogos e três vitórias. Portugal foi a vencer para o intervalo por 2 x 1, com gols de João Cancelo e Gonçalo Ramos e um do dinamarquês Mikkel Damsgaard. No início do segundo tempo, a Dinamarca voltou a empatar a partida com gol de Rasmus Hojlund. Vitinha e João Félix fecharam as contas do jogo em 4 x 2. No final da partida, Jorge Jesus afirma que a equipa está melhor em vários momentos do jogo, como as bolas paradas, e destaca que trabalhar sobre vitórias é sempre mais agradável.
Continuamos na bola parada contra equipas fisicamente muito mais poderosas, mas a equipa está a dar uma boa resposta na bola parada defensiva. Isso depois faz com que as coisas estejam mais perto da vitória. Fizemos gols de grande qualidade e acho que foi uma vitória não digo importante, porque as vitórias são todas importantes, mas foi uma vitória que cada vez mais eles acreditam naquilo que estamos a fazer.
O selecionador nacional, Jorge Jesus, que ignorou o caso Ronaldo, diz apenas que este foi o melhor dos três jogos neste período.
Uma vitória com muita qualidade que a equipa portuguesa hoje teve aqui, com quatro gols, com uma exibição, na minha opinião, a um nível alto e não pode passar. E claro, isto é mais importante que tudo o resto que aconteceu. E, portanto, é nisso que eu quero me focar, é no jogo, no próximo jogo no Dragão. Regressando a Portugal, que o nosso povo de certeza que vai lotar o Dragão. Isso é o mais importante neste momento para mim.
O selecionador nacional Jorge Jesus, no final do jogo, em conferência de imprensa. Depois desta vitória, Portugal mantém a liderança no grupo A4 da Liga das Nações, com nove pontos. Esta noite, no outro jogo do grupo entre o País de Gales e a Noruega, o conjunto do Reino Unido venceu por 2 x 1 e somou os primeiros três pontos nesta competição. Nos outros jogos da noite, os dois do grupo três, a Alemanha venceu a Sérvia por 2 x 0 e a Grécia empatou na Grécia, 2 x 2, contra os Países Baixos. A quarta partida de Portugal nesta prova é frente ao País de Gales. Joga-se no próximo domingo no Estádio do Dragão. Tudo dito nesta edição das 03:00. As notícias estão de regresso à antena da Rádio Observador quando forem 03:30. Até já.