Esta transcrição foi gerada automaticamente por Inteligência Artificial e pode conter erros ou imprecisões.
São 6 horas. As notícias com Miguel Gato.
Luís Marques Mendes apresentou hoje a candidatura a presidente da República, numa sessão em Fafe, para a qual não foram convidadas figuras nacionais do PSD. A sessão de apresentação está marcada para às 18h, no auditório do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Fafe, a que foi atribuído o nome do pai, António Marques Mendes, fundador do PSD no distrito e ex-deputado na Assembleia da República e também no Parlamento Europeu. Para esta apresentação, o candidato diz à Agência Lusa não ter feito convites a ninguém, à exceção do presidente da Câmara de Fafe, ficando para futuras sessões a presença de figuras do PSD. Vai caber então ao autarca socialista, Antero Barbosa, fazer uma intervenção de saudação antes do discurso do confirmado candidato a Belém, Luís Marques Mendes. Numa altura em que se sabe já quem vai ser o candidato apoiado pelo PSD, está ainda por decidir quem é o nome que vai merecer o apoio do Partido Socialista. A preferência parece cair para António Vitorino, pelas últimas declarações feitas por parte das mais altas patentes socialistas, mas há ainda António José Seguro, que não fecha a porta a uma candidatura com ou sem o apoio do PS. No entanto, paira ainda outro nome, o de Augusto Santos Silva, que admite mais uma vez não descartar ser candidato à Presidência da República.
Eu não excluo nenhuma candidatura, seja ela à junta de freguesia, seja a qualquer outro lugar.
Posição assumida ontem à noite pelo ex-presidente da Assembleia da República, que afirma também que quer contribuir para que o Partido Socialista tenha uma candidatura presidencial única e forte. Santos Silva considera ainda que o atual debate interno sobre as presidenciais é natural em democracia e não fragiliza o PS.
Haveria uma fragilização se acaso o PS viesse a estar dividido. Agora, que o PS debata e debata publicamente os perfis e, portanto, as candidaturas a presidente, acho uma coisa absolutamente normal num partido democrático.
Então haver dois candidatos da área socialista a avançarem era o pior que poderia acontecer ou não?
Seria um erro que creio que não vamos cometer. Não creio que o Partido Socialista vá decidir e apresentar, enquanto Partido Socialista, uma candidatura. Há de, espero eu, apoiar uma candidatura, uma só candidatura e uma candidatura forte, que una não só todos os socialistas, mas também muitos outros democratas e muitos outros portugueses.
É a ideia deixada por Augusto Santos Silva aos jornalistas, à margem do lançamento do novo livro "Poder", do qual é autor. O PS vai decidir o nome a apoiar para as presidenciais no fim de semana, em comissão nacional do partido. Os nomes de PS e PSD apontados a Belém não agradam a Isaltino Morais. O presidente da Câmara de Oeiras critica os dois maiores partidos em Portugal por apresentarem candidatos fracos e mal preparados, comparativamente a Henrique Gouveia e Melo. Por isso, o autarca não tem dúvidas que com os candidatos que têm estado em cima da mesa para socialistas e sociais-democratas, o almirante Gouveia e Melo vai ganhar estas eleições sem grande dificuldade. São declarações do presidente da Câmara de Oeiras à RTP.
Ele vai ganhar à primeira volta.
O senhor acha que vai ganhar à primeira volta?
Acho.
Não há nenhuma sondagem que para já indique isso.
Pois não, mas repare, à medida que os candidatos aparecem, cada vez estão mais fracos. Repare, eu julgo que possivelmente o almirante até se vai sentir mal ao ter que debater com candidatos que não estão minimamente preparados, compare com Mário Soares, com o Jorge Sampaio, com o Ravalha Janes, com o Cavaco Silva, com o próprio Marcelo. Nenhum deles tinha qualquer dependência dos partidos.
Isaltino Morais critica ainda PS e PSD por se limitarem a escolher candidatos com filiação partidária para as eleições presidenciais do próximo ano. O presidente da Câmara de Oeiras diz que é uma má decisão estes partidos não apoiarem a eventual candidatura do almirante Gouveia e Melo.
Eu ainda ontem ouvi o Pedro Nuno Santos a dizer que vão escolher o candidato. Então, se vão escolher o candidato, é um candidato do Partido Socialista, não é um candidato para os portugueses. Aliás, eu vou lhe dizer, eu tenho muita pena mesmo que o Montenegro, que o líder do PSD, talvez não se tenha apercebido. Eu acho que ele cometeu um erro quando estabeleceu lá na moção de estratégia que o PSD apoiaria um militante, porque eu não tenho dúvidas que o almirante encaixa-se muito bem nesse segmento social-democrata. Portanto, quer o PSD, quer o PS, têm aqui uma oportunidade, os dois, de apoiar um candidato que, não tenho dúvidas, representará muito bem Portugal.
Isaltino Morais, em entrevista à RTP, critica a atuação de PS e PSD nesta corrida a Belém. Diz também ter a convicção de que a maioria dos autarcas em Portugal vai apoiar a candidatura do almirante Gouveia e Melo. Os autarcas do PSD acusados na Operação Tutti Frutti vão manter-se em funções. O Observador sabe que não vai ser retirada a confiança política aos presidentes de junta da Estrela, do Arieiro e Santo António. Falamos de Luís Newton, Vasco Morgado e também Fernando Brancamp, todos envolvidos neste processo Tutti Frutti. As estruturas do PSD justificam a decisão, dizem que os autarcas foram eleitos numa altura em que a Justiça já tinha estas suspeitas. Falamos das eleições autárquicas de 2021. Apesar de Luís Newton ter suspendido o cargo de deputado, continua a exercer mais três funções. Além de ser autarca na Estrela, é também líder da bancada municipal do PSD em Lisboa e presidente da concelhia social-democrata na capital. Também Ângelo Pereira, que suspendeu o mandato como vereador na autarquia, vai continuar a desempenhar o cargo de líder da distrital. A direção do PSD exigiu a saída dos dois deputados envolvidos neste processo Tutti Frutti, Luís Newton e Carlos Eduardo Reis. No entanto, os autarcas suspeitos de crimes como corrupção ou prevaricação mantêm a confiança do partido. E por causa da Operação Tutti Frutti, está em risco de cair a eventual coligação entre PSD e Iniciativa Liberal na Câmara de Lisboa. O Observador sabe que os liberais estão céticos a esta ideia por causa da quantidade de nomes do PSD visados no processo. Apesar de nos últimos dias alguns dirigentes da Iniciativa Liberal terem aberto a porta a juntarem-se a Carlos Moedas e de o autarca ter visto com bons olhos essa possibilidade, o coordenador do núcleo da Iniciativa Liberal em Lisboa, em declarações ao Observador, recomenda que o PSD arrume primeira casa. Rodrigo Melo Gonçalves garante ainda que o partido está a trabalhar num projeto autárquico próprio. Para o líder da bancada parlamentar do PSD, a Operação Tutti Frutti não belisca a coligação liderada por Carlos Moedas em Lisboa, nem qualquer outra candidatura social-democrata nestas próximas eleições autárquicas. É o que diz Hugo Soares, SIC Notícias.
Os portugueses têm uma maturidade democrática que separam bem o trigo do joio e separam bem as águas. Sabem que esses factos aconteceram há 10 anos, sabem que o PSD apresentará em cada localidade o melhor candidato para apresentar às populações, e é isso que faremos. Portanto, estou na expectativa que isso não manche o nosso resultado autárquico, que é um resultado difícil, já agora.
Carlos Moedas, que ainda não confirmou a recandidatura à Câmara Municipal de Lisboa, e aqui a ideia deixada por Hugo Soares a dizer que o processo tutifruti não vai desmanchar esta possível candidatura. Nesta mesma entrevista, Hugo Soares diz ainda que Alexandra Leitão não é uma boa candidata para Lisboa, este que é o nome escolhido pelo Partido Socialista para enfrentar Carlos Moedas.
Se me está a perguntar se Alexandra Leitão é uma boa candidata para o Partido Socialista, eu acho que não, com todo o respeito que tenho por ela. Acho que não serve à cidade de Lisboa. Agora, quem tem a obrigação da escolha é o Partido Socialista e jamais comentarei, isso sim, o candidato que eles escolheram. Ora, quem deviam escolher ou não, não compete a mim.
Hugo Soares, em entrevista à SIC Notícias esta noite, o líder parlamentar do PSD não desvenda quando vai ser anunciado o candidato para a autarquia do Porto, nem avança se Pedro Duarte, atual Ministro dos Assuntos Parlamentares, é o nome escolhido pelos sociais-democratas. A administração Trump garante que os navios norte-americanos que passam no Canal do Panamá vão deixar de pagar tarifas, informação que a autoridade responsável pelo canal nega. A isenção foi anunciada após a visita do chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Marco Rubio, ao país centro-americano e numa altura em que Donald Trump avançou com a ideia de anexar o Canal do Panamá. O Departamento de Estado norte-americano garante que os Estados Unidos vão poupar milhões de dólares com esta medida, mensagem publicada na rede social X. Em resposta, em comunicado, a autoridade do Canal do Panamá anuncia que não fez qualquer ajuste nas taxas aplicadas aos navios. O mês de janeiro foi o mais quente alguma vez registado, segundo adianta o Serviço Europeu de Observação da Terra Copérnicus. De acordo com os dados hoje divulgados, a temperatura global do ar foi de mais de 13 °C neste mês de janeiro, valor que excede em quase 1 grau a média registada nas últimas três décadas.